O Útero do Espírito

18/12/2016

O Útero do Espírito

18 de dezembro de 2016

Diógenes Dornelles

1 Coríntios 2:4-8

A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.

Paulo mostra para nós aqui que ele estava extremamente preocupado em comprovar que o ensino que ele possuía não estava baseado em suas elucubrações e estudos pessoais, mas em algo que Deus lhe revelou pessoalmente. Paulo sabia que a salvação e o aperfeiçoamento do caráter de um filho de Deus dependiam muito do tipo de mensagem que ele receberia, porque o tipo de palavra que nós recebemos refletirá no tipo de semente a qual pertencemos, pois a eleição de Deus é gerada de uma Semente-Palavra incorruptível, que refletirá em sua vida a natureza e as características do próprio Deus.

Portanto a nossa fé ou revelação nunca deve estar baseada na palavra de alguém ou mesmo na sabedoria de um homem, ou seja, em sua capacidade de explicar o que ele crê, mas em uma Palavra que seja revelada pelo próprio Espírito Santo no coração do crente. Como disse Paulo, a nossa fé deve se basear somente no poder de Deus, em outras palavras, a nossa fé ou revelação deve se basear somente em uma Palavra vindicada, pois é somente na vindicação que encontramos a fé para a cura divina, para o selo do Espírito Santo e para a nossa fé de arrebatamento.

A Glória de Deus e a Glória dos Homens

Então a sabedoria na qual devemos confiar é na sabedoria de Deus, que é uma verdade revelada e que foi mantida escondida desde o início, mas que foi ordenada antes da fundação do mundo para a nossa glória. Como todos sabem, essa palavra "glória" vem do grego "doxa", que se refere às opiniões, valores e juízos de Deus. Então, o que Paulo está nos dizendo aqui é de que a sabedoria oculta ou a Palavra (que é a Mensagem da Hora), deve ser revelada através da vindicação no tempo do fim, com a finalidade de nos dar as opiniões, valores e juízos do próprio Deus. Essa é aquela mesma glória que Jesus falou em João 17:22 que é para nos pôr em unidade com Deus.

João 17:22

E Eu dei-lhes a glória que a Mim Me deste, para que sejam um, como Nós somos um.

Então quando temos os mesmos juízos, opiniões e valores de Deus, estamos em unidade com Ele, pois nossa identificação passa a ser com a Sua Palavra ou Glória, e não com a glória dos homens. Porém observe que Paulo fala daqueles que não conhecem ou rejeitam essa Glória, e, portanto, a falta dessa Glória refletirá também através das ações daqueles que realmente crucificaram o Senhor da Glória, Jesus Cristo, o Filho de Deus.

1 Cortíntios 2:9-10

Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam. Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

Então se é o Espírito de Deus que conhece os corações dos homens, sendo Ele apto para discernir os nossos pensamentos e intenções, então será somente o Espírito de Deus que poderá revelar a Palavra vindicada para nós.

Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.

O espírito do homem ou do mundo somente pode revelar a você aquilo que pertence ao mundo natural, enquanto que o mundo espiritual somente poderá ser revelado a você pelo Espírito do próprio Deus e pelo processo do novo nascimento. Então o que Paulo está nos dizendo é da impossibilidade de alguém que ainda não nasceu de novo entender as coisas de Deus. É por isso que alguns crucificaram o Senhor da Glória, porque eles creram em outra glória, em um sistema de valores diferente, de opiniões diferentes, ao invés das opiniões de Deus.

As quais também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas as que o Espírito Santo ensina; comparando coisas espirituais com espirituais.

Observe que Paulo diz: "Nós não viemos até você com o que outros homens disseram, mas nós trazemos a você somente o que Deus disse, que é a Glória de Deus, as opiniões de Deus, os valores de Deus e os juízos de Deus". E Jesus disse: "Pai, Eu dei para eles a mesma glória que Tu Me deste, para que eles sejam exatamente como Tu e Eu somos". Mas tudo isso somente é possível se todos vieram da mesma espécie de Semente-Palavra, porque cada semente deve produzir segundo a sua própria espécie, e a Noiva Semente da Palavra Falada não pode estar apoiada na sabedoria de homem algum, mas somente em Deus.

Mas o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura: e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Então Paulo está ignorando o caso de que o homem carnal, o homem que esteja vazio do Espírito de Deus possa de alguma maneira compreender as coisas de Deus, porque é preciso do Espírito Santo, o próprio Espírito de Deus habitando em você para vivificar a Palavra de Deus para você, do contrário, você estará colocando a sua fé somente em suposições e tradições feitas pelo homem.

Um Exemplo de Tradição Humana na Mensagem

O irmão Brian Kocourek disse: "Eu estou convencido mais do que nunca depois de nossa reunião de ministros de sábado passado na Bolívia (10/12/2016) de que os ministros estão mais preocupados em se apossar de seus pequenos feudos territoriais do que estão interessados ​​em abrir os seus corações para a revelação divina".

Recentemente o irmão Brian esteve na Bolívia e numa reunião só entre ministros, um pregador unicista da Mensagem em Santa Cruz de La Sierra, desafiou-lhe dizendo que Deus estava Se dirigindo aos anjos em Gênesis 1:26 quando disse "Façamos o homem à nossa própria imagem" e que seria exatamente assim que o irmão Branham havia crido e ensinado inúmeras vezes. Porém isso nunca passou de uma mera tradição sustentada pelos falsos ungidos da Mensagem.

O objetivo disso é de simplesmente negar que o Filho de Deus teve uma preexistência e com esse argumento, eles negam a declaração que o irmão Branham fez de que Deus estivesse conversando com o Seu Filho.

Perguntas e Respostas Sobre Gênesis (29/07/1953) § 43

Fez todas as coisas... fez todas as outras coisas, toda vida animal, as aves, as abelhas, os macacos, e o que quer que fosse, colocou-os todos aqui sobre a terra. E então Ele fez esta pergunta agora: "Vamos (Quem? Pai e Filho) fazer o homem à Nossa própria imagem".

Então o irmão Branham cria que Deus não estava Se dirigindo a vários seres angelicais para criar o homem, mas somente a um Ser, que era o Seu Filho:

Perguntas e Respostas Sobre Gênesis (29/07/1953) § 15

Bem agora, se você notar atentamente agora, em Gênesis 1:26, primeiro vamos tomar a primeira parte. Deus disse: "Vamos...". Agora, "vamos", "nós" é uma... "Façamos o homem à Nossa própria imagem". "Nossa", claro, nós entendemos que Ele está conversando com Alguém; Ele estava falando a um outro Ser.

A preexistência do Filho de Deus era um dos temas da sabedoria de Deus que estava oculta em mistério. Porém os unicistas da Mensagem usam uma declaração do irmão Branham tirada do sermão "Um Super Sinal" para tentar provar que ele mudou o seu ensino e de que Deus na verdade estaria conversando com os anjos em Gênesis 1:26.

Um Super Sinal (27/12/1959) §§ 76-77

Observe a Deus em Suas maneiras de operar. Quando Ele criou os céus e a terra, Ele ajuntou os Anjos, e Ele disse: "Façamos". Cada lugar na Escritura onde Ele fez qualquer coisa, na maioria das vezes: "Não Eu, mas Meu Pai".

Porém essa tradução da Gravações "A Voz de Deus" para o português está equivocada, porque o irmão Branham não citou exatamente a Escritura de Gênesis onde na bíblia King James diz "Let Us make", mas o irmão Branham disse apenas "let us", que seria simplesmente "vamos".

Watch God in His ways of work. When He created the heavens and earth, He called the Angels together, and He said, "LET US".

Mas como a Voz de Deus traduziu por "façamos", tanto no português como também na sua tradução para o espanhol ("hagamos"), então todos agora usam isso para tentar convencer que o profeta mudou o seu ensino e que Deus estaria falando não com o Seu Filho durante a criação do homem, mas com os anjos somente.

Porém mesmo que o profeta estivesse mencionando Gênesis, isso não quer dizer que Deus estaria criando as coisas ou mesmo o primeiro homem por meio dos anjos, mas apenas dirigindo-Se a eles como testemunhas da Sua criação, porque os anjos na verdade não possuem nenhum poder criativo, e tampouco somos feitos à imagem e semelhança dos anjos. Nós somente somos feitos à imagem e semelhança de Deus, portanto nós somos da espécie de Deus. E como já dissemos, cada semente deve produzir segundo a sua própria espécie. Portanto se a raça humana também tivesse sido feita semelhante à espécie dos anjos, nós também precisaríamos gerar anjos, e até hoje nenhum anjo surgiu da espécie humana, simplesmente porque o homem não foi feito à imagem e semelhança deles, mas unicamente de Deus. Nós podemos produzir pequenos "deuses", mas nós nunca produzimos pequenos anjos, porque não fomos feitos à imagem e semelhança deles.

Ao explicar para o irmão Brian porque os unicistas da Mensagem interpretam dessa maneira, principalmente a tradução feita pela Voz de Deus para o sermão "Um Super Sinal", ele me escreveu o seguinte:

Esta citação não é prova de nada, porque o irmão Branham nunca terminou a declaração, se você perceber que ele encurtou, e nunca terminou a declaração como se ele fosse impedido pelo Espírito Santo a continuar com aquele pensamento. Os anjos poderiam ter sido chamados, mas quando ele disse "vamos", o irmão Branham cortou o "fazer o homem à Nossa imagem". Ele foi impedido e não disse "façamos o homem à Nossa imagem". Quando Deus disse isso, Ele estava falando com Alguém que era também à mesma imagem do Pai e sabemos que os anjos não eram. No sonho de Billy Paul, o irmão Branham entrava na igreja, uma igreja cheia de pessoas, mas ele se voltava para Billy e disse: "Venha, filho, vamos". Agora, a igreja estava reunida, mas ele estava falando apenas para o seu filho. Em Hebreus 1:2-4 diz que os anjos estavam lá para adorar, mas Ele chamou apenas um de Seu Filho, e Ele simplesmente fez todas as coisas através Dele.

Portanto o que o profeta fez foi apenas criar uma situação onde Deus teria chamado os Seus anjos dizendo-lhes: "Vamos". Deus queria que os Seus anjos testemunhassem da Sua criação, mas não que eles criassem o homem junto com Ele. O irmão Branham NUNCA disse nenhuma vez sequer que Deus havia dito aos Seus anjos no princípio "Façamos o homem". EM NENHUM SERMÃO DE WILLIAM BRANHAM VOCÊ ENCONTRARÁ TAL AFIRMAÇÃO, onde ele criasse um suposto diálogo entre Deus e os anjos, fazendo deles co-criadores Seus. Portanto essa afirmação de que o profeta tivesse dito isso "inúmeras vezes", é apenas mais outra falácia e tradição humana que tem sido ensinada nesta Mensagem. Mas por causa desse erro de tradução, hoje você tem ministros nesta Mensagem criando uma falsa doutrina e um ensino errado que contradiz toda a Bíblia. Então qualquer coisa que seja contrário a isso não passará de palavras persuasivas de sabedoria humana.

Uma outra declaração que o irmão Branham fez e que tem sido erroneamente usada para defender um suposto diálogo entre Deus e os anjos em Gênesis 1:26 seria este:

Cinco Identificações Definidas da Verdadeira Igreja do Deus Vivo (11/09/1960) § 177

Assim, a primeira coisa que Ele criou. Agora, alguns de vocês querem saber a respeito da minha história de Gênesis. Deus disse: "Façamos o homem." A primeira coisa que Ele criou foi os Anjos, para adorá-Lo, então Ele Se tornou Deus. (um objeto de adoração) Então quando Ele disse: "Façamos o homem à nossa própria imagem," que tipo de homem Ele fez? Homem espírito. Então, quando Ele fez esse homem, Ele lhe deu o controle.

Porém quando o irmão Branham disse que Deus criou os anjos de que maneira Ele os fez? O irmão Branham ensinava que Deus havia criado todas as coisas por meio do Seu Filho Jesus Cristo.

Por Que Tinha Que Ser Pastores? (21/12/1964) § 11

Mui santo e gracioso Pai celestial, Deus Todo-Poderoso, Aquele que era desde o princípio, antes que houvesse uma estrela, ou um átomo, ou uma molécula... Tu fizeste todas as coisas por Jesus Cristo, Teu Filho.

Então se TODAS AS COISAS foram criadas por meio do Filho de Deus, certamente que os próprios anjos também foram criados por meio Dele. Porém esses anjos não foram feitos segundo a semelhança de Deus, mas a raça humana foi criada dessa maneira. Se os pseudos ministros da Mensagem estão usando agora essa declaração para alegar que o profeta estivesse afirmando que os anjos existiram antes mesmo do próprio Filho de Deus, isso criaria uma contradição com a doutrina do irmão Branham, pois os próprios anjos foram uma criação de Deus por intermédio de Seu Filho Jesus. E se Deus criou todas as coisas - inclusive os anjos - por meio de Seu Filho, por que depois Deus deixaria o Seu Filho de lado no sexto dia da criação para agora criar o homem com o auxílio de anjos?

De qualquer modo, essa tem sido uma outra declaração que eles usam para dizer que o irmão Branham corrigiu o seu ensino. Eles dizem: "O irmão Branham não teria dito que a primeira criação foram os anjos se o Filho já tivesse existido antes deles". Portanto quando os unicistas da Mensagem usam essas palavras do profeta para dizer que Deus estava falando com os Seus anjos, eles usam isso para negar o seu ensino de que Deus estava Se dirigindo ao Seu Filho. Porém embora o irmão Branham dissesse que o Filho teve uma preexistência, ele nunca disse que isso faria Dele a Sua primeira criatura, mas Jesus foi o primogênito de toda a criação.

Essas colocações irresponsáveis fazem o profeta entrar em conflito com ele mesmo, porque em um outro sermão, o irmão Branham disse que a primeira coisa que Deus criou na verdade foi a luz.

Perguntas e Respostas Sobre Gênesis (29/07/1953) § 16

Se você notar na criação, a primeira coisa que foi criada, certamente, foi a luz.

E agora? O que foi criado primeiro? Os anjos ou a luz? Assim, vemos que é muito fácil citar parágrafos isolados para fazer o irmão Branham se contradizer. Deus ainda não era adorado quando criou a luz, mas os primeiros seres que foram criados para fazer Dele "Deus' foram os anjos, pelo ensino do irmão Branham, e não vemos nenhuma contradição nisso. Porém tanto a luz como os anjos foram criados por Deus, mas por intermédio de Seu Filho Jesus Cristo, porque foi isso que os apóstolos creram e ensinaram desde o princípio.

Efésios 3:9

E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo.

Então tudo foi criado, tanto a luz como os anjos, por Deus através de Jesus Cristo.

Colossenses 1:15-16

O qual é imagem do Deus invisível, (Está falando do Filho de Deus) o primogênito de toda a criação; (Antes de tudo, o Filho estava lá no princípio com Deus, não como uma criatura Sua, mas como um Ser gerado que saiu do seio do Pai para atuar como o agente da criação de Deus) porque Nele foram criadas todas as coisas que há nos céus (inclusive os anjos) e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele.

A palavra "make" em inglês quer dizer "fazer", "criar", "causar", "produzir", "fabricar". Então é ilógico os pregadores da Mensagem usarem as palavras do irmão Branham para sugerir que Deus chamou os anjos para criar o homem, quando os próprios também foram criados e sequer possuem poder criador. Não se esqueça que Satanás é um anjo, um querubim caído, e o irmão Branham disse que o diabo não podia criar.

A Semente da Serpente (28/09/1958) § 138

O diabo não pode criar. Eu quero que você me mostre um lugar onde o diabo pode criar. Ele não pode criar. Ele só perverte o que foi criado. Ele não é um criador. Ele é apenas um pervertedor.

Portanto se um anjo caído não pode criar, tampouco os que não caíram podem, porque são anjos de qualquer maneira, e Deus nãos lhes deu nenhum poder criador. Mas o Pai concedeu ao Seu Filho o poder de criar, portanto foi para o Seu Filho que Deus disse "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança".

Nós já tratamos com maiores detalhes sobre Gênesis 1:26 no capítulo 10 do livro "A Preexistência do Filho de Deus", portanto não vemos a necessidade de tratarmos disso aqui novamente.

Alimentando-se da Palavra de Deus

Então aqui nós apresentamos um pequeno exemplo do que acontece quando alguém, ainda que se intitule um ministro, não obtém a revelação da Palavra vindicada de Deus, mas crê apenas nas palavras persuasivas dos homens e de suas tradições. Existem hoje aproximadamente 2 milhões de pessoas que alegam crer na Mensagem, mas na verdade são muito poucos em número os que realmente podem levar a Mensagem de volta à Bíblia. As palavras do homem falharão, mas nós não estamos nos alimentando das palavras de um homem, mas estamos nos alimentando da Palavra de Deus. Portanto todo o ensino que não seja bíblico deve ser deixado de lado.

Explicando o Ministério (29/01/1962) § 9 [sem tradução]

E vamos apenas examinar novamente. Se isso não é bíblico, então deixe isso de lado. Se eu alguma vez disse qualquer coisa na sua presença, como uma doutrina ou um ensino que não esteja na Bíblia, esqueça isso, porque não está certo. E se algum anjo (não me interessa o quão real ele pareça, e quão inspirado ele seja), se ele fala contrário à Palavra de Deus, deixe isso de lado. Ele não é de Deus. Gálatas 1:8 disse: "Ainda que um anjo do céu vos anuncie qualquer outra doutrina além dessa, que já foi ensinada, que seja anátema". Nós não aceitamos nada, a não ser o que Deus disse.

Há muita coisa sendo ensinada nesta Mensagem por vários ministros, mas que nada tem a ver com o ensino do irmão Branham e muito menos com a Bíblia.

Jeová Jiré (29/04/1956) § 59 [sem tradução]

E a Bíblia diz que Janes e Jambres se levantariam nos últimos dias e que quase enganariam até os escolhidos. Tenha cuidado, irmão, e mantenha isso certo na Palavra de Deus. Não saia daí. Há um monte de coisas hoje que estão acontecendo e que não estão vindo dessa Palavra. E deixe isso só. Fique com a Bíblia. Porque a Bíblia disse que enganariam até os escolhidos, se possível.

O irmão Branham disse que você deve se afastar de qualquer coisa que nos seja apresentado e que não está na Bíblia.

Jeová Jiré 1 (02/04/1964) § 191

Se isso não estivesse escrito na Palavra para esta era, eu me afastaria disso. Qualquer coisa que não estiver nessa Palavra, eu não creio nisso. Agora, eu não aceitaria. Eu não digo que eu não acreditaria, mas eu não aceitaria. (O irmão Branham disse que até poderia crer, por fazer muito sentido, mas se isso não estivesse de acordo com a Palavra, ele não poderia aceitar mesmo assim) Eu não entendo isso. Mas quando está nesta Palavra, e uma promessa para esta era, eu entendo.

Vida Escondida em Cristo (10/11/1955) § 9 [sem tradução]

Eu sou um fundamentalista. Tudo deve vir da Escritura. Eu não diria que eu não creria, mas eu não entenderia isso corretamente, se não viesse da Escritura. E se em qualquer momento, durante o tempo da - da parte fenomenal dos cultos de cura, se qualquer pessoa, qualquer que seja a que você pertença, a que igreja, se você alguma vez viu qualquer coisa que seja questionada, e que é - eu - que fazemos aqui, e isso não estiver na Escritura, bem, então venha até a mim, porque eu certamente quero permanecer neste Livro. Porque este é o Fundamento. E toda a Escritura e todas as operações do Espírito Santo devem vir da Bíblia, então eu creio nisso. Agora, Ele poderia fazer algo que não estivesse na Bíblia. Isso ainda seria Deus. Mas eu compreenderei melhor se vier direto da Bíblia. Eu de certo modo gosto assim, porque eu sei que está certo então.

Perguntas e Respostas 2 (23/08/1964) § 8

A única coisa em que você pode colocar a sua confiança é no Assim Diz o Senhor da Bíblia. Agora, igreja, isso é exatamente onde eu tentei manter vocês, meus filhos. E se algo acontecer a mim e Deus me tirar desta terra, nunca falhe. Lembre-se disso com todo o seu coração: fique com essa Palavra. Não deixe essa Palavra. Qualquer coisa contrária a Ela, deixe isso de lado, não importa o que seja. Então você sabe que está certo. Vê?

A Mente é Um Útero Para o Espírito

A razão de o irmão Branham ter tanto cuidado de receber somente uma Palavra que fosse bíblica, é porque uma palavra é como uma semente. Se a palavra for verdadeira, a semente dela produzirá vida, mas se uma palavra for mentirosa, a semente que está nela produzirá a morte. E as nossas mentes funcionam como um útero onde uma semente é cultivada. Então nossas mentes funcionam como um útero do Espírito.

A Palavra Falada é a Semente Original 2 (18/03/1962) § 178

Agora, há um útero do físico; existe um útero para o espírito. Você crê nisso? Há um útero espiritual e um útero físico. E a mente é o útero para o espírito.

É na mente que os pensamentos são não somente recebidos, mas também concebidos, e sabemos que a palavra "conceber" significa "ser trazido à vida". E lembre-se que o útero é onde a semente é plantada e vem à vida. É aí que a vida começa, é no útero. E é dessa maneira também que a Vida que vem da Palavra de Deus é plantada. Somente a Palavra é plantada no útero do espírito que é a mente. O lugar onde a semente da Vida da Palavra vem à luz é no útero da nossa mente. E o ministério quíntuplo tem apenas como objetivo fazer a Palavra de Deus entrar na sua mente, para que o Espírito de Deus possa ungir o que foi semeado em sua mente, e então a vida que está nessa Palavra-Semente entrará na sua alma que é uma parte de Deus, conforme já vimos em outros estudos, tornando essa Palavra em uma revelação dinâmica que ninguém pode tirar de você, uma vez que ela foi vivificada. Portanto nossa mente que funciona como um útero para o espírito, pode ser tanto fecundada pela Semente-Palavra, como pela semente do diabo, que é uma palavra errada ou a Palavra de Deus pervertida.

E quando você recebe a Palavra de Deus e é nascido de novo, toda a sua vida começa a se alinhar com a mente de Deus. Deus fará com que o teu corpo obedeça ao tipo de fé que você recebeu e confessa. E a intenção de Deus é para que você veja o que Deus vê e ouça o que Ele ouve e pense o que Ele pensa. O apóstolo Paulo também disse:

Efésios 4:23

E vos renoveis no espírito da vossa mente.

E você não pode ter uma mente renovada sem antes receber o Espírito de Deus para que você possa ter a mente de Deus.

É por isso que os seus amigos e familiares e as pessoas do mundo não podem entender o que você entende acerca da Palavra de Deus. É por isso que você vê eventos de forma diferente de como os outros veem. O Espírito Santo em você muda a sua mente para pensar como Deus pensa, e para ver como Ele vê e ouvir como Ele ouve. Isso explica porque nem todos podem ver esta grande revelação de Cristo, pois somos um povo santo que está se tornando conforme à imagem do Filho primogênito.

O Adultério Espiritual

Então qualquer que permite sua mente receber e dar crédito a uma palavra persuasiva de sabedoria humana, mas que nada tem a ver com a Bíblia e a Mensagem, estará cometendo adultério espiritual contra a Palavra de Deus, porque será outra semente fecundando o útero da sua mente.

A Palavra Falada é a Semente Original 2 (18/03/1962) §§ 181-184

É assim que o adultério é cometido espiritualmente. Quando você sabe melhor pela Palavra de Deus, pelo intercurso da mente, (a palavra que ele usou aqui é "intercourse", que também quer dizer relação sexual; ele está se referindo a um adultério espiritual quando se permite o útero do Espírito ser fecundado com uma semente errada) aceita uma mentira do diabo contra a Palavra de Deus; isso é exatamente o que Eva fez. Com uma relação espiritual em primeiro lugar que veio por crer na mentira de Satanás pelo útero de sua mente, que poluiu a sua alma, decretou a morte na alma; depois ocorreu o ato natural. E essa é a única maneira que uma mulher alguma vez pode cometer adultério contra o seu marido, que é primeiro deixar algum homem convencê-la a isso e depois receber um outro homem que não seja o seu marido. Então ela cometeu adultério. E quando a Noiva de Jesus Cristo permite credos manufaturados e dogmas assumir o lugar da Palavra de Deus, ela está cometendo adultério...

Porque aceitou em seu útero espiritual uma falsa semente. Na verdade a Noiva não pode fazer isso, mas aqui o irmão Branham está se referindo àqueles que se identificam como sendo a Noiva por crer na Mensagem da hora, contudo aceitando um dogma carnal no lugar da doutrina apostólica.

Então, quando você vê um profeta vindicado ensinando que Deus é o Pai de Jesus Cristo e que Deus não é um como seu dedo é um, e que o corpo não era a Deidade, mas que a Deidade habitou no corpo, e que Deus entrou em Jesus no rio Jordão e depois O deixou no Getsêmani, e que Jesus era um ser dual, pois Deus habitava Nele, e alguém depois de ouvir recusa a tudo isso, ele recebe um espírito adúltero por ter deixado a Palavra. Nós vimos em outra ocasião que da mesma maneira como uma moça rejeita o seu noivo e assume um amante no lugar dele, assim age alguém que se diz cristão, mas que não consegue ser gerado pela Palavra de Cristo. Ele aceita um outro espírito no lugar Dele, porque cometeu adultério espiritual. Se não for dado espaço no útero do espírito para a Semente de Deus entrar, uma outra semente com outro tipo de vida assumirá o lugar daquele que era de Deus.

É por isso que o irmão Branham disse que você precisa ter o ensino certo para poder receber o batismo do Espírito Santo, que é o Selo de Deus. Então se alguém não receber o Selo de Deus só restará receber o selo de Satanás, que é a marca da besta.

O irmão Vayle aprendeu isso com o irmão Branham e em seus mais de 50 anos pregando o evangelho nunca viu isso falhar nenhuma vez sequer, onde depois que uma igreja sai da Palavra, sempre ocorre o adultério espiritual seguido depois pelo natural. Continuando:

...A mente é o útero para o espírito. Para quê? Para aceitar ou deixar de fora. É assim que eles cometem adultério, é aceitar, deixando algum espírito maligno de Satanás colocar neles algo contra a Palavra de Deus; então ela cometeu adultério. Eva recebeu (Ouça isto) a semente palavra errada, a mentira de Satanás, contra a Palavra de Deus: o resultado foi morte.

O Zelo Sem Entendimento

Portanto a semente errada irá produzir resultados errados, o tempo todo, porque a semente é uma transportadora de vida. Alguém pode demonstrar algum zelo por Deus, mas a menos que seu útero espiritual esteja sendo fecundado com a semente certa, o seu zelo será sem entendimento.

Romanos 10:1-3

Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação. Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. (E da mesma maneira muitos possuem um zelo por Deus e pelo Seu reino, mas optaram por conservar as suas tradições ao invés de receber a Palavra que foi apresentada a eles, e quando eles rejeitam a Palavra eles morrem bem ali. Agora Paulo vai dizer porque eles morrem) Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.

Ou seja, quando você apresenta a verdade para eles pela Bíblia ou por um profeta vindicado, e eles decidem rejeitar isso para conservar o seu próprio pensamento, eles morrem a partir de então. Eles até poderiam estar bem enquanto ignoravam isso, mas quando rejeitaram a verdade vindicada do profeta e da Bíblia eles morrem no minuto em que eles decidem voluntariamente rejeitar a Palavra de Deus, que é a Vida para a Igreja.

O irmão Branham tratou sobre o zelo da falsa igreja. Seu zelo é errado porque ao invés de serem zelosos com a Palavra de Deus, estão mais preocupados em proteger os seus próprios dogmas e defender as suas próprias ideias. Há muitos filhos de Deus nas falsas igrejas, que precisam ser despertados de seu sono dogmático.

Uma Exposição das Sete Eras da Igreja, pág. 321

"Sê zeloso, e arrepende-te." Agora esta falsa igreja tem zelo; não se engane acerca disso. O seu zelo tem sido literalmente o dos judeus, João 2:17: "O zelo da tua casa Me devorará." Porém é um zelo errado. É pela casa de sua própria construção. É por seus próprios credos, dogmas, organizações, e sua própria justiça. Eles puseram fora a Palavra em troca de suas próprias ideias. Eles depuseram o Espírito Santo e converteram homens em líderes. Eles puseram de lado a Vida Eterna como sendo uma Pessoa, e converteram-na em boas obras, ou mesmo no conformismo à igreja em vez de boas obras. Mas Deus está requerendo um outro zelo. É o zelo para clamar: "Eu ESTOU ERRADO." Ora, quem dirá que está errado? (Mesmo que a verdade seja mostrada com tantas evidências, eles ainda assim não se corrigem) Sobre o quê estão todas estas denominações baseadas? - sobre a reivindicação de originalidade, ("Nós temos a palavra original") e essa de Deus - sobre a reivindicação de que estão certas. Ora, elas não podem estar TODAS certas. De fato NEM UMA só delas está certa. Elas são sepulcros caiados, cheios de ossos de mortos. Elas não têm vida. (Porque deixaram uma semente de morte fecundar os seus úteros espirituais) Elas não têm vindicação. Deus nunca Se deu a conhecer em nenhuma organização. Elas dizem que estão certas porque são elas que o estão dizendo, porém dizê-lo não o converte em verdade. Elas precisam do vindicado "Assim diz o Senhor" de Deus, e não o têm. Agora deixe-me dizer isto aqui. Eu não creio que Deus esteja chamando apenas a falsa igreja para se arrepender. Neste versículo Ele está falando aos Seus eleitos. Eles também têm que se arrepender de algumas coisas. Muitos de Seus filhos ainda estão nessas falsas igrejas. (É isso que faz deles quase cristãos) Eles são aqueles de quem fala Ef. 5:14: "Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá." Estar adormecido não significa estar morto. Estes aqui estão adormecidos entre os mortos. Eles estão ali nas denominações mortas. Eles estão vagando juntamente com elas. Deus clama: "DESPERTA! Arrepende-te de tua insensatez." Aqui estão eles emprestando sua influência, dando seu tempo e seu dinheiro, na realidade dando suas próprias vidas para estas organizações anticristãs, e todo o tempo pensando que está tudo bem. Eles precisam se arrepender. Eles devem se arrepender. Eles precisam ter uma mudança de mente e voltar-se para a verdade.

Estas falsas igrejas têm um espírito errado motivando suas ações porque eles mesmos são uma semente errada. Sua incredulidade fica escondida atrás de uma vida zelosa e com muita religião.

Uma Exposição das Sete Eras da Igreja, pág. 344

Assim neste exato momento estamos em completo cumprimento de Mat. 24:24 "que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." E quem é que tentará enganar até os escolhidos? Ora, o espírito do anticristo nos "falsos ungidos" deste último dia. Estes falsos já têm vindo em "Nome de Jesus" alegando que foram ungidos de Deus para o último dia. Eles são os falsos messias (ungidos). Eles alegam que são profetas. Porém eles são um com a Palavra? Nunca. (O que faz ser um com a Palavra é ter a mesma Glória de Deus e de Seu Filho, mas eles preferiram a glória deste mundo, com os juízos, valores e pensamentos dos homens) Eles têm acrescentado a ela ou tirado dela. Ninguém nega que o Espírito de Deus esteja sobre eles manifestando-se em dons. Porém como Balaão todos eles têm seus programas, fazem seus apelos por dinheiro, exercitam os dons, mas negam a Palavra ou se desviam dela com medo que uma controvérsia possa diminuir suas chances de maior ganho. Todavia eles pregam salvação e libertação através do poder de Deus, exatamente como Judas, com um ministério conferido por Cristo. Mas porque são semente errada, conseqüentemente têm um espírito errado motivando a eles. Religiosos? Oh, que coisa! Eles ultrapassam os eleitos em esforço e zelo, porém isto é laodicense, não de Cristo, porque buscam grandes multidões, grandes programas e sinais sensacionais entre eles... Ah! sim, este falso espírito que no último dia é tão próximo do real, pode ser distinguido apenas por seu desvio da Palavra, e toda vez que é apanhado sendo anti-Palavra, ele recorre ao único argumento que já mostramos ser falso: "Nós conseguimos resultados, não é verdade? Temos que ser de Deus."

Sendo Dominados Por Um Espírito Errado

Porém veremos o irmão Branham insistindo mais uma vez ao dizer que aqueles que não conseguem concordar com as Escrituras é porque são ungidos com um espírito errado.

Queríamos Ver a Jesus (26/02/1957) § 33 [sem tradução]

Se algum espírito não segue a Escritura, é um espírito errado. Isso mesmo. Se ele vai além desta Bíblia, é um espírito errado. Se ele não entender isso, é um espírito errado. Veja, se o diabo não puder impedir você de ver a verdade, ele empurrará você aos extremos com isso. Entende? Esse é o seu negócio. Vê? Se ele sair para algo fantástico, ou ele impedirá você de ver isso de qualquer modo. Mas fique bem em frente ao Calvário, isso sempre virá de volta à Palavra cada vez. É a Palavra.

Mas ainda que um espírito errado queira torcer as Escrituras, o Espírito Santo sempre estará presente para distorcer o que foi feito contra a Palavra e mostrar aquilo que está errado.

O Batismo do Espírito Santo (28/09/1958) § 113

Em todos os compêndios, nas teorias feitas pelo homem, eles colocam embaixo: "Isso é o que nós cremos". E essa é a razão por que ficamos longe disso. Nós não temos nenhum livro, a não ser a Bíblia, nenhum líder, nenhum bispo, a não ser o Espírito Santo. Isso mesmo. E então, se houver um espírito errado que vem para tentar torcer algo ali, a Palavra distorcerá isso. Isso está errado; fique longe disso. Vê? Aqui vem o Espírito e diz: "Isso está errado".

Aqueles que estiverem dominados por um espírito errado não receberão a verdade, pois o Espírito Santo jamais faria um filho Seu dar crédito a uma mentira.

Sem Dinheiro ou Sem Preço (02/08/1959) § 68

E nós não recebemos isso porque estamos dominados pelo espírito errado. Estamos dominados pelo espírito de uma nação, pelo espírito do mundo, em vez de sermos dominados pelo Espírito de Deus, o Espírito Santo, que nos conduz e nos guia para todas as verdades, e torna a Bíblia assim.

Alguém pode até dizer que crê na Mensagem, mas se sua vida e confissão de fé não concordar com a Palavra, há um espírito errado por trás disso.

O Deus Imutável Operando de Uma Maneira Inesperável (21/01/1962) § 144 [sem tradução]

Se você alega ter tido o Espírito Santo e tido a experiência e depois sua vida não concorda com a Palavra de Deus, então você tem o espírito errado.

E Não Sabeis (15/08/1965) §§ 216-217

Se o Espírito Santo em você faz você falar em línguas, olha lá para trás e não concorda com o resto da Palavra, então é um espírito errado. Vê? Isto tem que vir de dentro, que é a Palavra desde o princípio. No princípio da criação de Deus, quando Deus começou a criar e trazê-la à existência... Veja, você começou lá atrás como uma semente e trabalhou até onde você está agora. E então você estava em Cristo. Então, quando Cristo morreu, Ele morreu para redimir a todos vocês. E você faz parte desta Palavra... Como no mundo pode você, sendo parte dessa Palavra, discordar com o resto Dela, ou com qualquer parte Dela?

É aquilo que nós já dissemos no estudo anterior. Nós somos parte dessa Palavra porque fomos gerados por Ela, portanto o Espírito Santo nunca fará um Filho Seu duvidar de Sua própria Palavra.

1 Pedro 1:23

Sendo de novo gerados, não por uma semente corruptível, mas por uma semente incorruptível, pela Palavra de Deus que vive e permanece para sempre.

Jesus disse que o semeador semeou uma semente que é a Palavra de Deus. E essa semente produzirá uma vida de acordo com a lei da reprodução que afirma que cada semente deve produzir segundo a sua espécie. Então, receber uma palavra errada no útero do espírito é receber uma semente errada, e assim, deve produzir um espírito errado ou uma vida errada.