A Incorruptível Coroa de Glória

10/12/2016

A Incorruptível Coroa da Glória

Cardoso Moreira-RJ

10 de dezembro de 2016

Diógenes Dornelles

Salmos 1:1-6

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na Sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a palha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.

O Caminho dos Justos e dos Ímpios

Observe a comparação que vemos no Salmos 1:1-6, onde o homem justo é comparado a uma árvore plantada perto da água da Vida, mas os ímpios não são assim. O justo é comparado com algo que é firme e estável, enquanto o ímpio é representado a algo instável. Mas o justo somente pode ser firme e estável porque Deus o faz ser assim, pois tudo que o justo faz é agir como o Deus justo.

1 João 3:7

Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como Ele é justo.

Aqui João disse que o justo vai agir da mesma maneira que Cristo. A única forma de alguém poder ser justo é porque ele é nascido de novo com uma vida justa, que é a Vida de Cristo nele. Todo aquele que é justo deve ser nascido de Deus.

1 João 2:29

Se sabeis que Ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido Dele.

Praticar a justiça aqui significa fazer aquilo que é certo, e ninguém pode fazer o que é certo se primeiro não conhecer a Palavra de Deus, porém Paulo também disse que ninguém pode sequer conhecer ou compreender as coisas de Deus, a menos que tenha o Espírito de Deus nele. Para você entender o que os autores da Bíblia escreveram, é necessário ter o mesmo espírito que os inspiraram a escrever, pois tudo o que foi escrito foi segundo o que o Espírito Santo revelou, e o homem natural não pode compreender aquilo que foi dado por revelação.

1 Coríntios 2:11-14

Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Essa palavra "discernir" vem do grego "anakrino" (ανα κρινω) que significa "examinar ou julgar", "investigar", "verificar", "analisar cuidadosamente". Porém pelo o que o apóstolo Paulo está nos dizendo aqui, essa análise ou investigação deve ser espiritual, o que significa que é o próprio Espírito Santo que lhe fará entender, do contrário, a investigação seria apenas intelectual ou racional, ou seja, será uma concepção apenas mental. Portanto dizer que você tem um discernimento espiritual para compreender a Palavra de Deus significa que você tem a mente de Deus para entendê-la, e para se ter a mente de Deus é necessário passar pelo novo nascimento.

Sem o novo nascimento não se pode entender as coisas de Deus e nem muito menos fazer as coisas de Deus, pois se alguém que não nasceu de novo não pode saber o que é certo, como pode ele fazer o que é certo? Então é impossível para alguém nestas condições ser justo, pois as obras do justo são feitas em Deus e todas elas são manifestas como obras da luz, e o apóstolo João disse que aquele que não é da semente de Deus odeia a luz porque sabe que as suas obras não podem refletir a Palavra de Deus.

João 3:19-21

E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

Um Nascimento Incorruptível

Então para que as obras sejam feitas em Deus, é necessário nascer de Deus ou de Sua Palavra; somente assim é que a verdade pode ser praticada.

1 Pedro 1:23

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

Veja que o novo nascimento deve vir através da Palavra de Deus ou o seu nascimento será um nascimento corruptível. Um terço das 7 bilhões de pessoas no mundo hoje se dizem cristãos, portanto são uma em cada três pessoas, que corresponde a 2,3 bilhões de pessoas hoje que professam ser cristãos, e mesmo assim você teria que se esforçar muito para tentar encontrar alguém que realmente viva uma vida que pudesse ser considerada como a vida de Cristo. E por que isto? Porque os cristãos de hoje substituíram a Palavra de Deus pelo entretenimento, pelo show, ou por um outro evangelho que seja mais atrativo.

A Igreja primitiva era chamada de "cristã" pelos romanos como um termo vulgar, porque eles foram considerados seguidores de Cristo, por serem semelhantes a Cristo ou como Cristo. Eles viviam como Cristo, eles falavam como Cristo, eles agiam como Cristo e eles estavam dispostos a morrer como Cristo, e você não pode morrer como Cristo até que você morra para o seu eu. Até mesmo Jesus teve que morrer para Si próprio antes que Ele pudesse morrer por nós.

A maioria dos brasileiros se dizem cristãos, embora não seja crível que todos entendam o que é realmente ser um cristão. Um cristão é alguém que é semelhante a Cristo, nascido do Espírito de Deus pela Palavra de Deus. Se temos a Vida Eterna, então temos a própria vida de Deus em nós, porque há somente uma Vida Eterna, e que seria a própria vida de Deus.

Deus Dirige os Passos do Homem

Portanto a prova de que alguém nasceu de novo corretamente pela Palavra de Deus é que quando ele ouve a Palavra de Deus Ela se torna viva para ele. E ele só entende a Palavra para o dia e para hora em que ele vive, se foi ordenado para recebê-la.

Atos 13:48

E os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a Palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.

Se decidirmos definitivamente crer nesta Escritura de Atos, então devemos reconhecer que todos os que são ordenados para a Vida Eterna irão crer, e aqueles que não creram é porque não foram ordenados para isso, por mais que se esforcem em crer, mas a semente de onde eles vierem lhes farão seguir por outro caminho, enquanto que aqueles que são da semente incorruptível, são dirigidos pelo Senhor e procurarão fazer a Sua vontade e confiarão em Deus para que Ele cuide de suas escolhas.

O irmão Brian disse:

Em Provérbios 14:12 lemos: "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte". Esta Escritura nos diz que o homem tentará escolher o que parece certo, ou o caminho que ele acredita ser o caminho certo, mas a escolha do homem vai sempre levar ao caminho da morte. Portanto, mesmo em nossa escolha, precisamos de um Deus que cuidará de nossas escolhas, e que nos ajudará a fazer a escolha certa.

Provérbios 16:9

O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.

Então embora um homem possa contemplar e até mesmo planejar o seu caminho, é Deus Quem tem a última palavra a dizer e é Ele que vai dirigir os passos do homem. Jonas foi um exemplo clássico disso. O Senhor disse a ele para fazer de tal e tal maneira, e quando Jonas tinha o que ele pensava ser um plano ou uma estratégia melhor, Deus então assumiu a situação e produziu exatamente o que Ele planejou produzir. Jonas não teve escolha, ou pelo menos a sua escolha não significava nada para o que Deus queria que fosse feito. E assim é cada filho de Deus que vem ao mundo. Eles vem por meio de uma Palavra ordenada na qual todos tinham uma representação. Mas se Deus tinha uma Palavra que Ele ordenou desde antes da fundação do mundo, e se essa Palavra foi ordenada para trazer à luz um povo escolhido ou um povo da Sua escolha, então tinha que haver um povo na mente de Deus antes que o mundo começasse e que viria no tempo certo para esta Palavra predestinada, e receberiam a glória que foram ordenados a receber.

Ordenados Para a Perdição

Mas assim como há aqueles que foram ordenados para a glória e para a vida eterna, sabemos também que existem aqueles que foram ordenados para a condenação.

Judas 1:4

Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, (Em outra tradução diz "antecipadamente pronunciados para essa condenação", referindo-se aos vasos de ira preparados para a perdição.) homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e o Senhor nosso, Jesus Cristo.

O Pleno Conhecimento de Deus

Paulo deixa muito claro em suas epístolas que a nossa eleição não é algo que depende de alguma escolha que fazemos, mas é inteiramente de Deus. Ele chega até o ponto de dizer:

Romanos 9:16

Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.

Então se depende de Deus, a nossa vontade não terá nada a ver com a nossa eleição. É Deus quem quer optar por mostrar misericórdia ou não. Portanto se a eleição não tem nada a ver com a vontade do eleito, então as escolhas que ele faz serão apenas um reflexo da escolha e direção de Deus mesmo para a prática da justiça. Portanto para fazer dos Seus filhos justos e semelhantes à Cristo, Ele lhes concede o pleno conhecimento de Si mesmo.

Efésios 1:15-17

Por isso, também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento Dele.

Então se Deus realmente quer que tenhamos um pleno conhecimento Dele, com certeza Ele o fará, mas somente para com aqueles que foram Seus atributos desde a eternidade. Não é o conhecimento de uma denominação ou de um homem, mas de Deus, mas trata-se do conhecimento de Sua Palavra que só é possível por meio de uma fé revelada.

A Fé Revelada é uma Certeza Real

A fé revelada não é uma coisa que se tenta supor ou imaginar, mas é uma verdade que se conhece pela certeza e pela experiência, pois a fé revelada é uma verdade que se vive. Porém é algo pessoal, revelado divinamente e que não pode ser recebido por alguém e tampouco depois compartilhado com outro.

Fé Perfeita (25/08/1963) §§ 30-35

Agora, aqui é onde muitas pessoas falham em receber a sua cura ou pelo o que estão pedindo, porque eles tomam a fé como sendo algo que ela não é. Vê? Eles não crêem nisso. Isso - isso é... isso não é imaginação. É uma certeza real. (Ou seja, é uma revelação) Agora ouça atentamente! Veja, isso não é o que você imagina. Isso é simplesmente tão real para você como quando qualquer outro sentido de seu corpo lhe declara alguma coisa. É simplesmente tão real como quando meus olhos dizem: "Isso é uma folha de papel". Isso é tão real quanto dizer que "isso é uma luz". É tão real quanto dizer: "Sinto meu casaco." Isso é simplesmente tão real quanto - quanto eu ouvir aquele bebê falando ali, ou fazendo seus ruídos. Veja, simplesmente real assim, como música tocando. É simplesmente tão real quanto saborear algo em minha boca. É assim real, você só não pode mostrar isso a mais alguém. Você tem isso sozinho. (Quando Abel fez o seu sacrifício para Deus aquilo foi por revelação. Por mais que ele tentasse mostrar a Caim não conseguiria) Amém! Isso é seu. Fé é a certeza; veja, não simplesmente um mito. (Muitos colocam sua fé em um mito, algo que foi inventado pelo homem ou por si mesmo, ao invés de algo que seja real. Ele pode projetar muita emoção nessa sua fé, porém ela continuará sendo apenas um mito) Então, muitas pessoas vem... Agora, estas coisas são lições muito profundas, e eu tocarei na ponta disso, depois você cave para baixo nisso. Vê? Observe, é algo que você possui; não imaginação, se você realmente tem isso. É tão real para você como qualquer outra coisa que poderia ser. É tão real quanto - como você sabe que - que você está dirigindo um automóvel. É tão real como você sabe que você está sentado na igreja. É tão real quanto você ouve minha voz. É uma certeza, não uma imaginação, não uma emoção; mas algo que você tem, e isso vem a você por ouvir a Palavra de Deus, e só isso. "A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus". (Porém muitos podem ouvir essa mesma Palavra e nem todos adquirirem essa fé) Isso coloca de volta para onde sua fé está, então não está em algum indivíduo. Não está em um homem. Não está em uma organização. Não está em um grupo de pessoas. (Não está em algo criado por um homem, por um grupo ou por uma denominação. Eles só produzem mitos) Está em Deus, porque Deus é a Palavra. Vê? Sua fé está em Deus. A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Então, quando Deus, por Sua Palavra... não pelo que alguém fez, pelo o que alguém disse, mas pelo o que a Palavra de Deus disse...

Muitos agem inspirados na fé de outro, mas não porque eles próprios tiveram uma revelação disso. Caim até poderia fazer o mesmo sacrifício de Abel, mas a menos que ele tivesse uma revelação, ele não saberia realmente o que estaria fazendo ou o que tudo aquilo significava. Ele estaria apenas repetindo um gesto mecanicamente, mas seu espírito não estaria participando disso, porque tudo seria sem discernimento espiritual. O que o irmão Branham está tentando nos dizer aqui é que muitos estão nas igrejas exatamente dessa maneira, amparados na fé de outros, apenas repetindo o que eles veem outros fazerem e falarem, sem isso tudo ter de fato entrado em seus próprios espíritos. Uma pessoa nessas condições estará apenas imitando alguém.

...Ele disse: "Que a palavra de cada um seja uma mentira, e a Minha seja verdadeira". Agora, você vê alguém mais fazer algo por uma palavra, um ato de Deus, ou uma promessa de Deus; e muitos deles dizem: "Eu também posso fazer isso". Isso é uma imaginação. E quando o fazem, você os encontra destruídos lá fora em algum lugar. Tem que ser uma certeza...

Temos visto nessa Mensagem pessoas crendo e depois desistiram de crer, isso porque o tempo todo estavam apenas tentando provar para si mesmos que podiam fazer e confessar a mesma fé que os filhos de Deus confessam, mas como aquela fé nunca foi de fato revelada a eles, sua própria confissão de fé não passava de um mito, porque nada daquilo que confessam e faziam era uma realidade para eles, mas estavam apenas sendo levados pela emoção, e como já temos dito antes, a emoção possui um prazo de validade.

...Agora, isso é potencialmente uma fé. Isso é algo que o levaria a uma fé. É potencial, como se você tivesse me pedido um carvalho, e eu lhe desse uma bolota. Potencialmente você tem um carvalho, mas ainda não se reproduziu; mas quando ele realmente se reproduz, é um carvalho. E quando você imagina que Deus faz isto... mas quando lhe é revelado, é uma fé então, uma Fé Perfeita que não pode falhar.

Então a tua fé não pode se basear no que algum outro crê, mas naquilo que o Espírito Santo revelou a você pessoalmente.

Para Que Foi Dado o Espírito Santo? (17/12/1959) §§ 75-76

Jesus disse: "Se querem fazer as obras de Deus, creiam em Mim." Como você crê Nele? Você não pode fazer isto até que você tenha o Espírito Santo, porque ninguém pode dizer que Ele é o Filho de Deus. Você está dizendo o que outra pessoa disse. "A Bíblia diz que Ele é o Filho de Deus; eu creio na Bíblia." Tudo bem. "A Bíblia diz que Ele é o Filho de Deus; eu creio na Bíblia. O pastor diz que Ele é o Filho de Deus; eu creio no pastor. Mamãe diz que Ele é o Filho de Deus; eu creio na mamãe. Meu amigo diz que Ele é o Filho de Deus; eu creio no meu amigo." Mas a única maneira pela qual eu posso dizer que Ele é o Filho de Deus, é quando o Espírito Santo entra e testemunha de Si mesmo. Então eu sei que Ele é o Filho de Deus.

Hebreus Capítulo Sete - 2ª Parte (22/09/1957) § 268

O irmão Collins, eu não creio que ele esteja aqui nesta noite. Mas ouvindo-o nesta manhã, ele deu a mais notável palestra sobre isso. Vê? Vê? Ele deu. Ele deu. Ele disse: "Agora, a mesma fé que você tem aqui, você vai ter que ter lá fora. Porque é a sua fé individual, não na sua denominação, mas em Cristo. Você tem que ter essa fé." Isso é exatamente certo. Absolutamente.

O Ouro da Igreja é o Seu Caráter

No entanto, todo o cristão necessita passar pela prova da sua fé até que ele mesmo seja inteiramente aprovado. A fé não tem necessidade de ser provada, mas é o cristão que precisa passar por uma prova a fim de que a sua verdadeira natureza se manifeste. O ouro é purificado pelo fogo até que toda a escória seja removida. Se o minério for falso, apenas se parecendo com o ouro, o fogo fará com que se remova cada partícula de sujeira misturado a ele, até ele próprio não existir mais. Mas se o ouro for legítimo, toda a impureza é removida até que o ouro fique ele só. Quando um cristão passa pela prova da fé, que ocorre por meio da aflição e perseguição, onde todo o pensamento e comportamento humano é vencido pela Palavra, a única coisa que deve restar ao final da sua purificação é o caráter. Esse é o produto acabado que cada filho de Deus que passou pela prova da fé irá demonstrar.

Uma Exposição das Sete Eras da Igreja, págs. 316-317

Mas há um ouro de Deus. I Ped. 1:7: "Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa que o ouro que perece." O ouro de Deus é um caráter semelhante ao de Cristo produzido na fornalha ardente da aflição. Essa é a espécie correta de ouro. Mas que espécie de ouro a igreja tem hoje? Ela tem apenas o ouro terreno que perecerá. Ela é rica. Ela está satisfeita. Ela tem feito da opulência o principal critério de espiritualidade. A evidência da bênção de Deus e da exatidão da doutrina, etc., está agora baseada na quantidade de pessoas ricas envolvidas nisto. (Observe que aquilo que o irmão Branham apontava como uma condição laodiceiana, vemos hoje na Mensagem esse mesmo tipo de comportamento se repetir, onde vários ministérios estão tentando promover-se com a edificação de grandes templos, tentando vindicar alguma espiritualidade em seus ensinos pela quantidade de membros que possuem) "É melhor que venhas antes que seja tarde demais," diz o Senhor, "e de Mim compres ouro provado no fogo, e então serás verdadeiramente rico." Estamos compreendendo isto? Ouça-me: "Nus (fisicamente) viemos ao mundo, porém não o deixaremos nus (espiritualmente)." Oh não, nós vamos levar algo conosco. O que é esse algo, é TUDO o que podemos levar conosco, nada mais e nada menos. Portanto é melhor que sejamos agora bem cuidadosos para ver se levamos algo que nos faça retos diante de Deus. Assim, então, o que levaremos conosco? Levaremos nosso CARÁTER, irmão, é isso que levaremos conosco. Agora, que espécie de caráter você levará consigo? Será que vai ser semelhante ao Dele, cujo caráter foi moldado pelo sofrimento na fornalha ardente da aflição, ou vai ser a debilidade deste povo laodicense sem caráter? Depende de cada um de nós, porque naquele dia cada qual levará a sua própria carga.

O que significa exatamente ter o caráter de Cristo? Significa ser um cristão posicionado, exatamente como Cristo foi. Significa ser estável em meio a toda a instabilidade; significa manter-se puro em meio a toda impureza que o cerca; significa viver uma vida posicionada na Palavra em meio a tantos que A comprometeram. Ter caráter significa mostrar-se o que realmente é, sem fingir um comportamento ao esconder-se em uma vida religiosa.

Vida (12/05/1958) § 8 [sem tradução]

Agora, a igreja cristã deveria ter então o verdadeiro caráter. E se a Vida de Cristo está na igreja de Cristo, então ela tem que ter o caráter de Cristo. Isso produzirá a Vida de Cristo. Não é mais do que apenas o que chamamos no sul, de senso comum. Se a Vida do Espírito de Cristo está na igreja, ela tem que produzir aquela Vida, porque a vida que está em você, faz o seu caráter. (Então não será uma personificação, mas será realmente Cristo vivendo no crente. Não será algo que o crente tenta produzir, mas será o próprio Cristo Se reproduzindo nele) E que tipo de caráter deveríamos ser, que prometemos solenemente que serviríamos ao Senhor Jesus enquanto vivêssemos, e que fomos batizados para Sua morte, sepultamento e ressurreição e temos colocado nossos nomes nos rolos da igreja, tomando lugar numa escola dominical, e depois sairmos e vivermos algo diferente? (Então veja que para o irmão Branham a falta de caráter é alguém que tenta demonstrar algum tipo de comportamento que não seja o seu natural. Como foi visto antes, a mesma fé ou testemunho que alguém der em uma igreja, terá que ser o mesmo a ser dado fora dela.) Oh, é mais... É mais um endividamento à causa de Cristo, do que a união de todos os contrabandos que temos na América. (Exato, porque tal comportamento será um desserviço para a causa do evangelho, pois Cristo nunca poderia ser conhecido ou refletido por meio de falsos cristãos) Deus conceda o dia, quando os homens viverão exatamente o que eles são. E você sempre poderá descobri-los pela sua natureza, o seu modo de ser.

Fé é a Certeza (12/04/1947) § 8

Não é necessária uma grande casa para se fazer um lar. É o caráter interior que faz um lar.

Da mesma forma, não é preciso uma igreja possuir um grande edifício suntuosamente decorado para provar que é cristã; basta os seus membros possuírem um verdadeiro caráter cristão, porque esse é verdadeiro ouro da igreja. O caráter de Cristo formado em si será a maior riqueza que o crente levará desse mundo.

Então veja que o caráter de Cristo é manifestado na vida de um cristão por meio de suas características, de forma que Deus tem Se identificado com ele. É por essa razão que somente em Seus filhos predestinados Deus manifesta o Seu Espírito com o Selo da redenção, a fim de moldar o seu caráter até que as características de Cristo se manifestem neles por meio das obras que eles fazem.

Deus Se Identificando Pelas Suas Características (20/03/1964) §§ 108-110 [sem tradução]

O derramamento do Espírito Santo nos últimos dias sobre o povo comum tem identificado a característica de Deus com o povo. Ele prometeu isso. É a Palavra. Ele disse que o faria. Ninguém pode impedir isso. Ele disse que o faria. Todas estas coisas que Ele prometeu, isso é o que Ele faz. Isso identifica a Sua característica. Sim senhor. "Não creiais nisso, não creiais nas Minhas alegações, se a Minha característica não for a de Deus". Agora observe em João 14:12: "Aquele que crê em Mim", Ele disse, "tem a Minha identificação, Minha característica: Quem crê em Mim, as obras que Eu faço, ele também fará". Isso identifica que o caráter de Cristo está nele, mostrando as características de Deus. Amém.

Então veja que a única maneira de termos o caráter de Cristo é sermos cristãos, e isso não é algo que alguém se esforçou para ser crendo em alguma doutrina ou porque se uniu a um determinado grupo. Um crente somente pode ser cristão por eleição e nascimento.

O Cristo Identificado de Todas as Eras (01/04/1964) § 1k [sem tradução]

E assim, a cura divina, o principal é a cura divina da alma. O Corpo de Cristo precisa de cura mais do que qualquer coisa que eu saiba, é o Corpo de Cristo. Ele tem sido tão despedaçado pela teologia dos homens e pelas diferenças denominacionais, até que é um corpo doente. E eu... E eu digo a você, é - preciso de cura, de grande cura. Então eu - eu confio que o Senhor fará uma grande coisa para a cura de Sua parte do Corpo que está aqui. Nós cremos que há uma, uma Igreja. E nós nunca nos juntamos a ela. Na próxima segunda-feira, eu estarei com cinquenta e cinco anos, e a família Branham nunca me pediu para me juntar à família deles. Eu nasci um Branham. É assim que eu sou. Agora, é assim que somos cristãos. Nós nascemos cristãos. E você não se junta a isso. Você nasceu nisso. Então você toma o caráter de Cristo.

Os membros das igrejas modernas de hoje falharam totalmente em representar a Cristo, mas Deus escolheu aqueles que Ele desejou que viessem ao mundo para refletir o Seu caráter, a Noiva de Cristo está sendo moldada hoje para ter exatamente tudo o que Ele tem, até que ambos estejam em unidade. Portanto, até que a igreja tenha o mesmo caráter de Cristo, ambos não podem ser um.

Escolhendo Uma Noiva (29/04/1965) § 185

Ele escolhe uma Noiva para refletir o Seu caráter, o que as igrejas modernas de hoje certamente falham em seguir o Seu - Seu programa aqui, em um milhão de milhas, porque negam que Isto seja a Verdade. Então como poderia ser? Agora, Ele está esperando pelo dia em que essa Noiva esteja formada, Hebreus 13:8, exatamente como Isto era, como Ele foi. Tem de ser a mesma carne Dele, os mesmos ossos, o mesmo Espírito, tudo o mesmo, exatamente construída, e esses dois então se tornam um. Até que a igreja se torne isso, eles não são um. O caráter Dele, a Palavra, para esta era, tem de ser moldado. Ela tem de ser moldada como Ele é.

A Coroa da Vida

Então o que toda a igreja necessita é de sabedoria, e o irmão Branham disse que a sabedoria que Deus nos dá é Ele mesmo Se revelando por meio de Sua Palavra.

Jesus Cristo é o Mesmo Ontem, Hoje e Eternamente (03/06/1955) § 2 [sem tradução]

Vamos sair agora e simplesmente olhar bem no rosto de Deus e dizer: "Deus, não estou aqui para criticar, estou aqui para aprender de Ti. E ensina-me, oh Senhor". E se alguém tem falta de sabedoria, peça-a a Deus que a possa dar. E eu creio que Deus dará - Ele Se mostrará a você e se dará a conhecer.

O irmão Branham está citando para nós a Escritura de Tiago, onde é dito que Deus nos dará qualquer coisa se não duvidarmos; mas se alguém for inconstante em seus caminhos Deus jamais poderá Se revelar para ele.

Tiago 1:5-8, 12

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.

Essa expressão "coração dobre" vem do grego "dipsuchos" (διψυχος) que quer dizer "mente dupla", "vacilante", "incerto", "duvidoso", "de interesse dividido", refere-se a uma pessoa que não possui princípios estabelecidos, que é controlado pela paixão, influenciado pelo sentimento e a emoção; uma hora está inclinado a um curso de conduta, e outra hora sua conduta é outra. Ou seja, uma pessoa assim não possui caráter.

...Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que O amam.

Essa expressão "coroa da vida", é encontrada pelo menos em duas ocasiões na Bíblia, que é em Tiago e em Apocalipse.

Apocalipse 2:10

Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

A coroa da vida é dada aos vencedores, para os que perseveram até o fim. Deus nunca prometeu aos Seus filhos de que não passariam por problemas, mas de que com Ele ao seu lado, todos os problemas seriam superados. Para os filhos de Deus nada lhes poderá vencer, nem mesmo a morte.

Uma Exposição das Sete Eras da Igreja, pág. 110

Apoc. 2:10: "Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida."

Cada vez que o Senhor emprega estas palavras: "Não temas," há um envolvimento próximo que acarretará grande perigo e sofrimento e privação. Agora, Ele não diz de uma maneira rude e breve: "Está vindo tribulação." Isso assustaria a gente. Porém, como uma mãe que está para apagar a luz diz gentilmente a seu filho para que não se assuste: "Agora, não tenhas medo, pois a luz se apagará e ficará escuro. Mas lembra-te de que eu estou aqui contigo." Então Ele diz: "Não tenhais medo do homem ou do que ele vos possa fazer. Eu estou convosco, e Minha graça vos basta. Quando passardes pelas águas, elas não vos submergirão. Nem mesmo na morte sois vencidos. Vós sois mais do que vencedores."

A Coroa da Vida é o Espírito Santo

Porém observe que nas ocasiões onde é prometida a coroa da vida, a condição para isso é de superar os testes e provas, e como já podemos ver, um caráter testado e aprovado é o ouro ou a recompensa de um crente que perseverou na revelação de Jesus Cristo, que manifesta no eleito as Suas próprias características. Sendo assim, a coroa da vida está reservada para todo aquele que manifesta o caráter e as características de Cristo em sua vida. Portanto esta coroa nada mais é do que a vida eterna do Espírito de Deus ungindo e selando os Seus filhos.

Uma Porta Numa Porta (23/02/1963) §§ 121-123 [sem tradução]

E se o presidente dissesse: "Eu farei... vim levar você, e tenho autoridade para fazer assim, e fazer de você o presidente dos Estados Unidos"? Você - você vai ter que desistir em algum momento. E se a rainha quisesse fazer de você rainha da Inglaterra, e fazer você usar a coroa? Isso, você teria que desistir. Mas Jesus nos dá uma coroa da Vida, para que nunca desistamos, uma coroa incorruptível de Sua Glória. E nós não temos que desistir dela. Ele nos dá. Ela é uma bênção. Ela é o Espírito Santo, com que Ele quer coroar nossa vida. Como poderíamos ser tão indiferentes para rejeitá-la? Quantas coisas erradas que a igreja faz! Quão errado pode o povo ficar, para cometer tal erro, como a recusar-se em ouvir a batida na porta. [O irmão Branham bate no púlpito - Ed.] Quão - quão louco seria para qualquer homem ou mulher, presente esta manhã, fugir daquela batida, a Vida Eterna!

Porém o irmão Branham sempre fazia lembrar aos pentecostais que não eram os dons espirituais que mostram alguma evidência de um novo nascimento. Paulo mesmo disse que os crentes de Corinto possuíam todos os dons espirituais.

1 Coríntios 1:7

De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo.

Porém mais adiante ele dirá para aqueles mesmos crentes da igreja de Corinto de que apesar de todos os dons espirituais, eles ainda assim eram carnais.

1 Coríntios 3:3

Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?

Então quando o irmão Branham diz que Deus quer coroar nossas vidas com o Seu próprio Espírito, ele estava se referindo sobre o desejo de Deus imprimir sobre os Seus filhos as marcas do Seu caráter a fim de que eles pudessem ser semelhantes a Cristo, firmes na Palavra de Deus e não instáveis como a palha que é soprada pelo vento. Portanto a coroa da vida é somente para aqueles que guardam a Palavra de Deus e perseveram Nela.

Apocalipse 3:10-11

Como guardaste a palavra da Minha paciência, também Eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Somente a semente de Deus que guarda a Palavra é que será vivificada para a vida, enquanto todas as outras sementes não poderão ser vivificadas, mas rejeitarão a Palavra para o seu devido tempo. Na verdade eles não rejeitarão a Palavra, mas a verdadeira compreensão Dela.

O Domínio dos Filhos de Deus

A coroa é uma figura que remonta à realeza, portanto quando as Escrituras dizem que é prometida uma coroa para todos os que suportam as provações deste mundo tentador, isso está tratando de tornar os eleitos como reis sobre a mesma terra que os tentou, pois este será o seu domínio como reis e sacerdotes.

A Era da Igreja de Filadélfia (10/12/1960) §§ 258-259 [sem tradução]

Versículo 11, tudo bem, "uma coroa de Vida". O versículo 11 diz: "Eis que venho sem demora: ...(Do quê? Sem demora depois disto, veja.) "Eis que eu... guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa". O que é uma "coroa"? É um - é um - é um... Coroa significa que você "tem - tem um domínio". Você é um rei se você é coroado. Vê? E nós somos filhos de Deus quando somos coroados com a Vida Eterna, e o nosso domínio é a terra, "Faze-vos sacerdotes e reis a Deus". Isso mesmo. Então aí está você.

Quando o Senhor Jesus vier, nossa vitória e domínio estará totalmente consumada.

1 Pedro 5:4

E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.

Paulo disse que a sua coroa eram as vidas que ele havia apresentado para Jesus.

Filipenses 4:1

Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados.

1 Tessalonicenses 2:19

Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em Sua Parousia?

Portanto da mesma forma, não somente temos uma coroa, mas todos nós mesmos seremos também uma coroa de glória para o Deus que nos resgatou.

Isaías 62:3

E serás uma coroa de glória na mão do Senhor, e um diadema real na mão do teu Deus.

Porém essa coroa de glória é obtida por aqueles que primeiro obtiveram a sabedoria, que está na revelação da Palavra. É a Palavra revelada que te dá sabedoria.

Provérbios 4:7-9

Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da Minha boca. Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará. Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.