Entregue-se e Deixe Deus Agir

02/09/2017

Entregue-Se e Deixe Deus Agir

2 de setembro de 2017

Viamão-RS

Diógenes Dornelles

João 14:1-6

Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também. E vós sabeis o caminho para onde Eu vou. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim.

O Princípio da Caminhada Cristã

Jesus aqui Se intitulou como sendo "o caminho", e essa palavra "caminho" foi a mesma usada pelos primeiros apóstolos para designar a fé cristã lá no princípio, antes mesmo que aqueles crentes fossem chamados de "cristãos".

Atos 19:9

Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do caminho perante a multidão, retirou-se deles.

Atos 19:23

E, naquele mesmo tempo, houve um não pequeno alvoroço acerca do caminho.

Paulo em sua defesa perante o governador Félix referiu-se à fé cristã dessa maneira, que naqueles tempos estava sendo chamada pelos judeus de "seita".

Atos 24:14

Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.

Então a palavra "caminho" resumia tudo o que a fé cristã representava para os crentes daqueles dias, porque o próprio Senhor Jesus disse que Ele era esse caminho. Jesus é o caminho para a nossa salvação, para a nossa paz, para a nossa vitória, para a nossa alegria, e se queremos obter todas essas coisas temos que tê-Lo conosco. Precisamos deixar que Ele seja o nosso caminho, e não se colocar em momento algum no caminho Dele, pois isso cria uma separação entre o homem e Deus.

Muitas vezes um filho de Deus pode ficar no caminho de Deus quando ele tenta resolver os seus problemas da sua própria maneira, ou quando faz escolhas que não são as mais adequadas, mas Deus disse em Sua Palavra:

Salmos 46:10

Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus.

"Aquietai-vos" vem do hebraico "raphah" (רפה) que além de significar "estar em silêncio", entre outras coisas também quer dizer "relaxar", "deixar cair", "abandonar", "abster-se". Então o Senhor diz a você: "Relaxe, descanse, deixe cair por terra a tua apreensão, abandone os teus próprios pensamentos e pareceres e sabei que Eu sou Deus. Eu tomo conta de você. Eu sei o que é melhor para você. Confie em Mim".

Então quando nós relaxamos ao sair do caminho e deixamos Deus Se apoderar de nossos corações é que os frutos do Seu Espírito se manifestarão em nós.

Desde Então (31/03/1960) § 43 [Sem tradução]

Agora, se Ele conseguir Se apoderar do seu coração, então Ele pode operar as Suas obras. Mas contanto que você possa sair do caminho, contanto que você consiga relaxar e deixar o Espírito Santo assumir o controle... Ele disse: "Eu sou a videira, vós sois os ramos". E o - o ramo não - a videira não dá frutos, mas energiza o ramo para dar frutos.

Só Uma Vez Mais, Senhor (01/12/1963) § 134 [Sem tradução]

E a única coisa que você precisa fazer para saber que Ele está aqui, é remover-se do caminho. Vê? Enquanto você estiver no caminho, Deus não pode fazer nada por você. Quando você pensa os teus pensamentos, os pensamentos de Deus não têm chance. Mas se você parar de pensar os teus pensamentos e pensar os pensamentos Dele! "Meus pensamentos não são os vossos pensamentos", disse Ele. "Se houver algum louvor, se houver alguma virtude, pense nessas coisas". Não é o que alguma igreja vai dizer sobre isso, mas o que Deus disse sobre isso!

Todos os homens da Bíblia que se colocaram no caminho de Deus com o seu próprio querer e pensar sofreram as consequências disso. Abraão, Jacó, Moisés, Jonas, etc, entenderam que eles só poderiam ser usados por Deus quando deixassem o seu "eu" fora do caminho. Mas Jesus foi Alguém que soube fazer isso, pois para que Jesus fosse o nosso Caminho, Ele mesmo precisou primeiro ser provado, e em nenhum momento ficou no caminho de Deus, mas deixou que o Seu Pai tivesse a preeminência durante todo o Seu ministério.

A Maior Batalha e a Maior Vitória de Cristo

Para o irmão Branham a maior vitória que Jesus conquistou não foi exatamente por ter morrido na cruz do Calvário e depois vencido a morte na ressurreição, mas de ter vencido a Si mesmo e ter anulado o Seu "Eu" e obedecido a Deus no jardim do Getsêmani, aceitando o caminho que Ele traçou para o Seu Filho. Ele tirou do caminho o Seu querer e a Sua vontade para que o querer e a vontade de Deus prevalecesse Nele. Portanto foi lá no Getsêmani onde Jesus obteve a Sua maior vitória. Somente pôde haver uma experiência vitoriosa no Gólgota porque primeiro aconteceu uma experiência vitoriosa no Getsêmani. Mas depois de Ele ter lutado com a Sua própria mente e a Sua própria vontade naquela noite, Ele obedientemente declarou: "Pai, a Minha vontade é de que Tu afastasses este cálice de Mim, mas mesmo assim, que não seja a Minha vontade, mas que a Tua vontade seja feita". E essa foi a Sua maior Vitória e essa havia sido a Sua maior batalha também; uma batalha que foi travada em Sua mente, quando Jesus decidiu render a Sua própria vontade para prosseguir com o programa de Deus.

Comunhão (18/04/1957) § 29 [Sem tradução]

Agora, se Deus não poupou o Seu próprio Filho do teste cruel, então Ele não poupará você ou eu do teste cruel. E Jesus estava aqui enfrentando o maior teste que Ele já havia tido. O Getsêmani colocado diante Dele, onde aquele definitivo e último teste todo-suficiente deveria vir, quando as cargas de todo o mundo foram colocadas sobre os Seus ombros abençoados. Não havia ninguém em todo o céu ou na terra que pudesse alguma vez sustentar a não ser Ele. E saber que todos os pecados, dos pecados passados, e pecados presentes e pecados futuros, repousavam sobre esta decisão. E foi uma das maiores vitórias que Cristo já ganhou ou provou a Sua grande messianidade, como quando Ele disse a Deus: "Não a Minha vontade; mas a Tua seja feita". Essa foi a maior vitória que Ele já tinha ganhado. (Ele saiu do caminho para deixar Deus ter o Seu direito de passagem) Todos os demônios de tormento estavam ao redor para tentá-Lo e prová-Lo. E quando nos acertamos com Deus, quando nossos corações se tornam puros e o Espírito Santo tem assumido o Seu lugar em nosso coração, essa é a coisa mais gloriosa de ter testes. A Bíblia nos diz que os nossos testes e provações são mais preciosos para nós do que a prata e o ouro do mundo. Então devemos ser gratos.

Veja que foi em um jardim onde ocorreu a maior derrota de toda a raça humana com a queda do primeiro Adão por sua rebeldia, mas foi também em um jardim que ocorreu a sua maior vitória com a entrega e rendição do segundo Adão, pois essa também foi a vitória de todos nós.

Jesus Tinha Deus Nele Porque Ele Havia Se Rendido a Deus

Então Jesus venceu a Si mesmo porque Ele tinha uma vida rendida ao Pai, saindo do caminho para fazer não a Sua própria vontade, mas a vontade de Deus. Jesus deixou que os Seus pensamentos fossem os de Seu Pai, e é assim que cada filho de Deus vencerá, se sair da frente de Deus e deixá-Lo colocar em suas mentes os Seus próprios pensamentos.

Chuva Temporã e Serôdia (03/03/1960) § 14

Jesus era o Filho de Deus, como estávamos falando hoje. Ele era o Filho de Deus tanto quanto Ele era um homem. Aos trinta anos... Não temos nenhum registro Dele fazendo qualquer coisa até que Ele tivesse trinta anos de idade. Quando Ele foi batizado no Jordão por João, então o Espírito Santo desceu sobre Ele sem medida. Nele habitou a plenitude da Divindade corporalmente. Ele era Emanuel. Deus estava Nele. Por que Deus estava Nele? Porque Ele não havia nascido em pecado e porque Ele tinha uma maneira de render-Se a Si mesmo a Deus, (Em outras palavras, Jesus soube morrer para Si mesmo para que Deus pudesse viver Nele. Se Ele não pudesse ser o nosso exemplo nisso, Sua Igreja nunca poderia fazer a mesma coisa) e Nele habitou tudo de Deus. Agora, você e eu poderíamos ter mais de Deus do que temos, se apenas nos rendêssemos a nós mesmos a Ele. Tanto quanto pudéssemos... O tanto quanto Bill Branham, ou seja, o tanto quanto eu possa sair do caminho, Deus entrará nele. Mas enquanto Willian Branham está lá dentro, então Deus não tem maneira de entrar. É o mesmo com você. É hora de sairmos do caminho e não olharmos as coisas como nós queremos olhar, não fazermos da maneira que nós pensamos, mas deixando que Ele faça nossos pensamentos. Deixe-O fazer o nosso olhar, ouvindo o Espírito Santo.

Você é o Seu Maior Inimigo

Sem dúvidas que Satanás tentou sabotar o programa de Deus, tentando até mesmo colocar dúvidas na mente de Jesus sobre a Palavra de Seu Pai e sobre Quem Ele mesmo era. "Vamos ver se Você é mesmo o Filho de Deus..." Mas o maior inimigo que Jesus realmente poderia ter tido seria Ele mesmo, se caso não tivesse vencido a Si próprio naquele jardim. E o irmão Branham disse que nós mesmos somos o nosso maior inimigo quando nos interpomos no caminho de Deus. Não há como satisfazermos a Deus e a nós ao mesmo tempo, pois isso cria uma separação. Mas se tirarmos a nós mesmos do caminho então Cristo permanecerá conosco.

O Poder da Decisão (07/10/1955) § 37 [Sem tradução]

Dê tempo à sinceridade de antigamente, derramando-se ao Senhor Jesus Cristo, até que o Espírito Santo Se derrame sobre a sua alma. Você ficará junto a si mesmo. Talvez você possa ficar com Jesus se você se afastar uma só vez. Amém. Você não pode estar com você e com Jesus; você descobre que você é o maior inimigo que você possui. Se eu puder tirar William Branham do caminho, Jesus pode ter um tempo maravilhoso. Mas você tem que tirá-lo do caminho.

Então aqui o irmão Branham disse: "Você não pode estar com você e com Jesus ao mesmo tempo". Ou seja, um dos dois precisará sair do caminho, e esse terá que ser você, pois alguém que está divido será um inconstante.

Tiago 1:8

O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.

"Coração dobre" foi traduzido do grego "dipsuchos" (διψυ χος), que quer dizer "mente dupla", "vacilante", "incerto", "duvidoso", "de interesse dividido", pois uma hora quer agradar e servir a Deus e outra hora quer agradar e servir só a si mesmo, e isso o tornará inconstante em todos os seus caminhos. Os dobres de coração sempre erram em seus caminhos

Hebreus 3:10

Por isso Me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, e não conheceram os Meus caminhos.

Separação da Incredulidade (28/02/1955) § 28 [Sem tradução]

Pela graça sois salvos mediante a fé. Apenas creia no Senhor Jesus Cristo. É assim que você O conhece, não por todas as suas palavras astutas; isso afasta você de Deus. Quanto mais você sabe, mais estuda e tenta descobrir sobre isso, menos você sabe. Pare de estudar e imaginar; simplesmente entregue-se e creia. Eu costumava pregar na igreja batista um pequeno sermão; eu o chamava de "Entregue-se e Deixe Deus Agir". Isso mesmo. Simplesmente entregue-se e deixe Deus agir; enquanto você mesmo ficar no caminho, não há como chegar. Você sabe que o maior inimigo que eu tenho é William Branham. Ele está sempre no caminho de Deus. Se eu conseguir tirá-lo do caminho, então Deus pode operar. Esse é o seu pior inimigo que é você mesmo. Apenas saia do caminho, e então Deus pode ir operar. Agora, tenha cuidado com os seus associados quando você chegar lá, e entre as pessoas, e este começa a dizer isso, e isto e aquilo. Então você se mistura todo; Você não sabe no que você crê.

Provando Sua Palavra (16/08/1964) § 260

Agora curar, eu não posso, você sabe disso. "O que é um dom, irmão Branham, uma coisa que se leva?" Não. É uma coisa que você sabe como remover-se do caminho. Vê? Enquanto você estiver aí, nunca funcionará. William Branham é o maior inimigo que eu tenho. Vê? Mas quando eu o removo do caminho, veja, então Jesus Cristo pode usar o corpo. Vê?

Nossas Bênçãos Somente Podem Ser Impedidas Por Nós Mesmos

Então muitas vezes nós mesmos somos os responsáveis por interromper o fluxo das bênçãos de Deus sobre nossas vidas. Nós ficamos no caminho de Deus. Mas basta nos entregar a Deus e deixá-Lo agir da Sua própria maneira, que o fluxo do Espírito seguirá o seu caminho normal.

Expectativa (28/02/1954) § 4 [Sem tradução]

Agora, há somente uma coisa que nos impedirá de sermos abençoados então. Que é nós mesmos. Se simplesmente ficarmos no caminho de Deus, Ele não pode... Isso sufocou o fluxo, não é mesmo? Contorna a água em outro lugar. Então vamos simplesmente sair do caminho e nos esvaziar e dizer: "Agora, Senhor Jesus, apenas entre e assuma o controle". Então veja o que acontece. Então simplesmente... Teremos infinitamente mais do que poderíamos fazer ou pensar. Sim senhor. Deus nos dará.

Ceda Primeiro e Então Você Terá o Que Pediu

Então o segredo para o crente receber todos os benefícios do Calvário é saber ceder, render-se e sujeitar-se a Deus e Sua Palavra, deixando todo o arrazoamento de lado e então ele terá o que pedir, pois qualquer raciocínio que for contrário à Palavra o colocará no caminho, atuando como um obstáculo para Deus, pois ele estará dizendo o que pensa e o que vê, e não o que Deus realmente lhe mostra.

O Sonido Incerto (31/07/1955) § 72 [Sem tradução]

Deus nunca pode tocar nessa linha, enquanto você arrazoar. Mas vamos deixar o raciocínio. Deus nunca nos fez viver pelo nosso intelecto. Nós vivemos pelo Espírito Santo que está em nossa alma, que diz "não" a qualquer raciocínio contrário à Palavra de Deus. Quando a Palavra de Deus diz que é assim, não há nada no mundo que fique em Seu caminho. Então quando você faz isso, você está ficando do lado certo de Deus. Você está cedendo, até que você possa pedir o que você quer, e isso será dado a você, porque não há nada no meio aí. Não há arrazoamentos. Vamos afastar esses arrazoamentos. Eles estão no seu caminho. Tire sua opinião do caminho. E não diga o que você raciocina, o que você vê, o que você pensa; diga o que Deus diz ser a Verdade. E isso só pode vir de dentro, do coração, não de intelectos.

Deus Providenciará Um Caminho

Deus sempre cria um caminho de escape para todo aquele que busca socorro Nele. As provações são apenas para demonstrar que Ele te ama e que Ele guia os Seus filhos, suprindo todas as suas necessidades enquanto eles estão em sua jornada rumo ao reino. Portanto eles não devem ficar no caminho de Deus e tentar resolver os seus problemas da sua própria maneira, mas Deus mesmo é Quem irá lhes mostrar o Seu caminho, pois Ele prometeu que supriria todas as nossas necessidades.

Um Êxodo (15/06/1956) §§ 28-29 [Sem tradução]

Observe-o. A primeira coisa que você sabe, Moisés começou a orar, andou em direção ao Mar Vermelho, deu o seu passo. E o Senhor enviou um vento, e abriu um caminho pelo Mar Vermelho. Oh, como Deus sempre cria um caminho de escape. Em toda prova, Ele criará um caminho. Aquietai-vos. Não ande por aí e se amedronte. "Aquietai-vos", disse Ele, "e sabeis que Eu sou Deus". E quando as provas ficarem difíceis, lembre-se, é Deus em algum momento, tentando demonstrar o Seu amor por você. Mas lembre-se, não importa quantos Mares Vermelhos, o caminho de Deus passou através disso. Deus guia... Não é estranho como Deus guia os Seus filhos? "Uns pelas águas, outros pelas inundações, uns por árduas provas, porém todos pelo Sangue". Deus guia os Seus filhos. Não importa o que se interponha em seu caminho, isso - isso terá que sair do caminho. Isso terá que se entregar a Deus. E quando eles atravessaram o rio, tiveram um grande jubileu pentecostal, uma reunião de acampamento. Ora, se não foi uma reunião pentecostal, eu nunca vi uma. Moisés cantou no Espírito, e Miriam e todas as mulheres tocaram pandeiros e dançaram no Espírito. Se não foi o Pentecostes, eu nunca vi um. Certo. Deus prometeu que Ele supriria todas as suas necessidades nessa jornada. Ele prometeu que Ele supriria todas as nossas necessidades na jornada: o mesmo Deus com a mesma promessa. O mesmo Deus fez a promessa.

Elias e a Comida Oferecida (10/03/1960) § 48

Deus prova a todos os filhos de Abraão como Ele fez a Abraão, pois somos a semente de Abraão. Por estarmos mortos em Cristo, somos descendentes de Abraão e somos herdeiros segundo a promessa. A semente de Abraão, esse é o espírito que Abraão tinha. Ele tinha a promessa dada. E se o nosso pai confiou em Deus e recebeu uma promessa, uma impossibilidade, e continuou com isso por vinte e cinco anos antes de se manifestar, ficando cada vez mais forte, sua semente é como o pai. Não importa o que aconteça, quando recebemos a oração, está resolvido. Quando tiramos tudo do caminho, cumprimos todos os requisitos, tiramos tudo do caminho, então peça a Deus e fique aí sabendo que você o receberá.

Conhecendo a Vontade de Deus

Então para sairmos do caminho e deixarmos que Deus entre em cena por nós, é necessário conhecermos a Sua vontade.

O Profeta Eliseu (23/07/1954) § 12 [Sem tradução]

Bem, se uma nação ou um exército deveria consultar o Senhor em um momento de dificuldade, que tal quando um câncer leva você para um canto? Quando a tuberculose leva você para um canto? Quando as aflições levam você para o canto, não desista; vamos consultar o Senhor sobre isso e ver o que Ele teria a dizer. Vê? Talvez você dissesse: "Bem, eu tenho... Eu sou um bêbado. Eu sou uma prostituta. Eu sou... eu tenho - tenho amaldiçoado toda a minha vida". Não desista. Vamos consultar o Senhor sobre isso agora, e ver o que Ele diria sobre isso. Você diz: "Bem, irmão Branham, eu tentei por seis anos nascer de novo do Espírito de Deus, para receber o Espírito Santo. Ele nunca veio até mim mesmo assim". Bem, vamos tentar novamente esta noite, e ver o que o Senhor dirá, pois Ele sempre está disposto se simplesmente sairmos do caminho.

Uma Libertação Total (12/07/1959) § 53

Deus dá uma libertação completa. Quando nós... Ele fará isso se nos entregarmos completamente a Ele. Se nos entregarmos completamente em Suas mãos, Deus pode viver em nós, Cristo, a esperança da glória. Ele pode Se refletir em nós quando nós mesmos saímos do caminho; então nossos pensamentos são os Seus pensamentos. Poderia você imaginar Cristo fumando um charuto? Poderia você imaginar Cristo bebendo ou jogando cartas? Então, se o seu espírito faz parte do Seu Espírito, Ele quer que isso esteja sobre a sua confissão. Mas você permite que o diabo entre e assuma o controle, e o tempo todo em seu coração, no fundo, você sabe que está errado quando faz essas coisas. E quando um membro conversasse contra o outro membro, você sabe que está errado. Vocês estão ordenados a orar uns pelos outros, e não a falar mal um contra o outro, mas a amar uns aos outros. E se alguém está por baixo, vamos buscá-lo, ajudá-lo. Agora, isso nos torna um - um - grupo unificado de crentes. Agora, quando não obedecemos a isso, então não obedecemos a Deus e desagradamos a Deus. E, portanto, nossa igreja, nosso povo não pode prosperar, a igreja não pode prosseguir, porque estamos desunidos. Como Jesus disse: "Um pouquinho de fermento leveda a massa".

Abra o Caminho Para o Espírito Santo

O que Deus quer fazer é derramar do Seu Espírito sobre nós, mas para isso, precisamos por para fora do caminho tudo aquilo que impede do Seu fluxo chegar até nós. Temos que remover todos os obstáculos seja em nossas próprias vidas como em nossos lares ou mesmo na igreja.

Fazendo Um Vale Cheio de Covas (28/07/1956) § 50 [Sem tradução]

Isso é o que temos que fazer esta noite, é abrir caminho para que o Espírito Santo Se derrame. Faça isso em sua casa; faça isso na sua igreja; faça isso em você mesmo. Ponha tudo fora do caminho; prepare-se. Está chegando um poço transbordante, se você se preparar para isso. Se você não se preparar para isso, você nunca irá vê-lo. Agora, cabe à igreja esta noite.

Sou Eu, Não Temais (29/03/1960) § 21 [Sem tradução]

Eu creio que Ele sabe hoje que precisamos Dele. Hoje sabemos que precisamos Dele. Eu preciso Dele. Você precisa Dele. Todos nós precisamos Dele. Eu preciso mais Dele. Você precisa mais Dele. Não há nada que eu não possa ficar satisfeito com o suficiente de Deus. Oh, contanto que possamos sair, então Deus pode entrar. Mas nós temos que sair do caminho, nossas próprias ideias, deixar o Espírito Santo entrar e nos mostrar as coisas que virão. Ele disse que Ele faria isso e nos lembraria.

Um Absoluto (01/12/1963) § 19

Nada - nada é tão misterioso. É encontrar Deus, sair do caminho e deixar o Espírito Santo usar você para o que Ele quer fazer. É isso.

Deus Prova os Filhos Rebeldes Para Trazê-los de Volta

É justamente quando ficamos no caminho de Deus que é quando nos desviamos para fora do caminho, e quando saímos do caminho correto, Deus às vezes pode permitir que Seus filhos sejam até afligidos para justamente trazê-los de volta para a perfeita vontade de Deus.

Exortação da Cura Divina (01/05/1951) § 11 [Sem tradução]

Agora, às vezes, eu vou admitir isso, de que o nosso Pai celestial às vezes nos castiga com enfermidades, permitindo que Satanás o faça, para nos provar às vezes - para nos trazer de volta. Se saímos do caminho, nosso Pai celestial pode deixar que algo aconteça conosco para nos trazer de volta. (Nem sempre uma enfermidade é em decorrência de alguém ter se colocado no caminho de Deus; às vezes os motivos podem ser outros, mas quando este é o caso, Deus pode agir dessa maneira) Mas só será para o bem. Vê? O castigo de nosso Pai não é agradável por uma temporada, mas finalmente traz... Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam o Senhor. E se eu estivesse longe de Deus e da vontade do nosso Pai celestial, ora, se Deus simplesmente quisesse... Que Ele pudesse fazer algo por mim e - e me ajudasse a voltar, ora, eu apreciaria o nosso Pai celestial, você não?

Quando Deus Tira Alguém do Caminho Pode Ser um Sinal de Que Ele Era um Cristão

Mas às vezes, Deus pode tomar atitudes drásticas quando um filho Seu insiste em não sair do caminho por tempo demasiado. O irmão Branham disse que às vezes quando um filho de Deus persiste por muito tempo nos pecados, Ele pode então recolhê-lo mais cedo se prosseguir em continuar fazendo a sua própria vontade. Por não sair do caminho de Deus, Deus mesmo pode tirá-lo do caminho definitivamente. Nem sempre isso seria um sinal de perdição, mas justamente por ele ser o Seu filho.

Demonologia - Estado Religioso (09/06/1953) § 95

Veja na carta aos Coríntios aí, como que Paulo colocou aquelas pessoas em ordem. Ele disse: "Primeiramente, dou graças a Deus por vós, que não há tais coisas entre vós, e assim por diante, e como que - que não tendes falta de nenhum dom espiritual." Dizendo-lhes o que eram, posicionalmente, em Cristo. Então ele começa a repreendê-los, a dizer-lhes sobre as pregadoras deles, e como que estavam, e como que comiam na mesa do Senhor. E até mesmo um homem vivendo com sua madrasta, e ele disse a este homem em Cristo: "Entregai-o ao diabo, para as destruições da carne, para que a alma seja salva." Veja, é isso, entregá-lo. A Bíblia disse: "Por esta causa há muitos fracos e doentes entre vós, e muitos que dormem", que morreram prematuramente "por causa do pecado." Tirasse Deus você do caminho, é bom sinal de que era cristão, se você fosse tirado.

Foi por isso que o apóstolo Pedro disse:

2 Pedro 2:21

Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado.

O irmão Branham mencionou algumas vezes Saul que foi tirado do caminho por causa dos seus pecados. Ele era um filho de Deus, mas estava desviado. O irmão Branham cria que Saul foi salvo, mas Deus teve que recolhê-lo. Deus também estava a ponto de recolher Jonas por ter colocado os seus próprios pensamentos no caminho de Deus. Então o Senhor estava para tirá-lo do caminho definitivamente, mas por fim Jonas recebeu uma nova oportunidade. Tudo que ele precisou fazer foi remover a sua rebeldia que atuava como uma obstrução para o programa de Deus. Sem isso, Deus continuaria em não atender as orações de Jonas, pois suas petições estavam fora daquilo que Deus tinha programado.

Deus Não Pode Resolver Um Problema Até Que Sua Causa Seja Removida

Então veja que muitas vezes Deus não pode responder a oração de alguém até que ele primeiro aprenda a sair do caminho.

A Fé Sem Obras é Morta (05/09/1953) § 9 [Sem tradução]

Eu nunca tento expulsar um espírito a menos que primeiro eu entenda o que estou fazendo, porque isso é perigoso. Você sabia disso? Muito perigoso a menos que você saiba o que você está fazendo. Se você notar na plataforma após a unção chegar, você nunca me ouve desafiar um espírito, a menos que em primeiro lugar eu veja onde está a vontade de Deus para fazê-lo. Agora, você diz: "É a vontade de Deus?" Bem, algumas vezes as pessoas chegam à plataforma que muitas vezes nem são cristãos, e elas - querem ser curadas de doenças, e talvez tenham sido cristãs e fizeram algo em sua vida ou deixaram de fazer algo, e essa é a razão pela qual eles não podem se curar. Então, sob esse poder de discernimento, quando a afirmação profética se apresenta, aí diz exatamente onde está o seu problema. Isso - isso... Então tire isso do caminho. Então Deus tem que curá-lo.

Portanto o irmão Branham ensinava que a cura sempre está disponível. A solução para um problema pode já existir, porém mesmo assim Deus pode não responder, porque às vezes é necessário primeiro que aquele que estiver padecendo tire a incredulidade e a dúvida do caminho, que é o que pode ser a causa dos seus problemas.

Elias e a Comida Oferecida (10/03/1960) § 110

Oh, simplesmente aceite aquela pequena promessa de Deus, e faça tudo certo, e saia do caminho, observe o que acontece. Mantenha esse coração, a incredulidade longe disso. Apenas aceite aquela pequena crença que você tem, e coloque-a na cruz, e diga: "Isto é tudo o que eu tenho, Senhor. Tome"; observe voltar: "ASSIM DIZ O SENHOR". Oh, Ele é o mesmo hoje como Ele sempre foi. Era por isso que ela estava esperando. Talvez pareça horrível e sombrio agora, mas, sabe, às vezes nós somos ensinados (e eu preguei sobre isso na noite passada). É sempre mais escuro antes do dia. É na hora mais escura da noite que a estrela da manhã brilha; está refletindo a chegada do sol.

Entrando no Espírito (28/04/1961) § 72 [Sem tradução]

Tire todo o lixo e cestas e cisternas antigas... Tire todas essas coisas do caminho. Os velhos cavalos mortos e coisas eclesiásticas que estão no seu caminho, jogue a coisa toda fora. Isso... Deus não vai entrar assim. Isso poluirá a água. E a água não será poluída, então simplesmente tire a sua própria poluição, de descrença, e Deus derramará a água. Ela já está aí. A única coisa que você precisa fazer é simplesmente mover a causa, a cura já está realizada. Deus já te curou. Você só tem que tirar a sua incredulidade do caminho. Essa é a visão. Eu digo isso no Nome do Senhor, da mesma maneira como Eliseu disse naquele dia, ASSIM DIZ O SENHOR, tire a sua incredulidade do caminho. Veja o que acontecerá. Tire os seus sistemas do caminho, (Muitas vezes alguém pode ter até saído de um sistema, mas aquele sistema ainda não saiu dele) observe que um avivamento atingirá Chicago. Observe que um avivamento atingirá o mundo, se tirarmos nossos sistemas do caminho. Tirarmos nossas próprias ideias do caminho e deixarmos... O Espírito já está - a Rocha já está ferida. A única coisa que temos que fazer é simplesmente tirar as coisas do caminho e deixá-la fluir. Você quer ver as pessoas curadas? Você quer se curar? Apenas tire todas as dúvidas do caminho. E então veja o que acontece. Isso fluirá como um rio.

A cura já está disponível para o que crê; tudo que precisamos já está disponível; só o que é necessário é sair do caminho, entregando-se a Ele para que Deus possa agir, pois ficar no caminho de Deus é separação. Nossos próprios pensamentos e escolhas nos separam Dele. Deus não está surdo, tampouco Sua mão está encolhida para nos ajudar, mas a menos que aquilo que separa o crente de Cristo seja removido, Deus não poderá entrar.

Isaías 59:1-2

Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o Seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que não vos ouça.

O Direito de Passagem

Deus quer encontrar na vida dos Seus filhos o direito de passagem, e isso acontece quando os seus pensamentos passam a ser os de Deus. Sua voz passa a ser a voz de Deus. Foi assim que Deus moldou o caráter do Seu Filho Jesus quando Se permitiu vencer a Si mesmo e deixar que o caráter de Deus fosse manifestado Nele. Jesus Se esvaziou de Seus próprios pensamentos e deu passagem para o Seu Pai agir em Seu favor. E Deus está disposto a energizar as vidas de cada filho Seu desde que possam sair do caminho e dar passagem para Ele.

Creia de Coração (23/06/1957) §§ 45-46 [Sem tradução]

E agora observe. Eu vi isso funcionar. E pensar que se você entrar nesse contato com Deus, até não se tornar mais a sua voz. Não é mais o seu pensamento. Torna-se o pensamento de Deus e a voz de Deus. Você é apenas uma videira, ou apenas um ramo. Ele é a videira. E se o Seu Espírito que entra e se energiza, desde que você possa sair do caminho, Ele te encherá. E então você pode ser uma testemunha, assim como a arca de Noé foi uma testemunha, como Jesus foi testemunha de Deus. Ele se tornou tão cheio de Deus, até Ele e Deus eram um. (Jesus era um com Deus não porque Ele mesmo fosse Deus, mas porque o Seu Filho estava cheio Dele) Deus habitou em Cristo, reconciliando o mundo Consigo mesmo, a própria expressão. A obra de um homem declara o seu caráter. Cristo era a obra de Deus. E Cristo declarou o caráter de Deus, o Seu sentimento para os enfermos, o desejo de salvação das almas, até que Ele deu a própria vida. A obra de Deus... O caráter de Deus foi declarado em Cristo. E se você conseguir simplesmente se esvaziar dos seus próprios pensamentos intelectuais e dar a Deus o direito de passagem, Ele pode declarar o Seu caráter através da obra da sua entrega. Esvazie-se; tire o mundo, tire as suas dúvidas do caminho. Se você vier ao altar para receber oração e disser: "Vou subir e ver se eu me curo", Deus nunca pode declarar as Suas obras. Você deve tirar os seus próprios pensamentos do caminho e deixá-lo preenchê-lo.

A Ressurreição (05/12/1953) § 9 [Sem tradução]

E então, nesse corpo quando entramos, somos selados, não de um avivamento ao outro, mas até o dia da nossa redenção: Efésios 4:30: "Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados até a vossa redenção". Agora, se você simplesmente está tendo altos e baixos, retrocedendo de um lado para o outro e para dentro e para fora, e assim, dessa maneira, e você não sabe onde você está, você não está selado ainda. Vê? Quando um vagão de carga está aqui na linha que está passando por aqui, a primeira coisa que você sabe é que eles começam a empacotá-lo e colocar as coisas nele. Bem, então ele deve ser inspecionado antes que ele possa ser selado. O inspetor aparece; se tudo se soltar na linha, ele fará você arrancar isso e colocá-lo novamente. Isso é o que fazemos de um avivamento ao outro (Isso mesmo): Limpe-a, comece de novo, apenas volte e comece novamente. Mas uma vez quando você realmente foi embalado, e o Espírito de Deus tem o direito de passagem e você se tornou um filho de Deus, então a porta está fechada; um selo é colocado naquela porta, e essa porta não pode ser aberta até o seu destino. É isso mesmo? O trabalho está destinado a ser. Portanto, nós somos selados pelo Espírito Santo até o dia da nossa redenção. Amém.

Por que Algumas Pessoas Não Conseguem Manter a Vitória? (24/03/1957) § 25

"Bem", você diz, "que bem faz um avivamento então?" Se você observar, toda vez que o mar tem um avivamento, ou o lago (simplesmente agitando de um lado para o outro), é para arremessar todo o lixo fora dele. Depois que você consegue o avivamento, o lixo é colocado na margem. Ele se limpa em um avivamento. E Deus sabe que a igreja do Deus vivo precisa de um avivamento, pois muitas das suas bobagens precisam ser destruídas. Isso mesmo. O que faz o avivamento? O que faz o agito do lago? É porque existe um vento que surge. Isso mesmo. O vento cai do céu e lhe dá um avivamento. É isso que a igreja faz. Quando um vento veemente e impetuoso vem do céu, um dia, um avivamento pentecostal surgiu. É disso que precisamos hoje, é de outro vento veemente e impetuoso na igreja pentecostal para tirar os pequenos ismos e as pequenas diferenças, então o amor de Deus pode ter o direito de passagem. Jogue todo o lixo nas margens e limpe isso, e vamos começar de novo.

Eis Que Estou à Porta e Bato (21/05/1958) § 57 [Sem tradução]

"Bem", você diria para mim, "só um minuto, Sr. Branham, eu quero que você entenda o meu caso. E eu quero dar a você: eu deixei Jesus entrar, há muito tempo atrás, e Jesus entrou no meu coração há muitos anos". Bem, eu estou - eu estou feliz por isso. E eu sou tão feliz (independentemente da denominação de igreja a que você pertence: metodista, batista, presbiteriana, católica, seja o que for que você possa ser), eu ficaria tão feliz como se tivesse feito isso aqui. Eu estou feliz por ter feito isso, e agradeço a Deus por você fazer isso. Mas para quê você O deixou entrar? Só para te salvar do fogo do inferno? Ou você O deixou entrar para ser o teu Senhor? Agora, se você apenas O deixa entrar para ser salvo do castigo futuro, Ele ainda não é o teu Senhor. "Senhor" significa "propriedade, governo". Quando você O deixa entrar, você deve deixar Ele ter o direito de passagem quando Ele entrar.

Para Onde Devo Ir Agora, Senhor?

Agora, não pense que depois que você sair do caminho para dar passagem para Deus, não surgirão outros obstáculos no caminho entre você e Deus. Satanás fará de tudo para impedir o programa de Deus, mas tudo que você deve fazer é continuar removendo cada obstáculo que o diabo colocar em teu caminho, porém você já entendeu que você nunca fará isso sem primeiro remover os que você mesmo colocou.

A Maior Batalha Jamais Pelejada (11/03/1962) § 428

Quando Abraão negou tudo o que era contrário à Palavra de Deus, ele cortou o seu caminho através de todos os obstáculos que vieram à sua frente. Eles disseram: "Sua esposa está muito velha". Ele simplesmente cortou a coisa fora do caminho. O Diabo disse: "Você não pode fazer isso. Você não pode fazer isso". Abraham cortou a coisa fora do caminho. Ele bateu nisso, e bateu nisso, até que isso se cortasse. "Para onde devo ir agora, Senhor?"

Os Problemas Sempre Aparecem Quando se Tenta Fazer o Que é Certo

Portanto o que podemos fazer é sempre procurarmos saber qual é o melhor caminho que Deus quer que sigamos. Mas sempre quando você quer fazer o certo, algum problema acontece, porque o irmão Branham disse que Satanás sempre procura encontrar uma maneira de nos desestimular e atrapalhar.

Aquietai-vos e Vede o Livramento do Senhor (29/06/1957) § 8 [Sem tradução]

São tantas as vezes em que chegamos a um ponto onde não conseguimos nos aquietar e ficamos nervosos. Assim que começamos a fazer algo de bom, então vemos os problemas chegando. Mas isso é o diabo tentando perturbar o programa de Deus. Nós verificamos isso em nossas vidas individuais. Verificamos isso em nossa igreja pelo mundo. Verificamos isso em nossos assuntos nacionais. Você encontra isso em todos os lugares. E então podemos saber que quando estamos nos preparando para fazer o que é certo, o mal está sempre presente. Mas a maneira de superar isso, é pensar em seu coração qual caminho Deus quer que você siga e qual é o melhor caminho, e então fique com esse caminho.

Isso é algo que eu sempre costumo falar em minhas ministrações quando leio coisas como essas que o irmão Branham diz aqui. As falsas igrejas dizem: "Faça o que é certo e você não terá problemas". Mas na contramão de todos os religiosos, o irmão Branham está dizendo aqui para você que mesmo fazendo o que é certo, você poderá passar por lutas e perseguições. Mas saiba que existe uma promessa na Bíblia de que se você mesmo assim resolver seguir o caminho de Deus, Ele será um escudo para você contra todos os dardos do inimigo, porque Nele você sempre encontrará um lugar de segurança.

A Rainha de Sabá (10/07/1960) § 74 [Sem tradução]

Se você estiver com fome de Deus, o diabo colocará todos os obstáculos que puder em seu caminho; mas Cristo irá movê-los para fora do caminho. Apenas ande na Luz, como Ele está na Luz; apenas continue avançando, e Deus fará um caminho para você. Ele prometeu fazê-lo, e Ele vai fazer isso.

A Atmosfera Certa Remove Toda Obstrução do Caminho

Quando Jesus levou um cego para fora dos limites de Betsaida para curá-lo, não foi porque o poder de cura não existisse. A cura já estava disponível para aquele cego, porém havia algo que obstruía o poder de Deus que era atmosfera de incredulidade que havia naquela cidade. Então Jesus precisou criar uma atmosfera para que o poder de Deus que estava Nele Se manifestasse sobre o cego. O irmão Branham disse que foi assim que o Espírito Santo veio sobre a igreja que estava reunida em Jerusalém. Eles se isolaram de todos os demais no cenáculo a fim de evitar qualquer obstrução, criando assim uma atmosfera perfeita com uma fé em comum, onde todos estavam em comum acordo, aguardando a promessa de Jesus de que Ele lhes enviaria o Seu Espírito. Quando eles obtiveram a atmosfera certa que removeu toda obstrução e a incredulidade do caminho, então o Espírito Santo desceu sobre eles.

Expectativa (28/02/1954) §§ 65-66 [Sem tradução]

E é dessa maneira que temos de começar: na forma de semente, tudo em um acordo, um lugar. Eles estavam dando graças a Deus pelo Espírito Santo, que nem sequer havia chegado ainda. Mas eles criam que viria, porque Deus manteria a Sua promessa. E quando eles continuaram dando graças a Deus, até que a atmosfera estivesse certa, então veio um som do céu como um vento impetuoso e encheu toda a casa onde eles estavam assentados. Vê? A atmosfera certa chegou... Oh, irmão, que Deus nos envie uma atmosfera que faça isso em um acordo, um lugar. Deixe o poder de Deus surgir através... Aquela atmosfera fique certa, abram-se cada - remova cada obstrução, tudo. A lei de Deus moverá.

Você Precisa Ser Nada Para Que Deus Seja Algo em Você

Sabemos que o que fez Israel ficar no caminho de Deus, foi quando eles começaram a escolher quem eles deveriam servir e adorar como Deus, rendendo-se não mais a Ele, que os tirou do Egito, mas aos falsos ídolos. E com isso, Israel se achou independente de Deus, sem mais a necessidade Dele. E enquanto alguém acha que já possui tudo, nunca verá em Deus Alguém de Quem ele necessita. Enquanto o homem pensar que ele é alguma coisa, Deus não significará nada para ele. Portanto, enquanto o homem não reconhecer que ele não é nada, Deus jamais poderá ser Algo para ele. A menos que o homem saia do caminho, então Deus poderá entrar em sua vida.

O Que Fazes Aqui? (01/03/1959) § 41

Você pode ser D.D.D., Ph.D., ou duplo L.D. Você pode ser bispo, papa ou o que quer que você seja. Mas é preciso que Deus faça algo do nada. E enquanto você puder ser o nada, Deus é o Algo. Contanto que você mesmo possa sair do caminho, então Deus pode entrar. Mas quando você está tão saciado e engomado, até que você tenha o maior e o melhor, você não tem nada que você deveria ter: é um coração humilde diante de Deus. E nós sabemos disso, irmãos. Certamente.

Tire as Suas Habilidades Naturais do Caminho

Isso significa que todas as habilidades que alguém possui devem ser colocadas de lado para que isso não sirva de estorvo para o agir de Deus. Aqui o irmão Branham estava mencionando ministros com grandes capacitações teológicas que lhes asseguravam uma boa posição entre os demais, e que lhes davam alguma autoridade, pois lhes faziam pensar que eram alguma coisa. Mas aqui o irmão Branham está dizendo que eles precisam na verdade renunciar a todas as suas habilidades naturais ou aprendidas se quiserem ver Deus operar em seus ministérios. Há muitos homens no ministério que jamais deveriam estar ali, porém como eles possuem habilidades naturais para negócios, administração e falar em público, acharam que poderiam fazer uso disso para o ministério. Como alguns possuem habilidades naturais para comunicação e para palestrar, pensaram que com isso poderiam entrar para o ministério. Por mais úteis que pensamos que elas sejam, precisamos deixar nossas habilidades naturais de lado. Moisés possuía todas as habilidades de um líder, pois ele estava sendo preparado para ser o próximo faraó, mas Deus teve que levá-lo para o deserto e deixá-lo lá por 40 anos, até que ele pudesse esquecer-se de todas aquelas habilidades. Moisés saiu do Egito, mas foram necessários 40 anos para que o Egito saísse completamente de Moisés. Somente depois que todo o seu treinamento egípcio saiu do caminho é que Deus pôde entrar em cena. Nossa confiança deve estar não nas coisas que sabemos que podemos fazer, mas naquilo que Deus mesmo pode fazer por nós.

Perfeita Força Por Perfeita Fraqueza (19/11/1961) §§ 153, 158

Sabemos que ele era forte e bem treinado, então ele tomou sobre si mesmo, vendo a necessidade do dia... Oh, que Deus deixe isso penetrar no coração. Vendo a necessidade do dia, Moisés com os seus poderes intelectuais e sua capacidade que ele tinha para fazer isso com... Ele era um homem esperto. Ele era o próximo faraó. Ele tinha psicologia. Ele tinha - ele tinha poder. Ele tinha força física. Ele tinha - ele tinha tudo. Então ele disse: "Estou bem equipado. Eu conheço tudo isso. E se há um homem na terra capaz de fazer isso, sou eu. Então sou o homem da hora, então vou sair". E ele saiu para realizar uma obra que era correta e na vontade de Deus, e ele ofereceu as suas habilidades naturais. E Deus recusou isso. Ele não podia usar uma coisa que Moisés tinha. Ele não poderia usá-la então, nem Ele - nem pode Ele usá-la agora. Deus não pode usar nossas habilidades naturais. Temos de tirar a nós mesmos e nossas habilidades do caminho e se render à vontade e ao poder de Deus. (...) Então, Moisés, este jovem, bem forte, gigante, homem intelectual, ele se propôs a fazer um bom trabalho; mas Deus simplesmente, absolutamente não poderia usá-lo. Ele não podia usar suas habilidades naturais. E não podemos... não hoje, que nós não podemos... Deus não pode usar nossas habilidades naturais.

Então Deus somente pode atuar em nossas vidas se reconhecermos nossas próprias fraquezas, e Ele converterá isso em fortaleza, mas enquanto ele achar que é forte, ele estará no caminho de Deus. Saia do caminho, reconheça as tuas fraquezas e incapacidades e então Deus poderá entrar.

Perfeita Força Por Perfeita Fraqueza (19/11/1961) § 164

Você vem e diz: "Agora, Senhor, fui instruído por quarenta anos. Sou um estudante intelectual. Posso citar a Bíblia de olhos fechados". Deus não pode usar nem um pouco disso. Vê? Não. "Oh, eu pertenço à maior igreja que existe no país. Eu - eu sou... Eu sou isso, Senhor. Oh, eu sou um pentecostal. Eu... Glória a Deus. Eu a pouco recebi o Espírito Santo na noite passada. Aleluia. Tu farás de mim um fulano de tal". Deus não pode usar nem um pouco disso. Não. Sempre que você fica enfraquecido e entende que você está enfraquecido e então volta e se humilha. Fique fraco, descubra que você é humano. E que nenhum dos seus intelectuais possa fazer... As fraquezas humanas nunca serão usadas por Deus; Deus pelas fraquezas humanas se derrama em você, então Ele usa a Si mesmo. Você acaba de se tornar um instrumento. Certamente. Você tem que se livrar do caminho.

Deus é o Forte Que Vem e Preenche

Então quando você reconhece o teu vazio, a tua indignidade, a tua incompetência, a tua incapacidade e a tua insuficiência é que Deus então pode ser a tua porção.

Perfeita Força Por Perfeita Fraqueza (19/11/1961) § 274

Lembro-me de ficar parado frente a um templo grande uma vez, e eu disse: "Senhor, eu detestaria que eles viessem ao meu - meu escritório". Ele disse: "Eu sou a tua Porção. (Vê?) Eu sou a tua Porção". Na - na fraqueza, então eu - eu sou... Minha força é forte. Minha vontade perfeita pode ser feita (Paulo, ou Elias, quem quer que você seja) quando você sair do caminho". Vê? "Em sua fraqueza, então eu sou forte. Eu sou o único. Eu sou o forte que vem e preenche".

Deus lhe disse que isso porque o irmão Branham reconheceu que ele não era nada. "Meu filho, aquieta-te e saiba que Eu sou Deus".

Somos Cristãos Quando Deixamos Deus Entrar

Então se Cristo é realmente o nosso caminho, deixemos que Ele tenha o Seu caminho em nossa vida e que Ele nos preencha com o Seu Espírito, pois quando saímos de Sua frente e deixamos Ele entrar é quando realmente nos tornamos cristãos, pois passamos a ser semelhantes a Cristo por termos a Sua mente.

Ide Acordar a Jesus (03/11/1963) § 140 [Sem tradução]

Um cristão é cristão porque Cristo vive nessa pessoa. E torna... "Cristão" significa "semelhante a Cristo", não uma associação; mas, uma vindicação, Deus produzindo através de você exatamente o que um cristão é. É você sair do caminho e deixar Deus entrar, não aceitando nenhum pensamento. Deixe a mente que estava em Cristo estar em você. Aí está você. Esse é o verdadeiro cristão. Oh, que coisa!