Discernindo os Bodes Judas

20/04/2018

Discernindo os Bodes Judas

20 de abril de 2018

Viamão-RS

Diógenes Dornelles

Juízes 2:11-15

Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do Senhor; e serviram aos baalins. E deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o Senhor à ira. Porquanto deixaram ao Senhor, e serviram a Baal e a Astarote. Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e os entregou na mão dos espoliadores que os despojaram; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais resistir diante dos seus inimigos. Por onde quer que saíam, a mão do Senhor era contra eles para mal, como o Senhor tinha falado, e como o Senhor lhes tinha jurado; e estavam em grande aflição.

Após Israel ter tomado posse da terra prometida, Deus o ordenou a expulsar todos os seus moradores para por fim à idolatria daquela terra. Seis tribos conseguiram fazer isso literalmente, enquanto que as demais fizeram apenas parcialmente. As tribos de Manassés, Efraim, Zebulom, Aser, Naftali e Dã apenas sujeitaram a população daquelas terras a trabalhos forçados, enquanto que outros provavelmente buscaram refúgio em cavernas e florestas. Estes pagãos continuaram com a sua idolatria que em breve se alastrou por todo Israel. Baal era o principal deus pagão dos cananeus. Na verdade havia várias divindades que recebiam esse mesmo nome, que em hebraico significa "Senhor". Na cidade de Tiro, por exemplo, Baal recebia o nome de Melkart. É por essa razão que a Bíblia os chama de "baalins", que seria o plural de "baal".

Na mitologia cananéia Astarote era uma das esposas de Baal, e nas mitologias egípcia e grega essa divindade levava outros nomes, tais como Ísis e Afrodite. Na verdade usava-se o termo "astarotes" no plural para se referir às várias divindades femininas, enquanto que "baalins" se referia às divindades masculinas.

1 Samuel 7:4

Então os filhos de Israel tiraram dentre si aos baalins e aos astarotes, e serviram só ao Senhor.

Mas nos dias dos juízes, Israel passou a abandonar a adoração ao único Deus verdadeiro para servir aos falsos deuses cananeus.

Juízes 10:6-7

Então tornaram os filhos de Israel a fazer o que era mau aos olhos do Senhor, e serviram aos baalins, e a Astarote, e aos deuses da Síria, e aos deuses de Sidom, e aos deuses de Moabe, e aos deuses dos filhos de Amom, e aos deuses dos filisteus; e deixaram ao Senhor, e não O serviram. E a ira do Senhor se acendeu contra Israel; e vendeu-os nas mãos dos filisteus, e nas mãos dos filhos de Amom.

Para esses deuses muitos sacrifícios eram dedicados, como ofertas de frutas, os primogênitos dos animais e também os holocaustos, praticamente as mesmas ofertas e sacrifícios que a Lei ordenava que fossem oferecidas a Deus. Portanto Israel dedicava o mesmo tempo, zelo, ardor, fé e entrega que antes eram dedicados a Deus, agora para outros deuses que O substituíram.

Os Bodes Judas

E tudo isso começou por causa dos cananeus que foram poupados e que aos poucos começaram a ganhar a confiança dos filhos de Israel, como se todos fossem parte de um só rebanho, até levá-los à sua destruição, exatamente como os bodes que levavam as ovelhas para o matadouro nos tempos passados. O irmão Branham regularmente fazia menção dessa antiga prática, hoje quase em desuso nos Estados Unidos.

A Igreja e Sua Condição (05/08/1956) § 31 [Sem tradução]

Sabe, lá onde eles matam as ovelhas, você sabe o que leva as ovelhas até o bloco da morte? É um bode. Mas o bode levará as ovelhas até a rampa no matadouro, e então, exatamente na hora em que ele leva as ovelhas subindo a rampa, ele saltará para fora.

Essa era uma prática muito em comum nos Estados Unidos no início do século 19. Um bode era treinado para associar-se a um rebanho de ovelhas, e mantido junto a elas por tempo suficiente até obter a sua confiança, para depois então levá-las a um destino específico, sendo o matadouro o principal deles. No dia estabelecido para o abate, o aprisco ou pátio de estocagem era aberto e o bode era posicionado à frente das ovelhas. Este caminhava até o abatedouro e as ovelhas inconscientemente o seguiam logo atrás, para saber por curiosidade até onde o seu amigo estaria indo. Ao passar pela rampa do matadouro depois de todas as ovelhas ter entrado, o bode saía por um lugar reservado somente para ele, a fim de ser poupado, enquanto as ovelhas continuavam ali para seguir ao seu destino, até cair nas mãos de um magarefe ou abatedor.

Portanto esse tipo de bode do qual o irmão Branham se referia em seus sermões, tratava-se de um animal treinado que geralmente recebia o nome de "bode Judas" ("Judas goat"), o qual era uma referência ao apóstolo que traiu o seu mestre Jesus. Às vezes um bode Judas bem treinado poderá levar grupo após grupo de ovelhas ao matadouro durante todo o dia. Os bodes Judas também eram utilizados ​​para levar outros animais para lugares específicos, como caminhões, por exemplo. Eles caíram em desuso nos últimos tempos, mas ainda podem ser encontrados em vários abatedouros menores em algumas partes do mundo. Em alguns casos, até mesmo criadores de gado podem usar um novilho Judas para servir ao mesmo propósito que um bode Judas.

Então esse era o trabalho do bode Judas, que era o de levar grupos de ovelhas para o matadouro, onde seriam mortas. As ovelhas têm o hábito peculiar de seguir qualquer membro de seu rebanho que pareça saber aonde vai. O bode Judas então é colocado dentro do rebanho com o propósito de guiá-las. Ele come com o rebanho, esfrega seus ombros com o rebanho e em todos os aspectos, age como se fosse um do rebanho. Aliás, o balido de um bode é quase idêntico ao de uma ovelha. E assim ele é aceito pelo rebanho, até que, na hora marcada, seu amigo traidor leva a todos para o abate.

E foi exatamente isso que aconteceu com Israel, quando deixou de seguir os mandamentos de Deus para dar ouvidos aos bodes Judas cananeus. Eles deixaram aqueles pagãos sobreviverem até que conquistaram a confiança de todo o povo de Israel, que por fim, foi levado ao matadouro pela sua idolatria. Foi devido à tendência para seguir os seus instintos defeituosos que Deus concedeu a Palavra para o povo de Israel e leis morais que os impedissem de se autodestruir. Deus deu aquelas leis a Moisés depois que ele libertou o povo judeu da escravidão egípcia e os conduziu à terra prometida. Depois que toda a geração de Josué morreu, Israel abandonou as leis de Deus e passou a copiar as práticas imorais dos antigos habitantes daquelas terras. Essas más práticas eram como o bode Judas. Elas afastaram as pessoas das leis morais de Deus, o que as levou a se autodestruir. E ao fazerem isso, eles perderam a proteção e as provisões de Deus, e o Senhor os entregou aos seus inimigos ao ponto de não poder mais resistir a eles. E vemos algo muito parecido ocorrendo em nossos dias.

A Natureza do Bode e da Ovelha

Jesus disse que algum dia Deus separará os bodes das ovelhas.

Mateus 25:32-33

E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.

Segundo o irmão Branham, isso ocorrerá depois do Milênio, durante o julgamento do Trono Branco. Mas por que essa diferença dos bodes e das ovelhas? Isso é porque existem algumas diferenças naturais entre esses dois animais que de alguma forma se refletem também no espiritual.

Os bodes são impulsivos e imprevisíveis, tortuosos e contrários. Se eles não estiverem cutucando suas cabeças por entre as cercas, eles podem estar de pé com suas patas traseiras, esticando-se para alcançar do lado de fora da cerca aquelas folhas mais macias. Os bodes nunca se contentam com o que têm. Eles são especialistas em abrir portões e se espremer através de pequenas lacunas, porque eles odeiam ficar confinados. Cercas que guardam ovelhas, gado e cavalos não possuem bodes. Eles trabalharão incansavelmente para se libertarem de qualquer situação que considerem inibidora. Consequentemente, os bodes não são muito bons seguidores. O chamado "comportamento gregário" é um termo que se refere ao instinto de pastoreio que é encontrado fortemente em ovelhas, gados e cavalos, porém essa qualidade é bastante fraca entre os bodes; eles preferem liderar ou sair por conta própria.

Uma ovelha segue o seu pastor, que se move pacificamente à frente com o rebanho. Ela é obediente. Uma ovelha responde à voz do seu pastor e vai para onde ele dirige. Mas por outro lado, um bode segue apenas sua própria liderança, criando desunião quando entra em contato com os outros no rebanho. O bode, muito diferente da ovelha, não tem um critério alimentar definido. Ele come de tudo que encontra pela frente, como lixo, pedra, barro, saco plástico, papelão, roupas, entre outros. Alguém que tem prazer de se alimentar de qualquer coisa fora da Palavra de Deus, está demonstrando ter as mesmas características de um bode.

Os bodes não são inerentemente maus, mas algumas de suas características podem ser mortais - espiritualmente falando - se encontradas em um cristão. Um cristão que seja imprevisível, que pensa estar acima de tudo, que independentemente faz o que quer, que quer assumir, que tem dificuldade de trabalhar em grupo, ter comunhão com irmãos ou que não quer ser conduzido, está exibindo todas as características de um bode. Por causa de sua natureza independente, ele frequentemente se encontra em disputa com o pastor pela liderança do rebanho, conduzindo alguns ao erro.

Às vezes, os filhos de Deus podem se comportar como bodes, porém se ele estiver submetido à liderança do Espírito Santo, saberá se conduzir como um filho de Deus obediente. No entanto, aqueles que atuam como bodes, dificilmente podem ser liderados.

O Cordeiro e a Pomba (05/08/1960) 29

Mas eu me pergunto em algum momento, diante de tudo isso, se Deus poderia nos guiar. Eu me pergunto se não somos bodes em vez de ovelhas. A pomba não podia guiar um bode. Ele guiaria. Não, não. Ele quer guiar. O bode guiará, mas você não pode guiá-lo. (Alguém com o espírito de bode não aceita a liderança do Espírito Santo. Ele até quer pastorear, mas não aceita ser pastoreado.) E eu posso dizer a você uma coisa, irmão, você certamente terá que ser um pastor muito inteligente, se puder ouvir o balido de um bode e o balido de uma ovelha e diferenciá-los. Ambos soam quase iguais. (Ou seja, em termos espirituais, ambos são muito religiosos) E a Bíblia diz que o diabo nos últimos dias aqui seria tão astuto que enganaria o próprio eleito, se fosse possível. Quão perspicaz Satanás virá. Apenas observe o que está acontecendo, agora nos últimos dias. Assista a estas eleições e as coisas que surgem. Veja como Satanás irá puxar isso - tentará puxar essa lã, ele tentou uma vez antes e falhou. Ele vai tentar até conseguir fazê-lo. Ele vai fazer isso. Sim, senhor, ele o fará.

O Espírito do Bode Judas em Nosso Meio Hoje

Mas em se tratando dos bodes Judas, podemos atentamente observar que eles estão presentes hoje em praticamente todo lugar, seja na política, na imprensa, na indústria de marketing, em anúncios comerciais, em certas emissoras de televisão, nas novelas, no cinema, na música, no trabalho, etc. Mas em nenhum outro lugar eles conseguem ser mais destrutivos do que no púlpito de uma igreja, pois se eles conseguirem desencaminhar os filhos de Deus da Sua santa e inadulterável Palavra, o resto será apenas uma consequência, o que culminará na sua autodestruição.

O primeiro bode Judas da história sem dúvida alguma foi a serpente, que tentou no Jardim do Éden se aproximar da mulher a fim de ganhar a sua confiança, até o momento em que conseguiu convencê-la a arrazoar contra a Palavra de Deus, e logo em seguida conduzir o casal ao matadouro. Desde então, Satanás nunca mais parou de enviar outros bodes Judas ao encalço dos filhos de Deus.

Portanto temos que ter muito cuidado para onde alguém está nos levando ou influenciando. Ele pode estar agindo com um bode Judas do diabo. Saber reconhecê-lo é extremamente necessário para nossa própria sobrevivência, porque sempre acaba mal para aqueles que os seguem.

O Cordeiro e a Pomba (17/09/1956) § 6 [Sem tradução]

Você já foi a um matadouro e os viu abater carneiros? O cordeiro... As ovelhas não subirão por elas mesmas até a rampa para o abate; há um bode que os leva ao abate. Mas o bode, quando ele chega ao ponto onde está o lugar da morte, ele salta sobre a rampa. Agora, essa é exatamente uma coisa muito típica do diabo. Ele levará as ovelhas de Deus até o abate, e então ele sai de lado. Isso mesmo. Portanto, tenha cuidado com o que te leva.

Jesus nos mostra que os bodes Judas estão presentes apenas para servir de pedra de tropeço e de escândalo para os despreparados.

Mateus 18:7

Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!

Os bodes Judas são altamente destruidores porque invariavelmente são pessoas que sempre acabam desempenhando cargos de confiança, exatamente como Judas, que ocupava o importante ofício de tesoureiro dos apóstolos, embora as Escrituras mostrem que ele não foi cem por cento fiel em suas tarefas, pois o apóstolo João o chamou de ladrão. (João 12:4-6) E isso foi apenas uma amostra do quão traiçoeiro ele poderia ser, pois assim como os bodes que levam os cordeiros para o matadouro, Judas foi quem mais auxiliou a encaminhar o Cordeiro de Deus para a Sua cruz.

O Desvelar de Deus (14/06/1964) § 316

Veja que Deus segue a natureza exatamente. Veja, Ele nasceu um Cordeiro, essa é a razão de Ele ter nascido fora em uma manjedoura. Cordeiros não nascem em camas. Veja, Ele foi guiado para o Calvário. Cordeiro, ovelhas são guiadas. Isso mesmo. Os bodes as guiam para a matança, você sabe disso, para um matadouro. Um bode as guia, mas elas têm de ser guiadas. Hum! Isso mesmo. Assim que Ele foi guiado para a matança, (Pelo Seu bode Judas) veja, porque Ele era um Cordeiro.

E muitos outros filhos de Deus têm sido vítimas de tais pessoas, que apesar de conquistar a sua confiança sempre acabam traindo o povo de Deus. E sem dúvida que o cargo mais perigoso que um bode Judas pode exercer em uma igreja é o de pastor ou ministro da Palavra de Deus. Após conquistar a confiança do seu povo, ele poderá ou iludi-los com falsas doutrinas que afastam o povo de Deus ao invés de aproximá-lo Dele, ou tentará infligir sobre eles as suas demandas carnais, impondo-lhes fardos pesadíssimos para os filhos de Deus carregar. Há inclusive pessoas que fizeram maus negócios e que hoje se encontram até mesmo endividados por causa de ministros bodes Judas.

O irmão Branham identificava os crentes manufaturados de hoje, bem como também os falsos ministros com o Judas que esperou ganhar a confiança dos apóstolos para depois mostrar o que estava dentro dele. E o mesmo espírito que tentou ganhar a confiança da igreja para em seguida levá-la ao matadouro está aqui hoje entre nós.

Três Classes de Crentes (24/11/1963) §§ 119-220

Veja, crentes manufaturados, enganadores, procurando encontrar algum defeito com Deus e Sua Palavra. Esses são os Judas. Esses são os tais. Você vê como Judas se mostra? Vê como esse rapaz se mostra? É assim mesmo que acontece com os crentes manufaturados. Veja, crentes manufaturados, oh, altamente educados, às vezes, e vem uma grande hora de manifestar os fatos entre a Palavra e o credo deles. E, quando vem, eles se vendem para a denominação deles, bem exatamente como o precursor deles fez, Judas. Judas se vendeu para a sua denominação; vendeu a Jesus, a Palavra, para a sua denominação, e traiu a Jesus Cristo depois que ele afirmou ser parte dela. Os ministros às vezes afirmam ser servos de Cristo, (Mas alguns não são; eles apenas querem ganhar a confiança das ovelhas, como os bodes Judas fazem) e quando a Palavra é completamente identificada para ser vindicada para esse dia, que é a Mensagem da hora, e eles se vendem ali por popularidade, para a denominação deles; bem exatamente como Judas fez, entregou a Jesus aos fariseus e saduceus. Esse espírito não morre, (A prova disso é que esses ministros bodes Judas estão inclusive dentro da Mensagem. Alguns se intitulam até mesmo como um oitavo mensageiro.) então aí isso está entre os crentes, crentes manufaturados, e incrédulos.

E observe que o espírito do bode Judas em nosso meio não consegue ficar com toda a Palavra, embora ele tente convencer ao povo de que ele aceita tudo o que Ela diz. Ele concordará com boa parte da Palavra, mas quando chega o momento de confessá-La totalmente ele então mostrará as suas cores.

Israel e a Igreja Nº. 1 (25/03/1953) § 124

E Judas estava com eles. Isso mesmo? Judas era tão grande quanto um pato na poça. Ele estava gritando e se alegrando também. E ele seguiu a igreja até chegar ao Pentecostes. Mas quando chegou ao Pentecostes para receber o batismo do Espírito Santo, ele recusou e traiu Jesus. E isso foi o anticristo. E esse espírito hoje descerá e ensinará justificação pela fé, e tudo mais, e seguirá diretamente para o batismo do Espírito Santo, e então mostrará suas cores. É exatamente isso.

Então veja que os bodes Judas atuam da mesma forma como o seu pai, que não era verdadeiramente sincero. Tudo que eles fazem é semear a semente de discrepância, buscando o favor do homem e não de Deus.

A Semente de Discrepância (18/01/1965) § 36

Judas somente brincou de igreja. Ele não era verdadeiramente sincero, ele realmente não tinha fé (ou então ele nunca teria traído Jesus). Porém, vocês estão vendo, ele semeou essa semente de discrepância. Ele pensou que ele poderia ter amizade com o mundo, mamom, e também ter companheirismo com Jesus, porém foi tarde demais para ele fazer qualquer coisa acerca disto. Quando a hora da morte veio, quando ele fez esta coisa má, ele cruzou a linha de separação entre seguir adiante ou retornar atrás. Ele teve que ir adiante no caminho que ele foi, como um enganador. Ele semeou a semente de discrepância, ele tentou encontrar favor com aquelas grandes organizações daquele dia, com os fariseus e saduceus. E pensou que ele ganharia algum dinheiro, e seria popular entre as pessoas. Se isso não faz com que tantas pessoas entrem nessa discrepância, tentando encontrar favor com o homem! Vamos encontrar favor com Deus, não com o homem. Porém isso é o que Judas havia feito quando estas discrepâncias culminaram nele.

Os Bodes Judas Também Podem Ser Escolhidos de Deus

Então não podemos nos esquecer que Judas era um apóstolo, o que significa que junto com os onze pregava e operava sinais; ele recebeu um chamado do próprio Cristo para anunciar o Evangelho, o qual ele fez, mesmo sendo um diabo, pois apesar da sua vocação e ministério, sua natureza continuava sendo a de um bode. E se Jesus Cristo é o mesmo ontem hoje e eternamente, então a mesma coisa que Ele fez nos Seus dias pode voltar a fazer hoje também. Há ministros que pregam a Palavra e até pode ter sido sob a permissão de Deus. Eles poderão ser bastante afáveis, amigáveis, ungidos e dignos de confiança, mas o seu destino é ter os seus nomes riscados do livro da vida, porque não passaram de bodes Judas.

"Mas irmão Diógenes, será que é possível realmente um ministro ser chamado por Deus para pregar a Palavra, mesmo sendo um bode Judas do diabo?" Vamos ver como o irmão Branham tratou sobre isso e depois você decide se pode concordar com ele ou não.

Uma Exposição das Sete Eras da Igreja, pág. 239

Você notará que Judas era um dos que estavam expulsando demônios em Nome de Jesus, porém sabemos que ele era um diabo, o filho da perdição. João 6:70-71: "Respondeu-lhes Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? E um de vós é um diabo. E isto dizia Ele de Judas Iscariotes, filho de Simão; porque este O havia de entregar, sendo um dos doze." João 17:12: "Estando Eu com eles no mundo, guardava-os em Teu Nome. Tenho guardado aqueles que Tu Me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse." João 13:10-11,18: "Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos. Porque bem sabia Ele quem O havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos. Não falo de todos vós; Eu bem sei os que tenho escolhido, mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão Comigo, levantou contra Mim o seu calcanhar." Ora, se a linguagem de algum modo significa alguma coisa devemos admitir que Judas foi escolhido por Jesus (João 13:18), embora ele não estivesse limpo (João 13:10-11). Judas também foi dado a Jesus pelo Pai (João 17:12). (Note-se aqui que a "escolha" e a doação é o exato paralelo como na ilustração de Moisés e Faraó, Jacó e Esaú, porque embora Esaú e Faraó foram ambos previamente conhecidos, foram predestinados para a ira, enquanto o fim de Moisés e Jacó foi a glorificação. I Pedro 2:8-9a mostra tanto os reprovados como os eleitos: "para aqueles que tropeçam na Palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. Mas vós sois a geração eleita.") Judas foi contado com os doze e realmente teve parte com eles no ministério antes do Pentecostes. Atos 1:16-17: "Varões irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério." A parte que Judas obteve entre os doze e depois perdeu não foi inferior aos ministérios dos outros onze, nem foi um ministério estranho e diabólico intrometido entre os ministérios dos outros. Atos 1:25: "Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar." Judas, um diabo, perdeu um ministério do Espírito Santo dado por Deus, matou-se e FOI PARA SEU PRÓPRIO LUGAR. Seu nome estava mesmo no Livro da Vida. Porém seu nome foi riscado.

Aqui o irmão Branham está admitindo que embora um ministro possa ser um bode Judas que leva ovelhas para o matadouro, ele não o fará por meio de algum poder diabólico, mas com a mesma classe de unção de Cristo, como a que foi compartilhada tanto com Judas como também com os demais discípulos do Senhor, porém pervertida, porque o seu amor não é realmente pela Palavra, mas por si mesmo. Então veja que não basta simplesmente alguém se jactanciar e dizer: "Eu sou um escolhido", porque Judas também foi escolhido para ser um apóstolo, mas ainda que o seu balido fosse igual ao dos onze, os seus frutos provaram que ele era um bode, e por fim teve que ir para o seu devido lugar.

"Mas por que Deus faria uma coisa tão horrível como essa, irmão Diógenes?" Talvez para testar Suas ovelhas, para saber se realmente ouvirão a Deus ao invés de um bode. Porque lembre-se que Jesus disse que Suas ovelhas não darão ouvidos a estranhos. Então poderia ser uma maneira de Deus provar as Suas ovelhas para saber se irão Lhe obedecer? Sim, poderia ser.

Mas lembre-se que embora o bode Judas fosse poupado, isso era apenas por um tempo. Porque depois de um período em que os donos achassem que aquele bode já tivesse cumprido com todas as suas funções, ele também era encaminhado para o mesmo abatedor para o qual as ovelhas foram guiadas. E o mesmo ocorrerá com todos aqueles ministros que tem traído a confiança das ovelhas com suas mentiras e falsas doutrinas. Cedo ou tarde eles terão que ir para o seu devido lugar.

Uma Exposição das Sete Eras da Igreja, pág. 239

Há pessoas que parecem envolvidas nas coisas de Deus quase cem por cento. Elas são como Judas. (Judas não estava cem por cento envolvido, pois quando chegou a hora de receber o Espírito Santo, ele recuou, assim como fazem hoje alguns ministros da Mensagem, quando pregamos, por exemplo, que o Filho de Deus teve uma preexistência, exatamente como o irmão Branham ensinou. Eles recuam e dizem: "O irmão Branham não ensinou isso porque esse é o ensino trinitário") Ninguém senão Jesus sabia exatamente que tipo de pessoa era Judas. Assim chegou o dia em que Judas fez exatamente o que Israel fez em Baal-Peor. Ele decidiu que queria juntar-se com as forças da falsa vinha - entrar na organização políticofinanceira da religião anticristã e anti-Palavra, e assim o fez. Ele foi enganado! Os outros onze não foram. Eles não podiam ser, porque eram os escolhidos. Assim quando Judas partiu e traiu o Senhor, seu nome foi removido do Livro da Vida (Apoc. 22:19).

Veja que a natureza deles é trair, porque primeiro eles mesmos foram traídos pela sua própria cobiça. Eles enganam a outros porque eles mesmos estão enganados.

Os Bodes Judas na Mensagem

Dentro da própria Mensagem existem muitos bodes Judas. Algum despercebido pode não discernir essas coisas, mas pelo menos todo o bom ministro tem seus ouvidos muito bem aguçados para saber identificar se o balido que ele ouve é realmente de uma ovelha ou de um cabrito, e é muito fácil de identificá-los, bastando aplicar sobre eles o teste da Palavra.

A Palavra Falada Nº. 7b (17/01/1993) - Lee Vayle [Sem tradução]

Não há absolutamente nenhuma maneira de identificar uma ovelha como distinta de um bode, exceto pelo teste da Palavra.

Portanto basta analisar o que eles dizem e confrontar com o que o mensageiro falou nos seus sermões. Um bode Judas da Mensagem, por exemplo, dirá a você que possui bíblia e mensagem do profeta para qualquer um, até mesmo um ministro, se divorciar e casar de novo. Porém o máximo que um ministro fielmente instruído pela Mensagem da Hora poderá dizer é: "Você pode se divorciar se quiser, e até casar novamente, mas você terá que deixar a Bíblia e a Mensagem de fora disso. Não as use como justificação porque você não terá respaldo. Você estará sozinho nisso." E para os que vieram para a Mensagem já nessa condição, ele no mínimo dirá a mesma coisa que o irmão Branham disse em seu sermão "Casamento e Divórcio": "Deus tenha misericórdia de você se alguma vez fizer isso novamente, e instrua os teus filhos para que não cometam o mesmo erro que você!"

Um bode Judas dentro da Mensagem também dirá que você só precisa ouvir fitas. Eles dirão: "Não é necessário um ministério fielmente instruído pelo profeta, como foi o do irmão de Lee Vayle, para aclará-las para você, porque o próprio irmão Branham já deixou tudo muito bem claro". Na verdade, um bode Judas realmente baliu isso para mim, quando o próprio irmão Branham falou em "O Desvelar de Deus": "Eu não posso ser muito bem claro em minhas afirmações. As coisas às vezes precisam ser ditas de maneira indireta, justamente para que alguns se aborreçam, saiam e vão embora, enquanto que apenas alguns poucos resolvam ficar para ponderar sobre o que eu disse. Isso é de propósito e precisa ser feito dessa maneira".

Se as fitas estivessem bem claras como dizem, o irmão Branham também não teria se preocupado em capacitar um ministério fielmente instruído - como ele mesmo escreveu em seu livro que um profeta enviado por Deus deve fazer, a fim que aqueles ministros instruídos por ele, transmitam a sua Mensagem - se as suas fitas já estivessem bem claras. Então você precisa de um ministério fiel que ajude você a entender as coisas que não ficaram bem claras para que não se perca como as demais. Mas um bode tentará dissuadir você disso, porque ele já atravessou a rampa do matadouro e está apenas esperando para que você o acompanhe. Aliás, só com uma determinada fita do irmão Branham é possível um bode Judas pregar todo o tipo de doutrina falsa que ele conseguir imaginar, mas um ministério treinado fará você manter o seu alvo exatamente naquilo que o mensageiro pretendia apontar.

Foi por isso que o irmão Branham disse em privado para o irmão Vayle: "Lee, pegue minhas fitas, divide-as e explique-as para o povo". E ele chegou a publicamente aconselhar irmãos e ministros que o procurassem se caso não conseguissem entender algo que fosse misterioso ou de difícil compreensão.

Jesus Cristo é o Mesmo Ontem, Hoje e Eternamente (23/03/1958) § 22

E se há alguma coisa que lhe falta entendimento, algo que você não entende, meu associado irmão Vayle aqui, está disponível em todos os momentos para explicar qualquer coisa que pareça misterioso a vocês, irmãos que ministram, ou onde quer que esteja, ou qualquer membro leigo, qualquer coisa.

Portanto jamais o irmão Vayle iria desobedecer a um profeta vindicado por Deus para dar ouvidos a um bode Judas da Mensagem. Foi por essa razão que além de fazer séries de sermões do irmão Branham, explicando parágrafo por parágrafo, como o profeta queria, ele precisou fazer várias séries de "Perguntas e Respostas", pois muitos irmãos fiéis e obedientes às fitas lhes faziam perguntas, como o próprio profeta lhes aconselhou que fizessem.

Religiosamente os Bodes e as Ovelhas Se Assemelham

Então estamos entendendo que um bode Judas pode ser um ministro que por meio de um falso ensino pode levar as ovelhas de Cristo para o caminho errado do matadouro, simplesmente porque ele foi posto para esse propósito. Sob certos aspectos, um bode Judas pode se parecer muito com uma ovelha, pois o seu balido é praticamente o mesmo, embora a sua natureza o diferencie, e o irmão Branham disse que uma ovelha sozinha não se conduz, mesmo que esteja ouvindo fitas; ela precisa de alguém para conduzi-la.

O Bom Pastor de Ovelhas (08/03/1957) §§ 6-7

Nós aprendemos muitas coisas sobre as ovelhas. Se nós simplesmente as observássemos e olhássemos para suas ações... E uma ovelha é um animal sacrificial. Um pequeno sujeito inocente, e ele é totalmente indefeso quando está perdido. Eu acho que é por isso que Jesus nos comparou com as ovelhas, porque elas simplesmente não conseguem encontrar o caminho de volta. Elas têm que depender de alguém que as lidere. E elas não podem liderar um ao outro. Elas simplesmente não fazem isso. E isso serve para me mostrar uma coisa; se somos comparados a ovelhas na herança de Deus, então não podemos nos conduzir uns aos outros...

Judas falou daqueles que tentam apascentar a si mesmos:

Judas 1:12

Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas.

Mas a Igreja deve confiar no pastoreio do Senhor Jesus Cristo, nosso fiel Pastor.

Apocalipse 7:17

Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.

Nós estamos desamparados. E temos que depender do grande Pastor das ovelhas, o Senhor Jesus. E eu observei em um matadouro uma vez... Alguém estava falando comigo sobre como eles abatiam as ovelhas. E quando eles querem que as ovelhas saiam do curral e subam à rampa onde eles matam as ovelhas, um bode as leva até lá. Eles seguirão o bode. (Porque essa é a natureza da ovelha: seguir) E esse bode os levará até o lugar onde a matança acontece, e então ele pulará para o lado e deixará as ovelhas irem direto para a morte. Essa é apenas a natureza do bode. E se um sujeito não conhece bem as suas ovelhas, é difícil dizer a diferença entre o balido de um bode e de uma ovelha. Eles são muito parecidos. Mas a natureza deles prova o que eles são. É assim que acontece com cristãos confessos e cristãos verdadeiros. O bode representa o mundo. Eles te conduzirão pelo caminho errado para a separação eterna de Deus. Eles vão te levar a problemas. Então, se somos ovelhas, é melhor vermos que tipo de pastor temos.

Por que o irmão Branham disse isso? Porque com o que já foi exposto até aqui, conseguimos entender que até mesmo o pastor pode ser um bode Judas. Ele pode balir como as ovelhas, mas ele não estará cem por cento envolvido com a Palavra. Há algo que o compromete. Há algo do mundo que é anti-Palavra e que ele ama, porém isso é morte, e mesmo assim, quer levar outros para o abate após ter ganho a sua confiança. Portanto eles tropeçam na Palavra porque essa é a sua natureza e o seu destino.

2 Pedro 2:6-8

Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina, e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.

Mas embora o irmão Branham diga que a tendência das ovelhas é serem guiadas - mesmo que seja por bodes porque não podem se conduzir sozinhas - Jesus disse que as Suas ovelhas não dão ouvidos a estranhos. Portanto ainda que elas possam ser traídas em sua confiança pelos bodes, aquelas que são eleitas de Deus, cedo ou tarde deixarão de ouvir os seus balidos, por mais parecidos que sejam.

Perguntas e Respostas Nº. 1 (03/01/1954) § 160

Ouça, Jesus não tem nada além de ovelhas. É isso mesmo? O pastor conhece as suas ovelhas. Alguém aqui já ouviu um bode chorar? Irmão, é melhor você ser um pastor se quiser saber a diferença. Um bode vai chorar exatamente como uma ovelha. Uh-huh. Deixe um bode velho ficar preso em algum lugar, e uma pequena ovelha de um lado vai "Baa", e depois "Baa", da mesma forma. E eu os ouvi no altar chorando e gritando: "Ó Deus..." soluçando daquele jeito, "Ó Deus..." e um bode o tempo todo. Isso mesmo. Gritando? Bem, eu os vi gritar até que eles simplesmente... E eles correm pelo chão e pulam para cima e para baixo e gritam...

A Ressurreição de Lázaro (13/08/1950) § 4 [Sem tradução]

Os dois espíritos estão tão próximos que poderiam enganar os próprios eleitos, se possível. E muitas pe... muitas vezes você ouve Isso chorar. Tenho ouvido pessoas gritarem. Agora, como eu lhe disse, eu espero que eu... que Deus me permita achar graça com você para que você creia em mim. Eu ouvi pessoas gritarem quando não era de Deus. Eu ouvi pessoas chorando quando não era de Deus. Vê? E sua simpatia às vezes, o diabo quer ser acariciado. E é necessário um verdadeiro criador de ovelhas para saber a diferença entre o balido de um bode e de um cordeiro; eles são tão próximos. Entende? E assim, portanto, nesta plataforma, você deve ter muito cuidado. Pode ser apenas uma coisa e é tudo o que Satanás quer - quer jogar diante do público. Portanto, eu tenho que estar em jejum, em oração, a cada minuto em guarda, procurando por algo.

A Condição Atual das Igrejas

Então com isso você começa a entender que muitos problemas em meio ao povo de Deus vêm de pessoas que são apenas membros ou ministros religiosos, mas não salvos, e freqüentemente ocupam posições de autoridade, exatamente como Judas. Ele foi um apóstolo e tesoureiro, mas ele estava perdido. Quantos problemas são causados ​​na igreja hoje por causa de diáconos não regenerados, obreiros, músicos e líderes ministeriais? No Jardim do Getsêmani Judas traiu o Senhor, o Cordeiro de Deus, e O entregou nas mãos do inimigo, que depois O levaram efetivamente ao matadouro. E Satanás ainda está empregando e treinando bodes Judas hoje que se infiltram em meio ao redil do Senhor a fim de ganhar a sua confiança para depois trazer problemas e incômodo para a congregação. Um bode Judas hoje pode ser algum membro fofoqueiro, um crítico que gosta de criar brigas e divisões, que engana as pessoas e procura separar membros e famílias da igreja em que Deus os colocou. E com o Youtube, e-mail, blogs, fóruns, mídias e redes sociais, tornou-se ainda mais fácil para os bodes Judas enganar e perturbar a unidade da Igreja de Cristo.

Toda a personificação que os bodes Judas fazem são enganosas, porém o falso serve apenas para exaltar e engrandecer aquilo que é verdadeiro. Uma falsa doutrina somente enaltece ainda mais a importância e o poder da verdadeira doutrina apostólica revelada; uma falsa vinha irá apenas engrandecer a verdadeira vinha que se mantém como fiel testemunha da Palavra, e os ministros bodes Judas servem apenas para exaltar ainda mais o valor dos que permaneceram varonilmente com aquilo que é puro e genuíno.

Como vimos desde o início, o que bagunçou com Israel foi a idolatria dos cananeus que os enfraqueceu. As multidões mistas sempre representaram um perigo para o povo de Deus, tanto no passado como agora. De fato os dois espíritos sempre andaram juntos, porém o falso jamais conseguiu ofuscar ou apagar o brilho do verdadeiro.

Testemunho (28/11/1963) § 69

Tenho tido tantas imitações carnais do outro, que isso me deixa assustado só de pensar nisso. Porque vocês terão isso, com toda a certeza. Sempre existem as multidões mistas. (Bodes e ovelhas. Esse foi o problema com o povo de Israel no passado) E essa imitação carnal tem que seguir Isto. Ela seguiu nos dias Dele; ela seguiu nos dias de Moisés; ela seguirá em cada dia. Ela seguirá neste dia quando o Espírito Santo está tentando fazer a obra. Mas ainda assim, se uma pessoa é espiritual, a personificação carnal somente engrandece a correta, Aquela, o - o artigo real de Deus.

Foi por isso que o apóstolo Paulo disse a Timóteo para manter-se fiel à doutrina de Cristo, pois isso salvaria tanto a ele como aos que lhe ouvissem, pois do contrário, ele estaria agindo como um bode que leva ovelhas inocentes para o matadouro.

1 Timóteo 4:16

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

Seguindo ao Pastor Jesus Cristo

O irmão Branham disse que o crente deve estar atento e examinar que tipo de pastor ele tem, porque um cristão precisa se lembrar que ele foi chamado para seguir um pastor enquanto ele estiver seguindo a Cristo, e não a um bode amigável que pode estar levando-o para a porta do matadouro. Enfim, um bode Judas é qualquer um que tentar influenciar você a se afastar do caminho certo.

A Igreja e Sua Condição (05/08/1956) § 31 [Sem tradução]

Sabe, lá onde eles matam as ovelhas, você sabe o que leva as ovelhas até o bloco da morte? É um bode. Mas o bode levará as ovelhas até a rampa do matadouro, e então, exatamente na hora em que ele leva as ovelhas subindo a rampa, ele saltará para fora. Mas, oh, eles dizem, quando eles vão matar o bode, então ele faz muito barulho. Vê? E é assim que o diabo fará. Ele vai tentar levar os filhos de Deus até a pior das hipóteses, mas quando chega a hora de ele morrer, ele realmente faz muito barulho. É assim que o diabo faz. E é assim às vezes, com alguma mocinha de aparência extravagante ou algum garoto travesso com um maço de cigarros ou uma garrafa de uísque que levaria uma mocinha, o cordeiro do aprisco de alguém, para o errado. "Oh, está tudo bem. Não há nada quanto a todas essas coisas estúpidas sobre igreja". Mas deixe a morte atacar aquele velho rapaz uma vez, você o ouve gritando e gritando por todo o país. E é assim que o diabo o faz.

Mas por que as ovelhas não voltam pelo mesmo caminho que entraram? O irmão Branham já nos disse. Elas não sabem voltar. Elas precisam ser guiadas, e o bode não fará isso. Terá que ser o Pastor Jesus Cristo.

A Igreja e Sua Condição (05/08/1956) § 39 [Sem tradução]

Um cordeiro é uma coisa, quando está perdido, está irremediavelmente perdido. Uma ovelha não consegue encontrar o caminho de volta. Essa é a razão pela qual o bode a leva à morte. Não pode encontrar o seu caminho, uma ovelha perdida. Essa é a razão pela qual Deus nos comparou a ovelhas. Quando estamos perdidos, estamos perdidos. Não há como nos encontrarmos. E só há uma maneira de fazer isso, que é submeter-se ao Pastor do rebanho, e Ele faz a direção.

Deus nos comparou a ovelhas, porque assim como elas não podem guiar a si mesmas, da mesma forma, a igreja de Cristo não pode ser conduzida sozinha. É necessário que o Espírito de Cristo a conduza.

Olhando Para o Invisível (10/04/1959) § 9

Agora, Ele nos comparou a ovelhas. Uma ovelha está totalmente perdida sem um líder. Agora, se você já criou ovelhas, você sabe o quanto isso é verdade. E se você já foi a um matadouro... acho que é um dos casos mais lamentáveis ​​da vida animal, ver o abate de ovelhas. O sujeitinho simplesmente depende de algo para liderá-los. E você sabe o que eles levam para levar as ovelhas ao abate? Um bode. Ele leva as ovelhas até o matadouro e ele sobe pelo corredor com elas, então quando chega ao ponto de serem mortas, o bode salta e a ovelha segue direto para o seu abate. E essa é a verdade com a vida humana hoje. O demônio vai levá-lo direto para o abate, se puder. Ele te levará à confusão. Ele deixará você ver algo que parece bonito e parece ser tão agradável aos olhos, quando o Espírito Santo está condenando e dizendo para não crer. Portanto, devemos seguir sempre a liderança do Espírito Santo. E você não pode seguir a direção do Espírito até que o Espírito esteja em seu coração para guiá-lo.

O tempo urge. Portanto você precisa decidir logo se ouvirá ao teu pastor Jesus Cristo ou aos baalins e astarotes do mundo e inclusive os da Mensagem.

Deus Se oferece para nos ajudar para resistir aos bodes Judas, se aceitarmos o Seu Filho e dependermos humildemente de Seu Espírito para nos dar força. Ele nos ajudará a resistir a esses bodes Judas e a viver somente para agradá-Lo.