A Hora do Confronto

14/05/2017

A Hora do Confronto

14 de maio de 2017

Diógenes Dornelles

1 Reis 18:20-24

Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo. Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu. Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens. Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo. Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.

Elias foi o profeta usado por Deus para nos seus dias confrontar os 450 profetas de Baal e sua falsa religião. Elias pôde fazer isso porque havia recebido uma revelação de Deus mostrando exatamente o que era para ser feito, e dessa maneira, a falsa religião daqueles dias sofreu uma grande ignomínia, sendo desmascarada perante todos. Foi provado perante o povo que Baal não passava de um deus inventado, uma criação dos homens sem vida e poder nenhum. É assim que cada falsa religião é manifestada quando confrontada com a Palavra e o poder de Deus. Em nossos dias Deus usou o irmão Branham com o mesmo ministério de Elias para fazer o mesmo tipo de confrontação. Tanto na África como na Índia ele provou que todos os deuses das outras religiões eram inoperantes. Absolutamente nada pode permanecer perante a Palavra de Deus.

O Urim e Tumim Em Confronto Com o Que é Falso

O irmão Branham sempre explicava que assim como no Antigo Testamento se usava o urim e tumim do éfode do sacerdote para saber se alguma profecia ou sonho era verdadeiro ou não, Deus hoje usa a Sua Palavra como o urim e tumim de nossos dias para confrontar cada ensino ou doutrina que não tenha sido inspirada por Ele. Todo ensino que não puder ser confirmado pela Bíblia deve ser deixado de lado. Este é o programa de Deus.

Jesus Cristo é o Mesmo Ontem, Hoje e Eternamente (12/03/1958) § 8 [Sem tradução]

Na hora da reunião, se eu disser alguma coisa ou qualquer um de meus colegas de trabalho fizer ou disser alguma coisa para o ensino que não seja encontrado nesta Bíblia, me deixe saber sobre isso. Esta é a Verdade, a Palavra de Deus. Agora, Deus pode fazer coisas que não estão escritas na Bíblia, mas ainda assim cremos que este é o programa de Deus: a Bíblia. Agora, qualquer um de vocês mestres, especialmente do atual grupo ministerial, qualquer um de vocês encontrará mestres para lhe dizer isso. No Antigo Testamento, eles tinham duas maneiras de saber se um homem estava dizendo a verdade ou não: ou seja, eles tinham um - um sonhador ou um profeta, e se o sonhador sonhava um sonho, ou o profeta profetizava, se fosse um pouco duvidoso, eles o levavam para o templo, e eles tinham o que era conhecido como Urim e Tumim. O que era isso? Era o peitoral que Arão usava. Ele tinha em seu peito as pedras das doze tribos de Israel. E então, quando o profeta profetizava, e se a luz não fazia um conglomerado de luz para refletir no sobrenatural, então não importa quão verdadeira a profecia parecia ser, ela estava errada. E não importa quão real o sonho parecia ser, estava errado porque Deus recusou isso. O Urim Tumim era o confronto, o sobrenatural respondendo ao profeta.

Portanto qualquer revelação que seja confrontada com a Palavra de Deus se mostrará ser falsa ou verdadeira.

Obras é Fé Expressada (26/11/1965) § 130

Oh, isso deveria fazer você andar alegre. Esse é o problema conosco hoje, tanta diferença dos cristãos de outrora. Quando a real e verdadeira revelação de Jesus Cristo sendo Emanuel morava nos corações daqueles homens, eles eram pessoas duras. Mas hoje somos batidos pelas denominações, com: "Oh, eu digo a vocês, eles não têm a Revelação. Venha você para cá". Você está dependendo da revelação deles. Se a revelação deles não estiver de acordo com a Palavra de Deus, então está errado; a minha ou de qualquer outra pessoa, é aí que o confronto vem. A Palavra de Deus diz o que é certo e o que é errado!

O irmão Branham disse que há muitas pessoas que tratam sobre vários assuntos como se soubessem realmente do que estão tratando, mas quando chega a hora de se confrontar o que eles pensam com a Palavra de Deus, se descobre que eles sabem muito pouco ou praticamente nada do que reclamavam saber.

Fé é a Certeza (12/04/1947) § 4

Eu gostaria de falar a você esta noite só por - só para tomar um pouquinho de tempo e ensinar a Palavra da fé, e que você possa saber como se aproximar de Deus. Há muitos destes grandes e profundos temas que as pessoas reclamam saber muito a respeito. E quando chega a hora do confronto final, eles sabem bem pouquinho disso. Agora, isto é verdade.

Temos visto muitos ministros tratarem nesta Mensagem acerca de coisas que eles alegavam ser um ensino do irmão Branham quando na verdade ele nunca havia ensinado. Até algum tempo atrás, por exemplo, muitos negavam a preexistência do Filho de Deus, mas depois de vários estudos que foram ministrados, hoje já existem alguns produzindo até vídeos tentando falar a respeito disso, embora um pouco distorcido. O que aconteceu é que eles foram confrontados com a Palavra, e por mais que eles neguem, isso serviu para lhes mostrar o quão fora da Palavra estavam até então.

O Confronto Entre Um Profeta Verdadeiro e o Falso

O irmão Branham disse que alguém pode ser um profeta zeloso e possuidor de alguma unção que lhe permita falar das Escrituras e ao mesmo tempo ser falso por estar fora da Palavra, isso porque quando há uma confrontação da Palavra o verdadeiro e o falso sempre são identificados.

Poder de Transformação (31/10/1965) §§ 262-263

Ele disse: "E estão, todos eles, mortos." Morte é "separação eterna." Eles nunca se levantarão novamente, apesar de terem passado por todas estas experiências. Figuradamente falando, eles tinham falado em línguas, e dançado no Espírito, e tudo mais. Mas quando chegou à hora do confronto entre a Palavra entre dois profetas, (Moisés e Balaão) um deles na Palavra, e o outro fora da Palavra; ambos profetas. Vocês compreendem? Digam: "Amém." [A congregação diz: "Amém" - Ed.] Um na Palavra, e o outro fora da Palavra; ambos profetas, provado que eram profetas. Mas um estava com a Palavra, vejam. Falsos ungidos nos últimos dias, vejam. Um profeta... Ambos profetas; um na Palavra e um (um) vindicado pela Palavra, e o outro não era vindicado pela Palavra. Caim e Abel, novamente. Estão vendo os dois, o falso - o falso e o verdadeiro? Muito bem.

Duas Forças em Confronto

A confrontação existente entre o falso e o verdadeiro é algo que sempre esteve presente desde o começo. O irmão Branham explicava que há duas forças religiosas atuando no mundo espiritual hoje, embora sempre estivessem presentes desde o jardim do Éden, portanto esse é um confronto que sempre existiu.

Ouvindo, Recebendo e Atuando (07/06/1960) § 8

O mundo hoje está sendo controlado por duas grandes forças; duas grandes forças religiosas que logo vêm à cabeça ou a um confronto. Isso está bem representado em nossa leitura da Escritura desta noite, dos dois filhos de Isaque: Esaú e Jacó. E como eles representam essas duas forças, e ambos vêm do mesmo pai e da mesma mãe. O santo que foi preordenado por Deus, Isaque, e foi dito por Deus a seu pai, vinte e cinco anos antes que ele nascesse; que ele teria essa criança de uma mãe separada e consagrada, Rebeca, uma virgem. E esses dois filhos estavam no mesmo ventre. Eles vieram ao mundo agitando e brigando, em guerra um com o outro. E eles estão em guerra um com o outro desde então e estarão até o fim do tempo. E o mundo está seriamente controlado, nesta noite, por essas forças.

Estas duas forças conduzem a duas vinhas presentes na terra, que fundamentalmente são muito parecidas, por possuírem uma mesma mecânica e também uma doutrina muito parecida. Onde essas duas igrejas se encontravam sempre ocorreu um confronto. Caim matou Abel; Ismael perseguiu a Isaque; Esaú perseguiu a Jacó. O carnal sempre reclamou ser mais santo e revelado que o espiritual.

Muda Deus o Seu Parecer? (27/04/1965) §§ 16-17

Assim, agora para delinear isto. Nós sabemos que Balaão era um - um - um profeta. E Balaque era o rei de Moabe, na época. E eles não eram infiéis, em Moabe, eles serviam ao mesmo Deus que Israel servia. Porque, Moabe, a nação foi fundada pelo filho de Ló, com sua filha, e portanto eles serviam ao mesmo Deus. Se você notar, seus sacrifícios e tudo mais eram exatamente a mesma coisa, bois, e também os carneiros, falando da segunda Vinda. E agora, se fundamentalismo é tudo que Deus requer, então Moabe era simplesmente tão fundamental em suas ofertas como era Israel. Mas nós os encontramos agora, Israel está seguindo na linha da Palavra de Deus, para uma terra que lhes tinha sido prometida. E eles se aproximam... Aqui seria um tipo do natural e do espiritual, se encontrando. E quando o natural e o espiritual se encontram, há sempre uma colisão, porque eles colidem frontalmente um contra o outro. E Israel aqui, seria, eu quero representá-lo como uma Igreja espiritual; e Moabe como a igreja natural, apenas a igreja, o que nós chamamos de igreja natural. E todos temos certeza de que há uma - uma igreja, e de que há uma Noiva saindo dessa igreja. Nós sabemos disso, que isso é verdade.

Sempre onde as duas igrejas se encontram há um desacordo entre as duas sementes, isso porque a Palavra confessada pela Igreja espiritual cria uma colisão com qualquer coisa que seja contrário a Ela. Quando a confrontação da Palavra chega ocorre um confronto entre a sabedoria revelada de Deus e o conhecimento racional do diabo. Alguém pode usar a mesma Palavra, mas se ela for usada por um canal não convertido, seu entendimento Dela será baseado em um conhecimento apenas intelectual e isso nunca irá funcionar.

Sabedoria Versus Fé (01/04/1962) §§ 458-462

Um dia essas duas grandes fontes ou poderes se reuniram para um confronto com a Palavra de Deus. Agora vamos chegar ao clímax. Poderíamos voltar. Eu poderia tomar uma dúzia. Eu poderia ficar aqui por uma semana, e nem sequer tocar na superfície disso, como eu posso provar isso bem aí, do que estou falando. Mas eu espero que você entenda. Vê? Um dia chegou a um confronto. A sabedoria (humana) e a fé (revelada) chegam a um confronto. Jesus e Satanás se encontraram. Isso mesmo. Jesus e Satanás se encontraram. Essas duas grandes forças, sabedoria e conhecimento, chegaram a um confronto. Vê? Agora, ambos usaram a Palavra. Isso está certo? [A congregação diz: "Amém". - Ed.] Oh, irmão, isso fica bem, para mim. Vê? Não perca, agora. Oh! Diga: "Deus, abra o meu coração". ["Deus, abra o meu coração".] Ambos usaram a Palavra de Deus, a mesma Bíblia. Mas Ela não irá funcionar em um canal não convertido. Com certeza não. Certamente que não. Ambos usaram a Palavra de Deus. Mas Satanás A usou de um conhecimento racional, veja, um conhecimento racional, e isso não funcionou.

O Confronto de Janes e Jambres

Nós já tratamos em outra ocasião sobre como o irmão Branham ensinava acerca da existência dessas duas vinhas que estão sempre em oposição e conflito, embora elas estejam juntas no mesmo lugar. Elas estão em constante confronto, da mesma forma como Janes e Jambres estiveram confrontando Moisés quando ele voltou ao Egito com uma Mensagem de Deus. E nestes últimos dias este mesmo confronto se repetirá, crescendo todavia cada vez mais.

Plantando Uma Vinha e Onde Plantá-la (20/09/1959) § 14

E então, o confronto final chegou onde Moisés fez como Deus lhe dissera para fazer. E eu sei que tudo isso que está dividindo o mundo hoje finalmente chegará a um grande confronto algum dia, porque a Bíblia disse: "Como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistirão à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé, nos últimos dias. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario." Esta é uma profecia que deve ser cumprida. E vocês podem ver agora um crescimento de ambos os lados.

A Apostasia Confrontada

Nós não estamos vivendo em algum tempo onde Satanás estivesse fazendo algo que ele nunca tenha feito antes. O diabo sempre tem agido da mesma maneira. As distrações dos dias atuais podem ser as mais variadas, mas ainda assim continuam sendo movidas pelo mesmo espírito e com o mesmo objetivo. Nos dias do irmão Branham muitos abandonavam o tabernáculo para dar ouvidos a alguma outra doutrina ou ensino, mesmo após terem se certificado dos sinais que Deus operava em seu ministério. E hoje isso continua acontecendo da mesma maneira. O irmão Branham afirmava que sua apostasia apenas servia para mostrar o tipo de semente que estava dentro deles, e alguém somente pode dar frutos conforme a sua natureza. Porém sempre quando chega o momento de uma confrontação entre a luz e as trevas, as obras de cada um são manifestas.

Israel e a Igreja (25/03/1953) § 85

Agora, para você que está tentando salvar-se. Eu tenho entendido que na igreja, no Tabernáculo, depois de estar sob este ensinamento, que muitas pessoas deixaram o Tabernáculo e foram para as seitas e assim por diante para crer em todo tipo de coisa que há para ser crido. (Se nos dias do irmão Branham isso já acontecia, hoje vemos essa mesma apostasia de uma forma muito mais acentuada) Fez com que alguns deles parassem de comer carne, e alguns continuaram guardando os seus dias sabáticos e luas novas, e eu não... Creio que faziam sacrifícios e tudo mais, após terem realmente recusado a aceitar a Palavra de Deus. Isto é para mostrar o que estava aqui dentro. Paulo disse: "Saíram de nós, mas não eram de nós." Veja, isso mesmo. Veja, isso é verdade. O Espírito Santo tomará controle da Palavra de Deus. Aquelas coisas, em um confronto, provarão que eles estão errados.

Alguns podem alegar viver uma vida santa e honesta, mas uma vez que sua vida religiosa é confrontada com a revelação da Palavra e ela rejeita em se corrigir, então terá ultrapassado a linha de fronteira.

Perguntas e Respostas (15/10/1961) § 78

Você diz: "Mas eu vou lhe dizer agora, eu vivo uma vida cristã, eu vivo uma vida boa, limpa e santificada". Isso é verdade, mas você chegou ao confronto, chegou ao ponto, à fronteira. E se você se afastar disso, então "é impossível para aqueles que uma vez foram iluminados... Vê?

A Confrontação Desmascara a Personificação

Há muitos personificadores no meio cristão, tentando se parecer com alguma outra pessoa ou com algum ministro que possua algum tipo de dom, porém na hora do confronto toda personificação é desmascarada onde suas vidas revelam o que elas realmente são.

Gafanhoto, Locusta, Pulgão e Lagarta (12/06/1953) § 27 [Sem tradução]

E vós homens e mulheres aqui, apenas preguem o Evangelho. Não aleguem nada que vocês não puderem sustentar. Porque Satanás levará vocês a um confronto. Isso é exatamente certo. Isso mesmo. Como pessoas tentando personificar o Espírito Santo. Muitos deles saíram e falaram em línguas e alegaram ter o Espírito Santo e fizeram tudo o que havia para ser feito. (Gritaram, dançaram, pularam) Isso mesmo. Eles não tinham o Espírito Santo para começar. Isso mesmo. Mas eles estavam apenas tentando personificar alguns - agir como alguém. (É por isso que a falsa vinha é muito parecida com a verdadeira) Seja você exatamente o que você é. E que Deus nos ajude a ver o dia em que todos serão o que eles são. Exatamente. Isso... Qualquer coisa que eu desprezo, é um hipócrita. Isso mesmo. E Deus odeia a mesma coisa. Seria melhor para um infiel, teria uma chance melhor de chegar ao céu do que o hipócrita. Agora, você sabe que isso é a verdade. O coração sincero de um infiel e que não pudesse ver isso... Eu acredito que é a verdade.

Muitos então preferem esconder a sua incredulidade em uma religião manufaturada, como Adão e Eva que tentaram remediar a sua desobediência com algo que estava fora do programa de Deus, porém nada disso pode resistir quando confrontado com a Palavra de Deus. É somente Nela que o pecador encontrará um caminho provido por Deus para os seus pecados.

A Maneira Provida Por Deus Para Lidar Com o Pecado (05/03/1954) § 26 [Sem tradução]

Mas ele queria se esconder. E fez para si um avental de folha de figueira, ele e Eva. E eles pensaram que isso estaria tudo bem. Mas quando eles realmente chegam ao confronto... Aqui está agora, quando eles tiveram que ficar na Presença de Deus, sua religião manufaturada não funcionaria. Isso mesmo. Meu amigo, esta noite você pode pertencer a algumas dessas belas igrejas por aqui, mas se for o tipo de religião que você tem esta noite, manufaturada... "Eu mantenho a regra de ouro. Eu não causo dano a ninguém". Isso não permanecerá, de modo algum. Não senhor. Deus tinha um caminho provido para você. Deus tem um caminho provido esta noite.

A Confrontação do Crente Artificial

O irmão Branham falou algumas vezes do crente artificial, que é aquele que tenta imitar o comportamento de um cristão, adotar atitudes semelhantes ao de um filho de Deus, sem que tais atitudes façam parte realmente de sua natureza. É como alguém tentar implantar uma prótese em um membro que foi amputado em seu corpo. Esse suprirá com algumas limitações a ausência do membro que se perdeu, mas ele nunca poderá fazer parte de seu corpo porque é algo que não pertence à sua natureza. Assim é alguém que atua como cristão, embora não tenha nascido como cristão. Quando a confrontação da Palavra vier no dia do arrebatamento, nada que foi feito artificialmente subirá. Somente aquele que estiver realmente conectado à mesma natureza de Cristo é que irá para o arrebatamento.

Presumindo (17/01/1962) §§ 257-260

E se minha esposa, se eu dissesse à minha esposa... E se eu me casasse, eu fosse casado, eu dissesse para minha esposa que eu - eu a amava, e isso fosse uma mentira? E quando realmente chegasse ao confronto, (Ninguém pode sustentar uma mentira por muito tempo. ninguém agüenta fingir a vida toda) nós, é - é um amor artificial. Eu sou... Eu... Não é realmente a verdade. Vê? É como se você pudesse usar dentes artificiais, se você não possui dentes. Isso, está tudo bem. Você tem que ter algo para mastigar, então você obtém dentes artificiais. Os dentes estão bem, o substituto, até que você - você recebe mais. Mas isso, os dentes não estão conectados com você. Eles não estão conectados aí. Eles estão tudo bem. Eles são um substituto, mas eles não estão conectados com você. Eles não virão na ressurreição, porque eles não estão conectados com você. Isso mesmo. Se você tivesse um braço cortado, e você colocasse um braço artificial, isso é um substituto de algo. Usar uma luva, e isso está - está tudo bem. Está perfeitamente bem, veja, fazer isso, mas esse braço artificial nunca virá. Nada artificial virá alguma vez na ressurreição. E nenhum cristão artificial alguma vez se levantará na ressurreição. Você não está conectado com Cristo.

A Confrontação Está Além de Doutrinas

É por isso que o irmão Branham disse que o duelo entre as duas forças não está baseado somente em uma confrontação doutrinária, mas em um confronto de espíritos, pois alguém pode ter um entendimento correto da doutrina e mesmo assim ser um réprobo quanto à fé, uma vez que ele não consegue viver conforme a fé revelada.

Para Ver Jesus (18/07/1954) § 42 [Sem tradução]

Você percebe que nos últimos dias, quando este duelo dos espíritos chega... Eu não iria dizer isso, mas o Espírito Santo está pressionando isso sobre mim agora. Você entende que a Bíblia ensina que nos últimos dias, quando os dois espíritos tiverem o confronto, isso não será através de alguma doutrina de igrejas ou algo assim? A Bíblia disse: "Os dois espíritos estariam tão próximos que enganariam até os próprios eleitos se possível". Você percebeu se foi ensinado que como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim fazem esses homens, réprobos quanto à fé, como que eles tentam resistir ao Espírito de Deus nos últimos dias? Estamos vivendo naquele dia.

Então vemos que o que há de mais enganoso é as duas vinhas serem muito parecidas em praticamente tudo que fazem, de forma que somente uma confrontação definitiva com a Palavra é que se poderia ver a diferença entre elas.

A Confrontação dos Crentes Secretos

O irmão Branham também falava dos crentes secretos que criam em seu ministério, mas que não podiam se posicionar abertamente pela sua Mensagem por causa da liderança a qual pertenciam e que lhes condenariam se soubessem. Porém cedo ou tarde eles terão que ser confrontados para assumir ou rejeitar a essa Mensagem.

Jairo e a Cura Divina (16/02/1954) § 24 [Sem tradução]

E o pequeno Jairo, eu imagino, que em seu coração ele acreditava no Senhor. Mas o que ele tinha, ele se juntou com um bando de incrédulos. Sabia que há muita gente assim esta noite? Eles acreditam, gostariam de estar bem aqui nesta reunião esta noite, porém eles têm os seus nomes nos livros que não creem nisso. Entende? Então eles são crentes secretos. E Jairo... Você conhece um homem assim, Deus, mais cedo ou mais tarde, o levará a um confronto, creio eu. Então Jairo provavelmente foi com o sacerdote, e eles disseram: "Quem for a essas campanhas de cura, pode simplesmente vir buscar o seu cartão de membro e ir embora". Porque não podiam mais pertencer à sinagoga. Vê? Eles tinham que sair. E assim eles - eles não podiam crer neste fanático, porque Ele não ensinava da maneira como os seus seminários ensinavam, e assim por diante, então... Mas Ele tinha a Palavra do Senhor. E Ele tinha um mover espiritual.

Alguns teólogos quando se confrontavam com o ensino do irmão Branham admitiam que ele estivesse certo, porém suas denominações lhes impediam de se posicionar por aquilo que eles reconheciam como correto.

Não Temais (09/06/1960) § 56 [Sem tradução]

Agora - agora, eu - eu considero todos vocês como - como - como meus amigos e meus irmãos e irmãs com quem espero passar a eternidade em glória. E se você discordar de mim sobre o meu ensino, isso está perfeitamente bem. Mas eu creio que se você procurar na sua Bíblia muito bem, você descobrirá que isso está - está no alvo. Porque primeiro, o Anjo do Senhor veio até mim e ensinou isso para mim, depois Ele me mostrou na Bíblia onde encontrá-lo. Tenho que encontrar o primeiro homem que possa anotar isso. E isso tem sido por anos. É... É a verdade; sim senhor. Alguns grandes teólogos com quem tenho - que conversei, quando finalmente chegava ao confronto, (Ou seja, de admitir ou não que ele estivesse falando a verdade da Bíblia) dizem: "Nós sabemos que isso está certo, mas a nossa igreja nos tiraria se aceitássemos isso". Tudo bem, se você pensa mais na igreja do que você pensa em Cristo, isso depende de você. Vê? Mas para mim, eu estou na Palavra, na brecha entre todas as denominações, dizendo: "Nós somos irmãos, somos irmãs". Vamos servir ao Senhor Jesus. Amém. Esse é o meu ob... ob... Esse é o meu objetivo; esse é o meu motivo ao fazê-lo, que é limpo diante de Deus. Isso é todo o meu coração.

Quando Nossa Fé é Confrontada

Há pessoas que conseguem ter um bom tempo com Deus louvando e adorando ao Senhor em alguma igreja, mostrando assim a sua fé em Sua Palavra, mas muitas vezes quando chega o momento em que sua fé é confrontada com algum problema, eles aparentemente se esquecem daquela demonstração de fé e se entristecem. É nessa hora que se percebe que o cristão precisa de algo mais do que apenas viver uma vida religiosa, louvando e cantando. O que ele realmente precisa é ter a sua vida fundamentada na Doutrina completa de Cristo. É isso que lhe dará estabilidade e firmeza quando sua fé for confrontada. É a doutrina que faz um filho de Deus não atuar mais como uma criança, mas como um varão perfeito.

Israel e a Igreja Nº. 1 (25/03/1953) § 53

Bebezinhos... Eu tenho um ali atrás que há pouco aprendeu a andar. Ele tropeçava e caía, se levantava, e pensava que estava fazendo uma grande coisa. Eu fui assim algum dia, mas agora sou um homem, deixei de lado as coisas infantis. Agora, temos que nos encher da Doutrina completa. Eu gosto muito das reuniões antigas de gritar, onde batemos palmas, e gritamos e temos um bom tempo, e temos grandes e poderosos cultos e coisas tais, uma boa dança, por assim dizer. Mas espere então quando chegar o tempo do confronto, você não sabe onde está posicionado. Vamos voltar e descobrir. Vamos descobrir o que está nos fazendo fazer isto. Vamos voltar à fundação, ver onde estamos.

Portanto é somente quando alguém possui a completa Doutrina é que poderá crer em toda a Palavra de Deus e manter-Se firme na hora da confrontação.

Provando Sua Palavra (26/04/1965) §§ 99-101

Deus lhes disse, lá no Egito, também, que Ele os libertaria: "Para uma terra prometida, uma boa terra, repleta de leite e mel". E estava absolutamente lá. Eles não sabiam que estava lá, porém Ele disse: "Está lá, e Eu a dei a vós. Já é vossa, apenas vão reivindicá-la!" E no deserto, quando muitos deles saíram, dançando no Espírito, quando Miriã tocou o tamboril; comendo maná do Céu; ouviram Moisés cantar no Espírito; observando os milagres e sinais serem feitos. Porém quando chegou a hora da confrontação, para crer na inteira Palavra de Deus, toda a promessa, eles falharam. Somente dois deles creram nisto, que foram Josué e Calebe. E eles trouxeram de volta a evidência de que a terra era boa.

Fracos Demais Quando o Confronto Chega

Há momentos em que nossa fé é colocada à prova, é confrontada, e é nessa hora que o cristão deve se mostrar ser forte e crer nas promessas. Porém alguns se tornam fracos demais quando sua fé é confrontada.

Ministério Explicado (11/07/1950) § 20 [Sem tradução]

A primeira coisa que Ele disse quando enviou os discípulos: "Curem os enfermos, limpem os leprosos, ressuscitem os mortos, de graça recebeis, de graça dais". Esta foi a Sua primeira comissão, Mateus 10. E em Marcos 16 na última comissão, Ele disse: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho: quem crer e for batizado será salvo, e estes sinais seguirão aos que crêem". Por quê? A todo o mundo. "Em Meu Nome expulsarão demônios, falarão em novas línguas, tomarão serpentes ou beberão coisas mortíferas, e não lhes farão mal, e se impuserem as mãos sobre os enfermos, eles se recuperarão". O que está acontecendo é que nós, cristãos, ficamos muito fracos quando se trata do confronto. (Quando a fé é provada acabam desistindo) Se é real, é real. Se não for, não é. E se eu não acreditasse Nele de todo meu coração e soubesse que era real, eu não estaria aqui esta noite. Mas eu creio. E não só isso, eu sei que é real. Vê? E eu vi isso em milhares de lugares.

Deus está em busca de soldados que não se envergonham de serem confrontados em sua fé.

Mostra-nos o Pai e Nos Bastará (22/07/1962) § 45 [Sem tradução]

Eu detesto um covarde. Eu detesto alguém que - eu não odeio a pessoa, mas a atitude de elas conseguirem ficar na igreja e gritar como o resto deles e sair para fora. E quando o verdadeiro confronto chega, (Ou seja, sua fé é provada ou questionada) você tem vergonha de dizer que você é um pentecostal; você tem vergonha de admitir que você foi curado pela cura divina. Oh. Deus não pode usar algo assim. Ele quer soldados. Ele quer alguém que possa dizer como Paulo: "Da maneira que se chama heresia, é assim que eu adoro o Deus de nossos pais". Ele quer soldados, uma espinha dorsal, não um osso de galinha. Ele quer alguém que tenha coragem suficiente e espírito suficiente para se posicionar.

Todas as Testemunhas de Deus São Confrontadas

Cada testemunha de Deus terá que se defrontar com uma oposição, para testificar da sua fé e da manifestação do Deus verdadeiro. Assim como o profeta Daniel foi confrontado e jogado na cova dos leões, o irmão Branham foi muitas vezes confrontado por Satanás ao longo do seu ministério. E da mesma maneira deve ocorrer com cada membro do Corpo de Cristo. Essas são provas para que o artigo genuíno se manifeste, ao mesmo tempo em que o falso também é declarado.

Testemunhas (04/10/1956) §§ 13-14 [Sem tradução]

O profeta Daniel na cova dos leões foi uma testemunha depois que ele passou por esta grande provação. Ele realmente deu um testemunho para aqueles pagãos, de que havia um Deus que poderia libertar. E firmemente tomou a sua posição como testemunha de Deus. Pois Daniel era um profeta, e sabia que havia um Deus vivo. E eles lhe disseram: "Não oreis a outro deus a não ser para esta grande imagem", disse o rei, e toda a proclamação foi assinada para que eles nunca orassem a nenhum outro deus por um certo tempo, a não ser para o deus do rei. E Daniel, sabendo que era apenas uma imagem e uma crença, Daniel era a verdadeira e extraordinária testemunha de Deus de que existia um Deus verdadeiro que podia libertar. E quando chegou ao confronto, ele foi jogado na cova de um leão, porque ele era a verdadeira testemunha de Deus. Toda... Aqui está. Toda verdadeira testemunha de Deus, às vezes, será posta ao confronto (Amém), será colocada a um confronto para provar. Oh, como Deus ama fazer isso quando Ele pode encontrar uma verdadeira testemunha, e isso prova Deus. Como o Jó de antigamente, quando ele provou ser genuíno. E quando os leões vieram para destruir o profeta, depois de ter sido uma verdadeira testemunha de que havia um Deus vivo, um Anjo talvez de fogo, desdobrou o véu dos olhos da besta, e quando correram para o profeta, recuaram, porque Deus é um fogo consumidor e os animais têm medo do fogo.

Assim como cada filho de Deus, Jesus também teve que passar por Seu tempo de provação a fim de ser treinado, provado e corrigido. Então veja que cada um que diz ser filho de Deus terá que provar que Deus realmente é o seu Pai, do contrário, sua filiação será ilegítima. Portanto cada provação do eleito é um tempo de confronto pelo qual ele está passando, não apenas para provar que ele é um filho de Deus, mas para que ele mesmo como um filho possa ser aperfeiçoado, assim como Jesus também precisou ser.

A Comunhão (18/04/1957) § 25 [Sem tradução]

Agora, esta grande hora tinha se aproximado de nosso Senhor; um dos momentos mais difíceis de toda a Sua jornada terrena estava próximo: o tempo da provação. Jesus teve que passar por provas, assim como nós passamos por provas. E a Bíblia diz que todo filho que vem a Deus, deve ser primeiro provado, treinado e corrigido. Agora, para muitas pessoas, isso é um confronto quando a hora da provação chega. É um tempo de colocar à prova. E a Bíblia disse que se não pudermos suportar a prova, então nos tornamos filhos ilegítimos; estamos professando que Deus é o nosso Pai, e então Ele não é o nosso Pai. Pois se tivermos corretamente e com todo nosso coração recebido o Senhor Jesus como nosso Salvador pessoal, não há nada nesta terra ou em toda a eternidade escura que possa nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus.

Companheirismo (19/05/1962) § 31

E então, sendo ele um profeta, os relâmpagos brilharam e ele viu a visão da vinda de Deus. Ele sabia que os vermes de sua pele destruiriam o seu corpo, mas ele disse: "Mas em minha carne eu verei a Deus, a Quem eu verei por mim mesmo. Meus olhos verão e não outro, porque não trouxemos nada neste mundo; certamente não levamos nada: o Senhor dá, o Senhor tira, bendito seja o nome do Senhor". Ele permaneceu naquele sangue derramado e na Palavra, a promessa. Ele era espiritual. Ele era um profeta. Parecia que Deus voltou Suas costas para ele, mas apenas para provar e ver se ele ficaria com a Palavra. Todos nós somos provados. Cada cristão, cada filho, cada filho que vem a Deus é provado pela Palavra, para ver se você será leal a Ela. Quando o confronto vem, que decisão você irá tomar? É isso aí. E aquele que não pode suportar o castigo, mas continua com o mundo, ele é um filho ilegítimo, e não um filho ou filha de Deus. Certamente que não. Agora, mas a mente espiritual capta a Palavra, alinha-se com Ela, e o Espírito desce sob o Sangue derramado e toma essa pessoa.

Então cada semente de Abraão deve confiar que Deus será fiel para cumprir na sua vida cada promessa que estiver na Bíblia. Ele pode confrontar isso com qualquer outro livro e a Sua Palavra se mostrará ser a verdadeira cada vez.

Quem é Este? (22/11/1959) § 6 [Sem tradução]

Eu fiquei em Bombaim, na Índia, há algum tempo atrás, com o Alcorão na mão de um lado, e a Bíblia do outro, perante... oh, um quarto de milhão ou mais, de muçulmanos. E eu disse: "Algo... Alguém tem que estar certo e alguém tem que estar errado. Esses livros falam de um Deus, mas contrariamente um ao outro". Os muçulmanos acreditam que Jeová Deus é Deus. Mas eles creem que Maomé foi o Seu profeta. Cremos que há um Deus verdadeiro e vivo e que Jesus é o Seu Filho. Então eu disse: "Agora, se Maomé fosse Seu profeta, o profeta Maomé - profetizado, se ele fosse um profeta de Deus, isso acontecerá". Eu disse: "Se Jesus era o Filho de Deus, então Ele era o profeta de Deus, e o que Ele disse virá a acontecer. Ambos escreveram livros, fizeram promessas, agora vamos ver quem cumpre sua promessa". Oh que coisa. Saiba que você pode colocá-los a um confronto, e que Deus mantém a Sua promessa, cada uma delas. Não tenha medo de colocar isso a um teste. Se você é a semente de Abraão, como falamos na noite passada, apenas creia. Deus fará com que aconteça, tudo o que Ele prometeu. Porque se Ele - se Ele não cumpre, então isto - Ele não é Deus e esta não é a Sua Palavra, se não for. Esta é a promessa. E se Ele não mantiver a Sua Palavra... Essa é a razão pela qual eu creio solenemente na Bíblia.

Alinhados Com a Palavra

Na Babilônia muitos judeus que se diziam fiéis ao Deus de Israel se curvaram diante do ídolo quando a confrontação da Palavra chegou a eles, porém houve três apenas que não se curvaram. Portanto a provação também serve para mostrar quais são aqueles filhos cujas vidas estão perfeitamente alinhadas com a Palavra.

E a Tua Descendência Possuirá as Portas dos Teus Inimigos (21/01/1962) §§ 152-154 [Sem tradução]

Agora, houve uma vez na Babilônia quando houve - uma imagem montada, um belo tipo da igreja católica, e todos os que não se curvaram a essa imagem seriam queimados na fornalha ardente. Agora, isso era um confronto, se eles ficassem, quando Deus disse: "Não terás outros deuses diante de Mim, nem farás qualquer imagem de coisa alguma". Foi o que Deus disse. O confronto veio. Todos os demais de Israel caíram. E quando a trombeta soou, e o - e o saltério soou, e a - e a flauta soou, ora, todos eles caíram diante desta imagem. Mas havia três deles que disseram: "Nada a fazer". Eles ouviram aquela delicada Voz, e permaneceram alinhados com a Palavra. O que eles fizeram? Ficaram com a Palavra.

O Livramento Vem na Confrontação

Às vezes Deus guia os Seus filhos por veredas que aparentemente não possuem nenhuma saída, até o ponto em que o povo de Deus é confrontado em sua fé, mas Deus sempre mostra um caminho provido quando o aperto se aproxima. Quando Israel saiu do Egito parecia que seu caminho havia chegado ao fim quando se defrontaram com o mar de um lado e os cavaleiros do faraó do outro, mas foi Deus mesmo que os guiou em Sua vereda para mostrar o Seu poder. É sempre em meio a uma confrontação ou provação que Deus aparece para advogar em favor dos Seus filhos.

O Caminho de Deus Feito para Nós (00/09/1952) §§ 16-17

Quando os filhos de Israel saíram da terra do Egito, eles seguiram a vereda de Deus. Ela levava para o Mar Vermelho. Estranho que Deus levasse Sua vereda dessa forma. Mas Sua vereda atravessou diretamente o mar. Então quando chegou a hora, e a confrontação (Aqui como em outras ocasiões a "Voz de Deus" traduziu por "demonstração"), e Israel parou ali diante do mar, a vereda de Deus dirigiu através do mar. Então Deus olhou para baixo através da Coluna de Fogo, o mar teve medo e se moveu para trás, e Israel atravessou em terra seca. A vereda de Deus guiou através disto.

Os Dons São Confrontados

Todos os dons que Deus envia à terra são confrontados pelo diabo. Seus profetas, Sua Palavra estão sempre sendo colocados à prova, e por mais que Satanás tente atacar os dons de Deus eles se mostram firmes a cada vez porque Deus sempre tem Se mostrado fiel e verdadeiro.

Um Maior do Que Salomão Está Aqui (28/02/1957) §§ 21-22 [Sem tradução]

Sempre em todas as eras Deus operou através de Seus dons, os dons do Espírito. Deus, em diversas ocasiões e de diversas maneiras, falou aos pais através dos profetas, mas neste último dia por meio de Seu Filho, Cristo Jesus. Agora, ao observar, Deus opera em Seus dons, e quando Deus envia os Seus dons, esses dons sempre permanecem firmes. Eles são sempre atacados pelo diabo, mas eles mantêm sua cor porque são de Deus. E todos os ataques que Satanás poderia colocar sobre eles nunca os moverá. Oh, eu estou tão feliz em saber disso. Estou tão feliz por saber que tenho vivido por tempo suficiente para ver que isso trouxe a um confronto vez após vez. Os dons de Deus sempre serão perfeitos, às vezes não aos olhos do mundo, mas aos olhos de Seus filhos. Isso não foi enviado para o mundo. Foi enviado para os filhos.

Lutando Por Cada Centímetro

Deus têm planos e promessas para cada um de Seus filhos, porém veja que sempre haverá uma oposição e um confronto para o cumprimento de cada promessa de Deus que os Seus filhos buscarem. Eles devem se apossar de cada promessa, lutando por cada centímetro dela e crendo que ela é real e que Deus irá cumprir.

Fale à Rocha (23/07/1960) § 22 [Sem tradução]

Deus deu a cada enfermo aqui a cura divina, a cada um de vocês. Jesus foi ferido por nossas transgressões; pelas Suas pisaduras fomos sarados. Isso é seu. Mas você terá que lutar por cada polegada que você possui. "Em todo lugar que puseres a planta de vossos pés ao viajar", Deus disse a Josué - Josué, "Eu lhes dei". "Pegadas" significa posse. Vamos nos mover esta noite. Amém. Vamos lá. Pegadas é posse. Vamos tomar cada centímetro de terra que Deus nos dá. Se você não tiver recebido o batismo do Espírito Santo, Pedro disse: "A promessa é para vós, e para vossos filhos, para aqueles que estão longe, a todos os que o Senhor nosso Deus chamar". Pegadas é posse. Vamos buscar. É nosso. "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente", vamos nos apossar disso. "As obras que Eu faço, vós também as fareis". Vamos possuir isso. É a promessa de Deus. Não olhe para as circunstâncias. Não olhe para quão duro é. Vamos possuir a terra. Nós teremos uma reunião, como a que tivemos esta manhã ali, e o Espírito Santo caindo no local, o povo gritando, clamando, louvando ao Senhor; e então alguém veio e disse: "Ore por mim, irmão Branham". Coloquei as mãos sobre ele e orei por ele. Eu disse: "Agora, vá e creia". Agora, aqui está o que é; é fácil sentir o poder de Deus, vê-lo quando você crê. Mas então, quando se trata do confronto, (quando sua fé é provada, quando surge uma oposição que te faz pensar que a promessa está longe de seu cumprimento ou que será impossível de acontecer) é você capaz de possuir a coisa que você professa ter? É isso, irmão. Temos de obtê-lo; nós temos que tomá-lo; é nosso; mas você lutará por cada centímetro.

Deus quer te dar um bom casamento, uma boa família, um bom lar, um bom trabalho, mas você terá que lutar por cada centímetro disso toda vez que vier uma oposição para tentar te convencer que isso não irá acontecer ou que você não merece.

Provando a Palavra de Deus

Portanto a Igreja deve provar a Palavra de Deus e colocá-La em confronto com toda a incredulidade, sabendo que Deus irá cumprir com as Suas promessas.

Não Temais (14/04/1961) § 21 [Sem tradução]

Graça Pai, chegou a hora em que devemos levar esta Palavra a um confronto. Devemos trazer Deus a uma prova, como está escrito no livro de Malaquias, diz o Senhor: "Provai-Me", diz Deus. Que desafio. "Provai-Me". Está escrito que devemos provar todas as coisas. E lemos na Bíblia que está escrito que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente; e que Ele prometeu à Igreja que o que Ele fez, eles fariam depois Dele. Os profetas nos dizem que haveria um dia que não seria noite nem dia - não poderia ser chamado nem um dia sombrio, mas no tempo da noite haveria Luz.

Tenha Certeza do Que Deus Quer Que Você Faça

Quando o irmão Branham confrontou os religiosos da Índia para saber quem era o Deus verdadeiro, exatamente como Elias fez com os sacerdotes de Baal, ele o fez sabendo o que Deus lhe mandou fazer. Da mesma maneira, nenhum filho de Deus deve ter receio de tomar Deus em Sua Palavra e de colocá-La à prova, desde que saiba exatamente o que Deus lhe ordenou em Sua própria Palavra acerca do que deveria ser feito.

A Maneira Provida Por Deus de Aproximação Para Companheirismo (09/07/1960) [Sem tradução]

Nunca tenha medo de colocar o cristianismo a um confronto. Deus é real, ou Ele não é Deus. Só existe uma religião verdadeira, e essa é o cristianismo. Agora, você não pode interpretá-la; você tem que saber do que está falando. E você tem que saber que Deus lhe disse para fazer isso, ou isso nunca irá funcionar. Vê? E eu não teria dito isso por nada, se eu não tivesse visto a visão de que isso iria acontecer.

O Confronto Final

Haverá um confronto no tempo do fim tão logo o Elias viesse com uma Mensagem para precursar a segunda vinda de Cristo. Portanto estamos na hora da confrontação que pode acontecer a qualquer momento.

Uma Exposição das Sete Eras da Igreja, pág. 150

É num tempo como este que o mensageiro de Malaquias deve vir. Então na chuva serôdia virá um confronto como o do Monte Carmelo. Agora observem isto cuidadosamente para vê-lo na Palavra. João foi o precursor de Malaquias 3. Ele semeou a chuva temporã e foi rejeitado pelas organizações de seu dia. Jesus veio e teve um confronto no Monte da Transfiguração. O segundo precursor de Cristo semeará para a chuva serôdia. Jesus será o confronto com as denominações e credos, pois Ele virá para sustentar Sua Palavra e levar Sua Noiva no arrebatamento. O primeiro confronto foi no Monte Carmelo (Elias e os sacerdotes de Baal); o segundo foi no Monte da Transfiguração, e o terceiro será no Monte Sião.

O irmão Branham comparava o confronto do sistema político do faraó com o sistema espiritual de Deus por Moisés. Aquilo foi um tipo do confronto que virá no tempo do fim da Palavra contra todos os sistemas dos homens.

O Terceiro Êxodo (30/06/1963) § 151

Ambos estão crescendo novamente. Será um confronto, num destes dias. O tempo não está longe quando virá um confronto. Como o natural... Como a Escritura diz: "O natural tipificou o espiritual." Você não pode escapar disto. Aí está. Está bem diante de seus olhos. É Verdade. Veja a Igreja agora, chamando a sair, tornando-se poderosa. O Espírito Santo descendo, os mistérios de Deus sendo revelados e postos em ordem. Está vendo? E aqui mesmo, ela já está na Casa Branca. E a Igreja está Se unindo, amém, não uma denominação; fora da escravidão de iniqüidades, para longe dos amorreus, um povo que é livre. Oh!

Uma Confrontação Nacional

Haverá uma confrontação nacional da Palavra na qual a Igreja remanescente do tempo do fim testemunhará da Palavra e de Seu poder.

Um Verdadeiro Sinal Que se Deixa Passar Por Alto (12/11/1961) §§ 191-192

Quando as bombas atômicas, e as pessoas estão com medo no Pentágono, eles não sabem o que fazer, e sinais místicos nos céus de discos voadores, e tudo mais que Deus predisse, é tempo para esse Elias - ele está em algum lugar - para surgir em cena. Deixe as pessoas, deixe esse pequeno rebanho, esse pequeno remanescente, que Deus lhe dará, deixe esse pequeno remanescente ir invocar a Deus e observe o que acontece. Haverá uma confrontação nacional. Haverá um poder que eles nunca viram antes. A dificuldade é que, desta vez vai ser tarde demais para eles então. As portas serão fechadas. Por isso lembre-se, nós estamos no tempo do fim. Orem!

O Confronto Final Entre Deus e o Diabo

É através das tantas notícias ruins que conseguimos perceber que há um confronto diário ao nosso redor entre as trevas e a luz. Estes rumores de guerras, violência, crises econômicas, ataques cibernéticos, etc, apenas mostram que estamos cada vez mais perto do grande confronto que ainda está por vir, que é entre Deus e o diabo. Até lá tudo que precisamos fazer é estar do lado de Deus e mantermos um coração puro e reto.

Demonologia - Estado Religioso (9/06/1953) §§ 211-212

E Jesus conduziu para cima, ou acima das estrelas, lua, nuvens, e levou cativo o cativeiro, deu dons aos homens. Jesus senta-Se hoje à destra do Pai, subiu lá, sentou-Se, até todos os Seus inimigos serem feitos escabelos de Seus pés. E hoje, meu prezado amigo cristão, demônios estão operando de todos os lados. E o Espírito de Deus está Se movendo direto, por outro lado, para neutralizar isso toda vez. Aleluia! Aí está. Jornais e revistas e tudo mais estão declarando isso. Eles estão observando. Não conseguem ver o que é. O que é? É o prenúncio da grande hora do confronto que breve vem entre Deus e o diabo. Fique do lado de Deus e esteja correto em seu coração. Amém.

Tomando a Decisão Certa

Este confronto iminente está cada vez mais próximo, e a vitória será para aqueles que souberam ficar do lado certo.

O Tempo Está Próximo (08/04/1956) § 39, 42 [Sem tradução]

Chegou a hora de percebermos essas coisas. Chegou a hora em que Deus está rompendo os limites. E chegou o tempo em que o diabo se ergue como um leão selvagem, que vai rugindo, fazendo tudo o que pode. Mas a grande batalha está sendo estabelecida. Gostaria de saber o que seria esta noite, se pudéssemos subir acima dos céus do céu e olhar para este grande drama como ele está se estabelecendo agora, preparando-se para acontecer, de Deus e do diabo chegarem a um confronto. Estou tão feliz por estar do lado vencedor. Estou tão feliz por seguir o Cordeiro. Porque aqui diz: "O Cordeiro os venceu, porque Ele era Rei dos reis e Senhor dos senhores". Chegou a hora de você tomar uma decisão esta noite, de que lado você estará. E eu confio em Deus que você tomará a decisão de seguir o Cordeiro. (...) Chegou a hora de um confronto. Chegou a hora em que ou Deus tem razão ou Deus está errado. Então nós sabemos que Deus está certo. Portanto, vocês que têm sido fiéis ao longo da linha e crêem na ressurreição sem sequer ver Jesus e Suas grandes e poderosas obras, vocês têm o privilégio agora de saber que tomaram a decisão certa. E quanto mais você saberá quando Ele vier pela segunda vez.

Escolhendo Uma Noiva (29/04/1965) §§ 37-39

Você tem também uma escolha. Se... Quando escolhe esta igreja, você pode escolher se você, nesta igreja, se escolherá uma igreja que o guie ao seu destino eterno. Você pode escolher uma igreja que tenha um certo credo, pois pode achar que aquele credo é exatamente o que você quer. Ou, a outra igreja tem o credo deles. E então há a Palavra de Deus, da Qual você tem escolha. Você tem de fazer a escolha. Há uma lei não escrita entre nós, de escolha. Eu creio que foi Elias, certa vez, no Monte Carmelo, depois da confrontação, numa grande hora da crise a que estamos a ponto de chegar agora mesmo. Talvez, possa ser para você ou eu, esta noite, que façamos esta escolha, como a experiência do Monte Carmelo. Francamente, eu acho que está sucedendo, mundialmente, agora. Porém em breve chegará a hora em que você terá de fazer uma escolha.