A Rocha da Nossa Salvação

31/12/2017

A Rocha da Nossa Salvação

31 de dezembro de 2017

Francisco Morato-SP

Diógenes Dornelles

Salmo 62:1-12

A minha alma espera somente em Deus; Dele vem a minha salvação. Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado. Até quando maquinareis o mal contra um homem? Sereis mortos todos vós, sereis como uma parede encurvada e uma sebe prestes a cair. Eles somente consultam como o hão de derrubar da sua excelência; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas nas suas entranhas maldizem. Ó minha alma, espera somente em Deus, porque Dele vem a minha esperança. Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus. Confiai Nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante Ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio. Certamente que os homens de classe baixa são vaidade, e os homens de ordem elevada são mentira; pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade. Não confieis na opressão, nem vos ensoberbeçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração. Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus. A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra.

Este foi um cântico escrito por Davi onde ele expressa a sua confiança em Deus em todas as ocasiões. É provável que Davi tenha escrito este salmo ou poema na época em que ele estava sendo perseguido pelo seu próprio filho Absalão que se rebelou contra o reinado de seu pai.

Davi, como sabemos, era um tipo de Cristo, e a perseguição que ele sofreu era um tipo não somente das aflições pelas quais o Filho de Deus sofreria, como também de toda a igreja eleita. Em nosso último estudo nós mencionamos que a Igreja de Cristo deve estar sujeita ao mesmo tipo de perseguição ou rejeição pela qual Cristo passou.

O Anjo do Senhor (14/04/1951) § 19

E todos os que vivem piedosamente em Cristo Jesus sofrerão perseguição. O diabo sempre tem seguido atrás da Igreja do Deus vivo. É isso mesmo? E ela sempre teve um nome sujo. Jesus nasceu neste mundo com um nome sujo, como filho ilegítimo. Você sabia disso? Pensava-se ter nascido como uma - uma criança fora do casamento sagrado, Jesus teve isso pendurado Nele. Mas em Seu coração Ele sabia que Ele era o Filho de Deus.

O irmão Branham disse que assim como Jesus, Sua Igreja carrega uma marca negra pela posição de sua fé, pela coragem em continuar a sustentar as suas convicções, e como o próprio Senhor Jesus disse, não somente Ele, mas todos os profetas de Deus foram perseguidos pela sua fé e convicções, mas Jesus disse que é uma bem-aventurança sofrer perseguições por causa da justiça.

Mateus 5:10-12

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por Minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Jesus disse que podemos ser perseguidos por causa da justiça. Essa palavra "justiça" vem do grego "dikaiosune" (δικ αι οσ υνη) que quer dizer num sentido amplo, um estado em que alguém atua como deveria ser, ou seja, que possui e vive uma condição aceitável aos olhos de Deus, alguém que é aprovado por Deus. Refere-se também à integridade, virtude, pureza de vida que alguém pode levar, quando os seus pensamentos, sentimentos e ações estão corretas perante Deus e Sua Palavra. Tudo isso, segundo Jesus, pode criar motivos para uma perseguição. Agora, quem fica inquieto com alguém que é íntegro, justo e puro? Alguém que sem querer admitir, teme não ter em si essas mesmas qualidades que ele vê no outro, e ao invés de buscar obter esses mesmos atributos, prefere simplesmente combater aqueles que possuem. Na verdade pessoas que praticam essa justiça, dikaiosune, são vistas como provocadoras por todos aqueles que não compartilham das suas mesmas convicções e assim se sentem desafiados a provar que a justiça daqueles está errada e que a sua está correta.

Sofrendo a Amargura da Perseguição

Além de Davi ter sofrido com a perseguição do rei Saul, ao compor o seu salmo, ele estava sofrendo agora mais uma amargura pela perseguição e rebelião de Absalão. Vale lembrar que a igreja tem sofrido perseguições em todas as eras, e no seu livro sobre as Eras da Igreja, o irmão Branham nos fazia lembrar que a Era de Esmirna foi marcada por perseguição e morte porque o próprio nome significava "amargura", e em vários sermões ele falava da amargura da perseguição que assola os filhos de Deus mostrando que isso não seria um mal de uma única era específica, mas ao longo de toda a sua história a igreja tem sofrido esse tipo de amargura. Jesus disse que Sua Igreja sempre seria perseguida e vemos novamente nestes dias as Escrituras se cumprindo. E como Cristo, a Igreja muitas vezes é perseguida sem mesmo uma causa ou motivo. Este é um privilégio para os que carregam a cruz de Cristo.

O Anjo de Deus (20/07/1951) § 6

Nós estamos agradecidos a Ti, Senhor, e agradecidos por cada amarga perseguição e ter isto como privilégio: levar a cruz por nosso Cristo. No meio do conflito, Tu disseste: "Todos os que viverem piamente em Cristo, padecerão perseguições. Regozijai-vos e alegrai-vos quando vos... falarem de todas as maneiras falsamente contra vós por causa do Meu Nome. Porque assim foram os profetas perseguidos antes de vós." E nós amamos saber que este é o dia em que estas palavras estão sendo cumpridas, e até mesmo nesta noite aqui perante nós.

Mas observe que apesar das perseguições, Davi não perdeu a sua fé. Ele disse que continuava confiando em Deus como seu Advogado. "A minha alma espera somente em Deus; Dele vem a minha salvação. Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado". Porém isso parece ser tão diferente do que se vê entre os assim chamados cristãos ou igreja de Cristo, porque às vezes basta uma pequena luta, perseguição ou problema e eles começam a perder a sua fé. Mas Jesus disse que se nós estivermos com Ele nossos fardos se tornariam leves, e isto porque como disse o salmista, Ele Se torna a nossa salvação e defesa.

A Personificação do Cristianismo (27/01/1957) § 46 [sem tradução]

Essa é razão pela qual um ventinho os sopra para fora. Essa é a razão pela qual tomamos milhares de membros por ano e o vento os sopra para fora. A primeira perseguiçãozinha, eles não conseguem suportar isso. A primeira feridinha que aparece...?... a cruz e eles jogam isso fora. Eles ainda não se alinharam. Vê? Deus alinha a cruz para você. "Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim. O Meu jugo é suave".

Um Caráter Provado

Davi conseguia suportar as provações que vinha sofrendo porque o seu caráter já havia sido provado. Todo o cristão necessita passar pela prova da sua fé até que ele mesmo seja inteiramente aprovado. Ele precisa passar por uma prova a fim de que a sua verdadeira natureza se manifeste. O ouro é purificado pelo fogo até que toda a sujeira seja removida. Se o minério for falso, apenas se parecendo com o ouro, o fogo fará com que se remova cada partícula de sujeira misturada a ele, até ele próprio não existir mais. Mas se o ouro for legítimo, toda a impureza é removida até que o ouro fique só. Quando um cristão passa pela prova da fé, que ocorre por meio da aflição e perseguição, onde todo o pensamento e comportamento humano é vencido pela Palavra, a única coisa que deve restar ao final da sua purificação é o caráter, pois é no seu próprio caráter que se reflete a justiça pela qual o cristão se torna vítima de perseguição e aflição. O seu caráter é o produto acabado que cada filho de Deus que passou pela prova da fé irá demonstrar.

Uma Exposição das Sete Eras da Igreja, págs. 316-317

Mas há um ouro de Deus. I Ped. 1:7: "Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa que o ouro que perece." O ouro de Deus é um caráter semelhante ao de Cristo produzido na fornalha ardente da aflição. Essa é a espécie correta de ouro. Mas que espécie de ouro a igreja tem hoje? Ela tem apenas o ouro terreno que perecerá. Ela é rica. Ela está satisfeita. Ela tem feito da opulência o principal critério de espiritualidade. A evidência da bênção de Deus e da exatidão da doutrina, etc., está agora baseada na quantidade de pessoas ricas envolvidas nisto...

Isso sempre existiu em todas as eras. Cada grupo que se organizou tentará promover-se com a edificação de grandes templos, e tentará vindicar alguma espiritualidade em seus ensinos pela quantidade de membros que possui e os demais ministérios com quem estão associados, porém tudo isso é vaidade. Foi o que Davi tentou dizer: "Certamente que os homens de classe baixa são vaidade, e os homens de ordem elevada são mentira; pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade". E ele ainda disse: "se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração". Muitos avaliam as pessoas e o seu progresso espiritual pelo material, onde aparentemente certas pessoas ou igrejas estariam realmente se destacando na vida, mas na escala de Deus, Davi diz que elas são como o sopro do ar não possui peso algum. São pesados na balança e achados em falta.

"É melhor que venhas antes que seja tarde demais," diz o Senhor, "e de Mim compres ouro provado no fogo, e então serás verdadeiramente rico." Estamos compreendendo isto? Ouça-me: "Nus (fisicamente) viemos ao mundo, porém não o deixaremos nus (espiritualmente)." Oh não, nós vamos levar algo conosco. O que é esse algo, é TUDO o que podemos levar conosco, nada mais e nada menos. Portanto é melhor que sejamos agora bem cuidadosos para ver se levamos algo que nos faça retos diante de Deus. (Algo que prove que praticamos a Sua justiça pela qual fomos alvo de perseguição) Assim, então, o que levaremos conosco? Levaremos o nosso CARÁTER, irmão, é isso que levaremos conosco. Agora, que espécie de caráter você levará consigo? Será que vai ser semelhante ao Dele, cujo caráter foi moldado pelo sofrimento na fornalha ardente da aflição, ou vai ser a debilidade deste povo laodicense sem caráter? Depende de cada um de nós, porque naquele dia cada qual levará a sua própria carga.

Então o que significa exatamente ter o caráter de Cristo? Significa ser um filho de Deus posicionado, exatamente como Cristo foi. Significa ser estável em meio a toda a instabilidade; significa manter-se puro em meio a toda impureza que o cerca; significa viver uma vida posicionada na Palavra em meio a tantos que A comprometeram. Ter caráter significa mostrar-se o que realmente é, sem fingir um comportamento ao esconder-se em uma vida religiosa, ou seja, ao exercer a justiça, e nós já sabemos que isso tudo provoca aflição e perseguição.

Perseguidos Mas Não Desamparados

O apóstolo Paulo disse em 2 Coríntios 4:9 que muitos de nós somos...

...Perseguidos, porém não desamparados...

A palavra que ele usou no grego para "desamparados" foi egkataleipo" (εγκαταλ ειπ ω) que quer dizer "abandonado", "desertado", "deixado em grandes dificuldades", "deixado para trás". Então Paulo nos disse que apesar de todo o tipo de perseguição ou aflição que o cristão pode sofrer, ele sabe que tem um Advogado e que nenhum filho de Deus é desamparado. Ele pode ser perseguido, mas nunca será deixado para trás e entregue às grandes dificuldades. Se este ano foi um ano difícil para você, mas você continuou praticando a Sua justiça, creia que o Senhor não te deixará em dificuldades porque Deus não desampara os Seus santos.

Salmo 37:25, 28

Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado e nem a sua descendência a mendigar o pão... Porque o Senhor ama a justiça (ou seja, aqueles que praticam a Sua justiça) e não desampara os Seus santos; eles são preservados para sempre...

No Salmo 62 Davi nos aconselha a confiar em Deus plenamente, não importa que prova estejamos enfrentando. Ele declara enfaticamente que existe somente um Ser em quem ele pode depender, esperar e confiar, e este ser é Deus. Davi demonstra sua confiança Nele dizendo: "Não serei abalado", do hebraico "mowt" (מוט) que quer dizer "cambalear", "tremer", "escorregar", "ser derrubado", "se deixar cair ou ser fortemente agitado".

Sua fé e caráter lhe capacitaram a permanecer firme, e também era com isso que ele desafiava os seus inimigos. Era como se ele dissesse: "Tente provar para mim que o Deus a Quem eu sirvo é falso. Eu confio Nele e sei que Ele me socorrerá. Ele não me deixará desamparado".

Ele cometeu os seus erros, mas aceitou a correção do Senhor e esteve disposto a ofertar para Deus a sua própria vida para que ela fosse completamente transformada para assim poder viver e praticar a Sua justiça, e sabendo que agora ele estava fazendo isso, sabia também que Deus não lhe deixaria sozinho em suas lutas. Davi neste salmo já era um homem experimentado. Ele tinha a postura de alguém que possui a vida eterna. Quem tem Cristo tem a Vida eterna e somente quando alguém tem Cristo dentro de si é que algo realmente pode mudar em sua vida.

O irmão Branham disse que alguém pode tentar fazer um propósito de ser uma pessoa melhor, mais obediente, mas seus esforços não serão duradouros se junto com eles não lhes acompanhar um caráter que venha de uma vida que foi realmente redimida e transformada.

Deus Tem Um Caminho Provido (08/01/1956) § 7 [Sem tradução]

A cura vem somente de Cristo. E tudo vem... Se a sua conversão... Agora, eu vi pessoas que fingiram, dizer: "Bem, vou virar uma nova página. É ano novo; eu tentarei fazer um pouco melhor neste ano do que eu fiz no ano passado". Mas você descobre que isso não funciona. E também as pessoas que levam a sua cura para o acaso assim. Isso não funciona; não dura. Mas quando um homem ou uma mulher vem a Cristo com um coração completo e crê, até que seja absolutamente algo que muda dentro deles, essa pessoa tem a vida eterna.

Queimando as Velhas Pontes

O irmão Branham falava em queimar as velhas pontes do ano que se passou e que nos deixavam apreensivos e que nos faziam esquecer de quem somos. Precisamos nos desligar de tudo aquilo que possa nos impedir de termos uma postura de filhos de Deus vencedores. Precisamos nos focar no alvo da nossa vocação que é servir a Deus com nossas próprias vidas e deixar que Ele possa viver e falar através de nós. Precisamos nos dedicar e nos consagrar a Deus e deixar que Ele tome a dianteira em tudo que fazemos, pois assim seremos pessoas um pouco menos nervosas. O que podemos fazer é não apenas virar a página no ano novo, mas ter uma nova dedicação e compromisso com Deus, e isso criará uma nova atmosfera ao nosso redor, como o próprio irmão Branham disse que aconteceu com ele e toda a sua família, quando até então estavam sempre apreensivos e preocupados com alguma coisa.

Um Super Sinal (27/12/1959) §§ 19-21

Estou tão contente pelos resultados do reavivamento da semana passada. Estão vendo? Isto não somente produziu um impulso local, mas ao redor, de países diferentes, nós ouvimos disto, que o Senhor foi bom. Agora, se somente queimar as velhas pontes, aprontando as coisas, e entrando no Senhor, preparado para receber as bênçãos; se aquele pequeno tempo fez aquilo, o que seria se continuássemos? Estão vendo? Então, não vamos deixar que isto morra, simplesmente continue derramando mais material todo o tempo; até que os sinais de fumaça sejam vistos ao redor do mundo, que Jesus Cristo vive, e há um fogo queimando em nossos corações. Após ter feito uma nova dedicação, eu mesmo, e minha esposa, e assim por diante, nós observamos que as coisas ficaram tão diferentes ao redor de casa. E não tão nervosos como estávamos, agitados e apreensivos: "Nós não teremos isto e nós não teremos aquilo." Nós simplesmente começamos a fazer as coisas quietamente, e conseguimos fazer mais. (Foi o que Davi disse em seu salmo: "Ó minha alma, espera somente em Deus, porque Dele vem a minha esperança". Você consegue fazer muito mais, se simplesmente continuar mantendo a calma e confiando que Deus está no controle de tudo. Essa também era a esperança e a certeza que Davi tinha.)Então, agora, um novo ano está se aproximando. E nós não cremos em virar páginas novas, nós simplesmente cremos em queimar o velho. (Porque se alguém não conseguir fazer morrer o velho homem, no primeiro dia do ano novo após ter "virado a página", ele voltará a fazer as mesmas coisas velhas do velho homem) Então simplesmente se conserve consagrado para Deus no decorrer do ano que vem, nós não sabemos o que o Senhor fará por nós.

Às vezes para romper com as velhas pontes, Deus nos impõe certas tribulações para remover de nós as ataduras com aquilo que nos impedia de focarmos nossas vidas em Deus e em Sua Palavra. Antes de se sair do mundo é necessário tirar o mundo dentro de nós e tudo isso é um processo, mas se procedermos assim, Deus cumprirá Sua Palavra prometida para conosco.

Shalom (19/01/1964) §§ 183-184

Às vezes é necessário provações para romper de nós as ataduras do mundo, para tirar você do mundo. Pode ser, ter que tirar você do seu credo, primeiro. (O irmão Branham está nos dizendo que às vezes queimar as velhas pontes significa também abandonar os falsos ensinos e doutrinas dos homens) Como um homem que esteja se afogando no rio, você tem que tirá-lo do rio antes de se tirar o rio do homem. É mais ou menos assim que às vezes Deus tem de fazer. Deixe-os colocarem você fora, uma vez, depois tirem o mundo de você. Tem que - tem que tirar você do mundo, primeiro. Às vezes são essas dores de crescimento que causam isso. Oh, sim. Deus fica na Palavra prometida para cada ano novo. Ele fica Nela, este ano, para cumprir o que Ele tem prometido para este ano. Seja o que for, quero estar certo no centro da Sua vontade no futuro, como eles estavam.

O Escudo da Fé

O que precisamos na verdade é de mais fé em Deus. Mas para isso precisamos queimar as velhas pontes e romper com as ataduras que nos prendem a situações que nos levam a termos um tipo de mentalidade e comportamento que nos inibem a crer e confiar em Deus para todas as coisas. É verdade que Satanás peleja contra os filhos de Deus, mas se confiarmos em Deus não temeremos o mal, mas antes, será o próprio mal que temerá em nos defrontar, e é esse tipo de fé que a Igreja precisa ter. Não podemos impedir de Satanás jogar os seus dardos contra nós, mas podemos impedir de sermos atingidos por eles.

Um Super Sentido (27/12/1959) § 193

Oh, que coisa! Preciosa fé! Preciosa, gloriosa fé! Deus, dá-me fé. "Pela fé, Abraão. Pela fé, Isaque. Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim; depois de morto, ainda deu testemunho." Oh, como precisamos de fé! Eu O amo. Eu quero mais fé. Meu desejo nesta vida, e para este ano novo que está chegando, é mais fé em Deus. Deus, tire qualquer dúvida que esteja em minha mente, se alguma vier a se levantar. Satanás peleja contra mim, ele peleja contra você, ele tenta atirar suas flechas. Mas possa eu ter aquele escudo da fé sempre diante de mim, para resistir aos ardis do diabo, para deter, para derribar seus dardos inflamados, é minha sincera oração. Deus os abençoe.

O irmão Branham está nos dizendo que não devemos ser escravos das circunstâncias que são criadas todos os dias em nosso redor para nos amedrontar, entristecer e esmorecer. Temos que resistir e deter tudo isso para que o nosso testemunho como filhos da Luz possa prevalecer, pois quem permanece na Luz não teme trevas nenhuma.

Um Encontro Pessoal Com Deus

Como disse o irmão Branham, há momentos em que as pessoas decidem fazer votos de no próximo ano tentar não fazer mais coisas erradas, porém no primeiro dia do ano eles já quebram os seus votos. Isso porque não é com votos que uma vida é mudada, mas por meio de um encontro pessoal com Deus. É somente isso que realmente transforma uma pessoa. No estudo anterior, "O Filho do Deus Altíssimo", nós dissemos que não devemos partir deste mundo sem ter tido a certeza de que encontramos a Jesus, como Simeão que recebeu uma revelação de que ele não partiria enquanto não visse o Cristo do Senhor.

Desde Então (20/05/1961) § 25 [Sem tradução]

Na maior parte do tempo, as pessoas que cometem erros, no Ano novo, dirão: "Bem, vamos virar uma nova página agora. Nós ficaremos bem logo depois desta noite". E o que eles fazem? Eles simplesmente viram uma nova página para que eles possam voltar a isso no dia seguinte. Todos os seus votos de Ano Novo desaparecem. Isso não funcionará.

Então o que realmente muda é ter um encontro com Deus.

E Desde Então (31/12/1959) § 86 [Sem tradução]

Homens e mulheres, quando vocês se encontram com Deus, vocês são mudados. Nós fazemos os nossos votos de Ano Novo esta noite, e voltamos amanhã de manhã para quebrá-los, no dia seguinte para quebrá-los. Mas o que precisamos fazer não é um voto de Ano Novo, mas precisamos vir frente a frente com Deus e ter a Vida Eterna, nascer de Seu Espírito.

Tudo só se torna realmente diferente quando nos encontramos com Deus face a face.

E Desde Então (31/12/1959) §§ 96-98 [Sem tradução]

Irmão, deixe-me dar-lhe alguns conselhos. Se você nunca encontrou Deus face a face, deixe-me dizer-lhe uma coisa: fique nesse altar. Apenas fique aí até se encontrar com Deus. Então você pode apontar o seu dedo para a noite de Ano Novo, e não dizer: "Eu virei uma nova página, fiz um voto novo", mas "Daquele momento, encontrei Deus e isso mudou a vida, e as coisas foram diferentes, e tudo se tornou novo para mim novamente, a partir daquele momento". No momento em que você se encontrou com Deus. Não se encontra com um Ano Novo. Nós nos depararemos com isso em alguns minutos, depois de algum tempo. Em cerca de duas horas e meia, eu suponho, talvez menos do que isso, estaremos encontrando um novo ano face a face. Nós o cumpriremos com votos; nós o cumpriremos com promessas; vamos encontrá-lo com boas intenções. Vamos encontrá-lo dizendo que tentaremos virar uma nova página; tentaremos fazer diferente. Está tudo bem. Eu aprecio isso. Irmão, nunca será eterno até você conhecer a Deus primeiro. Quando você conhece Deus primeiro, e dali por diante, tudo será diferente.

O Encontro Com Deus Produz o Novo Nascimento

Portanto o que se precisa é não fazer um voto para mudar no ano novo e depois tentar se esforçar para cumprir esse voto, porque você jamais conseguirá, mas o que se precisa é nascer de novo. Com o novo nascimento, você pode dedicar-se ainda mais a Deus, mas não tentar começar tudo de novo, porque o velho homem já deveria estar morto e sepultado, e somente um encontro com Deus face a face é que produz um novo nascimento.

Necessário Vos é Nascer de Novo (31/12/1961) § 69

Você diz: "Irmão Branham, eu venho aqui há muito tempo. Eu fui membro da igreja. Este ano novo eu vou virar uma nova página e começar de novo". Isso não quer dizer assim. Não abrir uma nova página, mas na verdade morrer e nascer de novo. Vê? Você deve se sentir tão culpado quando você está em Sua Presença. Se você vai da maneira metodista, ou da maneira do batista, ou seja como você vá, você deve ser tão culpado e se sentir tão culpado até que você... Isso o matará. Isso mesmo. Você - isso matará você. Sua vida mundana vai morrer bem aí. Você deve se sentir tão culpado na Presença de Deus até que a sua vida mundana morra ali. A pergunta do pecado é para você quando você está em Sua Presença. Quando você se parece assim, você tem certeza de viver, porque você morre. E a única maneira de viver novamente é ser - morrer primeiro para que você possa viver de novo. Agora, veja para onde estou vindo, você não (vê isso?), o que é o nascimento, o novo nascimento. Primeiro morrer para nascer de novo... E se você ainda tem as coisas do mundo em você, você não nasceu de novo. E como você alega nascer de novo e ainda continua com as coisas do mundo penduradas em você? Vê? Como você pode fazer isso?

Nenhum voto por mudança ocorrerá até que se morra para si mesmo.

Desde Então (13/07/1962) § 45 [Sem tradução]

Observe como Deus adverte: "Não minta". Então a cada ano novo você assinará uma promessa: "Eu não vou fazer mais isso". Ah, você tem boas intenções. Certamente. O inferno está pavimentado com isso, com boas intenções. Você não acha que... Você acha que é dessa maneira que se faz isso, apenas presume que é assim que você deve fazer. A cada ano novo apenas dizem: "Bem, vou fazer votos de ano novo. Vou escrever todos eles". E antes de dois dias, você acabou quebrando a metade deles. Veja, você não consegue fazer isso. Jogue o seu pacote de cigarros e veja onde eles se acendem. Você joga a sua garrafa em algum lugar e tem a certeza de que ela não se quebre. Coloca isso em uma prateleira e diz à esposa: "Eu não vou mais fazer isso". Diz ao marido: "Nunca mais vou beber". Mas observa o que você faz com isso, porque você vai voltar a isso, como um porco para o seu lamaçal e um cachorro para o seu vômito. Tem que fazer algo diferente. Você deve morrer para a criatura que você é. Vê? Sim senhor.

Nosso Futuro Está nas Mãos de Deus

Nós não sabemos o que o futuro nos reserva, mas se descansarmos e confiarmos em Deus sabemos que Ele tomará conta de todo o resto, porque o nosso futuro pertence a Ele. Foi isso que Davi fez. Apesar das suas aflições ele não se inquietou, mas confiou em Deus e entregou o seu futuro em Suas mãos.

Shalom (12/01/1964) §§ 144-145 [Sem tradução]

Faça como Davi fez, coloque o seu futuro em Suas mãos. Não olhe para mais nada, mas ponha o seu... Davi disse aqui, ele disse - disse: "Meu tempo está em Suas mãos". Observe aqui nos Salmos onde lemos isso, no 62: "Meu tempo está nas Suas mãos. Ele é a minha Rocha". O que Ele É? (O que Davi quis dizer com o "Senhor é a Minha Rocha?". O irmão Branham irá explicar agora.) "Ele está revelado para mim. Ele é a Verdade revelada. Meu tempo está em Suas mãos". (E como nos ensinou o irmão Branham, o novo nascimento é a revelação de Jesus Cristo a você) Amém. Oh, que coisa! Aí está você. O meu tempo pertence a Ele. Eu sou Dele. Estou em Suas mãos porque Ele segura o tempo. Eu não sei o que o futuro reserva, mas eu sei que Ele toma conta do futuro. Então Aquele que detém o futuro me detém. Então por que eu deveria pensar em determinar isso, aquilo e aquilo outro para o ano novo? Eu simplesmente me coloquei em Suas mãos, andei como Davi: "Meu tempo está em Suas mãos", sabia que Deus tomava conta do futuro. Davi não sabia o que era o futuro, mas sabia que Deus tinha o futuro. Eu não sei o que é o futuro, nenhum de nós sabe. Mas sabemos que Ele toma conta do futuro.

Ele toma conta do nosso futuro porque Ele é a Rocha da nossa salvação e está sempre presente para vindicar a Sua Palavra.

Shalom (12/01/1964) § 165 [Sem tradução]

O ano novo, eu não sei o que reserva, mas sei que Ele o reserva. Essa é a esperança do ano novo que eu tenho. Se Ele vier, Amém. Se Ele não vier, eu ainda estarei trabalhando se Ele me poupar. Eu simplesmente confio o futuro a Ele. Eu não sei o que é, eu apenas confio isso a Ele. Você O viu vindicar a Sua Palavra, então você sabe que isso será feito.

Um Propósito Para o Ano Novo

Devemos então ter sempre um mesmo propósito para cada ano novo, se somos nascidos de novo, que é não virar uma nova página, mas estarmos determinados em nos manter com a Palavra e permanecermos fiéis a Ela.

Shalom (12/01/1964) §§ 237-238 [Sem tradução]

Então, para o ano novo, esteja determinado a permanecer com a Sua Palavra e o que foi prometido, como outros (eleitos) fizeram nos dias dos outros. (...) E para o futuro, mantenhamos firme a promessa. Deus fez isso, cabe a Deus ver isso. Estou apenas seguindo o ritmo. Quando isso bater o tempo e disser: "Este é o fim de William Branham na terra", então irei partir com o ritmo. Depois eu me levantarei novamente com o ritmo. Aleluia. Aquele que bateu, bate-o, bate-o novamente. É o ritmo de Deus: "Eu o ressuscitarei no último dia. Quem crer em Mim tem vida eterna. O que ouve a Minha Palavra e crê Naquele que Me enviou, tem Vida Eterna e nunca entrará em juízo, mas passou da morte para a vida". Eu seguirei a batida da Palavra. Amém. Não é a batida do meu coração; é a batida da Palavra! Não importa o que seja, se o meu coração não bater com a Palavra, então o meu coração está errado. Amém. Pois Ele é a Palavra! Amém. A Bíblia nos diz isso, a Palavra de Deus.

Shalom (19/01/1964) § 190

Pois, assim o ano novo é determinado por Deus, apenas se determine ficar em Sua Palavra. Ande por onde a Palavra diz para andar.

Shalom (19/01/1964) §§ 225-226

Shalom, que a paz de Deus seja Luz sobre você! E quando a Palavra de Deus for vindicada nesta era, completamente, e você A ver e crer Nela, shalom a você! Encare o ano novo com isto, coloque-O como Davi disse: "Eu O porei continuamente diante de mim. Por isso que Ele está à minha mão direita, nunca vacilarei." Se você se encontrar com a morte este ano, que diferença faz? Deus prometeu que Ele o ressuscitaria. Se um acidente matá-lo, que diferença faz? Você tem a Vida eterna, "Eu o ressuscitarei no último dia." Amém. E se algo acontecer? Não importa o que seja, nada pode nos separar do amor de Deus, que está em Cristo. "Fome, perigo, nudez, não importa o que seja, nada pode nos separar do amor de Deus, que está em Cristo." E Ele é a Palavra. Shalom!

Shalom (19/01/1964) §§ 232-233

Se você não estiver pronto hoje, amigo, comece este ano novo certo, comece com sua mão na mão de Deus, a Palavra de Deus em seu coração, dizendo: "Senhor Jesus, não sei que parte desta Sinfonia Tu queres que eu toque, mas quando vier aquela junção para mim ser perseguido, caçoado, zombado, que eu ainda assim tome minha posição para que Tua Sinfonia não seja atrapalhada por causa de mim. Ficarei bem com a Tua Palavra, não importa qual seja Ela. Eu ficarei bem no lugar. E quando a morte bater na minha porta, será parte da Sinfonia. Sei então que, com tanta certeza como a morte baterá na minha porta, a ressurreição também baterá um dia destes, e Tu me ressuscitarás. É parte da Tua Sinfonia. Senhor, deixa-me ser parte hoje, Tu me deixarás?" Quantos gostariam de fazer esse voto, e dizer: "Começando este ano novo, irmão Branham, começando com este encontro, agora mesmo, prometo agora a Deus, tomar minha posição, nunca falhar em ficar bem com a Palavra prometida Dele, e viver exatamente do modo que Ele prometeu, em mansidão e humildade; que Deus tome minha vida e a coloque em Sua grande Sinfonia, que esse mesmo grupo Ele ressuscitará no último dia. Vou levantar a mão, irmão Branham, não para o senhor, mas para Deus. Lembre-se de mim em oração"? Deus abençoe vocês, em todo lugar. O Senhor abençoe vocês. Minhas mãos também estão levantadas.

A Terra Está Espiritualmente Esfriando

O irmão Branham sempre fazia propósitos para Deus e para o seu ministério a cada ano novo que se aproximava, desejando servir melhor a Deus e à Sua causa, e esse deve ser também o desejo e o propósito de todo cristão, o que significa andar na contramão do mundo que a cada dia vai esfriando e rejeitando a Deus mais e mais.

A Competição (31/12/1962) § 65

Por Sua graça eu espero ser um pastor melhor no próximo ano do que eu fui neste ano, eu espero ser um melhor servo para Cristo. Vou me esforçar para tentar viver mais perto, mais verdadeiro, para trazer a Mensagem assim como Ele me dá, e eu vou trazê-la da melhor maneira que eu puder, sem evitar nada do que Ele gostaria que eu desse a você. Eu farei tudo o que eu sei como fazer. E eu sei que você sente o mesmo. Você, você sente assim, todos queremos trabalhar juntos agora, pois as luzes da noite certamente estão ficando fracas, e o sol está se pondo. A Terra está se esfriando, sabemos disso, espiritualmente falando, que a igreja está esfriando e que o avivamento acabou. Nós não sabemos o que vem depois, mas confiamos em Deus para isso, seja lá o que for.

A Deus Pertence a Misericórdia

Davi encerrou o seu salmo dizendo: "A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra". Ele sabia que Deus lhe havia perdoado pelos seus pecados e era só por isso que Ele pôde confiar em Deus como a Rocha da sua salvação. E que da mesma maneira o Senhor Jesus lance os nossos pecados no mar do esquecimento e que nada do que fizemos no passado seja colocado entre nós e Deus como um impedimento para nos abençoar.

E Desde Então (31/12/1959) § 25 [Sem tradução]

Gracioso Pai celestial, é novamente com corações gratos que nos aproximamos deste ano novo. E nós estamos - nos aproximamos de Ti, e trazemos para Ti todos os nossos cuidados do passado, e pedimos que os coloque no mar do esquecimento e não se lembre dos nossos pecados contra nós. E que possamos não só examinar com nosso ser espiritual, mas em nosso - que possamos verificar a nossa comunhão Contigo e nos perdoar de todos os nossos pecados. E pedimos que o Teu Espírito trate conosco esta noite. E se houver algo impuro sobre nós, Senhor, tire-o para tão longe quanto o leste é do oeste, lançe-o no mar do esquecimento, para não lembrar mais disso contra nós, para que possamos entrar neste ano novo limpos, lavados pelo Sangue do Cordeiro, e que estejamos prontos. Que este 1960 seja o maior ano em que já Te servimos. Dá-nos isso extrema e abundantemente.