A Manifestação dos Filhos de Deus

23/04/2017

Cada eleito de Deus que vem à terra no seu tempo oportuno recebe a medida da Palavra para a salvação de sua alma, aguardando até o momento em que todos os filhos de Deus se manifestarão no dia da Ressurreição, com a adoção e redenção de seus corpos físicos. 

A Manifestação dos Filhos de Deus

23 de abril de 2017

Diógenes Dornelles

Romanos 8:19-25

Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.

Aqui Paulo está tratando dos que aguardam pela sua salvação completa, quando todos os eleitos de todas as eras estarão reunidos para receberem os seus benefícios como filhos de Deus, quando todos os santos ressuscitarem para serem reconhecidos e recebidos com todos os privilégios como filhos. Aqui na terra os cristãos possuem alguma evidência de sua adoção, mas eles ainda continuam em um mundo sujeito ao pecado, sendo diariamente expostos a provações e sujeitos a muitas calamidades. Portanto embora eles tenham uma evidência de que eles são filhos de Deus, ainda assim esperam por aquele grande momento em que eles serão totalmente libertados de todas estas provações e admitidos com todos os privilégios dos filhos do Altíssimo. Isso acontecerá plenamente no dia da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

O apóstolo Paulo também associa a manifestação dos filhos de Deus à redenção de seus corpos, isso porque embora um filho de Deus já esteja salvo com sua alma selada e redimida, seu corpo físico é o último que ainda falta ser redimido. No entanto ele afirma que potencialmente já estamos salvos e redimidos. Essa é a esperança de todo crente, embora isso não tenha ainda se efetivado em toda a plenitude. Se isso já fosse uma realidade naqueles dias por que um cristão ainda deveria esperar por algo que ele já tem? Mas com paciência a igreja tem aguardado por este grande momento, pois essa manifestação não estava para acontecer nas eras passadas da Igreja, mas somente agora no final desta última era.

Os Mistérios Escondidos Deveriam Ser Conhecidos Nesta Hora Final

A manifestação dos filhos de Deus somente deveria ocorrer na sétima e última era da igreja, que é quando todos os mistérios haveriam de ser revelados, os quais dariam para os eleitos do tempo do fim um entendimento que lhes conduziriam a sua plena maturidade.

Adoção Nº. 3 (22/05/1960) § 216

Mas este é o dia da manifestação dos filhos de Deus, quando os mistérios que estavam escondidos desde a fundação do mundo devem ser conhecidos. Esta é a hora. Certamente.

O irmão Branham disse que estes mistérios não podem ser conhecidos senão por uma revelação dada pelo Espírito Santo, e a manifestação dos filhos de Deus está diretamente relacionada com o mistério da Vinda de Cristo.

Adoção Nº. 4 (22/05/1960) §§ 17-18

Deus, desde o princípio do mundo, nos predestinou para a adoção de filhos. Agora, toda a criação está gemendo, esperando pela manifestação dos filhos de Deus. Oh, eu imagino que Paulo teve um tempo maravilhoso. Eu gostaria de estar lá com ele, você não? Agora, ele disse: "Ele nos deu a conhecer o mistério". Receba o Espírito Santo em você algum dia, e comece a correr isso, e apenas observe como isso vai. Esta tarde eu tinha, oh, cerca de trinta minutos para estudar, apenas para olhar a lição; talvez não, eu não direi metade disso, quinze minutos entre o tempo. E eu comecei a correr, e eu pensei: "O mistério, quão misterioso". E a Escritura me levou de volta ao Antigo Testamento, depois de volta ao Novo Testamento, amarrou algo junto, vi o mistério de Sua vinda, o mistério de Sua vontade, o mistério de nós assentados juntos. Lembre-se, isso não pode ser ensinado em qualquer seminário. É um mistério. Você não pode conhecê-lo pela instrução, pela teologia. É um mistério que está escondido desde a fundação do mundo, esperando pela manifestação dos filhos de Deus.

O Domínio do Homem Sobre a Natureza

Então a própria manifestação dos filhos de Deus é por si mesma um mistério ainda a ser revelado, e que somente será plenamente compreendido quando de seu próprio cumprimento. O irmão Branham cria que essa manifestação se dará concomitantemente com a demonstração do poder da Palavra criativa que os filhos de Deus receberão no tempo do fim, quando eles demonstrarão possuir o mesmo domínio que o Filho unigênito. Deus está neste momento pondo uma igreja em ordem para que isso possa em breve acontecer e que definitivamente distinguirá a vinha verdadeira da falsa.

Adoção Nº. 4 (22/05/1960) §§ 80-87

De volta ao Gênesis, ao original; o que é isso? Agora, o mundo e a natureza estão gemendo, chorando; tudo está em movimento para o quê? Para a manifestação dos filhos de Deus, quando os verdadeiros filhos, os filhos nascidos, filhos cheios falarem e sua palavra for apoiada. Eu creio que estamos na fronteira disso agora mesmo. (Ou seja, isso ainda não aconteceu) Sim senhor. Diga a esta montanha, que assim seja. "Irmão, eu - eu desejo tal e tal, uma determinada coisa, eu sou um crente em Jesus Cristo". "Eu o darei a você no Nome do Senhor Jesus Cristo". Amém. Aí está uma manifestação. (Ordenar alguma coisa e isso acontecer) "Oh, irmão, minhas colheitas estão queimando lá fora, eu não tive nenhuma chuva". "Vou enviar-lhe uma chuva no Nome do Senhor Deus...?... para abençoar a sua colheita". Oh, esperando, gemendo, toda a natureza, esperando pelas manifestações dos filhos de Deus. Deus ordenou isto no princípio. Ele deu ao homem o domínio. Ele deu a Jesus Cristo, e Jesus deu isto em Seu Nome, com esta garantia: "Peça ao Pai qualquer coisa em Meu Nome, e Eu farei". Oh, irmão Palmer. Esperando as manifestações dos filhos de Deus, a posição, a igreja... Como eu disse, o Livro de Efésios é o Livro de Josué e Josué colocando as pessoas aonde elas pertencem. Agora, se eles não se aquietassem, e ele colocasse Efraim aqui, e dissesse que ele andasse sobre a terra de Manassés, e isto voltasse a uma confusão e perturbação, como eles alguma vez se dariam bem? Quando alguém dissesse: "Sou um batista, sou metodista, sou pentecostal, sou unicista; sou dualista, sou fulano de tal". Como você vai fazer isso? Fique parado. Deus quer posicionar a Sua igreja, filhos e filhas de Deus. Deus, permita-me viver para ver isso, é a minha oração, tão perto, até que eu possa simplesmente quase sentir com as minhas mãos, como se parece; está logo ali. Isso é o que eu tenho desejado ver, esperando o momento quando ao descer a rua; lá se encontra deitado um aleijado desde o ventre de sua mãe: "Prata e ouro eu não tenho...?..." Oh, esperando pelas manifestações dos filhos de Deus (Aleluia), quando Deus Se fará conhecer, quando eles interromperem a enfermidade, eles interromperem o câncer, eles interromperem as doenças.

Então observe que a manifestação dos filhos de Deus se dará quando o próprio Senhor também Se fará conhecer, pois será o mesmo poder Dele operando na Sua Igreja. No dia em que Cristo voltar, os filhos de Deus de todas as eras se manifestarão para literalmente dominar sobre a terra. Porém se os filhos de Deus se manifestarão para interromper o câncer e a enfermidade, é porque haverá enfermos e cancerosos a espera deles para serem sarados. Portanto essa manifestação será por meio de sinais que virão tanto de Cristo como pela Sua Igreja, porque a manifestação dos filhos de Deus e a vinda de Cristo serão dois eventos que ocorrerão ao mesmo tempo.

Para Quem Iremos Nós? (06/06/1960) §§ 60-61 [Sem tradução]

Deus está chamando, Deus está Se movendo. Estamos no final da estrada; estamos no fim dos tempos. O tempo está no fim. Posso provar isso a você, irmão. Que... Quando vai ser eu não sei. Mas pode ser antes que amanheça; pode ser na próxima hora; pode ser nos próximos cinco minutos. Seja o que for, está próximo. Não há nada mais a acontecer a não ser a vinda do Senhor Jesus. A igreja está reunindo-se, juntando-se, sacudindo-se. Você já viu tal agitação entre as pessoas? Claro, algo está se preparando para acontecer; a vinda do Senhor. Toda a terra está à espera das manifestações dos filhos de Deus, (Veja que estes dois eventos devem suceder juntos) a natureza ali fora, a qual o homem recebe o domínio. (Portanto a manifestação dos filhos de Deus se refere ao domínio do homem redimido sobre a terra) Quando Deus fez o homem, primeiro quando Ele o criou, Ele foi chamado El, Elá, Elohim, o que significa o alto-existente. Mas quando Ele foi chamado de "Jeová" no capítulo seguinte, soube que Ele havia feito alguma coisa, dado o homem, que tinha domínio sobre a terra; ele era deus; ele era um deus da terra, o homem era. Jesus disse: "Porventura não Me chamaram... Por que Me condenais? Eles chamam aqueles a quem a Palavra, em sua própria lei, que a Palavra vem aos deuses". Ele disse: "Se Eu chamo a Mim mesmo o Filho de Deus, e eles são os deuses a quem vocês dizem que a Palavra vem, os profetas, então como vocês podem Me condenar ao dizer que Eu sou o Filho de Deus?" Certo. O mundo inteiro está esperando pela vinda do Senhor Jesus, quando os homens voltarão a assumir o domínio aqui sobre a terra, (Porque eles terão o poder da Palavra neles, voltarão a agir como deuses, posição esta que nunca deveriam ter perdido) e todas as árvores e tudo mais viverão, e toda a vida animal e tudo mais, à espera da manifestação dos filhos de Deus.

Deus criou o homem para agir como um deus amador e um governador sobre a terra. A manifestação dos filhos de Deus é a recuperação daquela posição de domínio outrora perdida por causa da queda.

O Messias (17/01/1961) § 16

Quando Deus fez o homem em Gênesis 1:26, isso mostra (se você estiver anotando essa Escritura, Gênesis 1:26), isso mostra que Deus fez o homem para ser um deus para começar. O homem foi feito para ser um deus, um deus menor. Ele foi feito à imagem e semelhança de Deus. Ele tinha mãos como Deus; ele tinha pés como Deus, olhos, ouvidos e inteligência como Deus, toda a sua fibra, porque ele era um filho de Deus. E o - Jesus Se referiu a ele como deus. Jesus disse: "Como vocês podem Me condenar, ao dizer 'sou o Filho de Deus'? Não está escrito em vossa lei que vós sois deuses? E se eles chamam a esses de deuses a quem a Palavra de Deus veio, como vocês podem Condenar-Me quando digo 'sou o Filho de Deus'?". Ele estava Se referindo aos profetas, aos ungidos, aos menos ungidos. Jesus estava tão ungido que Ele era mais do que um profeta. Jesus estava tão ungido até que Ele era a plenitude da Divindade corporalmente. Ele era Deus. Os profetas tinham o mesmo tipo de unção, só que em uma condição menor. E em Gênesis 1:26, quando Deus fez o homem, Ele o fez um deus, porque Ele lhe deu um domínio, e ele governou. Ele tinha poder sobre as aves do céu, o gado, sobre os ventos, as ondas, os peixes do mar, tudo. Ele dominava tudo. Ele era um governante, ungido como um governante, porque ele estava na semelhança e na imagem de Deus com um domínio terreno. É por isso que a Bíblia diz que a terra está gemendo, chorando, esperando pela manifestação dos filhos de Deus. O mundo está esperando que o homem volte ao seu estado correto.

Ou seja, a criação está a espera de que o homem volte a governar sobre ela, tendo em vista que tudo ficou sujeito à maldição do pecado. Sendo assim, a manifestação dos filhos de Deus significa também a redenção e a libertação da própria criação. Porém a igreja atual ainda está bastante atrasada nisso.

Mostra-nos o Pai e nos Bastará (31/07/1960) § 70 [Sem tradução]

O homem foi feito para ser um deus. O seu domínio é a terra. Toda a terra aguarda agora que a manifestação dos filhos de Deus seja manifestada. Veja como estamos atrasados. Mas lembre-se, os profetas... Ele disse: "Se vocês os chamam deuses, a quem veio a Palavra de Deus..." O que era um profeta? Um intérprete divino da Palavra, que tinha a interpretação divina. Os sinais Dele anunciando, e antecipando, que era um vindicado ao povo, que ele era um profeta.

A Reunião no Final da Dispensação

A manifestação dos filhos de Deus se dará no final da dispensação gentílica ou da plenitude dos tempos, que será quando os filhos de Deus de todas as eras forem reunidos com Cristo na Sua vinda.

Adoção Nº. 3 (22/05/1960) § 168

Eu não condeno as boas obras, eu não condeno os seus hospitais e as coisas boas que elas fazem. Eu acho que isso é maravilhoso, e as bênçãos de Deus para a humanidade pobre e sofrida. Eu não condeno todas essas outras coisas que eles estão fazendo: tudo bem, isso é justo. E suas grandes organizações e os milhões de dólares, eu com certeza preferiria ver isso do que todos os contrabandos juntos na esquina a cada hora. Eu certamente os honro como ministros de pé no púlpito. Mas quando se trata da reunião no final da dispensação, estará esperando pelas manifestações dos filhos de Deus naquela dispensação, que Ele possa reunir todos, todos os que foram trazidos a Cristo. (Então observe que a manifestação dos filhos de Deus envolve a reunião de todos os eleitos que confessaram a Cristo ao longo das eras históricas da Igreja, desde Éfeso até Laodicéia, quando todos obterão juntamente a redenção de seus próprios corpos) O que é Cristo? Quantos - como entramos Nele? 1 Coríntios 12: "Por um só Espírito somos todos batizados em um só Corpo, que é o Corpo de Cristo, e participamos de todo dom e de toda coisa boa que Ele possui". Isso está certo? E toda a terra está gemendo, chorando, esperando pelas manifestações, que é quando Cristo e Sua igreja se unirão. Aquela... dispensação da plenitude dos tempos... reunidos em um... todos em Cristo, tanto os que estão nos céus como na terra; (Ou seja, o evento em que os filhos de Deus se manifestarão está diretamente ligado à ressurreição dos santos que já partiram com a união dos vivos transformados) e mesmo Nele... terra; mesmo Nele; em Quem... obtivemos uma herança...

A Manifestação dos Filhos de Deus no Milênio

Nós já temos ministrado vários outros estudos onde tratamos de expor o ensino correto do irmão Branham sem os arrazoamentos espúrios dos diversos grupos que reclamam crer em sua Mensagem. Por isso é muito importante que o leitor fique atento e reveja os temas que já tratamos como "As Três Vindas de Cristo", "A Manifestação do Filho do Homem", "Ordenados Para a Vida", "A Fé de Arrebatamento", "Os Empecilhos Para a Plena Adoção", etc, de modo que não necessitamos aqui tornar esse tema da manifestação dos filhos de Deus mais extenso do que poderia ser. Alguns grupos não entenderam o ensino do irmão Branham onde ele fazia uma distinção entre a Aparição atual de Cristo em meio à Sua Igreja com a Sua futura vinda física, interpretando que essa Vinda de Cristo e Sua união com a Igreja, a qual vimos o irmão Branham a pouco mencionar, já teria acontecido em uma nuvem em 1963, e com isso querem sugerir que essa união de Cristo com os filhos de Deus manifestados já vem acontecendo desde então. Este falso ensino tem sugerido que agora a terra então também já estaria redimida por conta de apenas uns poucos sectários que crêem que Cristo já voltou.

Mas se os filhos de Deus devem se manifestar no final da era gentílica para dominar sobre a terra como pequenos deuses - como era para ter sido desde o princípio - isso significa que essa manifestação se efetivará no reinado milenial, que é quando a criação será de fato governada por Cristo e Sua Igreja, e ela agora está se preparando para isso.

A Ele Ouvi (06/08/1960) §§ 45-46 [Sem tradução]

A Bíblia diz que o mundo, hoje, está gemendo, esperando pelas manifestações dos filhos de Deus, que os filhos de Deus se manifestem. O mundo está esperando por isso, pelo tempo por vir, que quando os filhos de Deus, que é o governador da terra. Deus colocou as pessoas na terra, o homem para controlar a terra. A Bíblia diz que um homem é um deus. Você sabia disso? Com certeza ele é. Jesus disse: "Não está escrito nas vossas leis que sois deuses? E se eles são deuses, os profetas, a quem a Palavra de Deus veio, como vocês podem Me condenar quando Eu digo que 'sou Filho de Deus?'." Vê? Eles são - eles são - eles são deuses, deuses caídos. Eles têm um domínio, o mundo. Eles devem cuidar disso. As árvores e a vida animal, tudo está esperando pela manifestação dos filhos de Deus, quando eles se manifestarão na terra. Oh, vem, Senhor Jesus, é a minha oração. Oh, para o grande Milênio quando eles serão manifestados. Estamos nos preparando agora para este tempo vir. A igreja tem que se preparar.

A Igreja agora está recebendo o mesmo caráter de Cristo e a mesma mente de Cristo apenas com este objetivo, que é de reinar com Cristo quando Ele voltar. Porém não será somente no Milênio que um eleito se tornará um filho de Deus, pois ele o é desde antes da fundação do mundo. No entanto, ele precisa passar por um processo de amadurecimento até se tornar o tipo certo de filho para receber a plena adoção, e será na segunda Vinda de Cristo que os filhos de Deus adotados se manifestarão como tais, pois é por esse dia que a natureza ainda está gemendo pela manifestação dos filhos de Deus para ser redimida, ainda que eles já estejam sobre a terra dando sua confissão de fé.

Jeová Jiré (12/03/1961) § 70 [Sem tradução]

Agora, aqui está Ele entre a Sua igreja hoje, feito carne em Sua igreja, certamente, Elohim. Agora, oh, se você pudesse perceber que vocês, homens, vocês foram feitos para serem um deus amador. Você é um filho de Deus. Você é um herdeiro de Deus, e você tem um domínio. Gênesis 1:26, Ele lhe deu domínio sobre tudo na terra. Ele fez dele um deus sobre a terra. Isso mesmo. Ele lhe deu um domínio. Ele é um rei, deus. E onde ele conseguiu sua queda. Ele poderia falar às árvores: "Sejam mudadas, sejam arrancadas e colocadas aqui", aos ventos e às ondas: "Aquietai-vos", e eles paravam. (Adão tinha o poder da Palavra falada e será esse mesmo poder que será retomado por todos os filhos de Deus quando eles se manifestarem na volta de Cristo) Ele era deus, um deus amador, um filho de Deus, como se você fosse um filho de seu pai. E todo o mundo está gemendo, esperando pelas manifestações dos filhos de Deus, (Quando eles terão o mesmo poder que Adão teve no passado. A Noiva pode ter esse poder potencialmente Nela, embora isso ainda não se efetivou) esperando que a igreja volte ao seu lugar, filhos de Deus que se manifestarão, aguardando aquela hora. Eu espero que não doa, mas eu simplesmente tinha que dizer isso. Vê? A igreja está tão longe do seu lugar. (Vimos que em outra ocasião ele disse que a igreja se encontra atrasada, isso porque ao invés de ter a mente de Cristo, muitos estão tendo a sua própria mentalidade e sustentando os seus próprios pensamentos, e mesmo que alguns tenham um entendimento correto da doutrina isso não lhes levou a um amadurecimento. Portanto não poderá haver uma manifestação plena dos filhos de Deus de todas as eras até que o último eleito passe pelo mesmo processo ao qual todos os outros estiveram sujeitos, que é o de morrer para si mesmo, ser sepultado e ressuscitar com Cristo. Muitos querem alegar ser um filho de Deus manifestado sem sequer ainda ter tido essa experiência, pensando que basta apenas pertencer a um falso grupo que reclama pregar a terceira etapa da Mensagem e ler alguns sermões do irmão Branham sobre os Selos. Portanto nada pode ser mais enganoso do que alguém tentar dar testemunho de algo que ele não tem) É preciso voltar a ser filhos de Deus novamente: governantes, governadores da terra, sob o reinado espiritual que virá um dia, quando vier o Chefe, Jesus Cristo, no grande Milênio. A natureza está gemendo por aquele dia.

Veja que será no dia do Milênio que os filhos de Deus se manifestarão para redimir a natureza, porque será nessa ocasião que Cristo unido à Sua Igreja lhe conferirá o domínio sobre a terra, como foi no passado antes da queda de Adão, que tinha o poder da Palavra falada. Esse poder não será exercido esporadicamente por um e outro, mas por todos os filhos de Deus manifestados naquele dia.

Adoção Nº. 3 (22/05/1960) §§ 157-159

Pelas ardentes expectações da criação... (Aqui diz, tem uma pequena - uma pequena palavra aí, uma pequena leitura da margem, "criação" está certo, no grego.) ...as expectativas da criação, a criação está esperando pelas manifestações dos filhos de Deus. O que todos estão esperando? O que toda a criação está esperando? As manifestações dos filhos de Deus. Ela está esperando que a igreja se torne em sua posição. Quem era o filho de Deus, quando Adão, onde era o seu domínio? A terra. Ele - ele tinha domínio na terra. Isso esta certo? Ele não era Elá, Elá, Elohim então; Ele era Jeová. Vê? Isto é: "Eu sou Deus, e fiz alguns menores sob Mim. E Eu lhes dei um domínio, e em seu domínio, o domínio sob eles é a terra". O homem tinha domínio sobre a terra. E toda a criação espera que os filhos de Deus se manifestem. Oh. (Agora o irmão Branham entoa a letra de um hino que segundo ele menciona a manifestação dos filhos de Deus no Milênio) "Estamos esperando a vinda daquele feliz dia do Milênio, Quando nosso abençoado Senhor vier e levará para longe Sua Noiva que espera; Oh, a terra está gemendo, chorando por aquele dia de doce libertação, Quando nosso Salvador voltar à terra novamente". Isso está certo? Esperando, Deus tentando colocar Sua igreja em posição para manifestar-Se a Si mesmo, (Isso porque a manifestação dos filhos de Deus é a manifestação do próprio Deus neles) conseguindo um que Ele possa operar assim, e dizer: "Lá está o Meu Espírito fluindo livremente. Aí está. Isso, isso, Eu - Eu - posso operar aqui". Pega outro aqui e coloca-o, "Eu posso colocá-lo". Adoção, colocação, manifestação, levá-lo para fora daqui e colocar uma cerimônia sobre ele, visitá-lo com um anjo, dizer-lhe algo. Agora, se ele disser a verdade... Agora, se ele estiver inventando alguma coisa, isso não vai dar certo. (A personificação da abertura da Palavra ou da terceira etapa é mais falsa que uma nota de três reais) Não, não, isso - isso não vai funcionar, nós tivemos muito disso. Mas eu quero dizer - mas eu quero dizer as manifestações dos filhos de Deus, quando Deus Se manifesta e Ele o envia. E então ele sai, e o que ele diz é verdade.

Então observe que para o irmão Branham os filhos de Deus se manifestarão com domínio pleno sobre a terra no dia em que Cristo vier para Se assentar sobre o trono de Davi no Milênio.

A Era da Igreja de Sardes (09/12/1960) § 97 [Sem tradução]

E quando nós vencermos pelo Espírito Santo como Ele tinha, nos assentaremos com Ele quando Ele assume o trono terreno de Davi, para sentar e governar com Ele como Ele fez lá em cima, (Amém!) com poder e autoridade sobre toda a terra. "E eles estão... a terra está gemendo, esperando pelas manifestações dos filhos de Deus a serem manifestados, o filho de Deus". (Ou seja, quando os mesmos estiverem reinando e governando com Cristo sobre a terra) Porque afinal, este mundo não foi dado para Deus controlar. Vamos notar que isso está certo. Quem é o deus da terra? O homem! Esse é o seu domínio. Todos e tudo na terra estão sujeitos ao homem. Através do pecado ele caiu; através do poder redentor de Cristo ele volta. Isso mesmo, porque a terra pertence ao homem, foi-lhe dada e ele era o governador de tudo. E toda a natureza está gemendo, esperando por esse tempo quando os filhos de Deus se manifestarem novamente. Oh, que coisa; oh, que coisa! Manifestações dos filhos de Deus. Agora, é melhor deixar isso agora.

A plena manifestação dos filhos de Deus se dará em um reino que não será abalado.

O Sonido Incerto (18/12/1960) § 206 [Sem tradução]

Para que são esses reinos? É apenas para lhe dizer, falando de um que é eterno. Por que uma árvore é bonita? Ela está esperando, está esperando pela plena manifestação dos filhos de Deus, quando aquela árvore viverá para sempre. Há um Reino que virá. (O reinado milenial) E a - a Bíblia dizia: "Aqui não temos cidade permanente, mas buscamos uma por vir". E lá Deus nos deu um Reino que não pode ser abalado.

A terra está contaminada pela maldição do pecado e a criação prosseguirá em sua perversão até o dia em que os filhos de Deus se manifestarem no Milênio e assumirem a sua possessão.

Sabedoria Versus Fé (01/04/1962) §§ 207-211

De onde veio isto? Uma pessoa crendo numa pequena... Descrendo numa pequena frase da Palavra de Deus. A terra inteira está gemendo. A Bíblia diz que a própria natureza está gemendo por aquele dia de alívio, esperando pelas manifestações dos filhos de Deus. As árvores estão se esforçando em vão; as flores estão tentando embelezar o caminho para nós, mas elas estão gemendo, chorando, e sabem que há alguma coisa errada. Pervertida! O ventre não pode dar à luz ao que é perfeito, porque ela está pervertida. O solo fede. Ela está banhada com sangue inocente. Ela tem... Ela está como uma... Eu poderia dizer uma coisa, mas pode ser muito desagradável. Ela fede. Deus disse que ela fede às Suas narinas. Tão imunda. Entre num banheiro, os vasos tão fedidos, contaminados. É exatamente como o mundo cheira para Deus; sentindo este cheiro imundo! A coisa toda é uma imundície. Deus vai explodi-la em pedaços. "E Eu criarei um novo céu e uma nova Terra", Ele disse. Sim, senhor. O que é isto? O ventre dela ainda não deu à luz ao Milênio. Ela deu à luz a uma coisa pervertida. Por quê? Tentando ser sábia.

Então como podemos ver até aqui, a manifestação dos filhos de Deus depende em primeiro lugar da manifestação do Filho de Deus com grande poder e glória, o Qual é o nosso Parente Redentor. A igreja agora possui a santidade da salvação o que lhe permite realizar alguma operação de prodígios e sinais, mas o que dirá quando a Igreja se apossar plenamente dos seus privilégios? Quando os santos se manifestarem eles voltarão a serem os mestres e governantes da natureza para por fim à maldição que foi imposta sobre ela pela queda do seu primeiro mestre, Adão.

Apocalipse Capítulo Cinco Nº. 2 (18/06/1961) §§ 94-96

E agora a natureza em si está gemendo, esperando pelo quê? As manifestações dos filhos de Deus, para que os filhos de Deus se manifestem. E agora temos a santidade da nossa salvação, e podemos tomar o nosso irmão que está morrendo de câncer, e ficar com esse pequeno sopro de redenção, e orar a oração da fé sobre ele que converterá a sombra de um homem de volta a de um homem saudável outra vez; (Ou seja, a Igreja tem presenciado alguns vislumbres esporádicos da sua herança e privilégio como filhos de Deus) o que faremos quando a nossa plena posse vier? (Quando todos os filhos de Deus que vieram a Cristo se manifestarão) Amém! A natureza sabe disso. O gemido da natureza e nós estamos gemendo com ela. (A Noiva deste dia também está esperando pela manifestação dos filhos de Deus) A natureza espera as manifestações dos filhos de Deus, porque a natureza foi amaldiçoada com o seu mestre. Quando seu mestre foi amaldiçoado (o mais alto), então a natureza caiu com o mestre. Mas quando este Parente Redentor vier (Não em Sua Aparição atual, mas quando Ele descer fisicamente dos Céus) (Aleluia!) e redimido de volta o homem que é o mestre sobre a natureza. Então toda a natureza está esperando pelo homem, o mestre. O que nós fazemos? Pegar o machado e deslizá-lo em nossas mãos e cortar a árvore se quisermos; mas naquele dia não faremos isso. Amém!

A Restauração da Palavra Falada

Então vamos observar mais uma vez que quando os filhos de Deus se manifestarem, eles terão o mesmo poder da Palavra como Adão teve no passado, pois cada um deles voltarão a ser o que Adão era, um deus menor dominando sobre a terra.

A Maneira Provida Por Deus de Aproximação Para Companheirismo (09/07/1960) § 27 [Sem Tradução]

Oh, simplesmente posso ver Adão e Eva descendo pelo jardim e os ventos soprando, e Eva, a noiva, dizendo: "Oh, Adão, o vento está tão forte". Ele dizia: "Paz". Veja, o homem foi realmente feito para ser um deus. Sabia disso? A Bíblia disse... Jesus disse: "Se eles chamaram a quem a Palavra de Deus veio (o qual eram os profetas), se eles eram deuses, então como vocês podem Me condenar quando digo que sou o Filho de Deus?". Os profetas eram considerados deuses. Ao homem foi dado - feito um deus menor, e dado um domínio sobre a terra. Essa é a razão pela qual o mundo hoje está gemendo, esperando pelas plenas manifestações dos filhos de Deus. Oh, há um grande, profundo e abençoado ensinamento nisto, de que um dia o homem ainda voltará ao seu lugar certo e o seu domínio será a terra. E ele falará para a árvore ou para a montanha ou para qualquer coisa, e isso simplesmente irá para o lugar, exatamente como estava programado para ser. Somos criaturas caídas.

O irmão Branham disse que os filhos de Deus manifestados terão a autoridade para ordenar uma cura ou qualquer prodígio, o qual é um sinal da sua plena adoção.

A Ele Ouvi (12/07/1960) § 61

Sabe o que acontecia quando aquele menino se tornava de uma certa idade? Aquele menino era adotado na família. Agora, o que eles faziam? Levavam-no para um lugar público, colocavam-lhe uma túnica especial e faziam uma cerimônia. E todas as pessoas da cidade se reuniam e olhavam. E então eles olhavam para este menino, e o pai tinha uma cerimônia de adoção. Depois... Oh, não perca isso. Depois que o filho era adotado, seu nome no talão de cheques era tão bom quanto o de seu pai. É para aí que Deus está tentando levar a Sua Igreja. Apenas dizer a esta montanha: "Mova-se" e ela se moverá; autoridade, filhos de Deus... Toda a criação geme, esperando pelas manifestações dos filhos de Deus, esperando um lugar onde o enfermo será um "Levante-se!". E será assim. Os cegos receberão a sua visão. Os surdos e os mudos, oramos por eles agora, mas então você ordenará isso. (Temos visto em parte o Poder Vivificador na Noiva, mas no dia em que os filhos de Deus se manifestarem isso será em plenitude) Não foi dito: "Estes sinais seguirão os que crêem, eles orarão pelos enfermos". Ele disse: "Eles expulsarão demônios". Não "Eu irei", "Eles irão". "Se você disser a esta montanha". (Não se Eu disser). "Se você disser a esta montanha, "Mova-se", e não duvidar em seu coração. O que precisamos é de adoção. Filhos e filhas precisam de adoção.

Porém observe que a Noiva somente irá falar o que Deus mesmo decidir fazer e falar por meio Dela.

A Palavra Falada é a Semente Original 2 (18/03/1962) § 420

Observe que harmonia. Jesus nunca fez nada a não ser que visse o Pai ou o Pai mostrasse primeiro a Ele - a harmonia entre Deus e Cristo. Vê? João 5:19. Do mesmo modo fará a Noiva, e Ele mostra a Ela Sua Palavra de Vida (Ele mostra para Ela), e Ela A recebe. Ela nunca duvida disto. Nada pode Lhe fazer mal, nem mesmo a morte; pois se a Semente foi plantada, a água a fará brotar novamente. Amém. (...) A Palavra está na Noiva e a mente de Cristo para saber o que Ele deseja fazer com a Palavra, e Ela o faz em Seu Nome. Ela tem o Assim Diz o Senhor. (Ela pode trazer à existência coisas que não existem como a semente de Abraão) Então isto germina; então o Espírito Santo a rega até crescer e servir a um propósito. Eles só fazem a Sua vontade. (Amém. Eu crerei nisto.) Ninguém pode persuadi-los a fazer diferente. Eles têm o Assim Diz o Senhor, ou eles ficarão calados. Então eles farão as obras de Deus.

O que o primeiro Adão perdeu, o segundo Adão provou ter recuperado de volta, e agora Ele dará a mesma autoridade aos Seus irmãos quando Ele Se manifestar com os filhos de Deus no Milênio.

Abraão e Sua Descendência Após Ele (16/04/1961) § 75 [Sem tradução]

Jesus disse: "Não foi dito em vossas próprias leis: 'Vós sois deuses'? E por que Me condenais então, se a vossa lei diz que sois deuses?". Ele recebeu um domínio; o domínio era a terra. Toda a terra está gemendo, esperando agora pelas manifestações dos filhos de Deus. Se eu sou um Branham, eu sou um Branham; eu sou parte de um Branham. E se um homem é um filho de Deus, ele é feito à imagem de Deus e dado o domínio aqui na terra para governar esta terra como Deus governou. E o segundo Adão provou isso. Amém. Ele parou a natureza: "Paz. Aquieta-te". Amém. Amaldiçoou a figueira... Certamente, Ele era um Homem, mas Ele era Deus; Ele era um Filho de Deus manifestado. Isso é o que vamos ser num desses dias. (Ou seja, quando Cristo voltar, e não quando os Selos fossem pregados ou uma nuvem no céu fosse fotografada) Estamos apenas chegando a isso através da justificação, os descendentes de Abraão chegando.

Então o que Adão perdeu, agora a Noiva do tempo do fim recuperará.

As Infalíveis Realidades do Deus Vivo (26/06/1960) § 12

O que Adão perdeu, Jesus provou que Ele havia restaurado. Ele parou a natureza. Ele ressuscitou os mortos. Ele - Ele fez tudo. "E o mundo está gemendo hoje", diz a Bíblia, "pelas manifestações dos filhos de Deus", para que Deus volte aos Seus filhos novamente na realidade para tornar as coisas reais. E isso faz o povo tropeçar.

Deus Conosco, Deus em Nós

Então veja que o que possibilita sermos deuses amadores, é o fato de Deus mesmo habitar em nós. A manifestação dos Filhos de Deus será na verdade a manifestação de Deus, pois no Milênio a Igreja será a Sua própria Voz sobre a terra.

Sou Eu (17/05/1961) § 72 [Sem tradução]

E este é o tempo de Sodoma, quando o mundo será queimado, não afogado, queimado. Será queimado. E este sinal era para retornar, não uma arca, mas um - um Deus morando na carne do Seu povo em Sua igreja. Jesus disse: "Naquele dia sabereis que Eu estou no Pai, o Pai em Mim e Eu em vós e vós em Mim". É Deus em você. Tudo que Deus era Ele derramou em Cristo; e todo o Cristo foi derramado na igreja. Então é Deus sobre nós, Deus conosco, e Deus em nós. Não é de admirar que somos comissionados a batizar usando Pai, Filho e Espírito Santo. Não são três Deuses diferentes: três ofícios de um Deus. Vê? Deus acima de nós no Pai, Deus em - conosco no Filho, purificando o Seu caminho, condescendente, descendo, fazendo um caminho para mim; para voltar. E trouxe o Seu povo de volta aos filhos de Deus manifestados, como eles os tiveram no jardim do Éden. O mundo inteiro está gemendo e esperando aquela hora para a manifestação dos filhos de Deus. Ele não tem nenhuma voz esta noite, a não ser a nossa voz. Ele não tem mãos senão as nossas mãos. Ele tem as tuas mãos; cujas mãos são Dele. Ele disse: "Eu sou a videira, vós sois os ramos".

A Pedra de Coroa

A manifestação dos filhos de Deus é o Corpo de Cristo sendo completado com a vinda de Seu Chefe e Cabeça, que também é a Pedra de Coroa que está sendo colocada neste corpo no tempo do fim.

Adoção Nº. 2 (18/05/1960) § 47

Está construído assim acima de um ponto. E a pedra sobre a pedra de coroa nunca foi encontrada. Eles nunca colocaram uma cobertura sobre a pirâmide. Eu não sei se você sabe disso ou não. A grande pirâmide do Egito, nunca teve uma pedra superior sobre ela. Por quê? A Pedra de Coroa foi rejeitada; Cristo, a pedra principal (vê?), foi rejeitado. Mas à medida que crescemos a partir da era luterana, da era batista, da era metodista, da era pentecostal, chegamos à Pedra de Encerramento agora (Vê?), esperando e desejando que essa Pedra de Encerramento seja estabelecida; o edifício está completo. Não tem você lido na Escritura, "a pedra que foi rejeitada"? Claro, nós entendemos que estava falando ao templo de Salomão. Mas a Pedra rejeitada se tornou a Principal de esquina. Mas eu estou dizendo isso apenas para criar um - um quadro para você. Agora, e na Bíblia, estamos vivendo nos últimos dias, o topo da pirâmide, os peixes cruzados da era de câncer no zodíaco, no tempo da vinda do leão, Leo, e nos dias das manifestações dos filhos de Deus na Bíblia. Vê? Vê onde estamos? Estamos bem no tempo do fim.

Adoção Nº. 4 (22/05/1960) § 76

E agora, isso pode simplesmente sufocar você até a morte. Mas você sabia que os homens que são filhos de Deus são deuses amadores? Quantos já sabiam disso? Quantos sabem que Jesus disse isso? A Bíblia, Jesus disse: "Vossa lei não vos disse que sois deuses? E se os chamais deuses..." O qual Deus disse em Gênesis 2 que eles eram deuses, porque eles eram - tinham o pleno domínio do mundo. Ele lhe dá domínio sobre todas as coisas. E ele perdeu a sua divindade; ele perdeu a sua filiação; ele perdeu o seu domínio; e Satanás o tomou. Mas irmão, estamos aguardando as manifestações dos filhos de Deus, que voltarão e retomá-la-ão. Esperando pela plenitude dos tempos, quando a pirâmide chegar ao topo, quando os filhos completos de Deus forem manifestados, quando o poder de Deus sair (Aleluia) e tirará todo poder que Satanás tenha afastado dele. Sim, senhor, isso pertence a ele.

Se a igreja ainda não tem o domínio sobre a terra e se a natureza ainda não foi redimida pelos filhos de Deus é porque essa manifestação ainda não aconteceu, mas estamos aguardando com uma ardente expectativa para que aquele dia venha logo. E não somente nós e a criação, mas Deus mesmo também está esperando por esse dia.

Adoção Nº. 3 (22/05/1960) § 62

Agora... Agora, nas eras que têm de vir. Tivemos quarta-feira à noite, "as manifestações". Nós pegamos isso novamente esta manhã, em "as manifestações dos filhos de Deus". Em outras palavras, Deus está esperando. E então, no tempo do fim, quando todos nós estivermos diante Dele... Os anjos não estavam perdidos. Eles não sabem como desfrutar das bênçãos como nós desfrutamos; eles nunca estiveram perdidos. Mas eu sei de onde venho; eu conheço a rocha de onde fui cortado, um pecador. Você sabe de onde você foi cortado. Agora, quando somos encontrados, então podemos estar diante de Deus. Oh, que dia será.

Então vemos que a Noiva está chegando a uma era de plena maturidade, uma vez que Ela está se identificando com Cristo por meio da Sua Palavra revelada para este dia, e embora a verdadeira vinha esteja realizando as mesmas obras de Cristo de forma individual, ela ainda está aguardando pelo momento em que toda a Igreja como um Corpo se manifeste como filhos de Deus com poder e autoridade, o qual se dará quando ela também estiver para ser perseguida pela falsa vinha com todo seu poder diabólico nos últimos dias.

Uma Exposição das Sete Eras da Igreja, págs. 327-328

A Igreja Noiva amadurecerá, e sua maturidade será uma identificação com o seu Senhor por meio da Palavra, e sua Cabeça que virá a ela é o Mistério da Piedade, que em verdade é Cristo. E quando a falsa igreja vier contra esta verdadeira vinha, com toda a astúcia e poder diabólico constituído de força política, força física e demônios das trevas, (Fala de um grande aperto que a Noiva passará pouco antes do arrebatamento, onde a falsa vinha produzirá muitos sinais) a verdadeira vinha, com a plenitude do Espírito e da Palavra, fará as mesmas obras de poder que Deus fez. (Ou seja, justamente quando os primeiros sinais de perseguição contra os santos ocorrer, a Noiva receberá uma unção para dar uma resposta à altura e efetuar muitos outros sinais de curas e prodígios) Então à medida que ela se aproxima de sua Pedra de Cabeça, tornando-se semelhante a Ele através da Palavra, Deus virá para que a Noiva e o Noivo possam estar unidos como um, para sempre.

Comentários do Rev. Lee Vayle

Tomando como referência essa e outras declarações feitas pelo irmão Branham, o irmão Vayle entendia que a manifestação dos filhos de Deus estaria identificada com o poder da Palavra falada a se manifestar nos últimos dias e que isso poderia acontecer com os crentes vivos no tempo do fim, ainda em seus corpos mortais, porém a sua plenitude como descrito pelas Escrituras e pelo irmão Branham seria no dia da Ressurreição.

Adoção Nº. 2 (01/01/1972) - Lee Vayle

Vemos de acordo com a Palavra de Deus dada a nós por um profeta vindicado que a Palavra criadora estará na Noiva no tempo do fim. Agora, este grande ministério de pedra de Coroa da Noiva é chamado de a manifestação dos filhos de Deus ou a adoção ou colocação dos filhos, e para mim, e eu enfatizo para mim, é também a manifestação do que o irmão Branham chamou de a terceira puxada na Noiva. Até 1963 o irmão Branham falou muito dessa manifestação, mas depois de 62 e 63 ele falou sobre a puxada das várias puxadas, e ele disse que haveria uma terceira puxada na Noiva que se manifestaria. Agora, nós não temos detalhes sobre isso, mas lembre-se que será a Palavra criativa dentro dessa Noiva. Agora, vamos apenas pensar no potencial ou na causa principal desta grande manifestação. Isso já está na Noiva, mas isso está evidentemente subjugado. Agora, isso está aí, porém subjugado. Veja... ...Mas deixar que o poder permaneça adormecido, veja, não anula que o poder esteja aí. Assim é que a falta da manifestação não anula o poder, o poder existe, mas a manifestação não está aqui porque ainda não é tempo para isso. (...) A manifestação dos filhos de Deus virá antes da ressurreição. Então nós não estamos lidando com uma igreja que partiu, estamos lidando com uma igreja que está chegando. (...) Agora, eu digo que o Corpo todo está chegando, cada uma das primeiras seis eras da igreja tinha o potencial de adoção para o espírito de adoção, mas somente a sétima era da igreja tem o potencial mais a manifestação.

Aliança Nº. 6 (07/10/1989)

Tudo bem, voltemos a Romanos 8. Note no versículo 19:

"Pois a ardente expectativa da criação aguarda a manifestação dos filhos de Deus".

Você está chegando a isso. "Porque a ardente expectativa da criação está à espera da manifestação dos filhos de Deus". Isso ocorre - em plenitude - na ressurreição.

O Éden de Satanás (17/01/1990)

"A ardente expectativa..." (A criação está à espera) "pela manifestação dos filhos de Deus". (E isso é na Ressurreição, como o irmão Branham disse, a plenitude vem - da adoção - vem na ressurreição.)

Futuro Lar Nº. 16 (22/06/1988)

Lembre-se, nós devemos ser redimidos primeiro. Toda a criação aguarda a manifestação dos filhos de Deus, que acontece plenamente na ressurreição.

A Palavra Falada Nº. 6b (13/06/1993)

Agora, nesta sétima era temos a era pentecostal, em que a chuva tardia ou da colheita cai e, ao mesmo tempo, a chuva de ensinamento também. De modo que, no tempo do fim, no período em que se garante esta manifestação dos filhos de Deus, o tempo do fim, o fim chegando finalmente, o grande clímax dos séculos; haverá uma chuva de ensino e uma chuva de colheita, o que significa que no momento da colheita será peculiar porque haverá duas chuvas. A chuva de ensino vem e a chuva temporã cai sobre ela, e realmente produz a colheita que é falada no fim dos tempos.

Messias e Pequenos Messias Nº. 2 (4/03/1990)

"Pois a ardente expectativa da criação aguarda a manifestação dos filhos de Deus".

Eles estão esperando a Noiva para manifestar algo. Depois a natureza acompanha, e na manifestação final onde Ele opera através da Noiva, a igreja verdadeira, e também a virgem tola, de acordo com esta Palavra, todo o Céu ficará para trás em admiração e tudo mais. Cada coisa criada com qualquer inteligência e com qualquer capacidade para apreender e compreender ficará para trás e observará - e assistirá a isso.

Prioridades Nº. 2 (12/07/1978)

"Pois a ardente expectativa da criação aguarda a manifestação dos filhos de Deus".

A Criação está esperando para que Deus tome essas criaturas encantadoras que estiveram aqui refletindo a Sua Glória, estando em Sua Presença e sofrendo para mostrar o Reino de Deus, andando nas pegadas de seu grande Líder. A criação está esperando. Posso dizer: "Não é de admirar que tenha esperado por tanto tempo". Eu espero que não.