A Jornada Para o Reino em Três Etapas

13/08/2017

A Jornada Para o Reino em Três Etapas

13 de agosto de 2017

Diógenes Dornelles

2 Coríntios 4:13-15

Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos, sabendo que Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará convosco. Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus.

Paulo aqui fala de uma graça multiplicada ou abundante, como a palavra grega sugere, "pleonazo" (πλε ονα ζω) que quer dizer "superabundar", "existir em abundância", "crescer", "ser aumentado". Essa graça que aumenta no cristão cresce por meio de fases ou do que o irmão Branham chamava de "etapas da graça".

As Três Etapas Até Chegar ao Grão Maduro

Nós já vimos em outra ocasião no estudo "Dignos do Reino", que Paulo media o crescimento e o desenvolvimento espiritual da igreja por meio do cultivo da fé e do amor, e tudo isso fazem parte das etapas da graça pelas quais cada cristão deve de passar. O irmão Branham fazia várias comparações do amadurecimento da fé cristã, e ele sempre dividia em pelo menos três etapas. A Igreja ao longo das eras ia recebendo cada vez mais uma medida maior de luz, e ele comparava o seu efeito na igreja da mesma maneira que um trigo que é plantado e vai tomando forma aos poucos até chegar ao grão maduro.

A Semente Não é Herdeira Com a Palha (18/02/1965) §§ 66-67

A semente natural era apenas uma portadora do espiritual, a Semente. Como o talo, a borla e a palha. Nós passamos por isso antes, em outra mensagem, mas eu gostaria de visualizar isso um pouco, nisso, ou voltar a isso novamente só um minuto. Agora, há três etapas da semente, que nos mostra a imagem verdadeira, as três etapas da semente natural na Terra. Como uma semente é plantada, produz um talo, uma pequena lâmina brota disso; depois a borla, então o pólen se pendura nisso; e então a palha; e depois a semente novamente.

A Obra-Prima (05/07/1964) §§ 138-139

E qualquer um, quantos já viram uma semente - uma semente de trigo começar a crescer? Qual é a primeira coisa pequena? É exatamente como a semente, mas é a casca. Vê as três etapas? Talo; borla ou o pólen; depois a casca; e então, da casca, vem a semente original. Vê? Não é uma semente; era a Vida da Semente, crescendo através disso, para vir para a Semente. Amém, amém! Vê? O que é isso? Uma ressurreição, voltando para uma obra-prima novamente, como o que entrou. O Pentecostes saiu de Wesley, porque Wesley era uma organização. O Pentecostes saiu, como não organização, e depois se voltou para uma. Ela tinha que, que fazer a casca. A verdadeira Palavra da Vida sobre ela, estava a caminho do Grão original, através dessas etapas. Através do talo, depois no pólen; do pólen para a casca; da casca, fez a Semente.

A Obra-Prima (05/07/1964) § 152

Mas, lembre-se, depois da casca, são três etapas que conhecemos, não resta mais nada além do Grão. Ó Deus! E então, o Grão é colocado para fora disso tudo. Amém e amém! A Palavra Semente começa a se formar, a vida é trazida para fora...

Todas essas três etapas tem que culminar com o novo nascimento do cristão. Até então, ele pode ter fé em uma doutrina que até pode estar correta, mas nem por isso significa que ele já esteja convertido, mas que ele está entrando no processo de conversão.

Perguntas e Respostas Nº. 4 (30/08/1964) § 91, 403

Quando você usa a expressão de que, se não cremos na Palavra, estaremos eternamente separados de Cristo, você quer dizer que as virgens néscias viverão eternamente, mas estarão separadas da Nova Jerusalém, onde Cristo habitará com a Noiva? Aqui estão aqueles que não têm o Espírito Santo, nascidos de novo como a Escritura fala sobre nascer de novo. Se o nascimento natural requer água, sangue e espírito, o nascimento espiritual não requer todas as três etapas da graça antes que a pessoa realmente nasça de novo?

Absolutamente, eu simplesmente expliquei isso esta manhã - a mesma, sobre a mesma coisa. Você deve ter todas as etapas. Você é gerado pelo Espírito, assim como o bebê é gerado no útero de uma mãe, mas não nascido até que eles recebam o Espírito Santo. Isso mesmo. Você nasceu então; você não está convertido. Você está no processo de ser convertido até esse momento. Essa é a razão pela qual todos esses grandes mistérios não poderiam ser dados a Lutero, não poderiam ser dados a Wesley, não poderiam ser dados à era que acabou de passar por nós, a era pentecostal. Por quê? Não era a hora. Eles foram gerados. Agora, a Pessoa de Cristo, Ele mesmo, o Filho do homem (Você entende?) revelando-Se em carne humana, não poderia ter chegado até agora.

Estamos na Última Etapa

As três etapas da graça que são justificação, santificação e batismo com o Espírito Santo são etapas do aperfeiçoamento tanto no individual como no coletivo, pois assim como um filho de Deus precisa passar por essas três etapas, a Igreja também precisou passar, e ela está agora na sua terceira e última etapa que coincide com a última era da igreja. Não existe nenhuma outra era prevista para vir depois de Laodicéia a não ser Cristo, e nós estamos na última etapa da igreja sobre a terra, à espera desse grande momento.

Os Filhos de Israel (23/11/1947) § 50 [Sem tradução]

Estamos em nossa terceira e última etapa. (É a etapa do batismo com o Espírito Santo da era pentecostal) E lembre-se, a era pentecostal é uma era rejeitada. Eu odeio dizer isso, pois nunca encontrei fé em nenhuma igreja como na igreja pentecostal. Mas ela está rejeitada, porque é a última era da igreja de Laodicéia, morna. Será retirada da boca de Cristo. Mas Deus tirará de dentro dela o Seu povo, daquela era pentecostal. (Para mim isso é uma verdade, porque assim como aconteceu a outros, eu também vim de uma organização pentecostal, embora o meu primeiro companheirismo com a Mensagem foi com um grupo organizado dela.) Você diz: "Bem, eu estou procurando por uma ótima era". Eu sei, muitos de vocês... Há um ensino, as escolas dos profetas. E todos eles diriam que uma grande era da igreja está se aproximando. Não creia nisso. (A Noiva é chamada para fora das igrejas, portanto embora eles possam entrar no que o irmão Branham chamava de "a era da Noiva", tudo isso ainda ocorre dentro dessa etapa do batismo com o Espírito Santo) A próxima coisa a vir é Cristo para a Sua Igreja. Isso mesmo. Para... Então lembre-se, a última era da igreja é a era da igreja de Laodicéia, uma morna que é vomitada da boca de Deus. É verdade. E você sabe disso.

Nós já estudamos em várias ocasiões que é totalmente falso o ensino que alguns grupos da Mensagem tentam promover de que não estamos mais na era de Laodicéia, porque o irmão Branham disse que a era de Laodicéia acaba não quando a Noiva sai da igreja, como alguns estão interpretando, mas quando a Noiva é arrebatada. Portanto depois do batismo com o Espírito Santo, que é a última etapa para a perfeição, só o que nos resta agora é a vinda de Cristo que resultará no arrebatamento.

Quem é Este Melquisedeque? (21/02/1965) §§ 112-113

Agora vemos aqui claramente o completo segredo de nossas vidas na jornada, e na morte, e aonde vamos depois que morremos. Além disso, a predestinação está em vista clara aqui. Agora ouça atentamente enquanto ensinamos isso. As etapas do - do propósito eterno que Ele teve em Seu segredo agora foram revelados. Observe, ainda existem três etapas para a perfeição. Assim como Ele redime o mundo; da mesma forma que Ele redime a Sua igreja. Ele redime as pessoas em três etapas. Agora olhe. A primeira é a justificação, como Lutero pregou; a segunda é a santificação, como Wesley pregou; a terceira é o batismo do Espírito Santo. Isso mesmo. Depois vem o Arrebatamento!

Isso porque não há outra etapa ou era da Igreja depois dessa em que agora estamos. A igreja está chegando à sua perfeição, e isso porque ela já está na sua última etapa.

As Três Etapas da Jornada

Havia porém uma outra forma de divisão por etapas que o irmão Branham criava para a igreja de Cristo na terra, usando como tipo a mesma trajetória da jornada de Israel desde sua saída do Egito até sua entrada em Canaã.

Adoção Nº. 1 (15/05/1960) § 34

Se você notar, Israel foi levado para fora do Egito, e há três etapas de sua jornada. Uma etapa foi saindo do Egito. A próxima etapa foi o deserto. (Que durou 40 anos) E a próxima etapa foi Canaã.

Na segunda etapa, Israel recebeu o maná do céu, e isso é uma figura da etapa que a Igreja está passando agora sobre a terra.

O Entre-Véu (21/01/1956) § 54

Observe agora, aquelas pessoas simplesmente... Eles receberam o maná para comer. Esse maná era o alimento sustentável enquanto eles estivessem em sua jornada até que eles entrassem. Há três etapas da jornada, Israel no Egito, pecaminoso; Israel aqui justificado pelo sangue, o Mar Vermelho; e o Israel que se estabeleceu na Palestina. Há três etapas da jornada representadas aqui hoje, exatamente a mesma coisa, e estamos entrando na última etapa da jornada. (Ou como o irmão Branham também chamava, "o terceiro êxodo". Nós estamos agora transitando entre a segunda e a terceira etapa) Deus prometeu fornecer tudo fisicamente que eles precisassem, o alimento para atravessarem até lá... E o maná começa a cair do céu, que era um tipo do Espírito Santo.

Isso é na segunda etapa, porque não houve chuva de maná quando Israel entrou na Palestina. Então o tempo entre a travessia de Israel no Mar Vermelho e a espera no deserto até entrar na terra prometida, compreende o tempo em que a Igreja estaria passando na terra. Porém a Igreja já está no encerramento dessa etapa, visto que Josué, o Espírito Santo, já assumiu a liderança da Igreja para atravessar o Jordão.

A Notícia de Última Hora Mais Importante da História (24/04/1961) § 31

O que queremos fazer hoje é não olhar para aqueles pobres, tristes comedores de alho lá atrás, lá no deserto, desejando as panelas de carne do Egito, que estavam vestindo shorts e vestidos, e de lábios pintados, e cortando seus cabelos, e negando o poder de Deus. Deixe-os em paz. Eles perecerão ali no deserto. Vamos seguir o nosso grande Josué (aleluia!), o nosso Líder. (O Espírito Santo) Não faça perguntas; apenas mantenha o passo; isso é tudo. Apenas continue seguindo. Não olhe atrás para eles, não preste atenção neles. Se eles quiserem ficar no Egito e sedentos pelas coisas do mundo, e todas as suas estrelas de cinema e imitadores e tudo mais, deixe-os irem. Nós olhamos para Jesus. Nós olhamos para o nosso Josué.

Temos Que Estar Sob o Sangue

Nessa nossa etapa da travessia do Mar Vermelho temos que receber a justiça que vem do Sangue, que torna nossas vidas limpas e esbranquiçadas.

Ouça Sua Voz (05/10/1958) § 21

E tome o vermelho e olhe através do vermelho no vermelho, quantos sabem que cor será? Branco. Uh-huh. Não é estranho que o vermelho com o vermelho pareça branco? O vermelho é o sinal da redenção. E quando você... Deus olha os nossos pecados vermelhos através do Sangue vermelho do Seu precioso Filho, eles estão brancos. Vê? Então... Mas Ele tem que olhar através do Sangue. Se não, eles são pecadores. Então temos que estar sob o Sangue.

Isso significa que nessa etapa todas as coisas velhas precisam morrer; serem sepultadas, os antigos pensamentos, as doutrinas de estimação, o velho homem.

Os Resultados da Decisão (08/10/1955) § 21

Não estamos mais no Egito; já temos arrancado as estacas de nossas tendas e saído; atravessado o Mar Vermelho, o Sangue do Senhor Jesus; visto todos os velhos hábitos e coisas da vida afogados, os carrascos que nos levaram pelos bares e locais de bebidas, e coisas tais, e temos visto tudo isto afogado, como Faraó e seus cavalos. E então, agora estamos no deserto, (A segunda etapa) nos movendo adiante, seguindo o Anjo da Aliança, o Espírito Santo. (Nosso Josué) E sabendo que estamos em nosso caminho para uma grande terra, que estará aqui pelos e durante os dias do Milênio. (Essa é a nossa terceira etapa) E nós estamos indo para aqueles mil anos de reino Milenial. Agora, muitas pessoas tipificam a terra prometida ali, a Palestina, com o Céu. Não poderia ser assim. Eles tiveram guerras e coisas na Palestina. Agora, eles não terão guerras e coisas tais no Céu. Aquilo é um tipo do reino de mil anos na terra com Cristo. Três etapas da jornada. E nós estamos prontos agora, a Igreja está, em minha opinião, no nível espiritual para adentrar na terceira cena.

Nós não entramos ainda. Estamos no deserto enfrentando as águas de Mara, tentações, cruzando por Corés, Datãs e Abirãos, por serpente que picam, etc. Porém a diferença desse deserto é que agora ao invés de Moisés, é Josué Quem está nos guiando. Mas veja que até que Israel entrasse em sua terceira e última etapa, Deus o sustentou com maná. E da mesma maneira, o Senhor tem nos fornecido todo o alimento necessário para atravessarmos essa etapa da jornada. Havia para Israel uma chuva de maná para cada dia, e não havia necessidade de estocar maná para o outro dia, pois no dia seguinte um outro maná seria derramado. Quando algum maná era estocado para o dia seguinte, ele amanhecia tomado por vermes. Ao longo das eras da igreja houve uma mensagem, ou seja, uma medida de Sua Palavra para cada era, mas quem tentasse na era seguinte viver da medida da Palavra da era anterior, não conseguiria se sustentar e amadurecer espiritualmente.

A Imunização da Igreja

Então nessa etapa em que estamos, que é a mesma que Israel passou, tendo sido justificado sob o sangue derramado e que o imunizou do anjo da morte quando este passou, assim a igreja hoje está sendo imunizada pelo Espírito Santo para suportar a todos os ataques de Satanás.

O Caminho de Volta (23/11/1962) §§ 45-47

Agora, nós verificamos que quando o homem tenta descobrir um soro (um médico) para dar ao seu paciente para imunizá-lo da enfermidade, ele primeiramente testa aquilo em um porquinho-da-índia, e observa se aquilo irá funcionar. Mas Deus não faz assim. Ele nunca tomou um porquinho-da-índia. Ele experimentou aquilo em Si mesmo. Um bom médico que quiser experimentar um soro, se ele não sabe se aquilo irá matar ou curar, ele deveria primeiramente tomá-lo para descobrir antes de aplicar em alguém mais. E Deus, para poder receber este soro, teve que Se fazer carne e habitar entre nós: um parente Redentor. Amém. Deus teve de Se tornar homem, para que então Ele pudesse tomar o soro. E Ele recebeu a Sua inoculação no Jordão (Amém), quando Ele entrou no rio e foi batizado por João. E então a inoculação desceu. O medicamento caiu do céu como uma pomba, dizendo: "Este é o Meu Filho amado, em Quem Me comprazo habitar". Ele foi imunizado. E imediatamente após a imunização veio o teste. E todo homem, tão logo você recebe o Espírito Santo e é imunizado, cada demônio do inferno se vira contra você. (Quando alguém tenta fazer o que é certo Satanás tenta interromper o programa de Deus, mas se o Espírito Santo habita nele, sua vida está imunizada.) a Vida de Cristo habita. Até mesmo a sua própria família, muitas vezes te rejeita; seu marido, sua esposa, seu pastor. Você é chutado para fora da igreja; se riem de você, fazem graça disto. É o teste. (A provação do deserto) Amém. Deus Se fez carne, um de nós, para que Ele pudesse receber a imunização, tornar-Se sujeito ao pecado. Pois Ele era nascido de uma mulher. Ele foi tentado de todas as maneiras da mesma forma como somos tentados, e Ele não podia fazer aquilo pois Ele estava no Espírito. Ele teve que tornar-Se carne para poder então ser tentado, para tomar a vacina, para tomar o medicamento. Ele quis provar que o Seu medicamento estava correto. Amém. Então Ele o experimentou no dia em que João O batizou, quando o medicamento desceu do céu e O encheu. Então veio o teste. Aquilo resistiu cada provação de zombaria. Aquilo resistiu quando Satanás ofereceu-Lhe os reinos do mundo, para dar-Lhe o mundo, e cada reino. A imunização resistiu. Ela permaneceu firme. O mundo olhou para Ele; a igreja olhou para Ele; os críticos olharam para Ele; o diabo colocou sobre Ele cada provação que pôde, e aquilo ainda assim resistiu. Amém. Quando Ele Se colocou diante daquele grupo de sacerdotes educados, Ele disse: "Quem de vós pode acusar-Me de pecado?" Amém. Aquela imunização sustentou aquilo. "Se Eu não faço as obras de Meu Pai, então não Me creiais. Mas se faço as obras de Meu Pai, então creiais nas obras". Eles disseram: "Você é um homem fazendo-Se a Si mesmo Deus". Ele disse: "Se Eu não faço as obras de Meu Pai, então não creiais". Disse: "São elas que testificam de Mim. Elas falam de Mim. Minhas obras falam mais alto do que pode a Minha boca". Isto é exatamente correto. Você é o que é pela maneira que você vive. Você não é o que é pela maneira que você fala, ou pela maneira como se veste, ou pela maneira que você é, mas pela maneira que você vive. Isto é o que faz de você o que você é. O lado de fora expressa o lado de dentro.

Então a segunda etapa aqui é representada pelo sangue do cordeiro que foi derramado para justificar a todo aquele que esteve debaixo do mesmo. Aquele cordeiro era apenas um tipo do Cordeiro que Deus sacrificaria para por Nele a Sua toxina e imunizar o Seu povo do pecado.

Bálsamo em Gileade (24/11/1959) § 26 [Sem tradução]

Agora, todos aqueles cordeiros foram uma sombra, ou um trampolim apontando para um tempo em que Deus iria trazer a verdadeira Toxina para baixo. Então Deus nunca escolheu uma cobaia, nem escolheu Ele qualquer outra coisa. Mas Ele testou o soro em Seu próprio Filho. O Filho de Deus nascido de uma virgem desceu à terra, e Deus Lhe deu a Toxina, o teste da Toxina.

A Igreja Está em Estado Anêmico

E essa toxina é o Seu Espírito Santo. Cristo fez por nós uma obra para que não precisássemos ter que fazer qualquer coisa, a não ser crer. Nossa inoculação é dada gratuitamente. Tudo que precisamos é estar debaixo desse Sangue; aceitar a Palavra da Hora como nosso alimento e não o alimento de uma era passada que nos deixará anêmicos. Com disse o irmão Branham, o maná que caiu do céu naquela etapa da jornada de Israel é um tipo do Espírito Santo, e a igreja hoje não pode ser sustentada corretamente sem a Palavra revelada pelo Espírito.

Todos os filhos de Deus são famintos por Sua Palavra e não comem qualquer coisa; para esses, Deus está sempre cuidando para lhes dar o alimento certo em seu tempo oportuno, enquanto que os demais se satisfazem comendo o alimento de uma era passada. A dieta trinitária do tempo de Lutero e Wesley está vencida, e a dieta da unicidade que foi pregada no início dessa era pentecostal também já está carcomida por vermes, mas ainda assim, vemos muitos cristãos, tanto nas denominações como também na própria Mensagem, se alimentando desses dois tipos de manás vencidos, não se importando de estarem tomados por vermes. Portanto aqueles que nessa Mensagem se alimentam de uma dieta unicista, é sinal de que ainda estão no Egito, e o resultado disso é que eles se tornam anêmicos espiritualmente. A igreja tem se tornado enferma e fraca por se alimentar da doutrina errada. A única solução é comer o maná para o seu dia, ou seja, receber a verdadeira revelação de Jesus Cristo pelo Espírito Santo.

O Caminho de Volta (23/11/1962) § 38

Você diz que tem que fazer isso. Não, você não precisa. A razão pela qual eles o fazem é porque eles não testaram essa inoculação. Eles ainda não tomaram a toxina para isso. Há algo que vai curar isso, que vai curar esse medo que você tem. Há algo que vai fazer você se vestir e agir como uma dama. Há algo que fará você viver como um cristão. Há algo que - isso fará com que você fique tão cheio de Deus até que você se mantenha para dar um testemunho que agitará as telhas na parte de cima da casa, se você simplesmente tomar a inoculação. Mas você precisa tomar a toxina. Você que obteve a doença, então só há uma coisa a fazer, que é tomar a toxina para se livrar dela. Essa é a maneira de retornar à saúde cristã normal. A igreja está enferma. Ela está fraca; está com anemia. (Isso porque não tem se alimentado corretamente) Tem malignidade, e não há cura terrena para isso. A educação não fará isso. Nós tentamos isso. A denominação não fará isso. Nós tentamos isso. Você só piorará. Há apenas um caminho de volta, e é através do Sangue de Jesus Cristo, a inoculação. Volte para Cristo. Volte para o Espírito Santo. Volte para a Vida Eterna novamente. (Que está na Sua Palavra) É assim que nós voltaríamos.

Então o que está provocando a anemia na igreja é a falta do alimento correto. Portanto, ou este problema está no púlpito, ou está no crente que se recusa em se alimentar corretamente.

Ouvindo, Recebendo, Agindo (07/06/1960) § 21

Nossa mamãe costumava dar isso às crianças, eu acho. Algum tipo de erva dos gatos quando eles tinham dor de barriga. A igreja tem mais do que dor de barriga; isso é anemia. O que nós precisamos é de uma transfusão de sangue, o poder do Espírito Santo para limpar o mundo da igreja da vida de pecado. Mulheres, homens, professando cristianismo, indo a danças, a grandes festas mundanas, apostando, fumando, dançando; mulheres cortando seus cabelos, usando shorts, calças, todo tipo de coisas assim, e então se chamando de cristãos. Há uma fraqueza em algum lugar, mas não está no poder de Deus. Ou está em seu púlpito, ou em você, num deles. Agora, É simplesmente isso. É a verdade. Nós precisamos de uma limpeza. O carnal, sempre inimizade... Oh, claro, é uma luta difícil. Mas eu creio que se você foi ordenado à Vida Eterna, "Todos que o Pai Me deu virão a Mim".

Se não nos alimentarmos da Palavra ficaremos anêmicos. E é assim que a igreja se encontra em nossos dias. Ela está em estado anêmico, porque tem colocado em dúvida a Palavra de Deus. O ceticismo e a incredulidade têm feito com que muitos que se dizem cristãos não atuem como cristãos.

O Que é Preciso Para Vencer Toda a Incredulidade da Nossa Fé (29/07/1960) § 52 [Sem tradução]

Logo após isso, ou antes disso, ele deu o grande capítulo 11 de Hebreus que consagra os heróis da fé: "Pela fé Moisés, pela fé Abraão, pela fé Enoque, pela fé Noé". Todos os grandes heróis da fé, dizendo então: "Vendo que estamos cercados por tão grande nuvem de testemunhas, deixemos de lado todo peso e o pecado (a incredulidade) que tão facilmente nos acomete". Aqui estamos nós esta noite, nas sombras da vinda do Filho de Deus, (Ou seja, pertos de entrar na terceira etapa) e ainda assim, encontramos a igreja em estado anêmico. Deveríamos ser grandes, fortes, poderosos guerreiros da fé, que abalariam uma nação. Deus nos dá isso. Nós simplesmente receberíamos isso. Então existem pequenas coisas sobre nós que nos impedem de correr. Vamos deixar de lado todos esses pequenos pesos agora, porque estamos olhando para o Autor e Consumador da nossa fé, Jesus Cristo, que foi feito homem na terra, e habitou entre nós, e Se fez pecado para que por Sua justiça pudéssemos ser perdoados de nossos pecados. Ele Se tornou como nós, pecadores, para que nos tornássemos Sua justiça. Em outras palavras, assim, Ele Se tornou eu, para que eu me tornasse Ele. Ele era o Filho de Deus; eu era um pecador. Ele tomou o meu lugar, tornou-Se um pecador, para que eu pudesse ser um filho de Deus. E quando vemos isso, isso deveria atrair a atenção de cada homem e mulher, para deixar de lado cada pequena conversa cética. Oh, eu amo isso. Ponha de lado cada peso, e a pequena incredulidade que tão facilmente nos acomete. Alguma coisa pequena surge e nós dizemos: "Bem, eu nunca ouvi isso antes". Busque isso nas Escrituras, se é a Bíblia, fique com isso.

Aqueles que estão anêmicos necessitam de uma transfusão de Sangue para que sejam à imagem de Cristo, ou seja, tendo o mesmo agir e o falar do Filho de Deus.

Imagens de Cristo (25/05/1959) § 30

Você sabe o que é anemia? É alguém que não recebeu sangue. Eles caminham engraçado. Eles são confusos, titubeando o tempo todo. E esse é o problema de muitos membros de igreja hoje em dia. Eles estão anêmicos. Eles precisam de uma transfusão de Sangue do Calvário, que dará a eles o Sangue Real e rico para fazer com que eles andem da maneira antiquada do Espírito Santo, talhado da maneira de Deus, que dará a eles um propósito para que eles vivam, dará a eles confiança que fará com que eles andem à imagem do seu Senhor.

Fazendo Um Vale Cheio de Covas (28/07/1956) § 14 [Sem tradução]

E esse é o problema com a igreja. Você tem que ter uma boa refeição, completa, alimento evangélico, a cada dia. Se você não tiver, você ficará anêmico. Você ficará cansado. Tirando muitas vitaminas de Deus de Sua Palavra, e certamente isso traz o Espírito sobre você e faz você se sentir regenerado e renovado.

E pelo fato da igreja se tornar anêmica ela também se torna infrutífera para o Reino de Deus.

A Tempestade Que se Aproxima (29/02/1960) § 106

Esse que é o problema que há no mundo hoje. Esse é o problema com a maioria das nossas igrejas hoje. Estamos nos tornando anêmicos. Precisamos de uma transfusão de sangue. Pálidos, porque estamos falhando, nossa saúde espiritual está nos falhando. Nós não temos mais zelo para caçar almas, para - advertir as pessoas, para conseguir nossos vizinhos, para conseguir nossos amigos, o leiteiro, o jornaleiro. Seja como for, leve alguém ao Senhor Jesus. Estamos pálidos, não conseguimos sair à Luz, que é o nosso privilégio, não acreditando na saúde de Deus pela cura Divina.

Recusando a Luz Para o Seu Dia

Então veja que a anemia e a fraqueza da igreja é porque ela tem abraçado uma luz de uma era passada e tem se recusado a receber a luz para o seu dia.

O Consolador (01/10/1961) §§ 57-59

E se um homem se fechar do próprio Sol espiritual de Deus - o Sol, há algo de errado em sua condição espiritual; pois quando um homem se recusa a caminhar na direção de um Deus bom, como o nosso Deus, que é o nosso Consolador e a nossa Força... E viver em Sua Luz do Sol é o crescimento espiritual. (Viver crendo na Palavra do dia) É a força espiritual viver em Sua Luz do Sol, o brilho da Sua glória. Ora, é o maior privilégio que temos, viver sob a Luz do Sol da glória de Deus. (Ouvir, receber e aceitar a Mensagem de Deus para nós neste dia é a maior experiência que um cristão deveria experimentar) Olhe para os cristãos bons e saudáveis. Pegue o homem ou a mulher que colocasse - que se colocasse em uma adega, e não visse a luz do sol, o sol natural que Deus proporcionou a ele, mas que ele se recusa a crer. E por causa do egoísmo, ele se encerra. Esse homem logo se tornará anêmico. Ele ficará pálido. Ele não terá boa força. Ele não terá saúde. E ele em breve irá... Por que ele se afastou do privilégio que Deus lhe deu. Isso mesmo. Ele fez isso com tanta vontade. Então, se nos fecharmos da glória de Deus, do batismo do Espírito Santo ou da comunhão do Espírito, a primeira coisa que você sabe, é que nos tornamos cristãos pálidos e doentes. Nossa experiência deixa de crescer e diminui. E quando chegam as grandes provas, nos encolhemos e voltamos. É necessário aquele soldado que viveu na Luz do Sol de Deus; é preciso aquele espírito que conhece Deus, onde não há nenhuma onda de dúvida; eles podem ficar em meio aos problemas e clamam: "Meu Redentor vive". Aleluia. É isso aí. Vê?

As Três Etapas da Luz

A Luz da Palavra para este dia como nós A recebemos hoje também passou por três etapas, começando por Lutero na Alemanha, passando depois para a Inglaterra com Wesley até chegar à costa oeste nos EUA. Essa Luz tem amadurecido e preparado uma Noiva para a vinda do Senhor Jesus Cristo.

Acenda a Luz (25/01/1964) §§ 133-134

Observe a Luz. Ela vem do leste, indo para o oeste. Nós estamos na costa oeste. A Luz teve três etapas, não teve? Ela teve três etapas; cruzou os mares três vezes. De Paulo, e através do Mediterrâneo, chegou até a Alemanha. A Alemanha foi iluminada com Lutero; cruzou o Canal da Mancha até chegar aos Estados Unidos e agora... Veio para - para a Inglaterra; depois da Inglaterra Ela veio através do Pacífico, (É provável que ele quisesse dizer "Atlântico") para os Estados Unidos. E Ela abriu o Seu caminho através da mensagem de Lutero, vindo até Sua última etapa que é aqui na Costa Oeste outra vez. E do amadurecimento do grão, por todo o caminho desde Lutero, no transcorrer de toda a era, isso deveria ser o cumprimento do Evangelho agora, o poder de Deus para amadurecer. A Luz que tem sido mostrada através da justificação, santificação, da era Pentecostal, deve amadurecer a Árvore Noiva para a Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, para que Cristo possa ser manifestado em Sua Igreja, como uma Pessoa, Ele e Sua Esposa, Ele e Sua Noiva. Amém. Esta é a hora em que estamos vivendo. Esta é a Luz do dia. Ande Nela. "Sejam salvos, todos os termos da Terra."

Matando as Coisas Que Ficaram Para Trás

Nessa segunda etapa em que igreja está agora, ela deve deixar para trás e matar todas as coisas que a prendiam ao Egito, todo o nicolaísmo, balaanismo, unicismo, etc.

Como Fui Com Moisés (11/09/1960) § 63

Há três etapas de sua jornada. Eles deixaram o Egito sob a justificação, crendo na Palavra; eles se separaram dos egípcios e saíram. Atravessaram o Mar Vermelho e mataram as coisas para trás deles, o qual foi a santificação através do Sangue que mata todos os desejos humanos do mal, segunda etapa da jornada. Mas a terceira etapa foi quando eles atravessaram o Jordão para a terra prometida onde sua herança se encontrava. Sua herança nunca foi posta no Egito, embora Deus os tenha abençoado no Egito.

Três Etapas Que nos Levam à Perfeição

Tudo na Bíblia está em uma trindade; nós mesmos somos uma trindade de corpo, alma e espírito no qual Cristo vem habitar. O próprio Cristo vem três vezes, as quais são três etapas que nos conduz à perfeição.

Abraão (03/08/1960) § 39 [Sem tradução]

Veja, tudo na Bíblia está em uma trindade. Você sabe disso. Eu disse outro dia: "Você é uma trindade: alma, corpo e espírito". Você mora em uma trindade: cozinha, sala de estar, e o quarto. Você pode ter oito ou dez cômodos diferentes, mas quartos e outras peças, mas você só mora em três cômodos. Deus, Pai, Filho e Espírito Santo em uma trindade. E nós verificamos que a vinda de Cristo está em uma trindade. Ele veio primeiro para redimir a Sua Noiva, vem a seguir para receber a Sua Noiva, e vem junto com Sua Noiva, como Rei e Rainha, para reinar através do Milênio. Você sabe disso. Tudo está em uma trindade. E estamos em uma trindade, temos um corpo mortal, um corpo glorificado ou, quero dizer, um corpo celestial, e depois um corpo glorificado. Três etapas nos traz de volta à nossa perfeição novamente como no Éden.

Essas três etapas da graça sempre foram exploradas pelo irmão Branham durante todo o seu ministério e ele nunca mudou esse seu ensino.

O Futuro Lar do Noivo Celestial e da Noiva Terrenal (02/08/1964) § 78

Como Ele nos conduziu a Si mesmo, a um tabernáculo em nós, por três etapas da graça; assim como Ele liderou o mundo em três etapas, para chegar ao mundo. Como Deus virá ao mundo depois de ter passado por três etapas diferentes de purificação, é exatamente assim que Ele vem até nós através de três etapas da graça. Eu ensinei isso no início; eu nunca mudei, desde então. É a Palavra de Deus.

O Futuro Lar do Noivo Celestial e da Noiva Terrenal (02/08/1964) § 78

Agora, "No princípio era a Palavra. E a Palavra foi feito carne e habitou entre nós". As três etapas. Primeiro era um atributo, estava em Deus, que Ele Se considerava humano; e isso O transmitiu para ser Jesus; e agora, se você alguma vez estiver Lá, você esteve com Ele então. Pois há apenas uma forma de Vida Eterna, que é Deus; e você tinha que ser parte de Deus no princípio, não o que você escolheu aqui. Ele escolheu você. "Tudo o que o Pai Me deu virá".

O Amor Eletivo de Deus

Esse amadurecimento que a Noiva está alcançando lhe permite deixar de lado os rudimentos que pertencem às primeiras etapas da fé e da graça. Ao longo daquelas etapas da jornada de Israel alguns iam ficando pelo caminho. Isso porque o amor de Deus é eletivo. E Deus está mostrando a Sua eleição por meio daqueles que tem perseverado em manter a sua confissão durante as etapas da sua jornada rumo ao reino. Para aqueles que têm perserverado o Senhor mesmo lhes tem aperfeiçoado, confirmado, fortalecido e firmado.

Uma Exposição das Sete Eras da Igreja, pág. 97

Mas Deus disse que Seu amor era amor "eletivo". A prova do Seu amor é a ELEIÇÃO - visto que não importava o que acontecesse, Seu amor era verdadeiramente comprovado pelo fato deles terem sido elegidos para a salvação (por vos ter Deus elegido para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade). Ele pode entregar você à morte como fez com Paulo. Ele pode entregar você ao sofrimento como fez com Jó. Essa é prerrogativa Dele. Ele é soberano. Mas tudo é com um propósito. Se Ele não tivesse um propósito, então Ele seria o autor da frustração e não da paz. Seu propósito é que após termos sofrido um pouco fôssemos aperfeiçoados, confirmados, fortalecidos e firmados. (É isso que Ele está fazendo agora em nossa segunda etapa) Como disse Jó: "Ele cuida de nós." (Jó 23:6b) Veja você, Ele próprio padeceu. Ele aprendeu a obedecer por aquilo que padeceu. Ele verdadeiramente foi aperfeiçoado por aquilo que padeceu. Heb. 5:8-9: "Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo Ele aperfeiçoado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que Lhe obedecem." Em linguagem clara, o próprio caráter de Jesus foi aperfeiçoado pelo sofrimento. E de acordo com Paulo Ele deixou para Sua igreja uma medida de sofrimento para que eles, também, por meio de sua fé em Deus enquanto padecendo por Ele, chegassem a um lugar de perfeição. Por que Ele quis isto? Tiago 1:2-4: "Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações: sabendo que a prova da vossa fé obra a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma." Por que Ele fica de lado? A razão encontra-se em Romanos 8:17-18: "E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." A menos que padeçamos com Ele, não podemos reinar com Ele. Você tem que padecer para reinar. A razão disto é que o caráter simplesmente nunca é formado sem sofrimento. O caráter é uma VITÓRIA, não um dom. Um homem sem caráter não pode reinar, porque o poder sem o caráter é satânico. Porém o poder com o caráter é apto para governar. E uma vez que Ele quer compartilhar conosco até o Seu trono na mesma base em que Ele venceu e está assentado no trono de Seu Pai, então nós temos que vencer para nos assentarmos com Ele. (Temos que ser provados e tentados) E a pequena aflição temporária que sofremos agora não é para comparar com a tremenda glória que em nós há de ser revelada quando Ele vier. Oh, que tesouros estão armazenados para aqueles que estão dispostos a entrar em Seu reino através de muita tribulação.

A segunda etapa que é onde a Noiva se encontra agora é uma etapa de muita tribulação, mas Ela está sendo inoculada com o Soro de Deus e superará a todas as coisas.