Reconhecendo a Hora em Que Estamos Vivendo

04/08/2018

Reconhecendo a Hora em Que Estamos Vivendo

4 de agosto de 2018

Jundiaí-SP

Diógenes Dornelles

Lucas 12:51-56

Supondes que vim para dar paz à terra? Não, Eu vo-lo afirmo; antes, divisão. Porque, daqui em diante, estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três. Estarão divididos: pai contra filho, filho contra pai; mãe contra filha, filha contra mãe; sogra contra nora, e nora contra sogra. Disse também às multidões: Quando vedes aparecer uma nuvem no poente, logo dizeis que vem chuva, e assim acontece; e, quando vedes soprar o vento sul, dizeis que haverá calor, e assim acontece. Hipócritas, sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu e, entretanto, não sabeis discernir esta época?

O Princípio Alfa e Ômega

Alguns dias atrás nós ministramos um tema intitulado "A Conversão de Israel", o qual já havíamos ministrado em 2014 em Santa Catarina, e nesse estudo mencionamos sobre a cegueira de Israel que o impediu de reconhecer o dia em que estava vivendo quando Cristo esteve entre os judeus. Os homens do Sinédrio eram homens instruídos, conhecedores não somente das Escrituras mas também de todos os rudimentos que eles mesmos haviam criado para se tornarem os homens mais justos e santos diante de Deus que eles pudessem. Porém não é o homem que torna a si mesmo santo, mas é Deus Quem torna o homem santo, se o Seu Espírito estiver nele. Não são as nossas obras que nos tornam santos, mas são as obras que o Espírito Santo de Deus opera em nós, porque dessa maneira será o Deus santo agindo através de nossas vidas, uma vez que não há nada de bom em nós. É a Vida de Cristo em nós que nos torna de fato vivos, e hoje Sua Vida tem Se manifestado a nós por meio de Sua Mensagem, mas de que serviria crermos na Mensagem, se a Vida Dela não estivesse manifestada na nossa?

Observe que aqueles homens não conseguiram discernir a Presença de Deus manifestada como um cumprimento das Escrituras para aqueles dias. Isso significa que embora eles conhecessem a Palavra de Deus, não sabiam como aplicá-La como convinha. Não basta alguém tentar fazer um bolo se preocupando apenas em usar os ingredientes certos e na medida certa como manda a receita, se não seguir também um modo de preparo correto. Da mesma forma, de nada adianta termos conhecimento de toda a Palavra se não soubermos como fazer usa Dela de maneira correta. De nada adianta dizer que conhecemos a Palavra de Deus se não soubermos como aplicá-La em nosso favor. Da mesma forma, como disse Jesus, era inútil qualquer habilidade que alguns possuíam para discernir os sinais dos céus, se ao mesmo tempo não conseguiam aplicar para os seus dias, os sinais da Escrituras que estavam sendo manifestados e cumpridos.

Jesus disse que o fato de Ele estar ali permitiria que se criasse uma certa divisão, e que ela se repetiria indefinidamente, e essa divisão seria caracterizada por aqueles que cressem Nele e por aqueles que descressem. Nos Seus dias essa dissenção acontecia simplesmente porque muitos não conseguiam compreender o significado de Suas Palavras.

João 10:15-19

Assim como o Pai Me conhece a Mim, e Eu conheço o Pai; e dou a Minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a Mim Me convém conduzi-las; elas ouvirão a Minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor. Por isso, o Pai Me ama, porque Eu dou a Minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de Mim; pelo contrário, Eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de Meu Pai. Por causa dessas palavras, rompeu nova dissenção (divisão) entre os judeus.

A Mensagem Errada Produz Divisão Entre os Crentes

Portanto entendemos que seria a Sua Mensagem que traria divisão, e essa divisão se acentuaria ao longo das eras da igreja. Porém é necessário que se diga que essa divisão não pode ocorrer entre os crentes, pois a Mensagem não pode criar divisão dentro do próprio Corpo de Cristo. Quando isso ocorre é porque não é a verdadeira Mensagem que está sendo pregada, mas uma falsa, e que sempre é acompanhada por um falso espírito.

Parousia (7/07/1977) § 82 - Lee Vayle

Não pense que você tem as respostas se você realmente não tem. Apenas fique para trás e observe isto. Apenas viva uma boa vida cristã. Vê? Sem citar o erro de alguém; eles poderiam estar cem por cento certos. Poderiam estar cem por centos certos, nada com que brigar, apenas observe os seus espíritos! Porque esta Mensagem foi para nos reunir e não para nos dispersar. E se estamos sendo dispersos por esta Mensagem, então ela não é A Mensagem ou é o espírito errado! Apenas mantenha-se sob controle.

E nós podemos observar que nos dias de Paulo essa divisão ocorria até mesmo entre os próprios pregadores do Evangelho.

Filipenses 1:15-18

Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.

Porém embora Paulo dissesse não se importar que alguns pregassem o evangelho com um espírito errado de contenda e divisão, isso não significa que ele estimulasse tal espírito entre os cristãos.

Filipenses 2:3

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.

Mas veja que Jesus assumiu a responsabilidade pela causa de divisão que haveria por conta daqueles que não seguissem a Sua Mensagem e que não possuíssem o Seu Espírito. Tal divisão já estava acontecendo e isso deveria ter sido visto como um sinal da hora em que Israel estava vivendo.

Aqueles religiosos não tinham falta de alguma instrução ou de algum conhecimento das Escrituras, mas do Espírito Santo para abrir-lhes o entendimento e dar a revelação do que Elas falavam. Havia um espírito errado por trás daqueles líderes que lhes impediam de receber a Cristo e Sua Mensagem, e é exatamente esse mesmo espírito hoje que impede as igrejas de receber a Mensagem da Hora.

Fuja Para Cá, Venha Depressa (02/02/1958) § 48

Aquele mesmo espírito estava sobre o sumo sacerdote Caifás, e sobre todos os estudiosos instruídos dos dias de nosso Senhor. E Ele disse: "Vocês são do vosso pai, o diabo". Homens santos, homens justos, homens instruídos nas Escrituras, mas falharam em obter a revelação. Espertos, inteligentes, grandes homens, mas que não conseguiam ver a simplicidade e a ação do Espírito Santo. Deus, faça os corações dos homens estarem abertos e os olhos abertos, para que eles possam ver a hora em que estamos vivendo. (Isso porque tudo está se repetindo em nossos dias exatamente como foi nos dias de Jesus) Como a mensagem está prevista para sair exatamente do jeito que é, e antes do juízo, que eles possam ter misericórdia. Conceda esta tarde a todos que levantarem suas mãos, que o Espírito Santo penetre em seus corpos, em seus corações, em suas vidas, em seu íntimo, e os regenere e faça novas criações em Cristo Jesus. Que os seus olhos se abram e digam: "Por que eu não vi isso antes?" Conceda isto, Senhor. E que eles possam ser salvos desta grande hora que se aproxima.

Então estamos verificando que aquilo que ocorreu no alfa se repetiria agora no ômega. Jesus não pôde ser compreendido pelos religiosos do seu tempo, e novamente não está sendo compreendido hoje quando usou um profeta para restaurar o Seu evangelho para a Sua Igreja. Alguns são ministros sinceros e verdadeiros, mas que mesmo assim, não compreenderiam o mensageiro desta última era.

A Palavra Falada é a Semente Original 2 (18/03/1962) § 440

Muitos ministros verdadeiros entenderão mal esse mensageiro.

São pessoas verdadeiras e honestas, mas que ainda assim podem estar crendo em um ensino errado pensando ser verdadeiro, e isso poderia acontecer tanto com ministros denominacionais como também com os da própria Mensagem.

Nem Sempre Adianta Provar Que Algo Seja Falso

O pesquisador americano Jason Reifler, que estuda o comportamento das pessoas diante de falsas crenças, muito antes que o termo importado fake news se popularizasse entre nós, concluiu um estudo onde ele afirma categoricamente com base em suas pesquisas, que "entre pessoas com convicções fortes e consolidadas, os fatos têm um surpreendente baixo valor quando divergem dessas crenças e opiniões mais arraigadas". Ou seja, quando alguém adota como verdadeira uma opinião que comprovadamente sabe-se que é errada, dificilmente se interessará em analisar os fatos reais que poderiam levá-lo a mudar de ideia. Portanto nem sempre adianta mostrar para os outros fatos contra notícias falsas, pois eles simplesmente se mostram satisfeitos com aquele conceito em particular, mesmo conscientes de fatos que confirmariam a sua inveracidade. Reifler disse que para essas pessoas "novas informações somente as fariam refletir sobre argumentos favoráveis à sua própria convicção".

Tenho visto esse comportamento entre alguns crentes da Mensagem. Ainda que você mostre Bíblia e parágrafo que contrarie alguma doutrina "fake" crida por eles, ainda assim preferirão ignorar os fatos e arrazoar ainda mais os seus argumentos. Foi discernindo espíritos de pessoas que seguiam tal tendência que fez o irmão Branham certa vez afirmar o seguinte:

Provando Sua Palavra (16/08/1964) § 61

Agora, é possível que cristãos firmes, pessoas boas, retenham às vezes, retenham o que é errado, achando ser correto.

O Que é a Mensagem Hoje?

Há ministros da Mensagem que sequer conseguem entender o que foi realmente a Mensagem de William Branham. Nós entendemos que a doutrina que temos que confessar é a doutrina da Mensagem deste dia, porém muitos não entendem o que é exatamente essa Mensagem da hora. O irmão Brian Kocourek me disse:

Se você fizesse uma pergunta para as pessoas desta Mensagem e para os pastores, você descobriria que a maioria não teria a menor ideia de qual seria a resposta. A pergunta é: "O que é a Mensagem?". (What is the Message?) Diga-lhes para lhe dar uma resposta em uma frase.

Infelizmente muitos estão resumindo a Mensagem apenas a uma forma teológica sobre de que maneira se deve crer na Deidade. Os unicistas dirão que a Mensagem da Hora é que Jesus é Deus. Talvez alguns que não sejam unicistas dirão que a Mensagem é de que Jesus é o Filho de Deus. Mas vamos deixar que o próprio irmão Branham nos diga com suas breves palavras o que é a Mensagem.

A Maior Manchete de Notícia da História (24/04/1961) § 44

Ele ressuscitou dos mortos. Ele está vivo. Qual é a mensagem hoje? Venha, creia, diga aos outros que Ele ressuscitou dos mortos. Ele está vivo e aparece para a Igreja eleita esta noite. Como Ele apareceu então, o que Ele faz então... Eu sempre lhe disse que Deus é infinito e não pode mudar. E se essa foi a Sua atitude para com o mundo, depois da ressurreição, é a mesma coisa hoje. E Jesus testemunhou a mesma coisa, dizendo: "Como foi nos dias de Sodoma, assim será na vinda do Filho do homem".

É nisso que se resume a Mensagem da hora, que é entender que Deus está aqui Se revelando para a Sua Igreja. E o irmão Branham disse que o seu ministério não era exatamente para explicar Quem Deus era, mas de que simplesmente dizer que Ele está aqui.

Desde Então (13/07/1962) § 102 [Sem tradução]

Quantos sabem que há uma diferença entre a aparição de Cristo e a vinda de Cristo? São duas palavras diferentes. Agora é a aparição, a próxima será em breve. Ele está aparecendo no meio de nós, fazendo as obras que Ele fez uma vez, em Sua igreja. Agora, você é parte dessa igreja e, pela graça, você crê. Eu sou membro dessa igreja. Agora, eu não sou um pregador. Você sabe que eu não sou. Eu não tenho instrução para fazer isso. Às vezes eu me sinto relutante em pé aqui por homens de Deus, que são chamados para esse ofício. Há apóstolos, profetas, mestres, pastores e evangelistas. Nem todos são apóstolos, nem todos são profetas, nem todos são mestres, nem todos são evangelistas. Eu estou aqui de pé... Mas o meu ministério é um ministério diferente de um pastor ou mestre. Eu sou... eu não sou. E se eu disser coisas erradas, irmãos, perdoe-me. Eu não quero dizer isso. Mas este é o meu ministério (vê?) Para declará-Lo, que Ele está aqui.

Então em resumo a Mensagem é simplesmente saber isso: Deus está aqui! Foi para isso que Deus enviou o Seu mensageiro, pois esta foi a sua mensagem para a Noiva desse tempo do fim. Então uma vez de posse disso, sabendo que Deus está aqui e que Ele quer Se revelar e manifestar através da Sua Igreja, o que Ele requer de nós é que nos afastemos de Babilônia e de todo o sistema criado pelo homem e que nos refugiamos somente na cruz de Cristo.

Fuja Para Cá, Venha Depressa (02/02/1958) § 47

Então qual é a mensagem? Qual foi a Sua mensagem? Apresse-se e saia daqui. Ora, afaste-se dessas grandes paredes denominacionais. Afaste-se dessas paredes do pecado em que você esteve rodeado. Esses velhos atos de televisão imoral e todo esse material de jornal e todas essas revistas de "História Verdadeira"; fique longe disso. Todos esses céticos. "Eu me pergunto se isso poderia ser uma telepatia? Eu me pergunto se poderia ser isso?" Depressa, vá embora. Saia e corra para o meio da misericórdia de Cristo. Ela está na cruz porque há espaço na fonte por você. Pense nisso e, pela fé, receba-O.

Examinando as Escrituras Para Compreender o Dia em Que Estamos Vivendo

Então veja que o mesmo problema que Jesus enfrentou nos Seus dias, onde muitos não compreenderam a Sua Mensagem, vem se repetindo hoje, e é por isso que o irmão Branham dizia que precisamos examinar as Escrituras para entendermos o dia e a hora em que estamos vivendo, pois tudo que ocorreu no passado vem se repetindo outra vez no presente.

O Desvelar de Deus (14/06/1964) § 121

Se eles tivessem tão-somente conhecido a Palavra, eles teriam sabido Quem era Jesus. Se um homem tão-somente conhecesse a Palavra de Deus, ele saberia a hora em que estamos vivendo e o que está acontecendo. Eles simplesmente se recusam a ouvir essa Palavra. Suas tradições!

Deus Guarda a Sua Palavra 1 (06/03/1957) §§ 7-8

Agora, no dia em que estamos vivendo e nos tempos em que vivemos, creio que cabe a nós examinarmos a Palavra de Deus e vermos onde estamos vivendo e a hora em que estamos vivendo. Agora, Deus falou deste dia. E este dia é um dos dias mais marcantes que o mundo já viu. É um dos maiores momentos para pregar o Evangelho que o mundo já conheceu.

Exato. Graças aos avanços científicos e tecnológicos hoje nós dispomos de ferramentas de evangelização que podem ser usados para levar a Mensagem do dia para diferentes partes do mundo, sem sequer precisar sair de nossos lares, seja por meio da publicação de um texto, áudio ou vídeo.

Os Problemas de Hoje

Mas se por um lado a ciência tem nos ajudado a propagar a verdade, essa mesma ciência tem sido usada para propagar a mentira, seja nas igrejas, nas escolas, ou na imprensa, com todo o tipo de perversão possível, com o aumento do homossexualismo, do crime e da delinquência juvenil.

Hoje Essa Escritura Está Cumprida (19/02/1965) §§ 133-137

Observe outro, o aumento da pesquisa científica. Agora, uma vez, apenas um... Meu avô foi ver minha avó em uma carroça de bois. Agora é num avião a jato, ou até mesmo em uma órbita no ar, para o espaço sideral. Isso é ótimo... Como, quem disse isso? Daniel 12:4 disse: "A ciência se multiplicará nos últimos dias". Vemos a hora em que vivemos. Observe agora as condições do mundo, a condição da ciência. E observe novamente, hoje, em nosso sistema educacional. Agora, não tente negar isso. Eu tenho os recortes dos jornais, o ensino de sexo em nossa igreja... em nossas escolas, de jovens estudantes terem relações sexuais um com o outro, para ver se eles podem acasalar no mundo. Sim senhor. Que tal no nosso sacerdócio? Esta noite eu tirei um pedaço do jornal. Em Los Angeles, Califórnia, onde um grupo de clérigos, batistas e presbiterianos, ministros, trouxeram um bando de homossexuais para dentro e praticaram homossexualismo, dizendo que estavam tentando conquistá-los para Deus. Quando essa é uma das maldições da hora, um sodomita! E a lei até os prendeu. Agora, onde nós estamos? Todo o nosso sistema apodreceu debaixo de nós. Eu vi que o aumento do homossexualismo nos Estados Unidos cresceu vinte ou trinta por cento sobre o ano passado. Pense nisso, homem vivendo com o homem, exatamente como eles fizeram em Sodoma. Aumento do crime, delinquência juvenil! Em que hora estamos vivendo? Neste dia esta palavra de profecia está cumprida.

De fato, estamos vivendo em uma era sodomita onde questões sobre ideologia de gênero e homofobia estão sendo debatidas e discutidas em todas as áreas da sociedade desde os dias do irmão Branham até os atuais.

Recentemente foi arquivada no senado brasileiro a PLC 122 conhecida como "lei anti-homofobia", que pretendia tornar um assassinato de um homossexual mais grave que de um heterossexual. Essa lei também previa uma pena de 3 a 5 anos inafiançáveis para qualquer pastor ou padre que se recusasse a celebrar uma cerimônia de casamento entre dois homossexuais em suas igrejas. Embora o projeto tenha sido arquivado, há um outro texto sendo elaborado em sua substituição. Existe um esforço organizado nas mídias, por meio de novelas, filmes e livros, e até mesmo em escolas com o "kit-gay" que tentam forçar as pessoas a aceitar o comportamento homossexual como algo normal.

No entanto, nossos dias não estão apenas se assemelhando ao mesmo tipo de fornicação com que Sodoma esteve envolvida no passado, mas a algo ainda pior, pois se nos dias de Sodoma o irmão Branham estivesse lá sendo usado por Deus da mesma maneira como ele foi usado aqui em nossos dias, Sodoma teria permanecido até hoje. A hora em que estamos vivendo é de cegueira e morte espiritual. Paulo disse que os assim chamados cristãos dos últimos dias seriam cegos e mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus.

Quando Seus Olhos Se Abriram, Eles O Conheceram (12/03/1964) § 94

A hora em que estamos vivendo, claro, cego da mesma maneira. Jesus disse que eles seriam assim. Os profetas disseram que seriam assim. "Obstinados, orgulhosos, mais amantes dos prazeres do que amantes de Deus. Irreconciliáveis, falsos acusadores, incontinentes, desprezadores daqueles que são bons, tendo uma forma de piedade, negando o seu poder", o poder de Sua ressurreição, da Sua manifestação de que Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. E Ele vive hoje, para sempre, para vindicar as coisas que Ele disse.

Os Dois Grandes Poderes do Mundo Atual

E como o irmão Branham disse, este é o dia em que a palavra de profecia vem se cumprindo, e só o que você precisa fazer é ter discernimento para ver como as coisas estão acontecendo. Todo o sistema está apodrecido por causa de dois grandes poderes que se levantariam no mundo, que é o comunismo e o romanismo.

Experiências (21/12/1947) § 20 [Sem tradução]

Agora, há uma confederação de igrejas se aproximando. Já é nacional. Sabe, você...? E eles estão se confederando. E há dois grandes poderes em movimento no mundo. Você sabe o que eles são sem dizer. Há um poder comunista (ou seja, a ideologia de esquerda se espalharia por toda parte, com suas várias ferramentas de conquista do poder e das massas, sendo que atualmente um dos mais conhecidos, e ao mesmo tempo ignorado, é o Foro de São Paulo) e o outro é o catolicismo e o comunismo se unindo. (Quando o irmão Branham diz "catolicismo", você não pode focar sua atenção apenas ao Vaticano e àquele sistema religioso envolto a imagens de idolatria, mas ao espírito do romanismo que se apresenta em todo lugar na forma de organização e nicolaísmo, que visa organizar e escravizar o povo, e vemos esse espírito de uma forma bastante sutil ganhar espaço inclusive dentro da Mensagem, quando um líder proeminente tenta impor a outros ministros sobre de que maneira ele deveria conduzir o seu próprio ministério) Um contra Cristo, o outro, a igreja católica. Esses dois poderes estão se unindo. É... Cada pessoa no mundo terá a obrigação de tomar partido com um ou outro.

Isso foi algo profético. Observe que isso foi dito em 1947, mas tem sido tão atual para os dias de hoje. Isso começou a tomar forma em 1962 quando o comunismo sorrateiramente se infiltrou no Concílio Vaticano II com o Papa progressista João XXIII. O irmão Branham nos alertou sobre a união desses dois poderes e não devemos ignorá-lo agora. O romanismo e o comunismo estão tomando sua posição firme, porém ao mesmo tempo, a Igreja do Espírito Santo também está fazendo a mesma coisa.

A Deidade de Jesus Cristo (25/12/1949) §§ 26, 29-31

As trevas do comunismo estão se estendendo por todo o mundo, rodeando como uma grande sombra... E então, outra vez, eu quero que você note uma outra coisa, um dos cumprimentos. Estas pessoas que são formais nestas igrejas formais, estão se levantando contra o Movimento. E a Bíblia disse: "Eles teriam aparência de piedade, mas negariam a eficácia dela; dos tais afasta-te." E eles estão tomando a sua posição firme. O comunismo está tomando a sua posição firme. Louvado seja Deus, o Espírito Santo está tomando a Sua posição firme. Sim. "Quando o inimigo chegar como uma torrente de água, então eu arvorarei uma bandeira contra ele." Isso mesmo. E a Igreja tomou a sua posição firme, eu quero dizer a Igreja do Espírito Santo.

Vivemos na Mais Enganosa de Todas as Eras

Verdadeiramente essa é a era mais enganosa em que estamos vivendo. Porém nada poderia confundir as pessoas ainda mais do que a teologia dos falsos profetas, com seus sinais e maravilhas, que tentam convencer que o que eles ensinam é a Palavra de Deus. No entanto, os eleitos não serão confundidos.

O Deus Desta Era Maligna (01/08/1965) § 34

De todas as eras de engano, desde o jardim do Éden até o fim, nunca houve uma era tão enganosa quanto essa era. "Os falsos profetas se levantarão e mostrarão sinais e maravilhas, se possível, para enganar os próprios Eleitos." Vê? Agora, apenas igrejas frias, formais e engomadas e assim por diante, de teologia feita pelo homem, isso não funcionaria; os eleitos nunca prestariam atenção a isso. Mas é quase como a coisa real. Apenas deixe uma palavra de fora e isso é tudo que você precisa fazer. Prometido da era; muito bom tempo! Cristãos, em todo lugar, prestem atenção à hora em que estamos vivendo! Marque e leia e ouça atentamente.

Devemos prestar atenção porque existem muitos clarões da Palavra, e a menos que o Espírito Santo nos conceda o discernimento correto, alguém pode estar correndo o risco de se encontrar combatendo ao próprio Deus que ele reclama servir. Foi o que os sábios homens do Sinédrio fizeram quando Jesus esteve entre eles, ao crucificarem o Senhor da glória pensando estar prestando um serviço a Deus, e já nos inteiramos de que aquele mesmo espírito estaria fazendo a mesma coisa em nossos dias, com a diferença de que agora ao invés de crucificarem o Cristo na carne, eles crucificarão ao Espírito Santo na forma da Palavra do dia, o que para eles será um pecado imperdoável.

Um Maior do Que Salomão Está Aqui (25/06/1958) § 22

Então eles chamaram o Espírito de Deus de um espírito imundo, e Jesus disse: "Quando o Espírito Santo vier e Se manifestar, Ele fará as mesmas obras que Ele fez, e uma palavra contra Isto seria imperdoável". Então veja a hora em que estamos vivendo.

A Crucificação da Palavra

Nesta hora a Mensagem do dia vem sendo escarnecida. Aqueles que outrora crucificaram a carne do Filho de Deus ainda poderiam ser salvos, desde que houvesse um arrependimento, mas os que crucificam hoje a Palavra vindicada deste dia já não podem mais ser.

Deus Tem Um Caminho Provido (28/07/1962) §§ 78-79 [Sem tradução]

Ele disse: "Eu te perdoo. Mas algum dia o Espírito Santo virá para fazer a mesma coisa. Uma palavra contra Ele nunca será perdoado neste mundo, nem no mundo vindouro". Ele disse: "Examine as Escrituras. São elas que testificam de Mim". Ele era a Palavra de Deus feito carne. Ele é uma manifestação. "Se não faço as obras de Meu Pai, não Me acrediteis. As Escrituras testificam de Mim. Pensai ter nelas a Vida Eterna. Elas testificam de Mim". Em outras palavras, "são exatamente as coisas que dizem o que sou". Agora, as mesmas Escrituras estão dizendo do dia em que estamos vivendo, provando que estamos no entardecer. E Deus fez um caminho de fuga. Corra para ele o mais rápido que puder. Essa fuga é Jesus Cristo, o Espírito Santo. Por um Espírito somos todos batizados nisso.

Esse é o dia em que vemos a Mensagem ser assassinada pelos dogmas e credos dos sistemas organizados.

Reconhecendo o Seu Dia e Sua Mensagem (26/07/1964) §§ 138-140

Jesus era aquela promessa da Escritura, vindicada à mulher, ou Ele foi a Interpretação. Jesus era a Interpretação da Escritura. Sua própria vida interpretou a Escritura. Você não vê a Mensagem da hora? Você consegue reconhecer onde estamos? A Mensagem da Escritura interpreta por si mesma a você a hora em que estamos vivendo. Esta é a interpretação. Jesus disse a Israel: "Se tu tivesse somente reconhecido o teu dia". Uma vez sentado no Monte das Oliveiras Ele olhou ao redor e disse: "Jerusalém, oh, Jerusalém..." Ele chorou. Ele olhou para baixo; Ele viu... Sem qualquer comparação e talvez isto - a outra noite - na outra manhã cerca das dez horas quando eu vi aquela igreja prostituta. Embaixo de seu coração você sente o Espírito Santo derramando lágrimas. "Jerusalém, oh, Jerusalém, quantas vezes Eu teria pairado sobre você. Mas o que você fez? Você matou os profetas que Eu te enviei. Tu os assassinaste". E as mensagens que tem sido enviadas para as igrejas hoje, têm sido assassinadas pelos dogmas denominacionais. A Escritura tem sido assassinada pelos seus dogmas. Jesus disse: "Se tu tivesses conhecido o seu dia; porém isto está distante demais agora; é tarde demais agora". É assim que é com as igrejas.

Esta Mensagem Está Velada Para os Não-Eleitos

Mas como o irmão Branham disse, nos dias de Jesus não faltou homens bons e santos com um grande conhecimento bíblico, e mesmo assim Sua Mensagem estava velada para aqueles homens, e isso deve permanecer escondido aos olhos de muitos líderes religiosos de hoje, porque essa Mensagem é somente para os que são nascidos de novo e que foram eleitos para a Vida Eterna.

A Notícia de Última Hora Mais Importante da História (24/04/1961) § 34

Nem todos os homens podem receber isso. Isso está escondido aos olhos do mundo e é insensato para eles. Mas aqueles que são nascidos e eleitos para a Vida Eterna, creem nisso. Nós vemos a hora em que estamos vivendo. Vamos em frente. Lembrando disso, que temos algo atrás de nós. Jesus disse, quando Ele enviou os Seus discípulos: "Todo o poder nos céus e na terra é dado a Mim." Claro. Isso está atrás de nós. O quê? Para cada promessa que Ele fez, porque todo o poder é dado a Ele. O Pai deu todo o poder ao Filho. "E tudo o que está no céu, todo poder no céu, pertence a Mim", disse Jesus. "E Eu estou convosco". Algo para nos apoiar.

Ele nos prometeu que nos daria a vida eterna, e há um poder por trás dessa promessa para confirmá-la. Ele nos prometeu a cura divina, e há um poder por trás disso para respaldar. Ele disse que supriria todas as nossas necessidades, e Ele é fiel para cumprir isso.

Paulo disse que seria uma evidência de perdição o seu evangelho estar encoberto para alguém que o ouvisse.

2 Coríntios 4:3

Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.

Pelo fato de muitos entre as denominações não poderem receber esta Mensagem, acabam não conseguindo ver a hora em que estamos vivendo, lembrando apenas do que Deus fez no passado e do que Ele fará no futuro, não discernindo o que está fazendo agora.

Senhores, Queríamos Ver a Jesus (04/03/1964) § 51

Deus sacudiu cada dom que Ele prometeu na Bíblia, perante nós, e nós ainda olhamos para o espaço, enquanto procuramos por outra coisa. Parece ser uma condição espiritual da igreja, que eles não conseguem ver a hora em que estão vivendo. Eles estão procurando por alguma sensação ou algo que... algo bem distante no futuro. O homem está sempre fazendo isso; ele sempre abençoa a Deus pelo que Ele fez, esperando pelo que Ele fará e ignorando o que Ele está fazendo. Você não consegue ver a hora em que estamos vivendo!

A Igreja do Espírito Santo está tomando sua posição forme.

Vivemos na Era da Plena Maturidade

Mas a completa revelação de Jesus Cristo nos tem sido dada nesta era que é a última era da Igreja, que é quando a Árvore Noiva está surgindo. Todos que se organizaram sobre um falso fundamento não puderam dar um passo sequer adiante e ficaram para trás. Mas essa é a era em que a Noiva está totalmente amadurecida.

Paradoxo (06/02/1964) §§ 66-68 [Sem tradução]

E, hoje, nesta era em que estamos vivendo agora, há uma Árvore Noiva surgindo. Vê? Verdadeiramente a Árvore surgiu. E eles, tão logo eles se organizaram, eles não puderam dar um passo adiante. E o que acontece? Eles organizam e saem para este ramo, então o ramo é podado. De acordo com São João, capítulo 15, Ele os poda. Eles nunca mais foram usados. Mas no coração daquela Árvore vem o fruto, bem no topo. Quando a árvore está totalmente amadurecida, não pode ir mais longe; bem no topo. A última era da igreja está aqui. Ela chegou à plena maturidade. É uma Árvore Noiva. Jesus foi a Árvore da Vida do jardim do Éden. Você crê nisso? [A congregação diz: "Amém" - Ed.] Ele era a Árvore da Vida.

Então se essa é a era em que a Igreja chega à plena maturidade Ela está pronta para frutificar para Cristo, pois tem recebido o ensino da estação que A faz ser selada de dentro para fora. Portanto ela não apenas ouve a Palavra, mas Ela pratica a Palavra. Mas os que ouvem e não praticam são os que se parecem cristãos, mas não vivem e atuam como cristãos, e para alguém atuar como cristão é preciso que o próprio Cristo esteja vivendo no interior do crente ou ele jamais poderá amadurecer como um cristão.

Cristo Se Unindo à Sua Igreja

Então enquanto vemos um povo desprezando e ignorando a Palavra para esta estação, há um pequeno grupo recebendo, e o que estamos vendo nesta hora é Cristo se unindo à Sua Igreja com a mesma mensagem pentecostal original. Sua Palavra está sendo entronizada entre os filhos de Deus ao ponto em que eles mesmos se tornam essa Palavra. O que Cristo é nós somos, e tudo o que somos Cristo é. Esse é o dia em que estamos vendo Cristo Se tornando a Igreja e a Igreja se tornando Cristo.

O Tempo de Unidade e o Sinal (18/08/1963) §§ 104-105

O que Ele disse em Malaquias 4? Que restauraria! Restaurar de volta a Fé pentecostal original, de volta ao povo com a mesma Mensagem pentecostal, o mesmo sinal pentecostal, a mesma evidência pentecostal, o mesmo Deus, o mesmo Poder, o mesmo ensinamento, tudo exatamente, com a vindicação da mesma Coluna de Fogo que atingiu Saul na estrada para Damasco, está entre nós hoje, fazendo as mesmas coisas que Ele fez naquele dia. Unindo! Vemos as nações se unindo, vemos o mundo se unindo, (Assim como o comunismo e o romanismo) vemos as igrejas se unindo. Vemos a Noiva se unindo, unindo-se à Palavra. Por quê? A Palavra é Deus. E como a Palavra... Como o Noivo (sendo a Palavra) e a Noiva (sendo a ouvinte da Palavra), Eles se reúnem em uma União. Eles se unem como em um casamento. Veja, eles estão se preparando para um casamento e Eles - Eles se tornam Um. A Palavra se torna você, você se torna a Palavra. Jesus disse: "Naquele dia sabereis. Tudo que o Pai é, Eu sou; e tudo o que Eu sou você é; e tudo que você é, Eu sou. Naquele dia sabereis que Eu estou no Pai, o Pai em Mim, em vós e vós em Mim". Vê? Naquele dia. Que dia? Este dia! Nós descobrimos os grandes mistérios ocultos de Deus sendo revelados. Ah, como eu gosto disso!

Nós estamos vivendo uma era de amadurecimento da Noiva como nunca antes em toda a história da igreja, pois é nessa hora que Cristo tem Se manifestado em Sua Igreja como uma Pessoa.

Acenda a Luz (25/01/1964) § 134

E desde o amadurecimento do grão, desde todo o caminho lá atrás de Lutero, por todo o caminho através da era, deveria estar a plenitude do Evangelho agora, o Poder de Deus para amadurecer. A Luz que foi mostrada através da justificação, santificação, a era pentecostal, deveria amadurecer a Árvore Noiva para a vinda do Senhor Jesus Cristo; para que Cristo pudesse ser manifestado em Sua Igreja, como uma Pessoa, Ele e Sua Esposa, Ele e Sua Noiva. Amém. Esta é a hora em que estamos vivendo. Esta é a luz do dia. Entre Nisso! "Seja salvo, todos os confins da terra".

Então o que nos une à Palavra são justamente estes mistérios que estão sendo revelados para nós. Portanto não apenas recebemos estes mistérios, mas nos tornamos parte deles, que nada mais é que a fé pentecostal, que nada tem a ver com o pentecostes denominacional dessa era.

A Era da Igreja de Sardes (09/12/1960) § 33 [Sem tradução]

Quando digo "pentecostes", isso não significa a organização do dia em que estamos vivendo. Isso é tão culpado quanto o resto deles. Mas eu quero dizer do verdadeiro pentecostes, o verdadeiro Espírito de Deus com a Doutrina original, com as bênçãos originais, com os nomes originais, com tudo exatamente do jeito que começou no princípio, como foi através da Bíblia.

Então este é o tempo do amadurecimento. É a estação onde a Semente plantada em terra fértil frutifica e amadurece. A Palavra desse dia amadurecerá em nós se simplesmente deixarmos que ela atue da maneira que Deus planejou para que ela atuasse.

A Semente Sinal do Tempo do Fim (19/03/1962) §§ 48, 50

E no seu tempo aconteceu exatamente daquela maneira. Cristo nasceu, o Redentor, o Único que poderia se colocar entre a vida e a morte e construir o caminho, e trazer a ressurreição. Exatamente. Por quê? Ele era a Palavra de Deus. Agora, Ele falou a Palavra, e a Palavra era uma Semente, e ela amadureceu em seu tempo. Cada semente de Deus, colocada corretamente, amadurecerá. (...) Veja, ela deu à luz àquele germe de Vida, que era a Palavra de Deus manifestada na forma de um homem. E através da morte deste apenas, pagou a morte para - a dívida de cada um de nós que somos injustos. E ao aceitar então a Sua Palavra, traz Vida e traz Cristo de volta a nós, porque Cristo é a Palavra, a Palavra Falada. E Ela amadurecerá se você puder recebê-La. Você que está doente, aceite-A. Creia Nela. Ela tem que amadurecer, virá a Seu tempo.

Então aqui o irmão Branham disse que a Semente de Deus amadurecerá se estiver colocada corretamente no seu devido lugar.

Letargia Por Causa da Incredulidade

Porém o irmão Branham disse que há uma letargia espiritual por toda parte, e a causa disso precisa ser encontrada.

Tem havido muita distração por causa de ismos e falsas doutrinas.

Gafanhoto, Locusta, Pulgão, Lagarta (23/08/1959) § 38 [Sem tradução]

A igreja está se movendo muito devagar para a hora em que estamos vivendo. Há algo radicalmente errado. E cabe a nós neste dia, na próxima vinda do Senhor, sentar e estudar isso e ver o que está errado, e encontrar a causa. Você nunca encontrará uma cura até encontrar a causa.

A causa da letargia é a incredulidade. Uma vez removida Deus então poderá encontrar o Seu caminho para nos abençoar.

Entrando no Espírito (28/04/1961) § 72 [Sem tradução]

Tire todo o lixo e cestas e cisternas antigas... Tire todas essas coisas do caminho. Os velhos cavalos mortos e coisas eclesiásticas que estão no seu caminho, jogue a coisa toda fora. Isso... Deus não vai entrar assim. Isso poluirá a água. E a água não será poluída, então simplesmente tire a sua própria poluição, de descrença, e Deus derramará a água. Ela já está aí. A única coisa que você precisa fazer é simplesmente mover a causa, a cura já está realizada. Deus já te curou. Você só tem que tirar a sua incredulidade do caminho. Essa é a visão. Eu digo isso no Nome do Senhor, da mesma maneira como Eliseu disse naquele dia, ASSIM DIZ O SENHOR, tire a sua incredulidade do caminho. Veja o que acontecerá. Tire os seus sistemas do caminho, observe que um avivamento atingirá Chicago. Observe que um avivamento atingirá o mundo, se tirarmos nossos sistemas do caminho. Tirarmos nossas próprias ideias do caminho e deixarmos... O Espírito já está - a Rocha já está ferida. A única coisa que temos que fazer é simplesmente tirar as coisas do caminho e deixá-la fluir. Você quer ver as pessoas curadas? Você quer se curar? Apenas tire todas as dúvidas do caminho. E então veja o que acontece. Isso fluirá como um rio.

Maturidade Prorrogada

O irmão Branham disse que Israel ficou quarenta anos no deserto antes de tomarem posse da terra prometida porque não obedeceram à mensagem de Moisés.

O Terceiro Êxodo (30/06/1963) § 98

Quarenta anos foram prorrogados, decorreram, porque eles rejeitaram a mensagem.

A hora em que estamos vivendo é de mais maturidade, mas se rejeitarmos algo dessa Mensagem estaremos prorrogando em nossas próprias vidas a maturidade que Deus quer que alcancemos.

Quando o espírito do romanismo é aceito em alguma igreja ou por grupo de pessoas que se organizam, eles perdem a comunhão com o Salvador. Enquanto temos comunhão com Jesus, devemos conservar isso até que alcancemos a maturidade que nos permite fazer as mesmas obras que Cristo fez. Se interrompermos essa comunhão que temos com a Palavra original ou se A substituímos por qualquer outro programa humano, só o que estaremos fazendo com isso será retardar o nosso próprio amadurecimento, como Moisés retardou o seu por quarenta anos no deserto sem comunhão com Deus.

Este Grande Servo, Moisés (22/01/1955) §§ 9-10 [Sem tradução]

Moisés estava lá atrás esperando, e agora... E lá estava ele. O que ele fez? Ele passou a trabalhar para o seu sogro, Jetro, e ele estava pastoreando suas ovelhas no lugar deserto. Existe um quadro perfeito aqui perante nós esta noite de um crente fora da comunhão com Deus. Lá estava ele, sem comunhão, nenhuma coisa naqueles quarenta anos foi falada do que Deus fez por ele, ou de qualquer maneira, qualquer sobrenatural. Ele estava fora da comunhão. (Que declaração mais perturbadora. Nunca veremos Deus fazer nada em nosso meio se estivermos fora de Sua comunhão, não importa o quão certos pensamos estar em nossas doutrinas. E isso serve para todos, mesmo para um profeta como Moisés. Deus nunca poderá mostrar o Seu favor em nossas vidas, se não permitirmos que Ele atue em nós da maneira que Ele deseja) E quando a igreja fica fora da comunhão com Deus, os milagres cessam, os sinais e prodígios cessam, os avivamentos cessam; Deus simplesmente sai direto para fora quando você sai da comunhão. A coisa a fazer, é manter (isso é o que eu estava tentando dizer algum tempo atrás) o amor de Deus em seu coração. Manter a comunhão com Ele, e Ele acrescentará estas outras coisas, exatamente enquanto amadurecemos. Você não pensa assim? E então Moisés, fora da comunhão, sem comunhão - lá fora em um país estranho, entre estranhos, e não o seu próprio povo... Ela era o seu po... as pessoas lá eram etíopes, e ele era judeu. E lá, completamente fora do alcance de Deus, aparentemente, e Deus o tempo todo sabendo que, não importa quanta confusão que Deus - que o homem faça fora do programa de Deus, Deus endireitará isso. Isso mesmo.

Sim, para que Moisés voltasse a ter comunhão com Deus foi necessário conduzi-lo ao Seu programa original. Moisés tentou o dele, mas não deu certo, mas aqui o irmão Branham está nos dizendo que por mais confuso que seja a vida de um filho de Deus por seguir o seu próprio programa, Deus sempre encontrará um meio de endireitar tudo para que a Sua vontade perfeita prevaleça.

Ou seja, a criação está à espera de que o homem volte a governar sobre ela, tendo em vista que tudo ficou sujeito à maldição do pecado. Sendo assim, a manifestação dos filhos de Deus significa também a redenção e a libertação da própria criação. Porém a igreja atual ainda está bastante atrasada nisso.

Mostra-nos o Pai e nos Bastará (31/07/1960) § 70 [Sem tradução]

O homem foi feito para ser um deus. O seu domínio é a terra. Toda a terra aguarda agora que a manifestação dos filhos de Deus seja manifestada. Veja como estamos atrasados. Mas lembre-se, os profetas... Ele disse: "Se vocês os chamam deuses, a quem veio a Palavra de Deus..." O que era um profeta? Um intérprete divino da Palavra, que tinha a interpretação divina. Os sinais Dele anunciando, e antecipando, que era um vindicado ao povo, que ele era um profeta.

Só Nos Resta o Arrebatamento

Então se esta é a era em que a plenitude da Palavra seria entregue à Noiva, só o que nos resta agora é o arrebatamento. Enquanto isso, as igrejas deixarão a Palavra de fora por conta de seus dogmas e credos.

Deixando Escapar a Pressão (18/05/1962) § 112

Cada era da igreja e cada estrela, cada ministro através da era da igreja, cada Anjo para a igreja fez a sua manifestação. E você sabia que esta era da igreja era a única era da igreja em que Jesus foi expulso de Sua igreja e Se encontrou batendo na porta tentando voltar à Era da Igreja de Laodicéia? Você não vê a hora em que estamos vivendo? Eu desejaria que eu pudesse vir aqui por cerca de um - umas duas ou três semanas apenas sobre o ensino bíblico de profecias e coisas. Veja onde estamos vivendo, amigos. Qual é o problema com as pessoas? Você não pode ver que estamos no tempo do fim? Está tudo acabado. A próxima coisa será uma varredura que reunirá o pequeno grupo. Em um mês ou algo assim ela terá ido embora, tão logo ela estiver reunida. Bem, nós estamos no fim. Não restam esperanças em lugar nenhum. Corra para Cristo, pessoal.

Vivemos Como nos Dias de Noé

Estamos vivendo novamente nos dias de Noé, onde as pessoas casavam e davam-se em casamento, e o irmão Branham citava os frequentes divórcios como um sinal de que estamos vivendo em uma era de caos e perversidade.

A Presença de Deus Não Reconhecida (18/06/1964) §§ 137-38

Gostaria de saber se algum homem em seu juízo perfeito poderia negar que estamos vivendo numa geração fraca e adúltera, quando há homossexuais, perversão! E os índices de divórcio nos Estados Unidos são mais elevados que em qualquer outra nação do mundo. E o mundo todo mergulhou num caos disto. Três em cada quatro, praticamente, estão divorciados; aproximadamente, transtornando a coisa toda em aproximadamente dez anos de casamento. Está vendo? Pense nisto! Divórcio, casar de novo e casar de novo, divorciar e casar de novo. "Estavam comendo, bebendo, casando e dando-se em casamento." Veja a hora em que estamos vivendo. Quando já esteve em tal caos? "Uma geração iníqua e adúltera pedirá um sinal, notem, e eles receberão um sinal." O quê? Esta geração. "Pois como Jonas esteve no ventre da baleia, três dias e noites, o Filho do homem tem de estar no seio da terra três dias e noites." Que sinal essa geração iníqua e adúltera receberá? O sinal da ressurreição.

Tudo isso demonstra que o dia em que vivemos é onde a vida que está na igreja é algo completamente diferente da Vida de Cristo. Há uma outra vida e espírito vivendo nas igrejas. Ao invés dos frutos do Espírito, só o que permanece são os frutos das suas denominações.

A Escritura na Parede (18/06/1958) § 42 [Sem tradução]

Se você é um cristão, viva assim. Os frutos do Espírito seguirão a você. Se a vida de Cristo está em você, você viverá a vida de Cristo. Vá até uma abobreira, e você encontra abóboras. Vá até uma videira, e você encontra uvas. Jesus disse: "Eu sou a videira; vós sois os ramos". E nós viemos para a igreja e o que encontramos? "Minha denominação é melhor que a sua". "Não estamos cooperando nessa reunião". Argumentando, agitando, perturbando, isso não é Cristo. Certamente que não é. Mas é o dia em que estamos vivendo...

A Noiva Reconhece o Dia em Que Ela Está Vivendo

Esta é a hora em que Deus tem descido para preparar uma Noiva para o Seu Cristo. Enquanto muitos estão cegos para o que Deus está fazendo, a Noiva reconhece o dia em que Ela está vivendo.

Presença de Deus Não Reconhecida (18/06/1964) § 132

O que está acontecendo lá embaixo? O que está acontecendo aqui em cima? Compare isto com o que Jesus disse. Nunca antes na história localizamos. E os mesmos sinais que seriam feitos! Vocês não percebem, amigos, e reconhecem que é Deus que desce no Evangelho, em Seu povo, dando-Se a conhecer? Não conseguem reconhecer a hora em que estamos vivendo? Será que nos desviamos com um pouquinho de bater palmas, tocar piano, e recitar isto, e-e nos afastamos da Palavra, a ponto de estarmos cegos assim a isto? Certamente não estamos. Reconheçamos a hora em que estamos vivendo.

A Intermitente Luz vermelha do Sinal da Sua Vinda (23/06/1963) § 135

As igrejas estão procurando membros. Mas Deus está procurando santos nascidos de novo do Deus vivo, que brilharão como as estrelas. Que Deus nos ajude a sermos honestos e dizer a Verdade, o que Jesus Cristo disse. Mas este é o dia em que estamos vivendo. Estes são os sinais que Jesus disse que seriam, e nós os vemos bem na nossa frente.

Nota: A observação "[Sem tradução]" que colocamos ao lado de cada parágrafo, refere-se aos sermões do irmão Branham usados neste estudo, e que até o momento em que foi preparado, ainda não havia sido encontrada nenhuma tradução para o português.