Há Uma Só Fé e Uma Só Doutrina

12/01/2017

Há Uma Só Fé e Uma Só Doutrina

12 de janeiro de 2017

Jundiaí-SP

Diógenes Dornelles

Efésios 4:4-6

Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

Se o apóstolo Paulo disse que existe uma só fé, então deve haver uma só doutrina.

Combatendo Pela Fé Que Uma Vez Foi Dada aos Santos (14/06/1953) § 4 [sem tradução]

"A - a fé que uma vez foi dada aos santos", e não apenas uma fé... Algumas pessoas dizem: "Bem, isso é contra a minha fé". Eu... Só há uma fé: uma só fé, um só Senhor, um só Deus, um só batismo, uma só fé, uma só doutrina.

O irmão Branham foi um servo enviado por Deus para trazer para nós uma mensagem que prepararia a Noiva para a segunda vinda de Cristo. Enquanto Cristo não vier, essa Mensagem necessita ser pregada por toda a parte. Quando Ele vier, não haverá mais necessidade de pregá-La, porque o último eleito já terá entrado e a dispensação dos gentios já estará encerrada. Mas enquanto Cristo não vem para arrebatar a Sua Igreja, esta Mensagem que está sendo pregada - a qual não é outra a não ser a mesma doutrina dos apóstolos - jamais deverá ser substituída por nenhuma outra pois nada mais prepara a Igreja para a segunda vinda de Cristo, a não ser a mesma doutrina que os apóstolos entregaram.

Credes Agora? (17/08/1952) § 14 [sem tradução]

Recentemente quando eu estava batizando no rio em Jeffersonville, quando todos os jornais locais cobriram Isso, às duas horas da tarde, quando eu estava orando, aqui veio Ele dos céus, lá pelas duas horas da noite, em junho, ou no período da tarde, melhor, em junho, em meados de junho, bem acima de onde eu estava, e uma Voz Disso, dizendo: "Como João Batista foi enviado para alertar as pessoas da primeira vinda de Cristo, assim esta mensagem é para alertar o povo da segunda vinda". Subiu de volta para os céus, enquanto as pessoas gritavam, desmaiavam. O que é isso? Deus aprontando a Igreja.Você não precisa de nenhuma nova doutrina. Você não precisa de nenhuma nova teoria. Você precisa realmente de verdadeiros corações (convertidos) ao Deus Todo-Poderoso, a crer em Deus, e em Seu Filho, Cristo Jesus. Ter comunhão com todo mundo, com todos os cristãos, pelo Espírito Santo. Amém.

Então há somente uma única fé, e essa fé que a Igreja deve ter é a fé em Deus e também no Seu Filho, e sobretudo, devemos também ter a fé do Filho.

Jesus Cristo é o Mesmo Ontem, Hoje e Eternamente (06/08/1956) § 15 [sem tradução]

Agora, às vezes tem sido dito hoje em dia entre muitos crentes, que eles dizem sobre certas coisas: "Oh, isso é contra a minha fé. A nossa fé não ensina isso". Só há realmente uma só fé; assim diz a Bíblia. Um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus, e há uma só fé e que é a fé do Senhor Jesus Cristo.

A fé que precisamos para o arrebatamento é a mesma fé que precisamos para a nossa experiência do novo nascimento, e para a nossa salvação, e para cura, e para as nossas finanças, e para a nossa redenção, pois para tudo isso se exige uma só e mesma fé. Se algum santo não tiver fé para uma dessas bênçãos mencionadas, consequentemente não terá também para as outras, porque aquele que recebeu a fé de Cristo não pode crer em algumas coisas e descrer em outras. A fé de Cristo faz o eleito crer em tudo e a não duvidar de nada.

Esse tipo de fé é a mesma fé que Cristo possuía para curar, para orar pelos enfermos, pois Ele sabia que Deus estava sempre disposto a responder a Sua oração pelo fato Dele ser Quem Ele era: o Filho Unigênito de Deus. E o que permite Cristo viver em nós é termos a mesma fé do Filho de Deus.

Gálatas 2:20

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, O qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim.

Nós já estudamos em outras ocasiões que a tradução que o irmão Branham lia da Bíblia era a do King James, que traduziu essa passagem como a fé "do" Filho, e não "no" Filho como ocorre em algumas das nossas traduções. Então o irmão Branham usava essa tradução para dizer que a fé que temos não é nossa, mas é DO Filho.

Há alguma diferença entre fé no Filho para fé do Filho? Sim. Quando alguém diz que tem fé em Cristo ou no Filho, ele está considerando o que ele mesmo pensa saber sobre Jesus; sua mente está focalizada no tipo de fé e doutrina que ele defende para entender e falar sobre o Senhor. Mas quando você possui a fé de Cristo ou a fé do Filho, você não está mais levando em consideração o que particularmente pensa a respeito Dele, mas o que Ele mesmo pensava e ensinava acerca de Si mesmo e de Seu Pai, e as doutrinas criadas para falar acerca do Filho muitas vezes nada tem a ver com a única fé e doutrina da Bíblia que Cristo compartilhou com os Seus apóstolos.

Todos os sinais que os apóstolos fizeram foram com base no poder que havia no Nome de Jesus e também na fé de Jesus que eles haviam recebido.

Uma Exposição das Sete Eras da Igreja, pág. 154

Em Atos 3:16 quando Pedro foi interrogado sobre como acontecera o poderoso milagre com o coxo à Porta Formosa, ele explicou desta forma: "E pela fé no Seu (Jesus) Nome fez o Seu (Jesus) Nome fortalecer a este (outrora coxo) que vedes e conheceis; e a fé que é por (proveniente de) Ele (Jesus) deu a este (o homem), na presença de todos vós, esta perfeita saúde." Veja, aí está. O Nome de Jesus, e a fé de Jesus produziram o milagre. Pedro não alegou que fosse sua própria fé humana, não mais do que alegou que fosse seu próprio nome. Ele disse que o Nome de Jesus usado na fé que é proveniente de Jesus realizou aquela grande obra. É a respeito desta fé que o Senhor estava falando em Apoc. 2:13.Era a fé DELE. Não era a fé NELE. Porém era a SUA PRÓPRIA fé que Ele tinha dado aos crentes. Rom. 12:3: "Conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um (segundo o versículo 1, os homens são IRMÃOS)." Ef. 2:8: "Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto (a Fé) não vem de vós; é dom de Deus." E também diz em Tiago 2:1: "Meus irmãos (note que ele, também, está falando a IRMÃOS), não tenhais a fé DE (não em) nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas."

Portanto ter fé do Filho de Deus é a única forma de estarmos em unidade com Deus.

A Fé Perfeita

Então a fé que Paulo tinha era a fé do Filho. E a fé que Cristo tinha fazia dar glória somente a Deus por tudo que era feito. Jesus nunca atribuía a Si mesmo como o autor dos sinais que eram realizados. Como já mencionamos em outra ocasião, certa vez quando Israel estava com sede no deserto, Moisés perdeu a paciência e disse: "O que devemos fazer? Será que devemos fazer dessa rocha sair água para vocês?" Ele disse isso porque ele viu em uma visão que era daquela maneira que Deus iria tirar a sede do povo, porém ele se apresentou como se ele mesmo fosse fazer isso. E para piorar, ao invés de falar à rocha como Deus ordenou, feriu por duas vezes. Aquele seu gesto se tornou na verdade profético porque como a rocha tipificava Cristo, ao ser ferida duas vezes, significava que Cristo também seria ferido duas vezes. Primeiro fisicamente pelos judeus, e depois espiritualmente pela própria igreja que alegava levar o Seu nome, mas rejeitou a Sua doutrina para viver uma falsa. Isso foi a crucificação da Palavra. A atitude de Moisés fez com que a glória de Deus para aquele milagre fosse atribuída a si mesmo pelo o acontecido, ao invés de Deus, e por causa disso, Moisés foi proibido de entrar na terra prometida. Mas o Filho de Deus atribuía tudo de volta ao Seu Pai, e não a Si mesmo. Essa era a fé que Ele tinha, e que era uma fé perfeita.

Fé Perfeita (25/08/1963) §§ 68-70

Jesus teve fé na Palavra de Deus que disse o que Ele era... E Ele sabia com essa Fé Perfeita que Ele era o Messias ungido, que o Espírito de Deus estava sobre Ele. Ele disse: "Agora, Eu de Mim mesmo não faço nada; mas é a Minha fé em Deus". (Não era em Si mesmo que o Filho confiava, mas em Deus.) E Deus estava Nele, a Palavra manifestada. (Então Jesus somente poderia ser a Palavra porque a Palavra Se manifestava por meio Dele) E quando a Palavra de Deus entra em você, Ela é manifestada, porque você é um crente. Vê? E um crente é "a fé de Deus que se move em você." Você gosta disso?(Então essa fé não é estática, mas dinâmica. Ela tem vida. Essa fé tem poder, porque é Deus mesmo Se movendo em nosso meio, se manifestando em nosso lugar.) ...Sabendo Quem Ele era, sem sombra de dúvida, Ele sabia que Ele era o Filho de Deus. Ele sabia disso porque a Palavra identificou. A Palavra de Deus identificou Quem Ele era. Ele disse: "Se não faço as obras de Meu Pai, então não creais em Mim; porém se as faço, então crede-Me pelas obras porque elas são a Palavra prometida manifestada."

Pode então Deus estar em alguém que tenha a sua própria doutrina? Não. Deus está somente naqueles que possuem a Sua fé e Seu Doxa.

Face a Face Com Deus

Então tudo que um filho de Deus fizer terá que ser a manifestação da Vida de Cristo através dele. Todo eleito por ter a mesma fé do Filho de Deus deve estar face a face com Deus assim como o Seu Filho e os profetas também estiveram. Moisés era um homem que estava sempre face a face com Deus porque ele era nos seus dias um tipo de Cristo.

Deus Falou a Moisés (31/08/1953) § 13 [sem tradução]

Nunca houve um homem em toda a terra, além de Jesus Cristo, que alguma vez falasse face a face com Deus, a não ser Moisés. (Veja que o irmão Branham disse que Jesus falava face a face com o Seu próprio Pai. O irmão Branham disse que Deus falou com o Seu Filho no jardim do Getsêmani para tratar sobre a Sua crucificação. O Cordeiro olhou nos olhos da Pomba, que era Deus, e disse "Que seja feita não a Minha, mas a Tua vontade".) "Se houver alguém que seja espiritual ou um profeta, Eu, o Senhor Me tornarei conhecido a ele em visões e sonhos. Mas quanto a Moisés, Meu servo, Eu falo com ele face a face". Vê? Com certeza, ele era um tipo de Cristo.

A Maneira de Deus Falar Com os Seus Filhos

Em Gênesis 1:3 vemos a Escritura mencionar: "Disse Deus". A maneira que Deus usou para fazer e criar todas as coisas foi falar, comunicar algo por meio do diálogo, estando face a face com alguém. Era dessa maneira que Deus mantinha uma comunhão com o Seu Filho, e foi por meio de um diálogo entre Ele e o Seu Filho quando Deus disse "Façamos", que o próprio homem veio à existência. O diálogo sempre foi o meio de comunicação entre Deus e o homem. Ele conversava com Adão no Jardim do Éden. Ainda que a raça humana tenha caído em pecado, Deus continua a conversar com o homem, embora o próprio pecado tenha limitado dramaticamente essa comunicação, pois mesmo que Deus fale com o homem, o pecado impede hoje de o homem ouvir a Sua Voz. Portanto é próprio da natureza decaída do homem não ouvir a Deus. A raça humana hoje possui em si uma propensão natural para rejeitar a Deus e de ouvir a Sua Voz. O homem não quer isto desde quando ele caiu. Lembre-se que quando Adão pecou Deus foi de encontro ao homem para conversar e dialogar com ele, mas tão logo Adão ouviu a Sua Voz tratou de esconder-se Dele. Essa é a natureza pecaminosa do homem. Ele não quer ouvir a Voz de Deus e nem obedecê-Lo, pois está propenso a viver a sua própria fé e doutrina.

Senhor, Mostra-nos o Pai e Isto nos Basta (07/09/1953) § 37 [sem tradução]

Mas Deus, em Seu universo, como Ele governa as coisas, como ele Se move, e seus movimentos e coisas, e tudo obedece a Ele, tudo. Ele pode dizer para a estrela fazer isso, e ela o fará. Tudo o que Ele fala para... Somente uma coisa que não obedece a Ele e esse é o homem. O homem sabe mais sobre isso do que Ele sabe, então ele é simplesmente - ele tem suas próprias ideias, e deste modo ele não ouvirá a Deus. Mas se um homem simplesmente abrisse os olhos e olhasse ao redor, você pode ver Deus em toda parte.

Ouvir Significa Entender

Agora, nós podemos ouvir a Deus quando também lemos a Sua Palavra, porque o processo de ouvir não está somente em captar algo pelo sentido da audição, mas também pela visão, pois como o irmão Branham acabou de nos dizer, "você pode ver Deus em toda parte". Podemos ouvir a Deus quando prestamos atenção nas coisas que Ele faz à nossa volta. Na verdade nós ouvimos a Deus hoje não por um dos cinco sentidos da carne, mas através do sexto sentido que é a fé. Portanto quando Paulo disse que a fé vem pelo ouvir a Palavra ele não estava limitando apenas ao sentido da audição, mas desse sexto sentido, que permite que você ouça a Deus segundo as Suas múltiplas maneiras de Se comunicar conosco para compreender a Sua mensagem. Porém lembre-se que o irmão Branham nos ensinou que ouvir significa "entender" o que se ouviu e você prova que entendeu quando obedece, e as bênçãos e a aprovação de Deus só vem para os que obedecem a Sua Palavra.

Ouvindo, Reconhecendo, Atuando Sobre a Palavra de Deus (21/02/1960) § 33

Em primeiro lugar, a fé vem pelo ouvir, ouvir a Palavra de Deus. Então o crente A ouve, A reconhece, e age sobre Ela. (ou seja, obedece) O homem carnal irá ouvi-La, o som Dela, mas nunca..."ouvir" significa "entendê-La". Olhar para, estar olhando para algo; mas ver isso é "entender" isso. "A menos que um homem seja nascido de novo, ele não pode ver ou entender o Reino de Deus".

Então ouvir tem a ver com entender. O homem carnal pode ouvir pela audição, mas isso não significa que ele ouviu a Deus, a menos que ele tenha entendido aquilo que ouviu. Então você não ouve realmente a Deus com o sentido literal da audição, mas com o sexto sentido da fé que abrange a todos os canais possíveis de comunicação com Deus. Portanto não é ouvindo a um sermão que você estará ouvindo a Deus, mas quando você estiver recebendo e captando a Sua Mensagem em seu espírito.

Ordenados Para Ouvir

Mas para que alguém possa receber a Mensagem de Deus deve primeiro ser um eleito para isso, alguém que foi ordenado por Deus para ouvir. É por essa razão que alguns andam por vários ismos e diferentes doutrinas, porque não foram ordenados para ouvir a Voz de Deus. Mas todo homem ou mulher que foi predestinado para ouvir a Voz de Deus buscará a Ele por sua segurança e estará face a face com Deus sustentando a mesma fé do Seu Filho.

O Caminho Provido Por Deus (01/12/1953) § 75 [sem tradução]

E eu creio que hoje, quando os sinais e maravilhas estão aparecendo em todos os lugares da vinda do Filho de Deus, eu creio que cada homem ou mulher que é ordenado por Deus para ouvir a Voz de Deus, ouve a esse rebocador, eles empurram para a arca tão rápido quanto eles podem ir, ficando em segurança; pois é o caminho provido por Deus para o homem escapar.

As Vozes do Dia

Porém hoje a Voz de Deus está se tornando cada vez mais rara de se ouvir devido a outras vozes que estão surgindo e se opondo a Ela. Hoje há muitas vozes, muitas doutrinas sendo pregadas que entorpecem os sentidos das pessoas impedindo de ouvirem a Voz de Deus que tem sido sufocada e se tornado em algo raro em nossos dias.

Ouça Sua Voz (05/10/1958) § 67

Agora, Jesus aos doze anos, o qual foi o nosso exemplo, disse: "Não sabeis que Eu deveria estar na casa de Meu Pai?" Não é de admirar que a Voz de Deus seja uma coisa rara hoje em dia. Ela é sufocada por tantas vozes diferentes, por tantas coisas que escurecem e tiram. Chega a um ponto até que entorpece nossos sentidos, até que não possamos ouvir a Voz de Deus. Nossos sentidos, de onde deveríamos nos mover e entender que vocês são homens e mulheres, e que vocês são a criação de Deus, e que foram colocados aqui para servi-Lo, mas a voz de Satanás e dos falsos profetas... "Oh, seja moderno".

Fé é Uma Revelação

Então conforme vimos no início, só existe uma fé e uma doutrina, e o irmão Branham ensinou bem no final de seu ministério de que fé é uma revelação. Portanto só pode haver uma revelação, e essa única revelação tem que ser do ensino correto da única doutrina.

Os Ungidos dos Últimos Dias (25/07/1965) §§ 53-54

O que é fé? Fé é algo que é revelado a você; que ainda não é, mas você crê que será. Fé é uma revelação da vontade de Deus. Assim, por revelação! E as igrejas hoje nem sequer crêem em revelação Espiritual. Elas crêem num ensinamento dogmático de algum sistema. "Por revelação Abel ofereceu a Deus maior sacrifício que Caim, o qual Deus testificou que ele era justo". Amém. Eu espero que você veja isso. Vê onde estamos vivendo? Vê a hora?

E nós sabemos que a igreja está fundamentada em uma única doutrina que é a apostólica, a qual nos fornece uma verdade espiritual. Nenhuma outra revelação por mais inspirada que seja, deve ocupar o legítimo lugar desta verdade, e o irmão Branham vai nos dizer qual é.

Fazendo Um Caminho (04/03/1953) § 93 [sem tradução]

Mas irmão, Deus fez um meio de escape, e você terá que vir nos termos de Deus, e isso é por meio de Cristo Jesus, nosso Senhor. Nenhum outro fundamento é posto, a não ser o que já foi posto. Nem - ninguém para edificar sobre qualquer outro fundamento, como restolhos e lama; as inundações arrastarão isso para longe e grande será a ruína. Mas Jesus disse: "Sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra Ela". Sobre o que é que Ele edificou? Sobre averdade espiritual revelada de que Ele é o Filho de Deus. (Veja que é sobre esta fé revelada, sobre esse fundamento, que toda a Igreja deve estar edificada e nenhum outro fundamento deve ser posto no lugar deste: de que Jesus Cristo é o Filho de Deus) "Que homem dizem que Eu, o Filho do homem sou?". "Alguns dizem: Elias, e alguns dizem Moisés, e alguns dizem que é João Batista, e assim por diante". "Mas vós, quem dizeis que Eu sou?". Sem hesitar, sem tomar um segundo... Ouça pecador, é dessa maneira que você recebe isso. Ele havia estado com Ele, ele sabia o que Ele era. E então, antes que ele pudesse sequer pensar uma segunda vez, o Espírito Santo Se apossou dele e ele disse: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Disse: "Tu... Bendito és tu, Simão - Simão Barjonas, pois a carne e o sangue não te revelaram isto. Você nunca aprendeu isto pela teologia de alguém, nunca vêm de um seminário com isso, mas Meu Pai que está no céu revelou para você. (Então o que Pedro recebeu foi uma fé revelada que se converteu numa doutrina apostólica na qual toda a Igreja está fundamentada)Sobre esta pedra (Sobre esta revelação de que Jesus é o Filho de Deus) edificarei a Minha igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra Ela".

Nossa Vida Terrena Reflete o Que Já Somos em Outro Lugar

Essa doutrina tem como objetivo ordenar nossa fé para termos uma confissão coerente com a Palavra, e para que nossas próprias vidas sejam um reflexo dessa Palavra e do próprio Espírito de Cristo em nós, porque o mesmo espírito que temos hoje será exatamente o mesmo espírito que manifestaremos quando estivermos lá do outro lado da eternidade. Se alguém vive e anda aqui neste mundo como Cristo, ele continuará fazendo o mesmo depois que partir; por outro lado, se alguém viver sua vida como um apóstata ou renegado aqui nessa dimensão, ele continuará fazendo isso em uma outra. Vejamos como o irmão Branham explicou isso.

Perguntas e Respostas N°. 1 (03/01/1954) § 78 [sem tradução]

Como eu disse no início, o que você é em outro lugar é o que você reflete aqui. O que você é, seu corpo celestial ou terrestre é lá em cima; o que o seu corpo celestial for em outro lugar é o que você está refletindo de volta aqui. No reino espiritual, o que você é, é o que você é aqui. Se você ainda é de mentalidade vulgar e coisas tais no reino espiritual, você é de mente vulgar aqui. Se você ainda tem malícia, inveja, e sentimento faccioso, você está no reino espiritual com isso, isso reflete de volta para cá. Mas se todo o seu ser mais íntimo tornou-se limpo e purgado, isso mostra que você tem um corpo lá fora esperando, que foi limpo e purgado, e ele está reagindo de volta na carne. Você não vê? Veja, aí está. "Se este tabernáculo terrestre se desfizer, temos um já esperando".

Então se nesta dimensão onde estamos agora alguém ainda atua como um renegado, é porque é assim que ele é no reino espiritual agora e depois; sua vida terrena está apenas reagindo segundo o seu corpo espiritual, pois de acordo com o irmão Branham, seu corpo está simplesmente ecoando ou refletindo aqui o que ele já é em outro lugar, e isso não mudará. A morte muda apenas a morada de um homem, mas não o que ele foi e sempre será.

Diga a Este Monte (15/12/1957) § 32 [sem tradução]

Quando a feiticeira de Endor invocou o espírito de Samuel, ele ainda estava em seu manto de profeta, eele ainda era um profeta. Ele disse a ela o que iria acontecer no dia seguinte. Certamente. A morte não muda um homem; ela apenas muda a sua morada. Se você é um pecador quando você morrer aqui, um incrédulo... Oh, você pode ser um membro leal de igreja. Mas se você morrer em sua incredulidade, não restará mais nada para você, exceto ser condenado. Se você morrer na fé, isso é o que te salva. Tua fé te salvou. Você tem que ir para a Vida Eterna, porque essa sua fé em Deus é a Vida Eterna, a mesma coisa.

A Noiva Jamais Muda, Assim Como a Palavra

Então aqueles que perseveram fielmente neste mesmo fundamento apostólico, estarão refletindo aqui na terra a mesma Vida eterna que eles viverão quando Cristo voltar. Portanto a Noiva de Cristo deve ser nesta hora a mesma coisa que Deus manifestou em Seu Filho quando esteve aqui em carne. Seu testemunho não pode mudar, porque Ela recebeu a Palavra inadulterável de Deus que não muda, mas que permanece sempre a mesma. A Noiva não vencerá, porque Ela já venceu; Ela não estará assentada em lugares celestiais, porque Ela já está assentada.

A Semente Sinal do Tempo do Fim (19/03/1962) § 10

Então você diz: "Bem, Jesus curou o enfermo." Ele é a Palavra. Ele é a Palavra. Quando você recebe a Palavra, você recebe Jesus, porque Ele é a Palavra. "A Palavra se fez carne e habitou entre nós." Nós cremos nisto, não cremos? Em cada pedacinho. Nós cremos que Cristo é a Palavra de Deus manifestada; e nós cremos que a Sua Noiva deve ser a mesma coisa. (A Noiva deve ser hoje a Palavra de Deus encarnada e manifestada) Cremos que Ela deve crer em cada pedacinho da Palavra e ter essa Palavra em si, porque Ela é parte do Corpo. Ela é o Corpo onde Ele é a Cabeça. E quando Ele morreu, e ressuscitou dentre os mortos, e ressurreto, e assentado nas alturas pela majestade de Deus em Seu trono, à mão direita da Majestade, e nós somos Seus delegados. E reputamos a nós mesmos como mortos, e sepultados pelo batismo, ressuscitados com Ele, e agora assentados juntos com Ele em lugares celestiais em Cristo Jesus. Isso deveria fazer todos nós gritarmos, não é mesmo? Pense nisto. Nós estamos, não estaremos; nós estamos agora. Agora somos filhos de Deus; agora somos filhas de Deus. Não estaremos sentados; nós agora estamos sentados.

O irmão Branham disse que todo filho e filha de Deus deve se comportar como tais, agindo, andando, falando e se conduzindo como filhos de Deus. Todos nós somos estrangeiros em uma terra estranha, portanto os nossos hábitos e o nosso modo de ser não devem jamais refletir o que está neste mundo, porque isso faria a Igreja perder a visão do que Ela realmente é.

Sedentos Por Vida (13/06/1959) §§ 69-70 [sem tradução]

O que estão a fazer os cristãos? Somos estrangeiros. Mas nosso Pai é o Rei, e nós somos filhos e filhas de Deus. Devemos nos comportar como filhos e filhas de Deus. Quando eu vejo a igreja se tornando tão solta, e as mulheres em seu modo de se vestir imoral, e os homens fazendo, isso me entristece, porque somos filhos e filhas de Deus, e devemos agir, e andar, e falar e nos conduzir assim. Quando ficamos longe disso, tenho medo que haja algo de errado em nós. Perdemos a visão de quem somos. Porque a vida que está em nós é o que nos guia e nos dirige.

Então o tipo de vida que vivemos e o tipo de doutrina que confessamos vai determinar o tipo de espírito que está nos guiando, conforme aquilo que fazemos e confessamos. O Espírito Santo é que nos instrui acerca de todas as coisas, portanto somente Ele é Quem deve nos guiar em nossa conduta como filhos e filhas de Deus. Nós já estudamos em outra ocasião que todos nós devemos ser imitadores de Deus e de Sua Palavra, portanto se formos imitadores de homens ou seguidores de seus sistemas, nossa experiência como cristãos não estará em conformidade com a Bíblia, que é a única coisa pela qual nossa vida deve combinar. E se não soubermos morrer para nós mesmos, nosso testemunho como cristão sempre estará comprometido. Se nossa carne já está morta, então não devemos imitar nada que esteja morto; temos que imitar apenas Aquele que vive. Paulo também disse que deveríamos ser seus imitadores como ele era de Cristo, e o irmão Branham disse que a vida que os santos da Bíblia viveram no passado deve ser a mesma que devemos imitar como nosso exemplo, porque todos eles foram guiados pelo Espírito Santo, e se o mesmo Espírito Santo estiver em nós então deveremos viver uma vida santa como eles viveram. Se fomos ordenados para ouvir e entender essa Palavra então nós temos que ser uma criação dessa mesma Palavra.

O Único Lugar Provido Por Deus Para Adoração (28/11/1965) §§ 249-251

"Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados até a vossa redenção". (Até que você seja redimido.) Você está selado ali, você está debaixo do Sangue. Você não sai mais. E então o que é você? Filho de Deus na família de Deus, selado por dentro pelo Espírito Santo. O diabo não poderia pegá-lo se ele tivesse de fazê-lo; porque você está morto, a parte do seu velho marido está morta; e você está sepultado, e sua vida está escondida em Deus através de Cristo, e selada pelo Espírito Santo. Está vendo? Como ele vai pegá-lo? Como você vai sair? Você está ali! Glória! Agora eu deixarei isso; somente o bastante para que você saiba do que estou falando. Então uma nova criação, não a uma denominação, mas à Palavra. Vocês são criação da Palavra. Porque a pedra fundamental foi assentada em vocês antes da fundação do mundo, predestinados para serem filhos e filhas de Deus.

Então se fomos predestinados desde antes da fundação do mundo para sermos filhos de Deus, como um eleito pode ser tirado das mãos de Deus pelo diabo? Ele possui um selo para redenção, do qual não pode ser aberto ou rompido até aquele dia. Então todo aquele que foi criado pela Palavra torna-se um novo homem e uma nova mulher, e é somente isso que lhes possibilita andar como Cristo e em verdadeira santidade.

A Noiva não pode ter apenas uma parte de Deus em Si ou uma parte da Palavra, mas precisa ter toda a Palavra. Somente assim é que Ela poderá ser o Corpo completo representado em Jesus Cristo. Nada poderá estar faltando ou ter para mais, senão será um corpo disforme.

Eventos Esclarecidos Pela Profecia (01/08/1965) § 16

Porque a Bíblia é uma testemunha viva e prenunciada de Jesus Cristo. E como a terra tem crescido em sua plenitude, e também as vinhas crescem em sua plenitude, e o dia cresce em sua plenitude, a Bíblia foi manifestada em Sua plenitude na Pessoa de Jesus Cristo. Ele era a Palavra de Deus revelada, todo o livro completo da Redenção. A Bíblia é a Palavra de Deus, prenunciando os eventos futuros. Seus crentes são ordenados pelo seu Autor a ler e crer em cada Palavra Dela, e não apenas parte Dela. Uma Palavra, para descrê-La, assim como você pode também parar de tentar até que você creia na Palavra. Cada Palavra é absolutamente uma parte do Deus Todo-Poderoso; Deus manifestado, envolto em Sua Palavra para mostrar Quem Ele é. Somos ordenados, como crentes, a crer em cada Palavra. E Ela é escrita pelo Autor Deus, Ele próprio. Não há ninguém que possa acrescentar nada a Ela ou tirar nada Dela. Se você fizesse, seria um corpo de Deus estranho. Teria, talvez, como seis dedos em uma mão, ou - ou três braços, ou algo assim, por acrescentar algo, para tirar algo longe disso e ser um braço curto, um dedo curto. É o Corpo completo de Jesus Cristo. E em Cristo, sendo o Homem, o Noivo, a Noiva está representada Nele também. (Por isso que a Noiva também é representada por um varão) E estes dois são um. "Naquele dia sabereis que Eu estou no Pai, o Pai em Mim, Eu em vós e vós em Mim". Que quadro completo!

Então nós somente podemos formar o corpo completo de Cristo por estarmos unidos a Ele, e não a um homem, igreja, grupo ou denominação. Nossa única identificação deve ser com a Sua Palavra através do novo nascimento, e essa identificação não começa nessa dimensão, mas começa desde quando Deus te ordenou e te colocou no livro da Vida do Cordeiro.

Não Te Estribes no Teu Próprio Entendimento (20/01/1965) § 116

"Porque por um Espírito somos todos batizados em um Corpo, e nos tornamos membros desse Corpo". Não me importa que marca você tem sobre você, (Em outras palavras, que identificação com as coisas desse mundo você pode ter, seja, na política, no esporte, ou na religião) isso não tem nada a ver com isto. Você é absolutamente um cristão por nascimento, e essa é a única maneira. Essa é a única maneira que você pode ser; não por unir-se, não por credos, não incitando isto, ou recitando isto ou qualquer outra coisa, nem por educação, teologia. Você é um cristão quando você é nascido de novo, e você não pode nascer de novo, a não ser que você foi eleito para nascer de novo. (O irmão Branham está falando de predestinação) "Porque nenhum homem pode vir a Mim a não ser que Meu Pai o atraia, e todo que Meu Pai Me tem dado virá". Amém. "Eu o levantarei novamente no último dia".

Uma Exposição das Sete Eras da Igreja - pág. 129

NÓS NÃO NOS TORNAMOS SEMENTE PELO RENASCIMENTO, NÓS ÉRAMOS SEMENTE E PORTANTO RENASCEMOS PORQUE SOMENTE OS ELEITOS PODEM RENASCER. A razão pela qual pudemos ser vivificados é porque ÉRAMOS SEMENTE. No que NÃO É SEMENTE não há nada para vivificar. (...)

Então aquele que é Semente e eleito saberá colocar sua confiança em um só Senhor, uma só fé, e em uma só doutrina. E ele também saberá ouvir a Voz de Deus proveniente de uma única Mensagem. Como dissemos, há vários tipos de vozes hoje, e cada uma delas dizem que há um homem da hora para você seguir e que Deus somente pode falar com você hoje por intermédio dele e que depois do irmão Branham você somente poderá ser salvo se você ouvir a este homem. Porém não foi isso que o irmão Branham disse.

Um Só Mensageiro Para Esta Estação

Uma Exposição das Sete Eras da Igreja - pág. 132

Somente UM mensageiro em cada era recebe o que o Espírito tem a dizer para essa era, e esseMENSAGEIRO ÚNICO é o mensageiro para a verdadeira igreja.(Não existe mais que um mensageiro para cada era. Não existe mais que um homem da hora. Os outros homens da hora ou mensageiros que estão aparecendo são para a falsa igreja, mas aqui ele diz: "para a verdadeira igreja só existe um, e este único mensageiro é para toda a era, até que ela acabe, e como disse o irmão Branham numa mensagem de Perguntas e Respostas, a era de Laodicéia só acabará com o arrebatamento da Noiva)Ele fala da parte de Deus às "igrejas" através de revelação, tanto à verdadeira como à falsa. A mensagem é portanto transmitida a todos. Mas embora seja transmitida a todos os que se acham em seu alcance, a mensagem é recebida individualmente por apenas um determinado grupo qualificado e de uma determinada maneira. Cada indivíduo desse grupo é alguém que tem a capacidade de ouvir o que o Espírito está dizendo através do mensageiro.(O que capacita a ele de ouvir? Possuir os genes de Deus) Aqueles que ouvem não estão obtendo sua própria revelação privada, nem é um grupo obtendo sua revelação coletiva. MAS CADA PESSOA ESTÁ OUVINDO E RECEBENDO O QUE O MENSAGEIRO JÁ RECEBEU DE DEUS. (...)

Conclusão

Essa única fé e doutrina esteve sempre disponível para os filhos de Deus em todas as eras, com a sua própria medida de luz para o seu devido tempo, e neste dia Deus tem nos dado o Seu alimento, e todo aquele que estiver disposto a rejeitar toda a incredulidade, tem um direito a se beneficiar de todas as Suas promessas.

Alimento Espiritual a Seu Tempo (18/07/1965) § 126

O Alimento espiritual está pronto, e está a tempo agora. E cada um de vocês pode ter este Alimento se O desejar, se estiver disposto a safar-se de toda a incredulidade desta hora, se estiver pronto a entrar em Cristo, e a entrar na Sua promessa.