Contestando o Arminianismo Com a Mensagem da Hora

28/04/2018

Contestando o Arminianismo Com a Mensagem da Hora

28 e 29 de abril de 2018

Cardoso Moreira-RJ

Diógenes Dornelles

Romanos 8:28-30

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

Paulo disse que Deus predestinou para a salvação aqueles que Ele havia conhecido de antemão, e cada filho eleito à medida que veio à terra em seu tempo oportuno, recebeu um chamado de Deus para conhecer a sua vocação e viver não mais para si, mas por Aquele Cordeiro que por eles morreu e ressuscitou. Portanto a eleição de Deus não tem nada a ver com o livre arbítrio ou vontade do homem, mas com um propósito que foi determinado antes dos tempos eternos por Deus, segundo o conselho e o beneplácito de Sua vontade.

Nosso Destino Não Está em Nossas Mãos

Quem entende sobre o significado do livre arbítrio deve saber que uma das coisas que estão incluídas em sua definição é o entendimento de que aquele que o possui, detém o seu destino em suas mãos. Portanto seria o próprio pecador quem determina o seu destino. Todos que defendem o livre arbítrio usam clichês do tipo "o futuro não está escrito", como recentemente o Dr. Sérgio Moro mencionou ao discursar no Fórum da Liberdade de 2018, ocorrido em Porto Alegre. Porém quando confrontamos isso com as Escrituras, somos obrigados a concluir que isso não passa de um sofisma. O nosso destino não é determinado por nós, e o próprio irmão Branham disse que o nosso destino não está em nossas mãos, mas nas mãos de Deus.

A Grande Luz Resplandecente (22/12/1957) § 15

Mas nos dá consolação saber isto, que nós não temos nosso destino nas mãos. Deus tem nosso destino nas mãos. (Ou seja, o teu destino não é uma escolha tua, mas de Deus.) E Ele ordenou que fosse assim, e não há nada que jamais interromperá o programa de Deus.

Isso porque por presciência Deus anteviu tudo aquilo que ia acontecer. Portanto dizer que não está em nossas mãos, significa que não temos o controle disso. Não podemos determinar por nossa própria vontade e nem antever o que e como será, embora tudo já esteja decidido. Sendo assim, o nosso destino não é o resultado de algo que nós mesmos programamos com nossas próprias escolhas, como querem os arminianistas, mas segue algo que Deus já programou, e nenhuma volição humana pode interromper o que Ele programou para cada um de nós, pois a predestinação é um programa de Deus e não do homem, no qual Ele mesmo já determinou aqueles que terão a marca do seu destino, seja para o céu ou para o inferno.

A Marca da Besta (15/07/1956) § 17 [Sem tradução]

Agora, uma marca, a Bíblia fala que a marca da besta seria conhecida pela mão ou pela cabeça. Tenho ouvido isso ser dito de muitas maneiras diferentes, que a tatuagem é um sinal em sua mão, um sinal em sua cabeça. Agora, eu não creio que isso esteja correto com as Escrituras. E haverá um grupo de pessoas que será marcado para o destino no inferno. E haverá pessoas marcadas pelo seu destino eterno no céu. E essas duas marcas correm lado a lado.

Antes da serpente incluir a sua própria semente na criação de Deus, havia apenas a semente de Deus, Adão e Eva, mas por presciência, Deus viu ainda antes de colocar o casal no Éden, aqueles que viriam e que não fariam parte de Sua raça por nunca ter estado Nele como atributos Seus e sem ter tido uma representação no Seu Cordeiro.

Jesus disse que há um tipo de semente na terra que não foi Deus que a colocou:

Mateus 15:13

Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que Meu Pai celestial não plantou, será arrancada.

Existem aqueles que habitam sobre a terra, mas que não estão aqui como a semente eleita de Deus, mas é a descendência ímpia do maligno e que não possui uma representação desde antes da fundação do mundo.

Uma Representação em Deus

Portanto a eleição de Deus consiste nessa representação que todos os filhos de Deus já possuíam em Cristo, pois todos fariam parte da família de Deus e, por consequência, seus nomes já foram incluídos no Livro da Vida do Cordeiro ainda antes da fundação do mundo. A semente da serpente não possui tal representação, portanto Deus não os reconhece como Seus filhos, o que significa que antes de cada um vir à existência, seus destinos já estavam determinados, pois da mesma maneira que é impossível que um filho de Deus se perca, é igualmente impossível que uma semente da serpente se salve. Suas volições ou escolhas não podem mudar os seus destinos porque eles estão atrelados às suas próprias naturezas, como filhos de Deus e filhos do diabo. Eles não se tornaram assim por suas livres escolhas, mas já vieram ao mundo dessa maneira. Como já tivemos a oportunidade de dizer em outros estudos, mesmo que Caim fizesse o mesmo sacrifício de Abel mil vezes repetidamente, ele iria para o inferno da mesma maneira, isso porque o problema todo não estava apenas no que ele havia feito, mas no que ele era. Então Caim poderia ter feito as mesmas obras de Abel, sem que isso mudasse o que ele era.

O irmão Branham chegou a citar um exemplo sobre alguém que tinha uma representação em Cristo e de outro que não possuía.

Futuro Lar da Noiva Celestial (2/08/1964) §§ 132-141

Agora esta pequena mulher, sua primeira vida aqui em cima, ela era uma prostituta. Ela estava lançada a se perder, porém no profundo dela, aqui, havia simplesmente um pouquinho de entendimento. "Eu sei que quando o Messias vier..." Aquilo estava ali. Observe, quando Jesus veio e manifestou a Palavra, ora a Palavra discerniu os pensamentos que estavam no coração (como Hebreus 4 diz que isto será - 4:12 - o que Ele)... a Palavra era um discernidor dos pensamentos do coração, e Ele veio como o Filho do homem, o Profeta. O que aconteceu? Aquele sacerdote unicamente com ensinamento intelectual disse: "Ele é um diabo", porque é disso que sua denominação o chamou. O que fez isto? Ele não tinha representação, então aquilo se enegreceu para ele. Mas esta mulherzinha não tinha nada para apresentar; ela era tão suja e imunda quanto podia ser. Mas veja, em seu profundo ela tinha representação! E então, ela estava buscando que isso fosse feito carne, e quando Ele disse: "Vá e busque seu esposo e venha aqui". Ela disse, "Senhor, eu não tenho nenhum". Disse: "Você disse a verdade", porque você teve cinco, e o que você tem agora não é seu. Você tem tido cinco; esse faz seis que você tem". Ela disse, "Senhor, não... Você não é Belzebu! Eu percebo que você é um Profeta! Agora, nós sabemos que o Messias, o qual é chamado Cristo virá; quando Ele vier, Ele fará isto". Ele dsse: "Eu sou Ele!" Não houve mais dúvida! Você não pode explicar isso! Ela viu; ela creu naquilo. ...?... Porque? O que fez aquilo a ela? Aquilo a redimiu! Agora observe, Ele veio a ser um Redentor. É isso mesmo? O que significa redimir? - trazer de volta. (Trazer de volta para o lugar onde primeiro estava. Nós estávamos em Deus, e agora um por um Deus está trazendo todos os Seus filhos de volta ao lugar onde primeiro estavam, que era em Cristo) Por que Ele não obteve o sacerdote? Ele nunca esteve ali em cima! Ele não tinha representação. (Ou seja, não foi eleito em Cristo. Não tinha genes, não era atributos de Deus. Certamente que Deus sabia que ele algum dia existiria, Deus tinha presciência disso, mas Ele não o conheceu de antemão como um atributo Seu. Ele não o viu quando contemplou ao Seu Filho lá no princípio. Mas quando Deus lá no princípio olhou para o Seu Filho, Ele viu aquela mulher samaritana Nele.) Ele veio para redimir aquilo que tinha caído. Na queda isso conseguiu enredar aquela moça, mas Deus a tinha em Seu pensamento antes da fundação do mundo, e Ele veio para limpá-la. (Não tínhamos uma preexistência, mas estávamos na mente de Deus, portanto Ele nos pre-conheceu) Então ele sabia que ele tinha Vida Eterna. Vê? Onde o sacerdote... Que fez a ele? O enviou diretamente de volta ao seu destino. Ele para começar não tinha nada - unicamente o ensinamento intelectual. Agora ouçam, amigos, se a única coisa que você tem é o ensinamento intelectual, obtenha algo diferente disso! E você nunca será capaz de obter isto a menos que você tenha obtido representação.

A União Invisível da Noiva (25/11/1965)

No princípio era a Palavra e se a Palavra era Deus, então você estava em Deus. (Nós somos partes de Deus, Seus genes) A Palavra, a parte que havia de realizar, esteve em Deus antes da fundação do mundo. Ele te viu, te conheceu, te predestinou para isto. Eu digo a vocês tal como essa águia reconheceu essa voz, assim também reconhece o verdadeiro cristão nascido de novo a Voz de Deus falando através da Palavra, quando eles vêem isto ungido e vindicado.

É por isso que o irmão Branham disse que a predestinação está baseada na presciência, e essa por sua vez, no destino de cada um. E o destino não é exatamente o resultado das escolhas arbitrárias do homem, mas uma consequência daquilo do qual naturalmente ele já foi feito. Num português bem claro, o Céu não é exatamente o destino daqueles que escolheram ir para lá, mas daqueles que realmente foram feitos para ele, e o mesmo vale para os que irão para a perdição eterna.

No entanto, Deus não projetou o inferno para o homem, mas como a semente da serpente surgiu como parte do programa do diabo e não de Deus, então os filhos da perdição teriam que consequentemente ir para o mesmo lugar que foi inicialmente preparado apenas para o diabo e os seus anjos, que já haviam caído em transgressão muito antes do surgimento e queda do primeiro homem.

Todas essas questões são pertinentes a este tema da predestinação, e por mais difícil que fosse para alguns aceitar essa doutrina, volta e meia o irmão Branham precisava mencioná-la, porque de qualquer forma, trata-se de um ensino bíblico.

A Fé de Abraão (18/11/1955) § 19 [Sem tradução]

E "predestinação" é uma palavra difícil entre uma congregação de pessoas, porque a predestinação... Realmente "presciência" é uma palavra melhor. E a predestinação olha lá para a presciência e a presciência olha para o destino. (Ou seja, a predestinação é algo que tem a ver com a determinação prévia de coisas e eventos que foram conhecidos por Deus de antemão.) Que Deus, sendo infinito, no princípio, conhecia o fim desde o começo, portanto Ele sabia o que as pessoas fariam, então Ele poderia predizer o que aconteceria, pois Ele sabia o que seria. Portanto, Ele... Antes que Esaú ou Jacó, qualquer um deles nascesse, Deus poderia dizer: "Eu odiei Esaú, e Jacó Eu amei", porque Ele sabia de antemão o que eles poderiam ser. Ele nunca fez Esaú do jeito que ele era. (O que o irmão Branham está nos dizendo é que embora a semente da serpente estivesse aqui por permissão de Deus, Ele não é o autor dessa semente) Ele não queria que Esaú fosse assim, (Deus não queria que a descendência ímpia da serpente se perdesse, mas essa é a sua natureza e foi para isso que ela veio ao mundo). mas Esaú, por opção, Deus sabia que seria assim. Então é assim que Ele nos conhece hoje. (Ninguém é condenado à perdição somente porque suas ações o levariam a isso futuramente, mas porque ele seria assim.) Ele conhece o seu coração. E se... você pode enganar o seu vizinho; você pode enganar o seu pastor; mas você nunca será capaz de enganar a Deus, porque Ele conhece o seu coração.

Veja que o irmão Branham começa citando "predestinação" e depois muda o termo para "presciência", porque muitos em uma audiência mista não conseguiam aceitar ou entender, porém isso não significa que o irmão Branham mudasse a sua posição sobre o assunto, pois ele sabia que isso estava correto. Veja como o irmão Lee Vayle explicava sobre essa sua atitude de às vezes o irmão Branham ter que mudar de termos para não ferir os seus ouvintes incrédulos.

A Restauração da Árvore Noiva Nº. 13 (18/06/1995) - Lee Vayle [Sem tradução]

"Observe como Deus predestinou no princípio. Eu direi isso de qualquer maneira..."

Por que ele disse: "Eu direi isso de qualquer maneira"? Porque os pentecostais odiavam a palavra "predestinado"; eles não suportam. Tudo é "livre arbítrio", "livre arbítrio", "livre arbítrio"; "Eu posso ir para Deus. Eu posso passar disso e eu posso ir para o inferno. Eu posso voltar para Deus. Oh, aleluia, escapei do inferno! Oh, eu me desviei. De volta para o inferno". Ah, esqueça isso. Quando Deus alguma vez teve cristãos ioiôs? Por favor. Eles odiavam a palavra "predestinação", então ele disse: "Bem, eu usarei a palavra 'presciência'," e eles sorriram.

E veja que foi exatamente o que o irmão Branham fez aqui. Então quando às vezes ele dizia "Não é que Deus predestinou, mas por presciência Ele sabia quem iria se perder e quem seria salvo", isso não quer dizer que ele negasse a soberania de Deus ao escolher os que seriam salvos e os que não seriam, reduzindo dessa maneira a salvação somente a um resultado do livre arbítrio, como querem os arminianistas.

A Aliança de Deus Com Abraão e Sua Descendência (23/02/1956) §§ 15-16 [sem tradução]

A Jesus veio para um propósito específico: redimir aqueles que Deus previu que seriam redimidos. Vê? Agora, Deus não está desejando que alguém pereça, mas que todos viessem ao arrependimento. (Deus adoraria que a semente da serpente de arrependesse e fosse salva, mas sua natureza não lhes dá essa prerrogativa, e Ele sabe perfeitamente que o seu destino quanto a isso já está traçado) Mas para ser Deus, Ele tinha que saber... Agora, a palavra "predestinado", como é usado em Efésios 1:5, predestinar aí, não é uma boa palavra. Isso significa - ao falar de predestinação para as pessoas às vezes as leva a pensar que Deus simplesmente te predestinou para te empurrar através de um pequeno cachimbo, ou algo assim. Isso não está certo. A predestinação remonta à presciência. E a presciência olha para o destino. (Deus conheceu de antemão cada um não somente pelo o que eles fariam, mas também pelo o que eles já eram, seja descendência da raça de Deus ou da serpente) Portanto, Deus sendo Deus antes da fundação do mundo sabia quem seria salvo e quem não seria. Romanos 8, Ele poderia dizer que odiava Esaú e amava a Jacó antes do nascimento de qualquer filho. Porque pela presciência Ele sabia que pequeno impostor que - que Esaú seria, e como Ele salvaria Jacó. Assim, portanto, por presciência, Deus conhecia essas coisas, (Vê?), presciência.

Uma Doutrina Antibíblica

Então quando o irmão Branham citava em seus sermões sobre o "livre arbítrio", ele não estava fazendo disso algo realmente bíblico, pois tal expressão sequer se encontra na Bíblia, mas ele usava essa expressão apenas para ser compreendido pelo povo, sem com isso concordar com todas as implicações que isso envolve.

A Semente Sinal do Tempo do Fim Nº. 6 (20/10/1993) - Lee Vayle [Sem tradução]

Toda essa conversa sobre livre-arbítrio, é melhor você tomar muito cuidado quando o irmão Branham fala sobre agência moral livre. (A razão desse cuidado é porque você poderia fazer uma lista com vários parágrafos onde o irmão Branham mencionava "livre arbítrio" e lamentavelmente confundir-se pensando que ele apoiava essa doutrina da forma como os arminianistas o fazem) É melhor você ter muito cuidado, porque ele explicou, e ele disse: "Na sua alma há um poder de decisão para receber ou rejeitar". Isso é tudo que ele está dizendo a você. E quem vai fazer isso? O papa por você? Sua mãe, seu pai, irmã, irmão? Não. Você faz. Então vocês são agentes morais livres, por assim dizer. Embora eu goste do que o velho Dr. Pink disse. Ele disse: "Descubra para mim na Bíblia onde diz: 'livre arbítrio moral'." Apenas encontre a palavra "agente'." Até mesmo descubra a palavra "moral". Procure a palavra "livre". Você não é livre até que Cristo te liberte. Então é melhor você ter cuidado quando o irmão Branham faz estas declarações. Ele as faz para que as pessoas entendam o que ele está dizendo. Vê? Tudo bem.

Então o irmão Branham podia usar a linguagem do povo apenas para ser compreendido, sem com isso concordar com as implicações do que o livre arbítrio ensina.

Quem é Este Melquisedeque? Nº. 12 (11/09/1988) § 80 - Lee Vayle

Bem, eles dizem: "Bem, eu creio no livre arbítrio". Eu quero que você encontre essa palavra na Bíblia - livre, moral e agência. Eu estou com o Dr. Pink sobre isso. Você diz: "Bem, o irmão Branham usou". Sim, mas ouça como ele a usou. Ele não a usou como o mundo aqui fora a usa.

Então jamais tente usar um parágrafo de um sermão do irmão Branham mencionando "livre arbítrio" para depois negar a predestinação ou tentar criar um ensino falso de que a semente da serpente poderia ser salva. Se alguém tenta usar um sermão do irmão Branham ou mesmo um versículo da Bíblia para provar um ensino errado, é porque esse indivíduo não pertence à Noiva.

Deidade Nº. 14 (6/08/2000) §§ 34-35 - Lee Vayle

E tentaremos ler um capítulo disso mais tarde, referente à soberania de Deus e a eleição e a predestinação, que é o que nos dá grande regozijo, e o mundo odeia isto. A igreja católica com aproximadamente um bilhão, condena isto. E os protestantes, que chegam perto de um bilhão, eu diria que... Eu duvido se um milhão entende a predestinação ou que tem qualquer proveito nisto, porque eles têm um deus de seu próprio livre arbítrio e de sua própria livre opinião. E eles gostam de limitá-Lo, e eles gostam de fazê-Lo dizer o que eles querem que Ele diga. Irmão e irmã, nós não fazemos isto, se nós fazemos, não somos a Noiva, claro e simples. Porque nós compreendemos a soberania; nós compreendemos a liderança.

Realmente o livre arbítrio se tornou um deus para muitos religiosos, quando o irmão Branham disse que nem para o Seu próprio Filho foi dado livre arbítrio para fazer o que Ele quisesse, mas somente o que Deus determinou de antemão para Ele fazer.

A Ele Ouvi (05/01/1957) § 89 [Sem tradução]

Então a Palavra de Deus, que é infalível, prova que Jesus Cristo não curou ninguém até que Deus Lhe mostrasse uma visão do que fazer. Encontre um lugar na Bíblia onde um profeta fez alguma coisa sem que Deus lhe mostrasse o que fazer. Não é o homem; é Deus. Nem mesmo Deus reconheceu a carne do Seu próprio Filho para dar-Lhe livre arbítrio para o que quer que Ele fizesse. Ele fez exatamente como o Pai Lhe disse.

Quando alguém diz que faz o que quer isso é uma evidência de perdição, pois prova que ele serve à carne, que é serva do pecado, enquanto que alguém que é servo de cristo, faz a vontade de Cristo, e ano a sua própria. Como o irmão Lee Vayle disse, somente aqueles que nasceram de novo é que são de fato livres, porque não são mais escravos da sua vontade carnal, mas servos de Deus, prontos para fazer apenas a vontade Dele.

Então veja que só porque o irmão Branham falava em livre arbítrio, não quer dizer que ele fazia disso a causa para um homem obter a sua salvação. Deus simplesmente viu o destino de cada um através da eleição.

Adoção 1 (15/05/1961) § 106

Ouça isso. Predestinação olha lá para a presciência - quero dizer eleição. A eleição remonta à presciência e a predestinação olha para o destino. Não se esqueça que aquela eleição olha para trás aqui, aqui está: "Eu era um carrapicho. Eu nasci em pecado, formado em iniquidade, vim ao mundo falando mentiras, nascido entre pecadores. Pai e mãe e toda a minha família, pecadores, eu era um carrapicho, mas de repente me tornei um grão de trigo. Como isso aconteceu? Eu - isso, o que é isso? Eleição. (Ou seja, antes da fundação do mundo Deus viu quem receberia a Sua Palavra e quem não receberia. Quem era a Sua semente e quem não era) Deus, antes da fundação do mundo, elegeu que o carrapicho se tornaria um grão de trigo. (Na verdade ele sempre foi um grão de trigo, mas até que ele reconhecesse o seu chamado e vocação ele atuava como um joio ou carrapicho, embora não fosse um) "Agora, eu sei que sou um grão de trigo, porque estou salvo. Como faço isso?". Olhe para trás e veja que Ele predestinou isto há muito tempo atrás. Pela presciência, Ele viu que eu O amaria, então Ele fez uma propiciação através do Seu próprio Filho, para que através Dele eu pudesse me tornar de um carrapicho a um grão de trigo. "Agora, onde eu estou agora?". Estou salvo; eu estou andando na graça de Deus. "Para o que a predestinação olha?". Para o destino. (E isso é algo que não está nas nossas mãos, mas nas mãos Dele) "Para onde Ele me levará e para onde eu irei?". Isso é com você. Aí está você.

Então embora pode-se chamar de "livre arbítrio" a faculdade do homem de fazer escolhas e tomar decisões, por outro lado esse conceito está muito limitado no que se refere à sua salvação. O irmão Brian Kocourek mencionou certa vez em um de seus estudos que a predestinação do homem não estava baseada nas escolhas que o homem faria, mas por uma determinação de Deus mesmo.

Desesperos Nº. 4 - A Presciência de Deus (9/03/2016) Brian Kocourek

A principal ênfase na presciência de Deus como ensinado na maioria dos púlpitos NADA TEM A VER HOJE com a verdadeira essência de Deus pelo planejamento pré-consciente, mas foi DISTORCIDA POR COMPLETO ao ponto onde está sendo ensinado que a presciência de Deus tem a ver com a escolha do homem e da aceitação passiva de Deus dessa escolha e, portanto, Deus fazendo Sua escolha com base no pré-conhecimento da escolha que você fará. Agora, a fim de compreender a presciência de Deus ou a pré-ordenação de Deus, temos de olhar para as Escrituras, sem qualquer filtro denominacional sobre nossos olhos. Devemos estar dispostos em nosso coração a ler a Palavra de Deus da maneira que Ele a escreveu, ao invés da forma como fomos ensinados a interpretá-La. Quando a Palavra de Deus fala de Seu propósito eterno e de um plano, Ela mostra como Ele escolhe alguns para serem conformes à imagem de Seu Filho. No entanto, A MAIORIA DOS MINISTROS ESTÃO CEGADOS POR SUA FORMAÇÃO BÍBLICA, QUE NA REALIDADE É O TREINAMENTO ANTI-BÍBLICO, e assim, eles argumentarão que a eleição está baseada na presciência de Deus, e esta presciência é interpretada por eles como significando que Deus previu certas pessoas que seriam mais maleáveis do que as outras, e que elas iriam responder mais ansiosamente à chamada de Deus, e que, porque Deus sabia que eles iriam crer, Ele em conformidade, predestina para a salvação. Mas ESSE TIPO DE PENSAMENTO NÃO SOMENTE É FUNDAMENTALMENTE ERRADO, MAS DESASTROSO SOBRE O SEU RELACIONAMENTO COM UM DEUS SOBERANO. Esse tipo de pensamento leva para longe a soberania de Deus, substituindo-a pela soberania do homem, e sua capacidade de tomar uma decisão certa, sem a intervenção divina. (Ou seja, ninguém busca a Deus, portanto é impossível que alguém seja salvo, a menos que Deus intervenha na vontade do homem, cuja propensão natural é de fugir ou de não obedecer a Deus) CRER NO PODER ABSOLUTO DO LIVRE ARBÍTRIO É ACABAR COM A SOBERANIA DE DEUS e com a natureza soberana de Seu plano e propósito. Este ponto de vista da presciência de Deus É COMPLETAMENTE CONTRÁRIO ao que as Escrituras realmente ensinam. Dizer: "Deus previu que certas pessoas creriam em Cristo e, portanto, Ele os predestinou para a salvação", é exatamente o OPOSTO DO QUE A ESCRITURA ENSINA. As Escrituras estabelecem que Deus, em Sua soberania, escolheu alguns para serem destinatários de Sua graça imerecida. Agora, Deus não força o homem a fazer qualquer coisa. Você o faz em seu próprio livre arbítrio. Ele irá avisá-lo, Ele pode até mesmo jogar uma barricada em seu caminho, mas você anda por seu próprio livre arbítrio e de tomar as suas próprias decisões em Sua Presença para saber se você vai obedecê-Lo ou não. Mas isso não faz com que você faça algo totalmente independente do que Deus preparou para você fazer. Satanás perverteu o plano de Deus para o seu próprio plano. Mas só porque Ele te deu o livre arbítrio isso não significa que Ele olha no futuro para o que você escolheu e estabelece todo o Seu plano de redenção com base na sua escolha.

Quando a Linha Divisória da Misericórdia é Ultrapassada

Existem algumas Escrituras usadas por arminianistas para provar o livre arbítrio, as quais iremos analisar aqui, e uma dessas se encontra nas seguintes palavras do apóstolo Pedro:

2 Pedro 3:9

Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.

O que podemos entender com essa Escritura é que Pedro poderia simplesmente estar dizendo aqui que Deus não tem prazer no perecimento de ninguém, mesmo sabendo que alguns perecerão de qualquer maneira, pois é o seu destino e isso não pode ser mudado. A prova disso é que Deus falou para Caim mudar suas atitudes de revolta por Ele não ter aceitado a sua oferta de sacrifício. Deus sabia perfeitamente que Caim não iria mudar de posição, mas mesmo assim, Ele fez uma aproximação apenas para mostrar que aqueles que são destinados à ira não aceitam a correção de seus erros, por mais que tentam demonstrar alguma religiosidade, como Caim fez. Portanto o problema não estava somente na sua oferta, mas em si próprio, pois mesmo que Caim ofertasse corretamente, isso não mudaria o que ele era. Portanto Deus estende a Sua misericórdia para todos, mesmo para um incrédulo, até o momento em que a sua rejeição ultrapasse aquela linha onde a partir de então, Deus mesmo começa a endurecer o seu coração para que ele não aceite a correção.

A Presença do Senhor Jesus (12/06/1955) § 28 [Sem tradução]

Lembre-se, se você despreza a misericórdia, não resta mais nada a não ser juízo. Isso é tudo o que você pode... Se você ultrapassar e passar por cima da linha divisória da misericórdia, não resta mais nada a não ser juízo. Então, Deus, antes de fazer qualquer coisa aqui na terra, Ele sempre envia um aviso.

Então Jesus Chegou e Chamou (13/02/1964) § 118

Chegou a hora da ação. Chegou a hora de crer ou não crer. Essa linha separadora chega a todos os homens e mulheres. Ela vem para todos os filhos. Às vezes, quando você passa por essa linha, nada mais resta a não ser uma coisa, que é o juízo, quando você passa entre a misericórdia e o juízo, quando você passa por essa linha.

Alimento Espiritual a Seu Tempo (18/07/1965) § 32

Nada resta senão juízo quando se ultrapassa a linha da misericórdia.

O Anjo do Senhor (14/04/1951) § 51

Agora, irmão, está tudo bem o que você disser sobre mim. Mas tenha cuidado com o que você disser sobre Deus. Bem, talvez, o que seria se você pudesse estar errado? Se você estiver errado, você poderia atravessar a linha de separação, e não haveria perdão neste mundo ou no mundo por vir para você. Sabia disso? Jesus disse: "Todo aquele que falar uma palavra contra o Espírito Santo, nunca será perdoado neste mundo ou no mundo vindouro". Essa é a Sua Palavra? Tão essencial como quem nasceu do Espírito de Deus... A menos que um homem seja nascido da água e do Espírito, ele não pode entrar no Reino.

O que podemos entender é que uma evidência de perdição pode ser obtida quando alguém insiste em não se corrigir, pois uma vez que a linha de misericórdia é ultrapassada, não há mais arrependimento.

O Ano de Jubileu (03/10/1954) § 80 [Sem tradução]

Agora, a parte ruim disto é que, amigos, se você fizer agravo ao Espírito Santo uma vez com muita frequência, então você cruzou a linha de separação. Você chega a um ponto onde não há mais arrependimento para você, e você será selado no reino das trevas, onde você nunca verá o Senhor Jesus. Você nunca verá a esperança da Vida e ficará marcado para todo sempre.

O Princípio e o Fim da Dispensação Gentia (09/01/1955) § 44

Agora, é permitido que alguém vá até certa distância, porém há uma linha de separação entre a Vida e a morte. Você nunca deve cruzar isso. Está vendo? Você pode seguir com a sua pequena insensatez por um tempo, porém é melhor você saber onde está a linha. O Senhor já o advertiu em alguma coisa? Ele adverte, a todos nós, puxa as rédeas da advertência, e diz: "Agora chega." Então é melhor você observar o que você está fazendo, daquele momento em diante, se você está pisando do outro lado em direção a essa linha.

Então quando alguém cruza a linha de misericórdia, Deus endurece o coração do incrédulo no sentido de permitir que ele tenha a mente do diabo para crer em uma mentira e fazê-lo pensar que ele está certo.

O Selo de Cristo (12/03/1955) § 26 [Sem tradução]

A sua consciência até diz a você que isso é a verdade, a menos que você tenha cruzado a linha de separação. Cruze a separação, e então você tem um - você foi entregue a uma - uma mente do diabo, uma ilusão, para crer em uma mentira e ser condenado por ela, pensando que você está certo.

O apóstolo Paulo também disse que é o próprio Deus que às vezes envia a operação do erro para que alguns dêem crédito à mentira.

2 Tessalonicenses 2:11-12

E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam na mentira; para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.

Quando alguém cruza a linha de separação, ele perde a noção de que está em pecado, mas enquanto o pecador tiver noção de seus pecados, isso é um sinal de que a misericórdia ainda está disponível para ele.

Jeová Jiré (27/01/1958) § 45 [Sem tradução]

Você diz: "Irmão Branham, eu tenho sido tão pecador; creio que cruzei a linha divisória". Não, você não cruzou, ou você não estaria aqui esta noite.

Sou Eu, Não Temais (29/03/1960) § 26 [Sem tradução]

Talvez o médico diga que você não pode mais viver. Talvez você pense que cruzou a linha de separação, e não pode ser salvo. Isto é errado. Contanto que você tenha o suficiente de Deus sobre você para vir aqui a esta igreja esta noite, há esperanças de que você seja salvo, desde que o Espírito de Deus esteja lidando com você. E contanto que você tenha fé suficiente para vir aqui para receber oração, estar sob a atmosfera do Deus vivo, sob Sua proteção e Suas asas, se você simplesmente usar essa fé e se apegar à promessa de Deus, você ficará bem. Deus prometeu isso. É o que Deus disse.

Mas quando alguém conhece a verdade e resiste em aceitá-la, ele estará cruzando a linha de separação.

Poder de Deus Para Transformar (11/09/1965) § 195

Não cruze essa linha de separação, veja. "Quando você sabe fazer o bem e não o faz, para você isso é pecado".

Porém alguns usam aquelas palavras de Pedro alegando ser impossível harmonizar essa Escritura com a ideia de Deus escolher pessoas para serem destruídas. Mas o que Pedro aqui está dizendo é que Deus sempre tem em Sua mente o número certo daqueles eleitos que serão salvos, e é exatamente desses que Deus não quer que nenhum se perca.

Romanos 11:25-26

Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): (Como os judeus estavam rejeitando o Evangelho enquanto os gentios estavam aceitando, estes poderiam pensar que Israel estava sendo rejeitado por Deus para sempre) que o endurecimento veio em parte sobre Israel, (E é Deus mesmo Quem endurece depois que alguém ultrapassa a linha de misericórdia) até que a plenitude dos gentios haja entrado. E assim todo o Israel será salvo.

Então Deus está dando o tempo que for necessário para que aqueles da eleição que restam ser salvos alcancem a salvação, cada um em seu tempo oportuno, porque Ele não quer que nenhum desses se perca.

Hebreus 4:6

Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência.

Apocalipse 6:11

E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.

Então como podemos ver, essa Escritura de Pedro mais favorece a predestinação do que o arminianismo.

Deus Quer Que Todos Sejam Salvos

Vamos agora para uma outra Escritura muito usada pelos arminianistas para negar a doutrina da predestinação.

1 Timóteo 2:4

O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

Os arminianistas usam essa passagem para dizer que ninguém foi designado por Deus para a perdição e que o plano de Deus é de que todos se salvem. Porém eles nunca leem essa passagem dentro de seu contexto, porque quando Paulo disse isso para Timóteo, ele estava confirmando que com a morte e ressurreição de Cristo, a salvação agora não estava disponível apenas para quem fosse judeu, como até então se pensava, mas que essa salvação havia chegado a todos os homens, incluindo os gentios, dos quais ele era apóstolo. Foi por isso que mais adiante ele disse:

Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade.

Até então os judeus pensavam que o Senhor era Deus somente deles, mas agora Paulo tenta mudar essa sua concepção equivocada.

Romanos 3:29

É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente.

Paulo estava tentando trazer luz às Escrituras, porque em várias ocasiões Deus havia prometido que estenderia a sua benignidade para todos os povos, sejam judeus ou gentios.

Isaías 56:7-8

Também os levarei ao Meu santo monte, e os alegrarei na Minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no Meu altar; porque a Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Assim diz o Senhor Deus, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram.

Jesus mencionou que havia outras ovelhas fora do seu aprisco e que também deveriam ser ajuntadas, e Ele estava se referindo aos gentios.

João 10:16

Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também Me convém agregar estas, e elas ouvirão a Minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

Então veja que a salvação para as demais nações era um mistério da Bíblia que estava encoberto, e que agora Paulo estava tentando mostrar para a igreja.

Efésios 3:4-6

Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, o qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos Seus santos apóstolos e profetas; a saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho.

Ou seja, Deus agora quer a salvação de todos e não só de Israel. Portanto quando Paulo disse que Deus quer salvar a todos foi para deixar claro que a salvação não era mais uma exclusividade dos judeus, mas que também estava disponível para os gentios, ou seja, para qualquer um que invocasse a Cristo como seu salvador.

Romanos 10:12

Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que O invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Mas o que precisa ficar muito bem claro é que na teologia do apóstolo Paulo somente aqueles que são chamados por Deus é que O invocam, e Deus agora está chamando não somente os judeus, mas também os gentios, ou seja, todos.

1 Coríntios 1:24

Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.

Observe que Paulo disse que estava pregando o evangelho de Cristo para aqueles que haviam sido chamados por Deus e nós entendemos que Deus somente chama aqueles que Ele mesmo predestinou.

Romanos 8:29-30

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

Então quem são os judeus e gentios chamados por Deus para salvação? Somente aqueles que Ele predestinou. E assim nós voltamos àquilo que os arminianistas não podem aceitar: somente aqueles que Deus predestinou para salvar é que serão salvos. O desejo de Deus do qual Paulo falou é exatamente o mesmo mencionado por Jesus:

João 6:40

Porquanto a vontade Daquele que Me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê Nele, tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia.

A Incompreensão é Proposital

O irmão Branham não defendeu esse ensino de que a salvação é para todos, inclusive para a semente da serpente, do contrário, ele estaria contrariando a sua própria doutrina e ensino.

Desesperos (01/09/1963) § 11

Temos de pregar salvação de uma maneira que seja para todos, o que nós sabemos que não é. Temos que pregar cura divina para todos, mesmo sabendo que não seja. Está vendo? Jesus veio para salvar aqueles que estavam no Livro da Redenção antes da fundação do mundo. Ele somente veio para salvar aqueles. Quem são eles, eu não sei. ...Ninguém pode vir a menos que Deus o tenha chamado. Isto é verdade. Então há muitas pessoas que não serão salvas. Nós sabemos disto. Elas, bem, Deus sabia disto antes que o mundo começasse, que elas não seriam salvas.

O irmão Branham disse que segundo a Bíblia existem homens que estão destinados a se perderem.

Experiências (25/07/1952) § 15 [Sem tradução]

E para você pessoas cristãs, chegando esta noite, pessoas se assentando ao redor da cidade, o poder de Jesus Cristo se movendo ao redor, assentos vazios colocados aqui no auditório. "Como foi nos dias de Noé, assim será na vinda do Filho do homem". Vê? Ali estão eles; eles estão despreocupados. Eles tiveram muito líquido de embalsamamento injetado neles até que eles não podem... Bem, eles foram predestinados para serem assim. Isso te chocou, não foi? Mas essa é a verdade. Eu posso provar isso pela Bíblia. Que homens estão predestinados a se perderem.

E em algumas ocasiões, o irmão Branham chegou até mesmo a dizer que Deus de propósito deixava alguns confusos a fim de não serem esclarecidos, e por consequência, salvos.

O Desvelar de Deus (14/06/1964) § 22

Agora, o meu tema esta manhã, eu espero confiantemente que Deus revele isto. E cada vez, se você que toma as fitas e ouve, e eu tenho esperança e espero confiantemente que-que você tenha tido um entendimento espiritual daquilo que Deus tem tentado fazer a Igreja compreender sem dizê-lo diretamente. Está vendo? É uma coisa, às vezes, nós temos de dizer coisas de uma tal maneira que possa diminuir, possa levar uns a saírem, alguns a irem embora, (Ora, por que Deus faria isso, se como dizem os arminianistas, é desejo Dele que todos os homens sejam salvos? Não deveria Deus falar abertamente para que todos pudessem entender e se converter?) e outros a-a-a ponderarem a respeito. Mas isso é feito propositalmente. Precisa ser feito dessa maneira.

Estaria o irmão Branham falando alguma coisa que fosse contrário às Escrituras? De modo nenhum, pois Jesus mesmo quando pregava por parábolas a fim de deixar Sua audiência confusa, explicou que isso fora feito porque as Escrituras disseram que Deus queria que fosse feito daquela maneira.

Mateus 13:10, 13-15

E, acercando-se Dele os discípulos, disseram-Lhe: Por que lhes falas por parábolas? (A pergunta exatamente foi essa: "Por que Você fala de forma encoberta? Por que Você não explica claramente certas coisas que Você diz?") ...Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, (Jesus agora irá mostrar uma Escritura para explicar aos discípulos que Ele estava apenas seguindo o programa de Deus) que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E Eu os cure.

Porque Jesus faria isso se quisesse que todos fossem salvos. Então Jesus usa essa Escritura para dizer aos Seus discípulos: "Eu estou propositalmente pregando sem dizer as coisas diretamente, porque precisa ser feito dessa maneira, justamente para que alguns se endureçam, não compreendam, não se convertam e nem sejam salvos".

E o que Jesus fez foi exatamente a mesma coisa que William Branham fez, sem explicar claramente certas coisas acerca do seu ensino. Foi por isso que Deus não poderia escolher um teólogo para ser o Seu profeta, pois alguém assim tentaria fazer todo o esforço possível para ser compreendido, mas não era o desejo de Deus de que nesse tempo do fim todos pudessem claramente entender o que Ele estava fazendo, e ser assim aceito por todos. Portanto até mesmo a falta de instrução do irmão Branham serviu para os propósitos de Deus, justamente para que o Seu servo não fosse por todos compreendidos, tanto pelo seu ensino, como por suas próprias limitações para ensinar. Gordon Lindsay certa vez chegou a dizer para o irmão Branham que ele não deveria ensinar, porque esse não ser o seu ministério, devendo apenas ministrar a cura divina. Porém Lindsay não estava entendendo que era exatamente assim que Deus queria que o Seu profeta agisse, sem deixar tudo tão claro para que nem todos entendessem, exceto os Seus eleitos.

Então como entendemos que o ministério do irmão Branham era o mesmo ministério do Filho do homem, sua audiência não poderia nestes dias compreender a sua linguagem, da mesma maneira como não puderam compreender nos tempos de Jesus.

João 8:43

Por que não entendeis a Minha linguagem? Por não poderdes ouvir a Minha Palavra.

Aqui Jesus cita ao menos dois problemas. O primeiro foi de que eles não conseguiam entender a Palavra de Deus que Jesus lhes dizia. A palavra "linguagem" vem do grego "lalia" que quer dizer "discurso", "dialeto", também "pronúncia" ou "modo de falar que revela o país de origem da pessoa que fala". Jesus não era da Judéia e sim da Galiléia, cujo dialeto e pronúncia era um pouco diferente dos demais judeus. Aliás, todos os discípulos de Jesus eram galileus assim como Ele, exceto um que foi Judas, que era da cidade de Karioth, que ficava no sul da Judéia, daí o seu nome Iscariotes. Então todos os discípulos de Jesus falavam e tinham o mesmo sotaque de Jesus, exceto Judas, portanto tampouco Judas conseguia entender a linguagem de Jesus.

E da mesma forma, para que sejamos Seus discípulos, temos que ter o mesmo "sotaque" de Jesus, temos que falar a Sua mesma linguagem, crer na mesma doutrina, ter o mesmo sentimento, o mesmo coração, a mesma mente, a mesma unção e o mesmo Espírito.

Nem Todos Têm Ouvidos Para Ouvir

O outro problema mencionado por Jesus é de que eles não conseguiam ouvi-Lo. Jesus disse em outras ocasiões:

"As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz e Me seguem". "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele Comigo".

Mas alguns crentes não conseguiam ouvir a Palavra de Cristo, no sentido de receber e de entender, como os setenta discípulos que depois se afastaram por terem achado o Seu discurso duro demais. Porém lembre-se que as Escrituras dizem que há um povo que não consegue dar ouvidos à Palavra porque já vieram ao mundo desviados desde a sua concepção.

Salmo 58:3

Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras. Têm peçonha semelhante à peçonha da serpente; são como a víbora surda, que tapa os seus ouvidos.

Quando alguém ouve, mas insiste em não aceitar o que se ouviu, eles estão atuando como essas víboras surdas. Então porque não há nada neles para que a Palavra se hospede, isso os impossibilita de compreendê-La, ainda que eles A ouvem e digam que creem. Jesus disse que era por essa razão que Ele falava por meio de parábolas, a fim de dificultar até mesmo para esses que se diziam crentes de entenderem o que Ele estava dizendo.

E veja que até mesmo com o povo de Israel o Senhor fez algo assim, pois todos os que morreram no deserto pereceram porque o Senhor em um ato soberano não lhes permitiu que compreendessem a Sua Palavra até o dia em que toda aquela geração passou.

Deuteronômio 29:2-4

Tendes visto tudo quanto o Senhor fez perante vossos olhos, na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra; as grandes provas que os teus olhos têm visto, aqueles sinais e grandes maravilhas; porém não vos tem dado o Senhor um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje.

Veja então que é Deus mesmo Quem faz alguém entender e aceitar a Sua Palavra; isso não tem nada a ver com o livre arbítrio de alguém ou com o seu esforço pessoal de desejar ouvir e aprender. Somente para aquela nova geração que surgiu e que herdou a Terra Prometida é que o Senhor lhes deu um coração para entender, ou seja, lhes deu a revelação da Sua Palavra, e a menos que o Senhor conceda isto ninguém entenderá, e ninguém deve discutir com Deus porque Ele é soberano em Seus propósitos. Veja, portanto, que ninguém pode ser salvo a menos que Deus mesmo conceda um coração para entender, olhos para ver e ouvidos para ouvir, e isso não depende de quem quer ou de quem corre, mas de Deus em usar da Sua misericórdia.

Porém tudo que os arminianistas sabem fazer é citar a Escritura de Apocalipse:

Apocalipse 22:17

Quem quiser receba de graça a água da vida.

Eles usam isso para dizer que todos têm a oportunidade para ser salvo, bastando da boa vontade pessoal e do querer de cada um. Porém eles ignoram que Paulo disse que se alguém quer, foi porque Deus colocou neles o Seu querer.

Filipenses 2:13

Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade.

É Deus que põe nos eleitos o querer e o realizar, e essa é justamente a coisa mais difícil dos arminianistas aceitarem: Deus não fica apenas assistindo e deixando que os eleitos sozinhos O aceitem. Deus faz com que as coisas aconteçam. Então o que faz alguém querer ser salvo é Deus mesmo ao colocar neles essa vontade, mas esse querer de Deus só tem efeito nos eleitos. Aqueles que estão destinados à perdição, ainda que recebam o favor de Deus, o rejeitarão, porque o querer de Deus perde o seu efeito em alguém que não é da eleição. Cristo morreu também por eles, mesmo sabendo que O recusariam, para que assim a culpa de sua perdição recaia sobre eles mesmos e não sobre Deus.

1 João 2:2

Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro".

Essa é outra Escritura muito usada. Deus realmente mostra favor para todos, mas o problema é que nem todos foram destinados a aceitar que precisariam dessa propiciação.

A Pior Teologia Que Possa Existir

O irmão Lee Vayle disse que a doutrina mais falsa que poderia ter vindo até o homem é a de que Deus poderia salvar a todos.

Quem é Este Melquisedeque? Nº. 6 (17/08/1988) § 71 - Lee Vayle

Você sempre foi um filho de Deus. Ouça, vou dizer a você, a teologia mais podre, fétida e liberal de todo este mundo veio sob a face do homem, os arminianistas, e eles disseram: "Vocês são réprobos e Deus desceu e salvou uma cabra, e Deus desceu e salvou um porco". Ele nunca salvou uma cabra e Ele nunca salvou um porco e jamais salvou uma galinha. Isso é uma mentira do inferno e se você acredita nisso e aceita isso em seu crânio hoje há algo de errado com o seu espírito.

Jesus não veio para salvar a todos, mas somente aqueles que viriam a ser os Seus irmãos ou os filhos de Deus.

Quem é Este Melquisedeque? Nº. 8 (28/08/1988) § 82 - Lee Vayle

Nós não somos cães, ou bodes ou galinhas. Jesus não veio para os cães e bodes e galinhas, e para os chimpanzés - embora eles sejam o elo perdido, por assim dizer. Ele nunca veio para redimir a serpente. Ele veio para resgatar os Seus irmãos, os próprios filhos de Deus.

O Rastro da Serpente

Embora a semente da serpente tenha se misturado com a raça humana criando uma miscigenação que não estava no programa de Deus, ainda assim Ele conhece aqueles que são Dele, e as obras de cada um sempre tem evidenciado a sua proveniência.

Batalhando Pela Fé Que Uma Vez Foi Dada Aos Santos (14/06/1953) §§ 18-21 [Sem tradução]

Tudo ao longo da Escritura, pensamos em Babilônia. Quando Babilônia apareceu pela primeira vez, olhe ao longo da Bíblia. Babilônia apareceu lá atrás. Sabe, Nimrode construiu a Babilônia. A primeira Babilônia foi chamada de "portões do céu". Depois foi chamada de "confusão". E é onde a idolatria começou. Nimrode era um filho de Cam, que veio de um filho de Caim. Observe as sementes quando elas surgirem...

Aqui o irmão Branham está nos dizendo que a semente da serpente passou pela arca de Noé. Porém aqui o irmão Branham diz que Cam era filho de Caim, enquanto que a Bíblia nos diz que Cam era filho de Noé. Houve aqui algum erro de interpretação por parte do irmão Branham? De modo nenhum. O irmão Branham estava dizendo que espiritualmente Cam veio de Caim, ainda que naturalmente viesse de Noé, da mesma maneira como Jesus não negava que os líderes de Israel fossem naturalmente filhos de Abraão, mas ao mesmo tempo os chamou de filhos do diabo por serem sua descendência espiritual (João 8). Portanto se Cam era de filho de Noé, e se Noé foi o último filho de Deus puro e sem mistura com os genes da serpente, isso significa que a semente da serpente veio não por ele, mas por meio de sua esposa.

A Semente da Serpente (28/09/1958) § 197

Agora, Noé e seus filhos os quais saíram, Cam, Sem e Jafé, saíram da linhagem justa. Como a semente chegou ao fim? A semente veio na arca, assim como no princípio através da mulher, suas esposas. Elas carregaram a semente de Satanás através da arca, assim como Eva embalou a semente de Satanás para dar à luz a Caim, através da mulher.

Continuando em Batalhando Pela Fé...

...Veja o que eles carregam. ...Descubra onde sua semente está. Agora... e o que é... Agora, Caim e Abel eram ambos homens muito religiosos, e um deles era o tipo de Cristo, e o outro era o anticristo. Caim era tão religioso quanto Abel. Amém. Observe-o. Então muitas vezes você percebe, olhe aqui, assim como Caim matou Abel no altar, assim Judas matou Jesus no altar, o qual Caim e Abel eram um tipo de Judas e Jesus. No transcorrer de tudo existem os prós e os contra. Olhe na arca. Havia uma pomba e havia um corvo, ambos assentados na mesma arca, no mesmo poleiro. E um deles estava disposto a subir... Os dois podiam voar. Ambos eram aves. E um, se você notar, era uma dieta. Quando eles soltaram o corvo, ele pôde voar de carcaça morta para carcaça morta e comer e ficar satisfeito. Mas a pomba não encontrou descanso para as solas dos pés. Ela... Uma pomba não possui nenhum fel, então não pode digerir isso. Que tipo bonito da Igreja... Um homem disse: "Bem, eu sou cristão, mas eu posso fazer o que quiser". (Mas Paulo disse: "Tudo é lícito, mas nem tudo me convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei vencer por nenhuma delas) Irmão, isso mostra outra coisa... O homem é conhecido por suas obras; seus frutos dão testemunho do que você é. E este velho corvo podia ir de corpo a corpo e comer carcaça morta, e se sentir satisfeito, mas a pomba não encontrava descanso para as solas dos seus pés. Ela voltou para casa novamente. E todo homem que é nascido de Deus, você pode se desviar ou cair, mas se você é nascido de Deus, você está voltando para a arca como qualquer coisa no mundo. A Igreja do Deus vivo terá que se mudar para a arca. Você não tem nenhum fel. Deus fez tudo isso quando Ele te purificou e fez de você uma nova criatura em Cristo Jesus.

A Adoção é Somente Para os Eleitos

Então veja que não existem bodes-ovelhas que se convertem em ovelhas ou vice-versa. Na verdade não existem bodes, mas somente ovelhas. Deus salvará somente os que estavam Nele como uma representação. Ele toma aqueles que são Seus e os adota, ou seja, dá-lhes autoridade.

A Semente Sinal do Tempo do Fim Nº. 2 (15/09/1963) - Lee Vayle [Sem tradução]

Não existem ovelhas-bodes. Não. Essa vida não existiu desde a eternidade, do próprio Deus. Deus não vai trazer uma vida que não seja Dele. Adoção não é onde Deus toma um bando de bodes e os transforma em ovelhas. Isso é muita tolice. Essa palavra "adoção" significa "colocar", "dar a prova a", "dar a posição a". Tudo bem.

Então somente as ovelhas de Deus é que podem nascer de novo. Os bodes não podem. Porém os arminianistas tentam provar que até os réprobos podem ser salvos, quando Paulo disse que estes são aqueles que rejeitaram a fé, ou seja, ultrapassaram a linha de misericórdia porque eles resistem à verdade.

1 Timóteo 3:8

E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.

A Semente da Discrepância Nº. 10 (19/03/1995) Lee Vayle [Sem tradução]

Não é engraçado? O mundo quer dizer a todos que somos todos réprobos. Em outras palavras, somos todos cães que podem nascer de novo, e que todos os porcos podem nascer de novo, e que todos os bodes nascem de novo. A doutrina da reprovação é uma mentira do abismo do inferno! Se você é uma semente de Deus, não há como você ser réprobo ou reprovado. Como Deus pode reprovar um de Seus filhos? Veja, esses sujeitos não conhecem a Bíblia.

E saiba que dentro dessa Mensagem você encontrará pessoas assim. Eles resistirão à Verdade até o fim. Eles até dirão que creem na Mensagem, alegando inclusive que você só deve ficar com o que as fitas dizem. Tudo até parece muito bonito, mas na verdade o discurso deles é apenas para contender, coisa da qual até Paulo foi vítima.

Filipenses 1:16

Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção... (significa desentendimento verbal ou de ideias; altercação, debate, disputa. Eles não creem como você e querem debater) ...anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.

Você sabe que o balido de uma ovelha e de um bode é muito parecido, mas com a Bíblia e a Mensagem você consegue discernir as diferenças. Então ninguém que tenha esse espírito de contenção poderia obter isso após ouvir fitas, porque esse definitivamente não é o tipo de espírito que alguém receberia após tê-las ouvido. Isso não pode sair das fitas. Ele certamente obteve isso de algum outro lugar, menos delas. Há unção nas fitas. Unção para curar, para tirar a cegueira do dogmatismo clerical, mas não esse tipo de espírito que alguns demonstram ter e que não está nas fitas. Você não pode converter algo que é doce em amargo. Um filho de Deus que ouve as fitas e as entendeu, tirará apenas doçura delas, amor, compaixão, convicção de pecado e temor a Deus, e não altivez ou soberba. Foi por isso que o irmão Branham disse que "Cem crentes carnais nunca ficarão na presença de um cristão genuíno".

Um Profeta Semelhante a Moisés (20/11/1959) § 34 [Sem tradução]

Que possamos deixar nossos corações tão envolvidos Nele, e nossos espíritos tão submetidos, que Ele possa mover-Se e remover o nosso próprio pensamento, e simplesmente fazer o nosso pensamento, confirmando a Sua Palavra. Então sairemos e diremos: "Verdadeiramente, Deus está conosco".

Nós estudamos com o irmão Branham de que Judas era um apóstolo escolhido pelo próprio Cristo, e que ele não usava nenhum poder demoníaco, mas a mesma unção que os outros onze possuíam. Entretanto, houve um momento em que aquela unção o deixou para dar lugar à unção do diabo.

A Unicidade da Unidade (28/01/1958) § 13-5

Agora, unidos no dia do Pentecostes, ou pouco antes, os discípulos foram todos limpos. Todos os seus pecados foram perdoados, e Jesus o Pastor, a velha galinha, por assim dizer, como Ele disse que os teria reunido como uma galinha à sua ninhada, então quando o espírito do diabo foi detido, esperando pelo tempo de encher... E ainda em tudo isso, apenas doze homens, um deles tem a unção do diabo.

Então embora Judas tivesse recebido algo de celestial, isso não pôde mudar a sua natureza. Como disse o irmão Vayle, não existe um bode-ovelha; ou é uma coisa ou é outra.

A Igreja Natural e a Espiritual

Existe uma igreja natural e uma espiritual. Porém a espiritual nunca tenta tirar vantagem da natural. Ela não tenta sobressair. Ela simplesmente dá testemunho do que está dentro Dela pela sua própria vida. Existe uma igreja espiritual da terceira etapa e ao mesmo tempo uma igreja natural da mesma, que conforme disse o irmão Branham, apareceria agora em nossos dias para personificar a verdadeira. A diferença entre as duas será de que a igreja espiritual não sairá por aí alardeando que tem a Abertura da Palavra ou que está na Terceira Etapa. Ela não tentará reconhecer-se com tais alcunhas. Ela não se ostentará. A Noiva não sente necessidade alguma de fanfarrear. Ela não precisa fazer reuniões com letreiros bem grandes tentando dizer o que Ela é ou que Ela possui um avivamento, pois Ela simplesmente o tem. Janes e Jambres é que fizeram isso nos dias de Moisés: "Nós somos os tais. Nós temos isso". E é o que os personificadores da terceira etapa estão fazendo agora. Estes são os que sempre estão buscando vindicar-se, pensando serem astronautas quando ainda estão se debatendo em suas carroças vazias. A fé de arrebatamento já foi entregue à Noiva. Ela apenas está aguardando o momento em que ocorrerá um grande despertamento que culminará na sua partida para se encontrar com o Noivo quando Ele voltar.

A igreja esteve caída desde quando organizou a Palavra a partir de Roma, mas Deus tem levantado os Seus santos nesse tempo do fim. Cristo, o Segundo Adão, está em busca também da Sua segunda Eva, que terá o Seu mesmo Espírito, o mesmo amor, a mesma fé. Quando Ela estiver completa, então Ela estará também pronta para subir ao Lar.

A Obra-Prima (05/07/1964) § 176

Observe a grande obra-prima, da família. O marido e a mulher não podem ser verdadeiramente uma família a menos que eles sejam um. Eles têm que ser. Se não forem, eles não são uma boa família; a esposa puxando para um lado, e o marido para outro. Isso tornaria uma família horrível. Mas de acordo, com amor um pelo outro, isso é uma família. E agora isso foi a obra prima de Deus, e agora toda a verdadeira família aqui retrata isso. Vê? E agora a Obra-prima da família chegou novamente, Cristo e Sua Noiva, prontos para vir. O segundo Adão, a Segunda Eva, prontos agora para voltar ao Seu Lar.

Cristo é o Mistério de Deus Revelado (28/07/1963) § 163

Qual é o Seu propósito agora? Expressar-Se como um Filho, veja, e, agora, que Nele possa habitar "a plenitude da Divindade corporizada." ...através de toda a Escritura, esse é que foi o propósito de Deus. ...E através desta Vida deste Filho, Sua cruz, "o Sangue," diz aqui, "de Sua cruz," para que Ele pudesse reconciliar Consigo um Corpo, uma Noiva; a qual é Eva, a segunda Eva. E Deus deu isto em um tipo, como Ele fez com Moisés e todos eles. A mesma coisa Ele fez em Adão e Eva, dando um tipo, que eles eram Cristo e a Noiva. Ele é o segundo Adão; a Igreja é a segunda Eva.

Essa Noiva que Deus está preparando nestes últimos dias não pode mais cair, porque assim como Deus estava em Cristo, agora Cristo está em Sua Noiva eleita refletindo as características de Seu Pai por meio Dela. Ela é parte de Seu corpo, da mesma maneira que Eva foi parte de Adão. Se no passado a igreja deu ouvidos a um arrazoamento, hoje ela não poderá mais ser enganada porque a Pedra de Coroa está fazendo Dela o Seu Corpo completo e perfeito.

Cristo é o Mistério de Deus Revelado (28/07/1963) § 413

Olhe! Deus em Seu corpo, Cristo; e Cristo em Seu Corpo, a Noiva. Oh, que coisa! Deus manifestado em Cristo; Cristo manifestado na Noiva! E assim como Deus tirou do corpo de Adão, a mulher, e ela caiu; então Deus tem tirado do Corpo de Cristo, Sua carne, Seu Corpo, o qual é a Sua Palavra, e está trazendo para fora uma Noiva que não se deixará enganar por denominação ou credo. Não, senhor. Mas Ela está voltando com a pura e inadulterada Palavra de Deus sendo manifestada.

Veja, Adão não abandonou sua esposa, assim como Cristo não abandona a Sua Noiva, porque Ela não pode pecar, pois Ela anda de modo digno segundo a confissão com que foi chamada, e porque Cristo está manifestado na Noiva, Ela anda como Cristo andou. Essa Noiva vem sendo formada desde a primeira era da Igreja, para ser, conforme já vimos, o Corpo completo de Cristo, que são os eleitos em unidade com Sua Palavra porque são parte da Palavra como Eva foi uma parte de Adão, e foi justamente essa Palavra que A separou dos bodes e cabritos.

Cristo é Revelado em Sua Própria Palavra (22/08/1965) § 77

Veja, através da era nós começamos desde a fundação, desde a primeira era da igreja quando a Semente foi para o chão, a Semente completa. Então ela veio através dos pés, Lutero; voltou depois através de Wesley; depois nos pentecostais, as línguas, nos lábios, veja; agora está no olhos, profético, de Malaquias 4 e assim por diante. E agora, não há nada mais restando para isto vir, a não ser Ele Mesmo para entrar nisso, porque esta é a última coisa que há. A seguinte é a inteligência, e nós não temos nenhuma inteligência própria; é a Dele. Vê? Não temos nenhuma visão própria. Como pode um homem prever estas coisas? Ele não pode fazê-lo; é Deus mesmo. Veja, está - está chegando a um lugar. E Ele tem dirigido o corpo através de todo o caminho, então o Corpo completo de Cristo é revelado na forma de uma Noiva que foi tirada do Seu lado, como Adão fez no princípio - ou melhor, como foi Adão, no princípio.

A Recompensa Para os Que Creram

Então veja que há uma recompensa para cada filho de Deus que aceitou a Palavra de Deus sem arrazoamentos, sem comprometê-La por nada, e que aceitou também abrir mão de todo o prestígio que poderia ter tido se quisesse seguir a homens e os seus sistemas.

Provando Sua Palavra (16/08/1964) § 232

Haverá uma ressurreição dos mortos. Ele confirmará. Isso mesmo. Ele provará. Haverá um Arrebatamento da Igreja. "Como será?" Não sei, mas Ele provará. A Sua Palavra é verdade. Haverá um Milênio. Ele provará, Essa é a Sua Palavra. Haverá novos céus e nova terra. Ele provará, porque a Sua Palavra disse que sim. E somente os justos estarão aí. Ele também provará. Isso mesmo. Somente os que foram feitos parte desta Palavra (veja, será a parte deles e a posição deles nesta Palavra para a era deles) serão os únicos que estarão lá. Porque é exatamente isso, Ele é a Palavra. E o que é uma mulher? A imagem de um homem. E o que é a Igreja? A imagem da Palavra. (Não a imagem de um grupo, não a imagem de um sistema de homens que escraviza um povo, não a imagem de uma doutrina) Veja, exatamente isso. Está vendo? De modo que estará lá, exatamente. Somente os crentes verdadeiros na Palavra Dele conhecem Isto e podem crer Nela. E Deus os auxilia a provar, isso mesmo, que é verdade.

A ressurreição dos mortos, o Arrebatamento da Igreja, o Milênio e os novos céus e a nova terra, tudo isso já pertence à Noiva; isso tudo já é uma realidade para Ela, porque Ela não questionou a Deus e a Sua Palavra, da qual Ela mesma é uma parte. A Noiva é uma imagem, disse o irmão Branham, um reflexo da Palavra, assim como a mulher é a imagem do homem, uma vez que os genes que constituem a mulher foram passados a ela pelo primeiro homem, Adão, porém sua esposa Eva, caiu, mas a Segunda Eva, que é a Noiva do Segundo Adão, Cristo, essa não pode cair, pois cada filho de Deus que compõe essa Noiva leva consigo os mesmos genes e atributos de Deus. Cada um deles possuía uma representação na eternidade cujos nomes também já estavam escritos no Livro da Vida do Cordeiro desde antes da fundação do mundo. Estes são os vencedores, os fiéis, os escolhidos, os filhos treinados, que habitarão para sempre no Tabernáculo de Deus.

Mas o irmão Branham disse que tão certo quanto saber que você será salvo, também é certo de que você será tentado, porque se somos ordenados a crer em toda a Palavra, também somos ao mesmo tempo tentados a não crer em toda a Palavra.

Investimentos (24/11/1963) § 23 [Sem tradução]

Depois de ter recebido esta política que eu estou falando esta manhã, a segurança, a segurança da salvação, você sempre é tentado. E sempre existe... O Reino de Deus não vem pela observação, e nós sabemos que você é tentado. Cada filho que vem a Deus deve ser um filho treinado.

O povo de Deus sempre foi tentado a aceitar um arrazoamento no lugar da Palavra de Deus, e é justamente isso que lhe impede de ter uma boa confissão de sua fé; por isso que Paulo disse: "Rogo-vos, que andeis de modo digno da vocação com que fostes chamados".

Desde o Éden os filhos de Deus foram tentados a acrescentar ou tirar uma palavra, como o que aconteceu com Eva no Jardim. Porém isso também serviu como um tipo, pois assim como a esposa do primeiro Adão comprometeu a Palavra de Deus, o irmão Branham disse que a mesma coisa fez a segunda Eva ou a Eva espiritual quando aceitou um credo romano no lugar da fé dos apóstolos.

Terceiro Selo (20/03/1963) §§ 129-130

A Eva natural caiu, no Éden, por ouvir o arrazoamento de Satanás contra a Palavra de Deus. Foi assim que ela caiu. Muito bem, senhor. Ela caiu porque fez isso. A Eva espiritual, agora, que é a igreja, a Noiva de Cristo. Ela caiu, não no Éden, mas em Roma, veja, no Concílio de Nicéia, quando rejeitou, aquela igreja pentecostal que foi até Nicéia, e ouvindo o arrazoamento romano, ao invés de se agarrar à Palavra, ela caiu. E tudo ao seu redor morreu com ela, ao seu redor. Agora, do mesmo modo que a Eva natural caiu, a Eva espiritual caiu. A noiva de Deus caiu-caiu no jardim; (Creio que ele quis dizer "a Noiva de Adão caiu") a noiva de Cristo caiu em Roma, (Vê? Note) pelo mesmo arrazoamento contra a Palavra de Deus.

Porém assim como Adão não desistiu de sua esposa, Cristo, o segundo Adão, não desistirá da Sua segunda Eva. Deus tem preparado uma outra Obra-Prima, que é a Noiva de Jesus Cristo, que é a Sua segunda Eva, e será essa Segunda Eva que estará unida em acordo com o Seu Segundo Adão para voltar ao Lar, que é o Paraíso de Deus. Esse Corpo será completo, nenhum membro ficará de fora, porque é Deus quem opera tanto o querer como o realizar, e a obra que Ele começa Ele termina.

Toda a Doutrina Deve Basear-Se Somente na Palavra De Deus

Agora, a semente da eleição não é confirmada somente pelas obras, mas também pela sua confissão de fé, que deve basear-se em uma doutrina que encontra amparo na Palavra de Deus, pois toda a doutrina verdadeira que seja bíblica deve vir da Palavra de Deus.

Deus Guarda a Sua Palavra Nº 1 (06/03/1957) [Sem tradução]

O Urim e Tumim ficou de fora, porque aquele sacerdócio terminou. Mas o Urim e Tumim de Deus hoje são a Palavra de Deus. A Palavra é o Seu Urim e Tumim. Ai daquele que acrescentar ou tirar qualquer coisa deste Livro. Esta é a verdade eterna de Deus. E no dia em que há pessoas dizendo: "Oh, nós não precisamos da Bíblia. Ela tem sido traduzida quinze vezes ou mais; como vamos saber qual está certa?". Até que os céus e a terra passem, a Palavra de Deus nunca passará. Toda a doutrina e tudo mais da Bíblia, o que temos na igreja, deve basear-se na Palavra de Deus, deve vir da Palavra. Não somente em um lugar, mas de Gênesis a Apocalipse, deve dizer a mesma coisa, porque não podemos basear os nossos pensamentos sobre uma pequena Escritura. Pois a Bíblia diz: "Na boca de duas ou três testemunhas, que toda a palavra seja confirmada".

O Que é a Mensagem Hoje?

E a doutrina que temos que confessar é a doutrina da Mensagem da hora. Porém muitos não entendem o que é exatamente essa Mensagem da hora. O irmão Brian Kocourek me disse:

Se você fizesse uma pergunta para as pessoas desta Mensagem e para os pastores, você descobriria que a maioria não teria a menor ideia de qual seria a resposta. A pergunta é: "O que é a Mensagem?". (What is the Message?) Diga-lhes para lhe dar uma resposta em uma frase.

Infelizmente muitos estão resumindo a Mensagem apenas a uma forma teológica sobre de que maneira se deve crer em Deus. Os unicistas dirão que a Mensagem da Hora é que Jesus é Deus. Talvez alguns que não sejam unicistas dirão que a Mensagem é de que Jesus é o Filho de Deus. Mas vamos deixar que o próprio irmão Branham nos diga com suas breves palavras o que é a Mensagem.

A Maior Manchete de Notícia da História (24/04/1961) § 44

Ele ressuscitou dos mortos. Ele está vivo. Qual é a mensagem hoje? Venha, creia, diga aos outros que Ele ressuscitou dos mortos. Ele está vivo e aparece para a Igreja eleita esta noite. Como Ele apareceu então, o que Ele faz então... Eu sempre lhe disse que Deus é infinito e não pode mudar. E se essa foi a Sua atitude para com o mundo, depois da ressurreição, é a mesma coisa hoje. E Jesus testemunhou a mesma coisa, dizendo: "Como foi nos dias de Sodoma, assim será na vinda do Filho do homem".

É nisso que se resume a Mensagem da hora, que é entender que Deus está aqui Se revelando para a Sua Igreja, a Segunda Eva de Cristo, às Suas ovelhas. E o irmão Branham disse que o seu ministério não era exatamente para explicar Quem Deus era, mas de que simplesmente dizer que Ele está aqui.

Desde Então (13/07/1962) § 102 [Sem tradução]

Quantos sabem que há uma diferença entre a aparição de Cristo e a vinda de Cristo? São duas palavras diferentes. Agora é a aparição, a próxima será em breve. Ele está aparecendo no meio de nós, fazendo as obras que Ele fez uma vez, em Sua igreja. Agora, você é parte dessa igreja e, pela graça, você crê. Eu sou membro dessa igreja. Agora, eu não sou um pregador. Você sabe que eu não sou. Eu não tenho instrução para fazer isso. Às vezes eu me sinto relutante em pé aqui por homens de Deus, que são chamados para esse ofício. Há apóstolos, profetas, mestres, pastores e evangelistas. Nem todos são apóstolos, nem todos são profetas, nem todos são mestres, nem todos são evangelistas. Eu estou aqui de pé... Mas o meu ministério é um ministério diferente de um pastor ou mestre. Eu sou... eu não sou. E se eu disser coisas erradas, irmãos, perdoe-me. Eu não quero dizer isso. Mas este é o meu ministério (vê?) Para declará-Lo, que Ele está aqui.

Então uma vez de posse disso, sabendo que Deus está aqui e que Ele quer Se revelar e manifestar através da Sua Igreja, o que Ele requer de nós é que nos afastemos de Babilônia e de todo o sistema criado pelo homem e que nos refugamos somente na cruz de Cristo.

Fuja Para Cá, Venha Depressa (02/02/1958) § 47 [Sem tradução]

Então qual é a mensagem? Qual foi a Sua mensagem? Apresse-se e saia daqui. Ora, afaste-se dessas grandes paredes denominacionais. Afaste-se dessas paredes do pecado em que você esteve rodeado. Esses velhos atos de televisão imoral e todo esse material de jornal e todas essas revistas de "História Verdadeira"; fique longe disso. Todos esses céticos. "Eu me pergunto se isso poderia ser uma telepatia? Eu me pergunto se poderia ser isso?" Depressa, vá embora. Saia e corra para o meio da misericórdia de Cristo. Ela está na cruz porque há espaço na fonte por você. Pense nisso e, pela fé, receba-O.

Então nós não podemos nos gloriar em crer na Mensagem do dia se o Cristo que está aqui agora não estiver Se revelando em nossas vidas, pois se assim for, de nada adiantará crer nessa Mensagem. E como disse o irmão Brian, muitos A levaram apenas para o lado mental, como um conjunto de ideias e teorias a serem cridas. O irmão Brian disse:

Há uma grande diferença entre saber de algo intelectualmente como um credo e ter isso revelado a você em sua alma. Muitas pessoas chegam nesta Mensagem e podem ter sido boas pessoas de igreja, e muitos têm saído da Mensagem. Isso porque eles nunca foram nascidos de novo, e eles realmente nunca tiveram qualquer experiência com Deus.

A evidência do batismo ou do novo nascimento não é apenas uma concepção intelectual da Palavra para a hora, mas é uma verdadeira audição, reconhecer e então agir sobre a Palavra. O irmão Branham disse: "Se você recebeu a Vida de Cristo na sua vida Ele Se expressará em você". Tem que ser. Será que nós somos chamados para nos tornar branhamitas? Deus nunca nos chamou para essa finalidade. Ele nos chamou para que nos tornássemos no que éramos para ser, filhos e filhas de Deus.

Então não pense: "Graças a Deus que eu nasci em uma igreja da Mensagem, então está tudo bem comigo", porque a menos que você tenha recebido um novo nascimento você ainda irá perder o arrebatamento.

Se muitos têm a doutrina correta pela revelação e não somente por uma concepção intelectual, então essa mesma doutrina terá que produzir a Vida da revelação que é o próprio Cristo em nós, a esperança da glória. Fé é uma revelação e se ela é realmente revelada ela deve manifestar uma energia e essa energia deve manifestar-se em uma ação.

A palavra "revelação" significa "manifestação da verdade divina". E se não houver uma manifestação de Cristo em você, não há a revelação de Cristo em você. Porque crer e revelação não são a mesma coisa. Revelação significa que há uma manifestação para o que você crê.

Se alguém apenas confessa crer na Mensagem e não tem essa Vida de Cristo em si então ele está somente sendo um cristão artificial da Mensagem.

O Casamento do Cordeiro (21/01/1962) §§ 92-102

Você não pode ser um cristão artificial. Você pode ser um cristão artificial professo, mas você não pode ser um cristão até Cristo ser injetado em você através do batismo do Espírito Santo. Então você está ligado com Ele, e não são mais dois; são um. Cristo prometeu estar em nós, como o Pai estava em Cristo. "Eu e Meu Pai somos Um. Você e Eu somos Um," (Vê?) Cristo em nós. Tudo o que Deus era, Ele derramou em Cristo; e tudo o que Cristo era, Ele derramou na igreja para continuar a obra do Evangelho. Então nos tornamos ligados a Cristo, não por nome artificial, mas através de uma realidade do Espírito Santo de Vida. Então, através do poder de Sua ressurreição, somos tirados das coisas mortas do mundo e colocados com Ele em lugares celestiais. Amém. Eu gosto disto.

Então se a Mensagem deste dia é para declarar a Presença de Cristo em nosso meio, a melhor prova de demonstrarmos que cremos nessa Mensagem e de que A recebemos em nossas vidas é de podermos refletir através de nós mesmos essa Presença de Cristo. Se somos aqueles filhos eleitos de Deus que tiveram uma representação no Cordeiro que foi imolado desde antes da fundação do mundo, então temos que refletir a Presença de Cristo por meio de nossas próprias vidas hoje.

Identificação (23/01/1963) §§ 112-114 [Sem tradução]

Temos que assumir o inteiro e completo Evangelho. (Assumir quer dizer não somente crer, mas viver o evangelho) Nós devemos. E agora, sendo que temos nos identificado como pessoas cheias do Evangelho, vamos moldar o nosso caráter. Somos convidados a sermos moldados à Sua imagem, para que possamos refletir a Sua Presença. "E as obras que Eu faço vós também as fareis. A vida que Eu vivo, assim vivereis".

Nota: A observação "[Sem tradução]" que colocamos ao lado de cada parágrafo, refere-se aos sermões do irmão Branham usados neste estudo, e que até o momento em que foi preparado, ainda não havia sido encontrada nenhuma tradução para o português.

Parte 1

Parte 2