De Volta aos Fundamentos

28/05/2017

De Volta aos Fundamentos

28 de maio de 2017

Diógenes Dornelles

Apocalipse 2:1-5

Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo Meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.

Como sabemos, esse é um relato não somente de uma igreja local da Ásia Menor, mas também ao mesmo tempo um quadro espiritual da primeira era apostólica da igreja cristã, onde todos tinham a profundeza de Deus e da Palavra revelada. No entanto, essas profundezas de Deus foram aos poucos dando lugar às "profundezas de Satanás", como disse o irmão Branham no livro das Eras. Os cristãos dessa era possuíam uma verdadeira experiência pessoal do Espírito de Deus habitando dentro deles, e suas mentes eram iluminadas pela sabedoria e conhecimento de Deus através da Palavra, mas gradativamente tudo isso foi dando lugar a uma amnésia espiritual até ao ponto em que a igreja passou a perder a sua total identificação com Deus. Tudo isso porque a igreja se organizou e substituiu a Liderança do Espírito Santo pela de um homem, e apesar de todo o conhecimento que eles possuíam começaram a agir como insensatos.

Mateus 7:26

E aquele que ouve estas Minhas Palavras, e não as cumpre, (não obedece) compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.

Veja que Jesus não põe a culpa em Suas Palavras por serem supostamente desprovidas de algum poder, mas é da responsabilidade daquele que as ouve cumprir e aplicar o que ouviu, do contrário nada irá acontecer. Esse foi exatamente o problema com a igreja no princípio. Os efésios não eram ignorantes da Palavra; eles A conheciam, porém em algum momento deixaram de cumpri-La, ao ponto em que as eras posteriores A rejeitaram por completo.

Um Outro Éfeso na Era de Laodicéia

Mas o irmão Branham disse que foi prometido nos últimos dias dar à igreja remanescente o mesmo espírito pentecostal dos cristãos primitivos com a restauração da Palavra original. Portanto o que fez a Noiva do tempo do fim voltar à doutrina apostólica, foi de a mensagem que veio a ser pregada para ela nessa última era ter sido a mesma mensagem pregada na primeira era. Alfa se torna Ômega e agora Ômega se torna Alfa outra vez. A mensagem desta última era tem que ser a mesma da primeira era, o que significa que em Laodicéia, a Noiva voltaria a ser efesiana.

Um Paradoxo (17/01/1965) §§ 90, 143

E nos foi prometido outro, outro Efésios. Está previsto aqui na Escritura, portanto eu creio que estamos vivendo em Éfeso novamente. (...) E quanto mais Ele prometeu, quanto mais está deixando na Bíblia, até esta mesma era em que estamos vivendo, os Efésios novamente, das eras da igreja. Temos sete eras da igreja, e nos foi prometido que na Era da Igreja de Laodicéia haveria outro Éfeso. Isso mesmo. E estamos aqui. Eu creio, com todo meu coração, que Jesus Cristo fez a promessa.

Dizer que estamos vivendo em um outro Éfeso significa que estamos sendo sustentados pelo mesmo alimento que sustentou os cristãos primitivos. E isso nos torna colunas do Evangelho no tempo do fim, pois para o irmão Branham "coluna" tem a ver com a fundação apostólica em que todos estão firmados.

A Era da Igreja de Filadélfia (10/12/1960) § 265 [Sem tradução]

"Ao que vencer, farei uma coluna no templo do Meu Deus..." "Coluna". Uma coluna ou uma "fundação". Fundação no templo da Casa, ou da Casa de Deus. "O templo do Meu Deus", ou "a 'Casa' do Meu Deus". É uma coluna, a fundação. Estes são os que tomaram a Palavra que ouviram (no versículo 8), e voltaram ao fundamento.

Portanto todos os que voltaram para os mesmos fundamentos apostólicos são colunas na casa de Deus. Porém só é possível chegar a esses fundamentos através do ministério de ensinamento. E o que fez a igreja ao longo das eras se afastarem desses fundamentos, foi justamente desprezarem o ensino da Palavra. E embora a Igreja deste dia tenha alcançado a mesma revelação apostólica da Palavra, Satanás tenta convencer os santos a desprezarem este ensino, pois foi exatamente dessa maneira que a igreja caiu no passado e se organizou. E vemos nesses dias este ciclo se repetindo outra vez muito sutilmente. Muitos não estão realmente interessados em serem ensinados, a fim de compreender tudo o que o mensageiro pregou. Certa vez o irmão Branham disse para o irmão Lee Vayle que assim como estavam desprezando o seu ministério de cura, da mesma maneira o ministério de ensino de Lee Vayle também seria desprezado.

Nós entendemos que é o ensinamento contínuo da Palavra que dá suporte para a Igreja conservar os fundamentos que lhe foram restaurados. E é exatamente isso que temos insistentemente feito, que é mostrar vez após vez, a Mensagem de William Branham e comparando-a com as Escrituras. É verdade que para alguns não surte nenhum efeito, porque há uma diferença abismal entre alguém ser ensinado e ao mesmo tempo aplicar na prática o que aprendeu. Mas só porque alguém não consegue aplicar e viver a Palavra não significa que Ela seja sem efeito. Só porque os efésios deixaram de cumprir a Palavra que lhe foi ensinada não significa que Ela não possuía poder.

Porém alguns pregadores têm divulgado a retórica de que uma ministração com muitos parágrafos e versículos não é o suficiente para uma congregação, mas que é necessário o poder da revelação dos trovões para se avivar uma igreja e ver a manifestação dos sinais.

Primeiro a Palavra, Depois os Sinais

Mas antes que um crente possa obter qualquer sinal, ele deve primeiro desejar conhecer e obedecer a Palavra de Deus para o seu dia, porque Deus nunca colocou os Seus sinais à frente de Sua Palavra. Não há outra maneira de receber os sinais da Palavra sem que antes A tenhamos primeiro em nossas mentes e corações. Sabemos que há diferentes espíritos no mundo, e os seus objetivos são de desviar o homem da Palavra de Deus exatamente como fizeram com os primeiros cristãos. Porém para se desviar não é preciso rejeitar a Palavra completamente; basta apenas comprometê-La um pouco. Satanás sabe como fazer alguém se afastar da Palavra e ao mesmo tempo convencê-lo de que não está fazendo isso. Às vezes uma falsa sensação de bem-estar ou de prosperidade pode ser o suficiente para entorpecer os sentidos de alguém, pensando ser bons sinais da aprovação de Deus, mas um simples teste da Palavra mostrará o erro. É por isso que a Palavra sempre deve ser buscada antes de qualquer sinal.

Uma Exposição das Sete Eras da Igreja, pág. 151

Como se pode distinguir os espíritos? Simplesmente dêem-lhes o teste da Palavra. Se eles não falam essa Palavra, eles são do maligno. Assim como o maligno enganou as duas primeiras noivas, (Refere-se à Eva, e a igreja efesiana quando aceitou a organização) ele tentará enganar a noiva deste último dia, procurando fazê-la se hibridizar através de credos, ou simplesmente desviando-se da Palavra para qualquer sinal que a satisfaça. (O irmão Branham está nos dizendo que foi isso que afastou a igreja primitiva dos seus fundamentos, e é exatamente isso que Satanás está tentando convencer a Noiva deste dia a fazer, porque ele sabe que é por meio do ensino da Palavra que suas mentiras são desmascaradas. O seu interesse é que o ensino seja substituído por alguma sensação ou sinal) Mas Deus nunca colocou os sinais à frente da Palavra. Os sinais seguem a Palavra, como quando Elias disse à mulher para coser um bolo para ele primeiro, de acordo com a Palavra do Senhor. Quando ela fez conforme a Palavra dissera, o sinal apropriado veio. Venham para a Palavra primeiro e depois observem o milagre.

Portanto sature-se da Palavra de Deus e os milagres te acompanharão. Jesus disse que esse deve ser o dever de cada filho de Deus, crendo que tudo o mais lhe seria acrescentado.

Mateus 6:33-34

Buscai primeiro o reino de Deus, e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

No entanto, nós sabemos que todos os tipos de sinais estão disponíveis hoje para todos os gostos, isso porque para cada tipo de sinal existe uma voz ou uma mensagem por trás deles. Porém se alguma voz de algum sinal nos orienta a crer ou fazer algo diferente do que a Bíblia ensina, tal voz, assim como os seus sinais, deve ser abandonada o mais rápido possível, porque só o que voz de Deus deseja fazer é levar todos ao conhecimento de Cristo.

A Rainha de Sabá (10/07/1960) § 32 [Sem tradução]

Muitas pessoas estão seguindo os sinais. Não é o sinal; é a voz que vai com o sinal. Moisés, quando lhe foi dado dois sinais, Deus lhe disse: "Se eles não ouvirem a voz do primeiro sinal, então eles ouvirão a voz do segundo sinal". Cada sinal é apenas um sinal. O homem tem dons e coisas, mas veja o que está por trás disso. Satanás pode personificar quase que qualquer coisa; ele é um imitador, e ele pode personificar. Mas veja o tipo de voz que é. O que ela faz? A voz do sinal. Leve uma pessoa para cima, grande, o que eles podem fazer, e tudo isso, não dê atenção a isso. O Espírito de Deus é um Espírito manso, um Espírito humilde, cheio de amor e compaixão, olhando para todas as pessoas e levando todas as pessoas ao conhecimento de Cristo.

Há sinais que embora pareçam bons, estão promovendo o Éden de Satanás. Então vemos que a Palavra, que é a Voz de Deus, deve ser buscada primeiro, porque é Ela que ajudará a identificar se os sinais que acompanham promovem realmente o Seu reino. Mas hoje por conta das tradições dos homens, a Voz de Deus está sendo substituída por outras vozes e ensinos.

A Voz do Sinal (14/02/1964) § 103

Há somente um sinal que buscamos, e esse é a Palavra vindicada de Deus, quando é o ASSIM DIZ O SENHOR. Essa é a Voz do sinal, a Palavra de Deus primeiro. Quando o urim e tumim falavam, eles diziam: "Isso mesmo". Quando as luzes brilhavam, o sinal estava ali, a voz era verdadeira. Observe como - como as pessoas tornaram isso de nenhum efeito hoje, por suas tradições!

Então não interessa quantos sobrenaturais sejam fotografados; o quão avivado um grupo possa estar, dizendo que são "astronautas"; o quanto o pregador consegue gritar e se emocionar. Alguém pode vir até você com muitos sinais de poder para vindicar "trovões" revelados, mas se a voz desses "trovões" ensina que Laodicéia acabou porque não há mais Sangue e o último eleito já entrou; que Cristo já veio em uma nuvem; que o sétimo Selo já está cumprido; que Jesus é o Pai de Si mesmo; que eles já sabem qual é o novo Nome, etc; não importa o quanto eles gritem e o quanto eles cresçam em número, seus "trovões" são falsos assim como os sinais.

Outros Sinais e Outras Vozes

Hoje a Voz de Deus está se tornando cada vez mais rara de se ouvir devido a outras vozes que estão surgindo e com os seus devidos sinais para vindicá-las. O irmão Branham disse que hoje há muitas vozes, ou seja, muitas doutrinas sendo ensinadas e que entorpecem os sentidos das pessoas ao ponto de impedir de ouvirem a Voz de Deus.

Ouça Sua Voz (05/10/1958) § 67

Não é de admirar que a Voz de Deus seja uma coisa rara hoje em dia. Ela é sufocada por tantas vozes diferentes, por tantas coisas que escurecem e tiram. Chega a um ponto até que entorpece nossos sentidos, até que não possamos ouvir a Voz de Deus.

Então veja que estas outras vozes acompanhadas com os seus sinais servem apenas para distrair a Noiva da Voz de Deus. Por haver tantas vozes e doutrinas, as pessoas não sabem mais discernir qual voz está dizendo a verdade e qual está pregando a mentira, pois Satanás consegue falar com as pessoas ao ponto de convencê-las que é Deus falando com elas. Essa falta de discernimento é tão grande ao ponto em que mesmo quando a Voz de Deus é ouvida, muitos colocam em dúvida se Ela é verdadeira ou não. Tudo isso porque este é um dia de muita confusão e as vozes deste dia com os seus sinais servem apenas para dispersar e afastar as pessoas da Voz genuína de Deus.

A Voz de Deus Nestes Últimos Dias (20/01/1963) § 26

E hoje, uma das razões do porque a igreja está na condição em que está, é porque há tantas vozes, tantas outras vozes para atrair a igreja da Voz de Deus, até que fosse bastante duvidoso para que muitos ouvissem a Voz de Deus que Ele falou no meio deles. Eles talvez nem sequer A entenderiam, porque Ela seria uma coisa estranha para eles. Eles têm-se centrado muito nas vozes do dia!

Alguém que ouve a Deus passará a fazer coisas estranhas e a falar coisas estranhas que muitos não entenderão, porque a própria Palavra de Deus passou a ser algo estranho para eles.

Ouça a Sua Voz (05/10/1958) §§ 73-75

Os falsos profetas atrás do púlpito dizem que está tudo bem. Eu de certo modo tenho a noção de dizer isto; se eu estiver errado que Deus me perdoe. Eu estou convencido de que muitos deles não conhecem a Deus. E a congregação nunca viverá mais alto do que o seu pastor. Não é de admirar que a Escritura diga: "Estes pastores, como eles tem dispersado o rebanho, ai deles". (Dispersar quer dizer "espalhar", mas isso não quer dizer apenas que eles se afastaram da igreja ou do companheirismo. É possível alguém estar frequentando uma igreja ritualisticamente a cada semana e mesmo assim estar afastado de Deus por estar ouvindo a um falso ministro com uma falsa doutrina e com outra palavra que não seja a Palavra de Deus) Eles são os ramos onde não se encontram frutos, os quais serão arrancados e queimados. São tantas coisas para entorpecer os sentidos das pessoas hoje. (Essa é a era da desinformação que gera distração. Há muitos espíritos e denominações; seus mestres possuem muitos graus, mas pouca temperatura, muitas revelações, muitas vozes. Hoje há muitas opções de ministérios para todos os gostos que deixa o povo disperso e confuso.) Oh, mas no meio de tudo isso, apesar de toda a estupidez e de cada voz que está no mundo hoje, alguns deles são vozes prazerosas... Alguns deles são - são vozes pecaminosas para atrair as pessoas. (Fazem alguém se sentir bem e seguro de suas ações) Mas apesar de tudo isso, a verdade de Deus ainda permanece. "Aquele que ouvir a Minha voz e vir após Mim...". (Lembrando porém que você não deve somente ir e ouvir, mas aplicar o que ouviu. Jesus disse o que acontece com aqueles que ouvem e não praticam. Ele os comparou com pessoas que edificaram suas casas sobre a areia. Quando os rios transbordam a ruína é grande) Homens e mulheres que queiram ouvir a voz de Deus, Deus ainda espera falar com cada indivíduo que deseja abrir os seus ouvidos para ouvir a voz de Deus. (...) E não importa o quão ruim às vezes possa ser, o quanto sua igreja consegue ensinar contrário a isso, Jesus Cristo ainda está disposto a falar com aquela voz mansa e delicada a qualquer um que ouvir a Ele. Ele ainda está pronto para fazer isso se nós simplesmente nos aquietássemos.

Uma Fé Correta

Então veja que o ensinamento bíblico correto é fundamental para nos dar uma confissão de fé correta, pois é uma fé correta que nos permitirá saber o que realmente somos.

Adoção Nº. 1 (15/05/1960) § 6

O ensinamento bíblico é geralmente um pouco traiçoeiro, um pouco, sabe, como andar em gelo fino, como nós chamamos. (Isso porque quando a Palavra é pregada na sua totalidade, traz à tona os nossos erros, falhas, defeitos. Ela nos instrui e ao mesmo tempo nos corrige. Se alguém ouve a Palavra de Deus e não sente que Ela lhe corrigiu em algum momento, então ele não A entendeu) Agora, a pregação normalmente pega o pecador, o traz sob condenação pela Palavra. Mas o ensino coloca um homem posicionalmente no que ele é. E nós nunca podemos ser capazes de ter fé corretamente até que saibamos o que somos.

Uma fé correta depende primeiro de um ensino bíblico correto. Muitos têm dificuldade de se manter na sua posição por falta desse ensino correto da Bíblia.

Véu a Dentro (21/01/1956) § 20

Agora, isso é o que eu encontro em torno da maioria das vidas cristãs. A maioria, eu detesto dizer dessa maneira, mas é a verdade. A maioria das pessoas que podem professar o cristianismo, elas parecem ter um tempo tão difícil lutando para se manter. Eu creio que é por causa da falta do ensino correto - da Bíblia. (Esse é um dos problemas, mas nós já vimos que o outro problema é obedecer a este ensino correto) Não há tal coisa como se manter. Ele tem feito a firmeza. Todo o princípio cristão está baseado no descanso. "Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos darei descanso". Não precisa se preocupar e lutar. Você está apenas descansando; isso é tudo. Dado descanso, você entra em paz, que a coisa toda terminou. "Aquele a quem Ele chamou, Ele justificou, aqueles que Ele justificou, Ele já glorificou", citando as Escrituras.

Indo Atrás dos Dons em Vez do Doador

Portanto antes de buscarmos por quaisquer sinais ou dons, precisamos ter a certeza de que encontramos o Doador de todas as coisas. Muitos buscam por outras coisas que não são bíblicas.

Gafanhoto, Locusta, Pulgão, Lagarta (12/06/1953) § 10 [Sem tradução]

Agora, vou lhe dizer uma coisa. Eu tenho tentado seguir as orientações do Espírito Santo. Quando eu comecei pela primeira vez a orar pelos enfermos, eu comecei a sair e as pessoas - todos buscam por maravilhas e sinais. O... vou dizer como Martinho Lutero, em suas - em suas notas de rodapé em um de seus sermões. Ele disse: "O povo vai atrás dos dons em vez do Doador". Isso é verdade. Vê? Eles vão atrás de sinais em vez do Doador. Agora, assim como muitos entre nós. Fico feliz se vocês me permitem ser chamado de um de vocês esta noite, entre um de seu grupo. Esse que é o problema... Não só nos nossos grupos pentecostais, mas lá fora nas fileiras fundamentais também, é uma comparação carnal, amigos. Digo isso com amor. Mas tem chegado ao ponto em que as pessoas vêem - algo feito, e então todo mundo tenta personificar essa mesma coisa. E quando eles fazem isso, não é a verdade, irmão. Eles trazem coisas que não são bíblicas.

O Que Ouviste Elias (12/04/1959) § 27 [Sem tradução]

Paulo disse: "Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, e não tenha amor, nada me aproveita. Embora eu possa ter a fé para mover montanhas e não ter amor, isso não me prova nada". Veja, estamos tão propensos a ir atrás do dom em vez do Doador. Quando você vê sinais e maravilhas acontecer, não observe tanto os sinais, mas olhe o que está por trás deles. É aquela pequena e agradável Voz que fala. Essa é a razão pela qual não podemos ter avivamentos na América, que é porque as pessoas vão atrás de dons em vez do Doador. Esse é o problema com o mundo esta noite. Oh, nós temos, se você quer grandes multidões e audiências, você tem que ter uma roupa bem clássica de Hollywood com um monte de show. Os americanos querem entretenimento. Eles não querem o verdadeiro Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Portanto, o rádio e a televisão lhes darão mais entretenimento do que a igreja pode dar, e eles ficam em casa. Tudo o que sai é o eleito de Deus que ainda está com fome, e tem sede, e clama, e clama pela verdadeira coisa de Deus.

Cheios da Completa Doutrina

Nós já vimos em nosso último estudo que o que faz um crente deixar o tempo de criança é receber a completa doutrina, o que significa voltar aos fundamentos bíblicos dos primeiros apóstolos.

Israel e a Igreja Nº. 1 (25/03/1953) § 53

Bebezinhos... Eu tenho um ali atrás que há pouco aprendeu a andar. Ele tropeçava e caía, se levantava, e pensava que estava fazendo uma grande coisa. Eu fui assim algum dia, mas agora sou um homem, deixei de lado as coisas infantis. Agora, temos que nos encher da Doutrina completa. Eu gosto muito das reuniões antigas de gritar, onde batemos palmas, e gritamos e temos um bom tempo, e temos grandes e poderosos cultos e coisas tais, uma boa dança, por assim dizer. Mas espere então quando chegar o tempo do confronto, você não sabe onde está posicionado. Vamos voltar e descobrir. Vamos descobrir o que está nos fazendo fazer isto. Vamos voltar à fundação, ver onde estamos.

A história já nos mostrou que quando a igreja deixa a sua fundação para correr atrás de algum sinal de uma falsa voz ela passa a criar a sua própria religião, o crente tenta ser auto-suficiente uma vez que ele deixa de agradar a Deus e busca satisfazer a si mesmo. É por isso que a igreja teve tantos altos e baixos.

Companheirismo Pela Redenção (03/04/1955) §§ 146-149 [sem tradução]

Deus tinha o cordeiro morto, cobriu Adão e Eva com a pele e derramou o sangue lá no passado para ter novamente comunhão com Deus. Então Adão somente podia voltar a Deus através do sangue derramado. Caim saiu com a primeira ideia de Adão. (Ou seja, de criar uma religião própria para ele, para poder servir a Deus da sua própria maneira) E fez para si mesmo uma religião de folhas de figueira, Adão fez, sobre ele e Eva. Mas eles descobriram que não era o caminho apropriado de Deus, portanto, eles não poderiam estar em Sua Presença. E hoje ainda usamos a auto-suficiência. Usamos todas as ideias diferentes e filosofias vãs dos homens, e isso é absolutamente nada. Jesus disse: "Os homens Me adoram, ensinando doutrinas por suas tradições de homens: adoração em vão". Você poderia adorar o Senhor, e ainda assim não ser adoração da maneira correta. (Então veja que uma adoração com uma falsa voz ou doutrina é uma falsa adoração) Isso não lhe seria confiado para reconciliação. Agora, tabernáculo, eu quero que vocês pensem nisso. Não deixem isso passar e dizer: "O irmão Bill entrou e disse assim e assim". Tire isso do seu coração. Pondere sobre isso. Por que temos nossos altos e baixos? Por que as coisas vão do jeito que estão indo? É porque primeiro temos que voltar para a fundação.

O Ciclo do Declínio se Repete

Vejamos novamente a Escritura que aponta os primeiros problemas que os crentes da era de Éfeso apresentaram mesmo tendo o verdadeiro conhecimento da Palavra.

Apocalipse 2:4-5

Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.

Os crentes de Éfeso começaram a perder o primeiro amor. E lembre-se que se à Noiva desta hora foi restaurada a mesma mensagem dos dias de Éfeso, Ela pode correr o risco de voltar a apresentar o mesmo problema dos crentes da primeira era, ou seja, os crentes da Mensagem também correm o sério risco de perderem o seu primeiro amor. O irmão Branham disse que sempre quando um povo se liberta, Satanás tratará de escravizá-los novamente com a mesma coisa.

Uma Exposição das Sete Eras da Igreja, pág. 77

Cada vez que Deus concede uma visitação do Espírito Santo e o povo se liberta, após algum tempo eles se amarram diretamente de volta à própria coisa da qual saíram.

E ao analisarmos aqueles problemas de Éfeso da maneira como o irmão Branham os explicitou, podemos concluir que são exatamente os mesmos problemas que estão se repetindo nos dias de hoje.

Uma Exposição das Sete Eras da Igreja, pág. 71

O fervente desejo de agradar a Deus, (Estavam mais preocupados em fazer a sua vontade do que a vontade de Deus. Não consultavam a Deus e nem aos Seus ministros para saber se o que eles desejavam fazer era contrário à Palavra ou não. Quando alguém perde o primeiro amor, é isso que acontece. Eles querem agradar a si mesmos e não a Deus) a paixão por conhecer Sua Palavra, (Muitos não buscavam mais a doutrina completa; estavam apenas interessados nos dons e sinais ou em outras distrações.) o clamor por elevar-se no Espírito, (Eles estavam conformados com o que já tinham. Um cristão nunca deve se conformar consigo mesmo, mas buscar crescer mais e mais na graça e no conhecimento de Deus, superando os seus limites) tudo começa a esmorecer e em vez dessa igreja estar incendiada com o fogo de Deus ela tem esfriado e se tornado um pouco formal. É isso que estava acontecendo lá atrás com os efésios. Eles estavam ficando um pouco formais.

Observe que o irmão Branham disse que a igreja de Éfeso começou a se tornar formal na sua maneira de cultuar e adorar a Deus, e foi exatamente esse mesmo problema que ele disse que seria encontrado entre os crentes de Laodicéia. O ciclo se repete.

A Estatura do varão Perfeito (14/10/1962) §§ 372-373

Veja onde estamos vivendo agora, em Laodicéia, (Mas os grupos da "terceira etapa' negam que estamos vivendo em Laodicéia. O irmão Branham disse que a era de Laodicéia só acaba com o arrebatamento da Igreja eleita. Embora a Noiva possa não ser mais laodiceiana, os próximos eleitos que ainda estão entrando Nela estão saindo de Laodicéia. Não há como fugir disso.) onde a igreja foi a pior era da igreja que eles já tiveram. Na Bíblia, descobrimos que era a única era da igreja que Deus estava do lado de fora da igreja, batendo, tentando voltar para o Seu próprio edifício. Os credos e denominações O haviam tirado de Sua própria igreja. (Pensa você que é só para as denominações que Jesus está batendo na porta? Há muitos tabernáculos que também já O deixaram do lado de fora, e em algumas dessas portas Ele nem sequer está mais batendo) "Eis que estou à porta e bato, se alguém tem sede e abrir a porta, Eu entrarei com ele". Vê? Aqui está, nesta era da igreja. Eles O expulsaram gradualmente, até que aqui O derrubaram completamente. Eles não querem nada com isso. Agora veja hoje para onde estamos indo. Mesmo quando o fim da Era da Igreja de Laodicéia se tornou tão formal, (Qual foi o problema com os efesianos? Estavam se tornando formais, razão pela qual estavam perdendo o seu primeiro amor, portanto os crentes desta última era estariam voltando aos mesmos problemas da primeira era. O irmão Branham disse que aquilo que Satanás tentou fazer com as outras noivas no passado, voltará a fazer novamente. Ele "tentará enganar a noiva deste último dia, procurando fazê-la se hibridizar através de credos, ou simplesmente desviando-se da Palavra para qualquer sinal que a satisfaça". Foi exatamente assim que os crentes de Éfeso perderam o seu primeiro amor) até que o catolicismo, que a quebrou aqui, está se unindo e se unindo como uma grande igreja. Com uma federação de igrejas, é o mesmo que o catolicismo.

Influência (30/11/1963) § 59

Agora, não é essa a atitude de muita gente hoje? Eles não aceitarão a correção da Palavra. E essa é a razão pela qual nos encontramos envoltos em um grande Concílio de Igrejas aqui, sem saber para onde estamos indo, indo para o mundo. Dezenas de milhares de membros adicionados a cada ano, e não vemos a mão de Deus em qualquer lugar em movimento. Mortos, formais, exatamente o que a Bíblia disse que seria: "A era da igreja de Laodicéia, morna, vomitada da boca de Deus".

Vejamos ainda outros problemas com os crentes de Éfeso onde o irmão Branham fala mais sobre as conseqüências dos efésios terem perdido o primeiro amor.

Uma Exposição das Sete Eras da Igreja, págs. 71-72

O entregar-se a Deus estava aos poucos desaparecendo, e as pessoas já não estavam tão atentas ao que Deus pensava delas, porquanto começaram a estar atentas ao que o mundo pensava delas. Entrando essa segunda geração, foi exatamente como Israel. Eles demandaram um rei para serem como as outras nações. Quando fizeram isso, eles rejeitaram a Deus. Mas de qualquer forma o fizeram. Essa é a história da igreja. Quando ela pensa mais em se conformar ao mundo, em vez de se conformar a Deus, não demora muito até você vê-los parar de fazer coisas que costumavam fazer, e começar a fazer coisas que não faziam inicialmente. Eles mudam sua maneira de vestir, suas atitudes e seu comportamento. (A perda do primeiro amor fizeram eles também relaxarem em suas próprias vestimentas.) Eles ficam frouxos. Isso é o que "Éfeso" significa: relaxado - à deriva. O ciclo de avivamento e morte nunca falhou. (O povo que se intitula da Mensagem teve o seu tempo de avivamento, mas todos os que se organizaram estão agora chegando ao seu tempo de morte. Alguns grupos tentam disfarçar esse ciclo implacável com reuniões acaloradas de muito choro e clamor, mas na primeira confrontação com a Palavra eles mostram suas verdadeiras cores) Tudo que você tem a fazer é relembrar este último movimento de Deus no Espírito quando homens e mulheres vestiam-se como cristãos, iam à igreja, oravam a noite toda, iam para as esquinas e não se envergonhavam das manifestações do Espírito. Eles deixavam suas velhas igrejas mortas e adoravam em casas e velhos armazéns. Eles tinham a realidade. Mas não demorou muito tempo até que começassem a obter dinheiro suficiente para construir belas novas igrejas. (O irmão Branham está se referindo às igrejas pentecostais que se organizaram, mas temos visto muitos ministérios da Mensagem preocupados com isso, postando em redes sociais fotos de suas grandes construções.) Eles introduziram um coro em vez deles mesmos cantarem a Deus. Eles puseram togas no coro. Eles organizaram um movimento e o dirigiram pelo homem. (E o mesmo espírito nicolaíta que escravizou as igrejas denominacionais deste dia tem escravizado vários tabernáculos) Logo começaram a ler livros que não eram adequados para ler. (Ou seja, começaram a dar ouvidos a outras vozes misturando a Palavra de Deus com o ensino de outros homens.) Eles arriaram as travas e os bodes entraram e tomaram o controle. O grito de alegria acabara. A liberdade do Espírito acabara. Oh, eles prosseguiram com uma forma, mas o fogo se extinguira e o negrume das cinzas era praticamente tudo o que restara. (...) As pessoas dizem que amam a Deus, elas vão à igreja, até mesmo gritam e se regozijam e cantam e têm momentos de grandes emoções. Mas quando tudo termina, observe e veja se elas estão nessa PALAVRA, andando nela, vivendo nela. Se passam por todas as outras coisas e depois não andam nessa Palavra, elas podem dizer que amam a Deus mas suas vidas contam uma outra história. Eu não sei se João não viu muito disso antes de morrer; pessoas dizendo que amavam a Deus, porém não obedecendo Sua Palavra. Oh, Igreja de Éfeso, algo está acontecendo com você. Alguém está tentando acrescentar à essa Palavra ou tirar dela. Mas eles o estão fazendo tão sutilmente que você não pode vê-lo. Eles não têm feito um movimento tão grande que você possa vê-lo abertamente. Está encoberto, e eles o estão trazendo por meio da razão e da compreensão humana e isto tomará o controle a menos que você o rejeite. Volte ao Pentecostes antes que seja tarde demais!

Ao mesmo tempo em que o irmão Branham menciona os problemas de Éfeso, ele sabia perfeitamente que esse problema também estava acontecendo em seus dias e dentro da própria Mensagem, onde segundo as suas contas já haviam, até dezembro de 1965, pelo menos 17 versões diferentes da Mensagem sendo pregadas.

Temos Que Voltar Para a Fundação

O conselho que foi dado aos crentes de Éfeso foi de descobrir onde eles falharam, em que momento deixaram de agradar a Deus, o que os fez se conformarem, para então parar com tudo e voltar aos fundamentos de antes. E é isso que os crentes da Mensagem desse tempo do fim devem fazer enquanto ainda há tempo.

Companheirismo Pela Redenção (03/04/1955) §§ 71-74 [Sem tradução]

E eu - eu estou crendo que no dia em que estamos vivendo agora, a coisa mais essencial que eu poderia pensar de qualquer ministro falando, é de levar as pessoas de volta aos princípios gerais do Evangelho, voltando a um lugar. Pois se você não está edificado sobre a fundação certa, é simplesmente... isso não é bom. De que adianta edificar sobre uma fundação que já foi condenada? De que adianta, como eu disse, tentar... De que adianta tentar pintar e pintar um prédio antigo que o governo havia condenado? E é isso que muitas pessoas estão tentando fazer hoje, reformando, tentando reformar. "Vamos começar uma igreja, e vamos virar uma página, e vamos tentar fazer um pouco diferente do que costumávamos fazer". Você nunca chegará a lugar nenhum assim. É simplesmente tolice até mesmo tentar. Vê? Você está apenas perdendo tempo. Você diz: "Bem, agora, eu creio que se eu simplesmente parasse de mentir e roubar e..." Todas essas coisas, são tão boas quanto elas são, e você ainda está a um milhão de milhas fora da estrada. Você tem que começar de volta à fundação. Você tem que construir um novo lugar, não remendar o antigo. Construir um novo. Você tem que voltar, começar bem. Essa é a razão pela qual você vê tantos erros defeituosos, tantas pessoas indiferentes, pessoas que professam o cristianismo.

O fundamento está na Palavra, na revelação de Jesus Cristo, e no poder restaurador que há em Seu Sangue, pois foi com o Seu Sangue que tudo que pertence à Igreja foi resgatado.

Companheirismo Pela Redenção (03/04/1955) §§ 139-145 [Sem tradução]

Agora, amigos, é somente um caminho de volta. Eu vi muitos deles que podiam dançar no Espírito, que podiam falar em línguas, e podiam correr por todo o edifício, e tudo mais; e ainda assim sem comunhão, tão miseráveis quanto poderiam ser, porque edificaram sobre o fundamento errado. Isso mesmo. Nós temos que começar com a coisa certa, a coisa principal, primeiro. Se você não fizer isso, todo o seu começo está errado. Você tem que voltar à fundação. Agora, vamos descobrir qual é a fundação. Então, se conseguirmos encontrar o fundamento verdadeiramente da Palavra de Deus, então não há mais nenhuma pergunta. Apenas observe o que acontece. Agora ouça-me, meus irmãos e irmãs no Senhor. Há somente um fundamento para a comunhão. Há apenas um tempo, e uma base, em que Deus sempre estendeu o tapete de boas-vindas de volta à raça caída de Adão: somente um. Isso estava no jardim do Éden quando Ele o estendeu pelo caminho do sangue derramado. Eu creio no Sangue. Não falar sobre isso, eu quero dizer adorar nele. Agora, quando Deus fez uma reconciliação para Adão e Eva, Ele o fez através do derramamento do sangue de um substituto inocente, através do derramamento de sangue. Oh, hoje as igrejas altas e formais, se afastaram disso, (Quando o avivamento de Éfeso terminou eles ficaram formais) não pregam isso de modo nenhum. E eles conseguem alguns falando sobre política e cada pequena coisa inescrupulosa no mundo. Essas são as igrejas formais. E a igreja do Evangelho Completo tem ficado sobre muitos ismos e coisas pequenas: "E eles deveriam fazer isso", e pequenas evidências e coisas assim, até que eles se afastaram disso. E todo o mundo está se tornando um conglomerado de tolices. Isso mesmo. É uma forma lamentável, na condição, de se olhar. A menos que Deus faça algo rapidamente, a coisa toda está arruinada. Deus, envia-nos pregadores hoje, que estarão sobre os fundamentos, que dirão ao homem e à mulher pecadores: "O caminho para o lar é através do Sangue derramado do Senhor Jesus, o único caminho". Não falar sobre isso, quero dizer, entrar nisso.

Temos que voltar a confiar em Cristo para todos os nossos problemas. Qualquer coisa que estiver errada conosco, basta pararmos e ver onde o erro começou e voltar aos fundamentos e começar tudo de novo da forma correta e Cristo nos abençoará.

Companheirismo Pela Redenção (03/04/1955) § 202 [Sem tradução]

Deixe esta pequena unidade nesta manhã, aqui no Tabernáculo Branham, proposto em seu coração: "Nós estamos voltando. Nós estamos voltando para o fundamento. Deus, crie em mim um tipo certo de espírito. Crie em mim um amor, uma paz que ultrapasse todo o entendimento e, ó Deus poderoso, a partir daí, edifica-me então. Quando eu ver algo errado, permita-me voltar ao fundamento e começar de novo". Quebre as tábuas e volte atrás novamente. Isso tem que ser construído direito, porque, somente... Porque, não importa o quão alto você constrói isso, será uma queda mais pesada quando você cair. Amém.

Todo o cristão está sujeito a passar por provações e lutas, mas se para cada uma delas, ele confiar tudo nas mãos do Senhor Jesus, Ele certamente julgará a sua causa e lhe encontrará uma solução.

Uma Exposição das Sete Eras da Igreja, pág. 65

Perseguições e provas são uma parte natural e normal da vida cristã. Há somente uma coisa que você pode fazer a respeito delas. Confie todas elas a Deus, não julgue, e deixe para Ele o conclusivo e final julgamento delas. (...) Jamais fique desencorajado, Santo de Deus, porque Deus não é ingrato para se esquecer dos trabalhos de amor feitos por você.